Em Defesa de Jacob

Em Defesa de Jacob William Landay

Resenhas - Em Defesa de Jacob

Nati Morgan 04/08/2020

Se você quer um livro pra passar raiva com pais negligentes e parciais (aqui talvez não a Laurie) fique a vontade para ler este livro rs.
Não posso dizer que esse livro é ruim, longe disso, mas Andy não é uma pessoa confiável e isso o autor DESENHA para o leitor durante toda a história.
Com o decorrer do livro você vai sentir muita frustração de como o caso está sendo investigado e como ele é finalizado, mas ao final, e que finaaaaal, posso dizer que, apesar de ser um filho, eu não saberia como agir também durante a tudo que aconteceu, então não julgo o final deste livro, porque eu entendo o que pode ter ocorrido na mente dessa pessoa.
Talvez eu assista a série que foi adaptada dessa história, mas vou esperar um pouco até tudo se assentar na minha cabeça rs.
Renato Paniagua 04/08/2020minha estante
Já adicionei esse, quero muito ler logo!

Nati Morgan 04/08/2020minha estante
Leia sim, o livro é mto bom! Ele é daqueles livros que pode gerar N opiniões sobre o que é certo ou errado rs.

Nati Morgan 04/08/2020minha estante
Saiu a série com o ator Chris Evans na Apple TV também, se vc quiser ver a série depois.

Rayanne 10/08/2020minha estante
Livro bom e o Final decepcionante

Nati Morgan 10/08/2020minha estante
Eu gostei do final, consegui me colocar no papel da personagem e eu meio que queria que aquilo tivesse ocorrido com o Jacob =x

Rayanne 10/08/2020minha estante
eu ate gostei do livro,muito bom,li bem rapido, achei que iria ter um final melhor, amei sua resenha !!!

DENIZE AFONSO 12/08/2020minha estante
Comecei a ler no Kindle, já estou imaginando esse final.

Nati Morgan 13/08/2020minha estante
depois me conta se era mesmo o final que você imaginou, porque pelo menos pra mim esse final não foi nada obvio rs.

Lilian 16/08/2020minha estante
Eu tbm não achei o final óbvio!

Lois 25/08/2020minha estante
Também não achei o final óbvio! Fiquei surpresa. E apesar de ter sim, como você falou, passado muita raiva com o Andy, um narrador nada confiável, acho que o livro trabalhou muito bem essas questões familiares. Foi feito pra gente intencionalmente passar raiva com certas negligências.

Joao.Victor 24/03/2021minha estante
Gente, só eu que fiquei com vontade de entrar no livro para tirar satisfação? hahahha Que agonia eu senti em algumas partes.

Lilian 27/03/2021minha estante
Também fiquei com vontade, em muuuuitas partes. Acho que já fez de propósito para passarmos raiva hahaha

Amanda.Souza 19/11/2022minha estante
Nossa, só passei raiva e não tava em defesa de ninguém!

Edma.MacArio 18/07/2023minha estante
Minha única dúvida nesse momento é se Jacob realmente matou o rapaz !!!! Que livro angustiante

Amanda 24/05/2020

Amor e ódio
Um thriller de dividir opiniões. Oh, Godness como eu fiquei PUT* com esse livro e ao mesmo tempo fascinada e curiosa ao ponto de não querer largar. Eu mesma não saberia dizer o que achei sem entrar em contradições, porque ao mesmo tempo que poderia colocar 1000 defeitos, não posso negar que me prendeu de um jeito que poderia passar madrugadas lendo ele. 👀
O livro é narrado por Andy, um promotor que assumiu um caso de assassinato. Assassinato de nada mais nada menos que um garoto de 14 anos que estuda na escola do próprio filho de Andy. Preocupado com o desfecho que o assassinato poderia ter, Andy assume o caso pessoalmente. Porém, pouco tempo depois ele é bombardeado com o que seria a pior noticia da vida dele (e de sua família). Seu filho, seu próprio filho Jacob de apenas 14 anos estava sendo acusado de ser o assassino. Depois dessa Andy não poderia mais continuar no caso, não é mesmo? Mas não é por isso que ele vai desistir de provar a inocência de seu único filho.

