RAMSÉS II E A BATALHA DE KADESH

RAMSÉS II E A BATALHA DE KADESH Regina Gonçalves

Resenhas - RAMSES II E A BATALHA DE KADESH

Ju Zanotti 05/09/2013

Faltou profundidade
Caio Zip é um jovem viajante do tempo, e nesta história ele se vê acordando no antigo Egito, tempo dos grandes Faraós. Nesta viagem Caio conhece o grande Ramsés II e alguns sábios a serviço do mesmo. Prestes a estourar a famosa Batalha de Kadesh, Caio começa a ter "aulas" de matemática que o ajudarão em um futuro próximo a auxiliar na grande batalha. Fiquei um pouco confusa no início, pois em nenhum momento a autora explica como é que Caio foi parar no Egito, a história simplesmente começa com ele acordando e eu fiquei curiosa com isso.

Caio é um jovem como qualquer outro, apesar de seu diferencial de viajante do tempo. Na minha opinião não foi um personagem que tenha sido bem destacado pela autora, aliás acho que neste quesito ela deixou um pouco a desejar. Em nenhum momento passamos a descobrir mais profundamente sobre os personagens. Mas acredito que seja porque este não é o foco principal da obra.

Em meio à narrativa é possível encontrar algumas explicações e problemas matemáticos, o qual Caio precisa resolver para que sua missão seja cumprida. Eu, como sou péssima em matemática, confesso que boiei e o intuito da autora em ajudar a melhorar a percepção de cálculos não funcionou, só fez com que eu tivesse vontade de pular algumas partes.

Já ao que se refere à História tenho que parabenizar a escritora, apesar de a narrativa ser curta dá pra perceber que houve um bom trabalho de pesquisa e a narrativa é bem fundamentada nestes fatos. O que achei bacana também foram as notas no final do livro sobre os termos e nomes usados no livro. Também encontramos nas ultimas páginas algumas curiosidades e fatos do antigo Egito, além de algumas fotos e suas definições. Um trabalho muito bem feito neste quesito.

Não há muito o que se dizer já que o livro é bem curtinho e rápido de ler. Apesar de todas as críticas acima, achei que a narrativa é boa, principalmente porque não se torna cansativa (acho que não dura tempo suficiente para isso). A minha maior crítica mesmo é quanto ao desenvolvimento dos personagens, mas creio que isso seja melhor aprofundado em outros livros.