Em Defesa de Jacob

Em Defesa de Jacob William Landay

Resenhas - Em Defesa de Jacob

Nadia 13/12/2023

Incrível!
Que suspense maravilhoso, fiquei muito envolvida com a trama, e muito angustiada com o sofrimento dos pais na luta por defender um filho sem saber se é realmente inocente.
Esse é o tipo de livro que não tem como prever o final, até mesmo porque o verdadeiro juiz é você leitor.

Ash 25/08/2020

Um livro bem desenvolvido
Adorei a leitura do livro, não possuía muitas expectativas quando peguei para ler pois já havia recebido spoilers, contudo, achei a leitura super fluída o que fez com que eu sempre quisesse ler mais uma página para saber o que realmente havia acontecido naquela cidade e quem seria o culpado pelo crime. Cheguei a conclusão que muito mais do que uma história sobre o Jacob, o livro aborda a situação de uma família que sofre um verdadeiro trauma, e como cada um começa a se comportar a partir daquele momento.
Mell Rodriguez 25/08/2020minha estante
É ele que mata??

Ash 25/08/2020minha estante
Te enviei a resposta hahah

yascavalcante 01/09/2022

A história é envolvente, onde o suspense e o anseio pela sentença final te levam a devorar o livro. Mas, o livro mostra o quanto a negligência dos pais influência sim na formação da criança, mas, nesse caso, principalmente a do pai.

Thamirys 23/02/2021

Pra quem gosta de livros sobre casos de homici?dios, esse e? uma boa pegada.

E? um livro super que te instiga a du?vida do ini?cio ao fim. Sa?o abordadas questo?es pole?micas em relac?a?o a? capacidade do ser humano em matar. Matar seria algo instintivo , um ato de fu?ria ou existe a possibilidade uma predisposic?a?o gene?tica?

E? sob o olhar de Andy Barber, um promotor de justic?a, que vamos conhecer a verdade por tra?s de Jacob Barber, seu pro?prio filho acusado de homici?dio.

Eu achei um pouco arrastado no ini?cio, e em algum momento apo?s o meio, era uma oscilac?a?o de sentimento em relac?a?o a leitura. E? um pouco cansativo por ser uma leitura bem explicativa e longa, mas de fato uma boa histo?ria, principalmente para os amantes do meio juri?dico.

E apesar de ser uma histo?ria com tanta informac?a?o desse meio, tem um enredo muito simples e fa?cil de entender, e? uma histo?ria emocionante.

@leiturasdabreh 11/04/2021

O final com gosto amargo!
É inegável dizer como bem escrito esse livro é.
Um livro super descritivo, que para mim, só tornou a obra mais rica e cheia de detalhes.

Porém, o final é muito óbvio que faz a gente questionar tudo que leu nas quase 500 páginas anteriores. Em momento nenhum ele tenta te provar ou apresentar um outro culpado.

Tem um plot no final que achei bem pesado, mas já esperava um surto desse personagem no final caso tudo fosse verdade, então acabou não me pegando.

Mas é um livro muito bom de um modo geral, que me faz recomendar sim.

Gabi 11/10/2020

Bom Policial
O plot Twist do livro ocorre próximo do final, mas não por isso nos surpreende. É uma história triste de como deixamos o mundo atrapalhar nossas vidas, mesmo que lutemos.

amanda.bataglin 05/09/2020

Sentimentos mistos
Eu achei boa parte do livro regular, mesmo com a sinopse ótima senti que a história não foi tão bem desenvolvida, eu tive uma opinião sobre o Jacob ser culpado ou não até 85% do livro quando mudei completamente. O livro não é ruim, mas muito bom mesmo ele só fica no final, então não é uma leitura que eu recomendo.

Larissa3666 25/10/2020

Perfeito pra quem ama dramas familiares
Gostei muito da mistura de drama familiar com uma pitada de suspense que o autor construiu na narrativa, apesar de ter me incomodado bastante com a presença do machismo, exposta no livro pelos pensamentos do Andrew, que é o personagem que conta a história.
Assim fica sempre aquela dúvida: essa é a visão do autor repassada para o personagem ou ele foi construído assim pra gerar esse desconforto no leitor? Por sorte outros aspectos do livro não deixaram a leitura tão enfadonha quanto poderia ser pelo Andrew ser um insuportável, já que o grande mistério do livro é bem interessante de acompanhar, e o autor consegue manter o suspense até o final, o que instiga correr com o livro mais rápido.
A verdade é que esse livro é mais a história de um pai literalmente defendendo o seu filho, um drama familiar mesmo, não é questão de quem é o culpado, então quem procurar respostas e finais não abertos vai se decepcionar.