Então temos aqui um pai que luta para provar a inocência de seu filho. Fora Jacob temos mais um suspeito, então o tempo todos ficamos oscilando entre um e outro.

Os personagens do livro são bastante impactantes, a cada página a gente se depara com um misto de emoções, o que faz do livro muito bom.

O único problema é que na medida que os capítulos vão passando o autor vai deixando uma série de buracos pelo caminho. Quanto mais você se aproxima da “verdade” mais sem sentido vai ficando algumas parte (é só uma opinião pessoal minha). Fica difícil apontar essas falhas sem dar spoiler. Mas existem certas partes do julgamento que tá ocorrendo no presente (2008) que não fazem muito sentido depois que você para pensar neles.

No livro tem uns erros de genética bem básicos, por exemplo um gene localizado no cromossomo sexual X que é passado de PAI para FILHO. Isso é impossível, filhos homens recebem o cromossomo Y dos pai e não o X. O X vem da MÃE.
No prólogo a gente já percebe que o livro vai se passar em dois momento distintos, presente e passado. No presente (2008) Andy é testemunha em um julgamento – não sabemos de quem é o julgamento - e ele conta para gente fatos do passado (2007). OBS.: Se você não gosta de leituras com descrições de violência e cenas chocantes, talvez esta não seja um leitura para você.

Recomendo, apesar de algumas falhas, buracos e erros básicos de genética, o livro é bem interessante.

site: https://www.instagram.com/p/CAlOknxD0HX/
Jéssica | @jehbreda 24/05/2020minha estante
Li esse livro em 24h! Precisava saber se era para defender mesmo ou odiar kkk

Amanda 24/05/2020minha estante
E no final você odiou Jacob ou defendeu? Hahahahah

Duda Allct 21/06/2020minha estante
EU nesse momento KKKKK

Jéssica | @jehbreda 21/06/2020minha estante
Eu confesso que fiquei com bem mais ódio do pai.

Amanda 22/06/2020minha estante
O coitado do homem levou uma rasteira tão grande que eu nem consegui sentir raiva dele no final. Mas durante toda a narrativa fiquei tive meus picos de irritação com ele. O tempo todo tive a impressão que ele estava não apenas tentando me enganar, mas desesperado para se enganar também.

Jéssica | @jehbreda 23/06/2020minha estante
Com certeza para um advogado ele forçou se enganar demais, por isso minhas desconfianças existem. Não confio nele. Ele Mesmo pós-livro kkkkk

Jéssica | @jehbreda 18/05/2020

Um livro para devorar em 24h
Li esse livro em 24h. Sim! Há muito tempo não fazia isso, nem mesmo com um thriller policial (nesse caso thriller jurídico?). Não tem muito o que dizer a não ser: leia e surpreenda-se.

As transcrições do julgamento são o que mais dá charme e cativa. Cada capítulo uma nova "dúvida razoável".

Mas, a questão que não quer calar não é simplesmente "culpado ou inocente" e , sim, "quem não é culpado e quem não é (se faz de) inocente em algum momento nessa história?". Cabe então a você ler e desvendar os segredos destas páginas.

Guacira.GonAalves 10/08/2020

Ainda tentando assimilar o desfecho dessa história!
Um julgamento dentro de outro julgamento. Um narrador não confiável, com pensamentos humanos desprezíveis. Uma convicção inabalável na inocência do filho. Posso dizer que gostei.
Andreia508 10/08/2020minha estante
Eu não li o livro, assisti a série, é diferente um do outro? Vale a leitura?

Guacira.GonAalves 11/08/2020minha estante
Não conheço a série, mas gostei bastante do livro.

Renata CCS 12/11/2014

Será que o amor incondicional de um pai pode ofuscar seu senso de justiça?
"Mama, just killed a man / Put a gun against his head / Pulled my trigger, now he's dead / Mama, life had just begun / But now I've gone and thrown it all away." Bohemian Rhapsody (Queen)

Andrew Barber é um procurador- adjunto na cidade de Newton, Massachusetts. Mora com a família em seu mundo perfeito, em uma linda casa de cercas brancas e com jardins bem cuidados. Um marido apaixonado e pai zeloso, Andy é um homem responsável que esconde da família alguns fantasmas do passado. Sua esposa, Laurie é uma espécie de conselheira da sociedade, a quem todos escutam e respeitam. Professora formada, Laurie abandonou a profissão para cuidar do filho, Jacob, quando ele estava com apenas quatro anos de idade. Jacob, agora com quatorze anos, é um típico adolescente isolado do mundo e pouco comunicativo. Tem poucos amigos e vive fechado no quarto, gosta de inventar e escrever histórias e vive navegando na internet. Enfim, uma família comum.

Quando o corpo do jovem Ben Rifkin de apenas quatorze anos é encontrado esfaqueado num parque da cidade, Andy Barber decide assumir o caso. Contudo, Andy é surpreendido. O crime não muda apenas toda a rotina de sua cidade, mas também atinge diretamente sua família, já que seu filho Jacob é considerado o principal suspeito da morte do garoto.
Narrado em primeira pessoa, EM DEFESA DE JACOB nos apresenta todos os acontecimentos pela voz de Andy, o que confere um ritmo delicado à leitura, mais brando, pois é o sentimento do protagonista como pai que está exposto. É um texto muito passional, cheio de ponderações e reflexões, pois Andy acredita – com todas as forças – na inocência do filho.

Testemunhamos o empenho de Andy para manter sua família unida e a relação de cumplicidade com Laurie, mas o relacionamento fica balançado com as dúvidas da esposa em relação ao filho. Em toda a obra identificamos este conflito: a fé sem limites de Andy na inculpabilidade de Jacob e as suspeitas levantadas, diversas vezes, por parte de Laurie.

A disputa entre o sistema judiciário e o amor incondicional de pai é muito bem administrada pelo autor. O fato de William Landay ser um ex-promotor ajudou, sem dúvida, na organização de idéias e elaboração da narrativa. Há uma transição entre presente e passado que ocorre com muita naturalidade e o uso de trechos transcritos de sessões de julgamento, frequentemente entrelaçados à narrativa de Andy, cria uma ambientação perfeita e ritmo certeiro do romance de tribunal.

Ainda assim, o maior mérito de Landay, em minha opinião, está na narrativa em primeira pessoa de Andy, pois não sendo ele um narrador imparcial (é pai e promotor), ficamos em suspense a maior parte do tempo, sendo conduzidos por uma história repleta de incertezas. Em nenhum momento nos é apresentada alguma prova conclusiva da culpa ou inocência de Jacob. A defesa de Jacob feita pelo pai é tão passional e inflexível que ficamos até com receios em visualizar este mundo através de seus olhos apenas. Andy defende Jacob. Ponto. E é isso que o torna um personagem tão envolvente, pois colocamos nossos princípios e valores em cheque: até que ponto conhecemos um filho e até onde estamos dispostos a ir para defendê-lo?

São muito interessantes e polêmicos os temas abordados: a capacidade do homem em cometer um assassinato é um ato não pensado em um momento de fúria, é uma conseqüência da criação e do meio em que vive, ou ainda, há uma predisposição genética? Sem dúvida, foi uma leitura muito cativante.

Antes de ser um romance jurídico ou policial, EM DEFESA DE JACOB é um romance sobre a família, sobre as relações de confiança, cumplicidade e dúvida. É um livro que provoca desassossego e perplexidade até as últimas páginas.

Recomendo muito!
Catharina 13/11/2014minha estante
Livro interessante.

VICKY 13/11/2014minha estante
Fiquei interessada, gosto de romances de tribunal. Esse me parece uma boa leitura.

Helder 18/01/2015minha estante
Também gostei muito deste livro. Impossível não ficar mexido com ele tendo filhos. Otima leitura.