Lilosinskas 18/04/2021

Um garoto se 14 anos é encontrado morto à facadas no parque próximo à escola onde estudava. O principal suspeito se torna um dos colegas de classe.

Porém a história toda é narrada pelo pai do suspeito, então promotor da polícia e designado a solucionar o caso.

Uma história de suspense, amor, lei e com uma narrativa interessantíssima sobre o funcionamento dos tribunais, o livro prendem até a última página (e são cerca de 600!).

Em resumo, um livro que todos os pais e advogados precisam ler. Aos demais (não sou nem um, nem outro) fico com o "devem ler"!

Day Privado 28/05/2020minha estante
Ai mds, non creio, não fica amplo? se ele matou ou não????????????????? nfmf jk rnjn vjkn rjk

Aline Lázaro 10/09/2020minha estante
Qual foi a outra morte além do Ben?

luquescunha 01/10/2020minha estante
No livro não. Mas pra mim ele é o assassino, Day. Aline, na viagem para o México uma menina é encontrada morta.

Day Privado 03/10/2020minha estante
na serie, mostram só que ela sumiu... pra mim ele é sim o assassino!

Gramatura Alta 18/06/2020

Um garoto de 14 anos, Ben Rifkin, é assassinado com três facadas e seu corpo é encontrado em uma área florestal que fica a caminho da escola onde estudava. Andy Barber, o principal e mais competente promotor da cidade, assume o caso e junto com a polícia coordena a investigação para a descoberta e captura do assassino. O primeiro suspeito é um homem que já foi preso por pedofilia, que mora perto do local e costuma fazer o mesmo caminho de Ben. Entretanto, quando está para efetuar o interrogatório, Andy é afastado do caso. No casaco que Ben vestia, a perícia encontra uma digital que pertence a um outro garoto de 14 anos, Jacob Barber, o filho de Andy. Jacob é preso, solto sob fiança, e depois acusado e levado a julgamento.

EM DEFESA DE JACOB é um suspense policial e jurídico como gênero, mas a história aborda temas que vão além. A investigação realizada pela polícia e por Andy, com objetivos diferentes, demonstram principalmente como a maioria dos pais são relapsos na forma como acompanham a vida dos filhos. E com isso não estou dizendo que Jacob é culpado, mas me refiro que o comportamento dos adolescentes é um aos olhos dos pais, mas longe da guarda, o que fazem, como se comportam, pode ser totalmente diferente. Inclusive o que enfrentam no colégio.

Andy e Laurie, a mãe de Jacob, conhecem um filho que sofre bullying no colégio, que tem poucos amigos, que faz parte daquele grupo marginalizado pelos mais populares, que mantém seus sentimentos retraídos para não ser julgado pela família, que tem medo de se expressar e ser mal compreendido. Não é nada que faça parte das características de um assassino, mas é uma surpresa para Andy e Laurie o quanto eles eram cegos para as necessidades do filho.

Andy é um excelente profissional, o melhor no que faz, e nutre um amor incondicional pelo filho. É interessante acompanhar como Andy é inflexível como promotor, mas não hesita em quebrar as regras, até mesmo a lei, para afastar qualquer prova da possível culpabilidade de Jacob. Por toda a história, independentemente do que descubra, ele se recusa a aceitar que Jacob pode ser um assassino. Isso é bonito em parte, mas também é prejudicial, porque leva Andy para aquela lado da obsessão, abalando sua figura como pai, como educador. Andy, apesar de todo o amor que nutre por Jacob, não é próximo e nem participa da intimidade do filho. Na verdade, os colegas de escola de Jacob o conhecem melhor que os pais. É a síndrome de cegonha, quando o pai esconde a cabeça para não ver. E esse posicionamento pode ser muito prejudicial para a criação de uma criança, ainda mais de um adolescente.

Laurie também nutre um amor incondicional por Jacob, mas diferente de Andy, ela não nega os problemas que o filho enfrenta. Ela questiona tudo o que é descoberto pela polícia e por Andy, e ela é contra as ações de acobertamento feitas por Andy. Mas esse conflito entre o sentimento e a razão é pesado, com o passar das semanas, com toda a tensão que eles enfrentam, isso a abala psicologicamente e emocionalmente. Ela perde todas as amizades, perde o emprego, sofre pelos olhares de acusação das pessoas da cidade, e a dúvida a corrói por dentro.