Larissa 17/08/2020

Expectativas frustradas
Eu fui achando que um tipo de história e no fim, foi outra completamente diferente. O thriller em questão, em determinado momento, se torna mais um drama familiar do que de fato, uma história criminal. O narrador, Andy, me incomodou bastante com seus pensamentos e atitudes mas o que mais me incomodou foi não ter conseguindo sentir apego por nenhum personagem. Não cheguei nem mesmo a torcer pelo Jacob ou a simplesmente, julgá-lo de alguma forma porque ele aparecia tão pouco que muitas vezes eu esquecia até que o livro e a história era sobre ele. Todas as vezes em que ele falava alguma coisa eram coisas descartáveis, pouco úteis para o desenrolar da história. E por falar em coisas descartáveis, pra que narrar com mínimos detalhes tantas coisas sem importância? Teve momentos que o Andy estava descrevendo como era o tribunal, a aparência das paredes... Qual a necessidade disso? Realmente não precisava. E o final foi completamente corrido. O plot não me surpreendeu mas mesmo se tivesse me surpreendido, eu realmente não sentia apego por nenhum personagem então isso não me impactou de nenhuma forma.

Infelizmente, esse livro não rolou pra mim. :( Mas vou assistir a série pra ver se, nesse caso, a adaptação será uma experiência melhor.
Bia 17/08/2020minha estante
Nossa a serie é sensacional, me prendeu muito.

Larissa 17/08/2020minha estante
Bia, quero muito ver! acho que vou gostar da série sim, tomara rs

Deusani0 10/03/2021

Nossa
Esse livro é um pouco parado, porém muito bom.
Eu assisti q série primeiro e só fui ler pois fiquei sabendo que o final no livro era outro... que me surpreendeu muito.
Como pode uma mãe fazer o que ela fez.
Gostei muito e recomendo pra quem gosta de um suspense
Mirian.Lima 10/03/2021minha estante
Leu sozinha. ?

Deusani0 11/03/2021minha estante
Infelizmente sim, vcs podem ler mês que vem e a gente debate, o livro é muito bom

Mirian.Lima 12/03/2021minha estante
Notei que deu nota máxima.

Deusani0 12/03/2021minha estante
Eu gostei muito

marianamanzano 21/01/2022

exageradamente grande
esse livro poderia facilmente ser mais desenvolvido e mais prático. são quase 500 páginas de, sem exagero, negligência e surtos - não de um jeito bom.

não posso negar que a escrita e a forma que o autor conduziu a história foi boa (afinal, eu consegui terminar o livro).
você consegue sentir ódio dos personagens quando é a hora de sentir, mas, no meu caso, esse ódio foi avulso já que eu não tinha nenhum sentimento (além da raiva generalizada) para me amarrar na história.
não consegui me apegar a ninguém e acho que a narrativa em primeira pessoa, adicionando a opção de um narrador não confiável, acabou estragando o apego em geral aos outros personagens.

obs: o diferencial desse livro, obviamente, é o narrador: você não pode confiar no que lê. mas, de certa forma, é óbvio até demais e acabou estragando minha experiência.
gostaria que ficasse mais aberto a questão de "será que estou sendo enganado?". em determinado ponto da história eu sabia que o narrador estava mentindo e nem prestava atenção direito.

achei o final condizente com os atos de vocês sabem quem. não me deixou de queixo caído mas de certa forma me surpreendeu. sabia que tinha uma revelação chocante vindo e, mesmo achando um pouco exagerado, fez sentido.
como disse, por ser narrado pela visão do Andy, naturalmente muita coisa se perdeu (o apego pelos personagens principalmente).
mas foi um final bom, fechado e aberto ao mesmo tempo. não esperava esse desfecho, admito.

não é um livro ruim, eu apenas desgostei mais do que gostei, pessoalmente falando.

em geral, não gostei do desenrolar em si e acredito que um pouco mais de ação (no sentido agir mesmo) deixaria a história menos parada e monótona.
apesar de tudo é uma leitura válida e, mesmo que eu não tenha gostado, entendo quem gosta.

é aquela coisa: não gostei, mas recomendaria pra um amigo que curtisse desse tipo de livro.

Denis.Barbosa 22/04/2021

A série foi dramática. O livro, prático
Vi a série por recomendação de uma amiga. Não poderia deixar de ler o livro.

Primeiramente, o livro é narrado pelo Andy (pai de Jacob) enquanto presta testemunho em um caso pós acusação de homicídio de Jacob (idêntico à série). Aqui vemos um Andy mais reticente, calculista, confiante e reconhecedor dos seus erros.

Até metade do julgamento a série é extremamente fiel ao livro. Porém, mais para o final a série muda a ordem de certos fatos para deixar tudo mais dramático. Nisso, o livro é mais prático, mas não menos interessante e intrigante.

Recomendo a série e o livro a qualquer pessoa que goste da temática de crimes e julgamentos, como Mindhunter, Versões de um Crime, Precisamos falar do Kevin, entre outras.

juliana 16/05/2021

tô em choque
olha, eu comprei esse livro pelo tema dele, porque gosto bastante desses assuntos, mas quando comecei a ler confesso que não me apeguei de imediato, tanto que ele ficou por dias e dias parado na minha mesinha.

mas quando eu realmente peguei pra ler, MEUS AMIGOS, EU NÃO PAREI MAIS.

não sei se foi só eu, mas eu anotei muita coisa, anotei mesmo. E por conta disso, acho que o livro deixou muitas pontas soltas, muitas perguntas não respondidas, que eu e acho que a maioria dos leitores, gostaria que fossem respondidas.

as cenas do julgamento são impecáveis, mas a história poderia ter um pouco mais de ação e apresentado mais suspeitos.

não sei se considero um final fechado, mas pra mim, ficou explicado o que realmente aconteceu com o Jacob e o que ele fez.

Fabi 07/06/2020

Essa é a história de uma família aparentemente perfeita: pais amorosos e presentes, um filho adolescente com sua postura normal para um adolescente. O pai, Andy, é o promotor adjunto da cidade e decide cuidar do caso de um assassinato bárbaro de um garoto de 14 anos que, coincidentemente, é colega de classe de seu filho Jacob. Ao iniciarem as investigações, descobre-se que Jacob está ligado ao assassinato e torna-se o principal suspeito. Seu pai é obrigado a deixar o caso e o cargo e é aí que a trama começa. Seria Jacob, de 14 anos, responsável pela horrenda morte de seu colega? A narrativa é toda em primeira pessoa, pelo ponto de vista do pai, Andy. Gente, que história maravilhosa! Não conseguia largar a leitura. E já temos a série desse livro disponível na plataforma da Apple TV. Mas não se esqueça: leia o livro primeiro! É sempre muito melhor.

Rafa 12/09/2020

Melhor plot twist
Andy Barber é o promotor adjunto da cidade pequena onde mora, Newton. O assassinato de um adolescente de 14 anos assustará os moradores dessa cidade tranquila. Andy resolve investigar o caso e sente-se responsável por capturar o assassino - o que ele não esperava é que durante as investigações seu filho Jacob, de 14 anos, acabasse acusado como o responsável pelo crime. Agora Andy, como pai, acredita na inocência do filho e faz de tudo para defendê-lo.

>>>>>>>>>>

A história se passa em dois momentos - presente e passado - que estão conectados. A presença de muitos termos técnicos e a passagem de tempo podem deixar a leitura um pouco arrastada (e por isso não avaliei com 5 estrelas). O autor vai abordar questões científicas muito importantes ao analisar DNA - composição genética do indivíduo - e comportamento - o ambiente e suas influências - e como isso pode ou não impactar nas relações do ser humano e nas suas escolhas, como também aborda sobre bullying e transtornos comportamentais. Além disso, durante a história, o autor entrega as informações aos poucos e faz o leitor questionar frequentemente o caráter de Jacob e se é culpado ou inocente. Após os 80% a leitura fica envolvente e insana e o plot twist foi surpreendente e muito coerente com o desenrolar da trama.

Isabela Polezel 29/09/2020

Achei o livro bem massante em relação aos diálogos no tribunal, porém gostei bastante pois acabei me envolvendo e entendendo mais como acaba funcionando, achei que deixaram um ponta solta, mas também aconteceu algo que REALMENTE me surpreendeu, mas não que foi algo UAU, mas que nunca iria imaginar.

Beatriz 25/10/2020

Em defesa de Jacob me deixou extremamente envolvida na história, fazia tempo que não me envolvia assim em uma trama