O ser humano adora julgar e condenar mesmo sem qualquer prova concreta. Essa é outra luta que Andy, Laurie e Jacob precisam enfrentar. Logo após ser acusado, e durante as semanas que antecedem o julgamento, para quase todos da cidade, Jacob já é visto como assassino, e Andy e Laurie como os pais de um assassino. Sofrem ameaças, a casa é pichada, são tratados como criminosos que passeiam livres. Essa sensação de impotência, de injustiça, é muito bem passada pela narrativa.

E falando dela, a narrativa é feita em primeira pessoa por Andy, durante um interrogatório feito por um promotor diante de uma comissão sobre a possibilidade de algo ser levado a julgamento. O leitor não sabe sobre o que é esse fato, nem qual a relação com o assassinato de Ben. É no interrogatório que Andy vai contar tudo o que aconteceu nos últimos meses, desde a descoberta do corpo de Ben, intercalando o que pode contar, com as coisas que apenas ele sabe e que não pode tornar conhecido. Apenas no último capítulo é revelado o objetivo desse interrogatório e, acredite, você descobre que foi enganado por mais de 400 páginas.

O final de EM DEFESA DE JACOB é totalmente inesperado. O autor consegue, de forma extremamente competente, criar um desfecho impactante. Posso dizer, sem qualquer dúvida, que a conclusão me deixou abalado. E depois de finalizar, pensando em tudo o que li, conclui que o menos importante da história é a pergunta que todos fazem ao começar a ler: Jacob é culpado? Se você ler o livro, não sei dizer se você terá essa resposta, dependerá daquilo que você conseguir abstrair. E se você concluir quem é o assassino, não sei dizer se você ficará satisfeito com o castigo que ele sofre. Acho que o final não é sobre justiça, mas sobre as consequências das ações dos personagens e, principalmente, das não ações. Não fazer algo, muitas vezes pode ser mais prejudicial do que fazer. Julgar alguém pode ser tão terrível como não julgar.

EM DEFESA DE JACOB é um livro pesado, com trechos muito, muito fortes, e com uma conclusão que não é para qualquer leitor. Metade da história é passada durante o julgamento de Jacob, e o autor demonstra que tem bastante conhecimento dos trâmites jurídicos. Tanto que o livro é indicado para estudantes de direito. O livro se tornou a melhor leitura do ano até o momento. Espero que você sinta o mesmo prazer que eu tive.

Mas e quanto à série de televisão? Bem, Chris Evans interpreta Andy Barber, e está perfeito no papel, praticamente igual ao personagem do livro. O mesmo com Michelle Dockery como Laurie. Ela consegue passar toda a dor, todo o descontrole de Laurie pelo sofrimento causado pela dúvida sobre se o filho é ou não culpado. E Jaeden Martell como Jacob, consegue passar a dualidade do personagem. Fica difícil descobrir quem ele é realmente, se ele está dizendo a verdade ou se está mentindo. Em momentos, o olhar de Jaeden é de um garoto assustado, que só deseja que o pesadelo termine, e em outros momentos, o olhar se perde no horizonte, distante, como se ele tivesse algum problema psicológico.

Os 8 episódios da série seguem à risca os acontecimentos do livro. Muitos diálogos são praticamente copiados e reproduzidos. Entretanto, o mesmo não acontece com a conclusão. Eu li EM DEFESA DE JACOB antes de ver a série e tinha dúvidas se os produtores teriam coragem para reproduzir o que acontece no final. Estava certo. Eles não tiveram. E isso compromete o significado de muita coisa, como elimina praticamente toda a carga dramática e ainda elimina a culpabilidade de vários personagens. Uma pena.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/06/18/em-defesa-de-jacob-livrofilme/

Anne208 20/08/2020

O começo do livro é bem arrastado e me deu vontade de desistir da leitura, porém talvez seja pelo fato de ter assistido a série primeiro. As cenas do tribunal são as mais empolgantes e toda hora nos faz mudar de opinião sobre Jacob é ou não culpado.
Se você chegou aqui pela série, saiba que os últimos capítulos tem diferenças da série e isso talvez ajude a concluir se você acha o réu culpado ou inocente.

Rodrigo de Lorenzi 18/08/2020

Reviravolta de verdade
Rapaz, fazia tempo que eu não lia um livro em que a reviravolta realmente é uma REVIRAVOLTA que surpreende e eu não cheguei desconfiar de nada. "Em Defesa de Jacob" não é um livro excelente em sua escrita, mas é aquele thriller jurídico misturado com drama familiar que te faz querer ler, ler, ler e ler e "só mais uma página e aí eu vou dormir". É livro pra ser divertir de tanto que você fica tenso. E o final é de cair o queixo mesmo. Muito bem.

site: https://www.youtube.com/VinoSerie