O Filho do Dragão

O Filho do Dragão M. K. Hume

Resenhas - O Filho do Dragão

mirela111 05/01/2023

O livro é ok, não tem muita contextualização mas pensando bem não precisa, a história arthuriana é bem conhecida. Gostei das descrições da autora, e a escrita dele é muito boa!! Achei que faltou um aviso ou uma classificação na capa por conter assuntos muito pesados, fui pega de surpresa. E socorro pq todos os gays são vilões????? quase abandonei pq achei um tiquinho homofóbico, sorte q eu tava gostando da história

Murilo 04/07/2019

Não gostei desta trilogia do rei Arthur.
Inclusive me senti de certa forma decepcionado, pois me apresentou uma leitura muito massa te e romantizada da lenda.
Meu interesse nesse tipo de livros estão em batalhas épicas, com muito realismo, incluindo um contexto histórico dentro da história. E ao meu ver, a autora falhou nestes pontos nesta trilogia.

Debora.Gaya 23/06/2018

O Alto Rei dos Bretões
Boa tarde... TERMINEI e adorei ?
Mas algum adorador de Era Medial? ??????????
Resenha: Que história incrível é a Era Arturiana, independente de como são contadas suas lendas, todas são maravilhosas.
Um jovem nascido do ódio é poupada sua vida para se tornar uma arma de salvação de seu povo. Forjado com os mais nobres valores através de seus pais adotivos. Grande homem se torna em todos os sentidos: altura e personalidade.
E sem saber é treinado e preparado para sua verdade: ser Rei, cujo função principal é unir seu povo recobrando sua confiança depois de anos amedrontados pelo reinado de seu pai biológico, e proteger de ataques saxônicos.
Voa Dragão ?... Ave Artor, Alto Rei dos Bretões, bom e justo. ?

Bruce 19/02/2018

Uma releitura da consagrada história do rei Arthur. Esta obra explica os contos de uma forma mais realista e sombria e constrói personagens cheios de qualidades e defeitos, o que os torna mais próximos da realidade.

Phelipe.Pompilio 03/08/2015

O Filho do Dragão
O Filho do Dragão" é o primeiro volume da trilogia "Crônicas do Rei Artur", escrita por M.K. Hume, uma historiadora especialista nas lendas arturianas. Não conhecia o trabalho da autora até colocar meus olhos nesse exemplar, que primeiramente me chamou muito a atenção por retratar uma história do lendário Rei Arthur. Sem mais enrolações, vamos ao trabalho.

Quando ainda bebê, Artorex foi entregue por Lucius de Glastonbury aos cuidados de Ector e Lívinia Poppinidii, senhores da Quinta Poppinidii, que aceitaram o garoto e o criaram juntamente de Caius, filho biológico dos senhores.

Artorex cresce sem saber nada sobre sua família biológica e leva uma vida tranquila, sem ambições, mas que logo tem fim, quando três visitantes misteriosos chegam à Quinta e providenciam que o menino seja educado como cavaleiro, aprendendo assim a arte do combate e montaria para que um dia possa servir ao seu rei, Uther Pendragon, e combater os saxões que estão invadindo as terras do povo celta

De tempos em tempos, Myrddion Merlinus, Llanwith Pen Bryn e Luka retornam à Quinta para verificar o progresso de Artorex, notando que o garoto está se transformando em um formidável guerreiro e excelente líder.

Após mais alguns anos passados, Artorex já é um homem casado, pai de uma garotinha chamada Lícia, e vive em paz como intendente da Quinta Poppinidii, até que os três homens retornam, e dessa vez para levar Artorex para o cumprimento de seu destino, destino esse que foi profetizado para o garoto pela feiticeira Morgana, que certa vez se abrigou junto aos moradores da Quinta.

A partir daí a vida de Artorex começa a mudar, pois o garoto descobre sobre sua linhagem sanguínea, e percebe que foi moldado para assumir o que é seu por direito, e desse modo trazer liberdade para o seu povo.

"Maior ainda que teu pai, e maior que teu filho, salvarás teu mundo por um tempo, mas será à custa de tudo por que tens amor. O tempo não te modificará, tampouco esfalecerá tua promessa. Viverás, ainda que teu corpo esteja morto, e muito depois que o poder de Roma tenha caído em pó."

M.K Hume fez um ótimo trabalho em "O Filho do Dragão", deixando de lado as lendas fantásticas que conhecemos sobre o Rei Arthur, e apresentando-nos a uma história mais crível, onde Merlin (Myrddion Merlinus) não é um mago, e Caliburn (Excalibur) não é uma espada mágica.

A narrativa é feita em terceira pessoa, mostrando o ponto de vista de cada um dos personagens citados.

O que mais me chamou a atenção na escrita de Hume, foi o modo como ela moldou os personagens, o modo como eles cresceram na história, cada qual com a sua personalidade distinta, justificando suas atitudes e sentimentos.

Hume descreve os cenários com perfeição, detalhando cada parte de cada local explorado, o que torna a construção das cenas em nossas mentes muito mais fácil. Além dos cenários, as batalhas são muito bem descritas, desde o momento em que as estratégias são criadas, até o momento do júbilo da batalha, e ao meu ver, a autora se saiu muito bem nessa parte.

O destino é outro ponto que é bastante citado nesse livro, onde os personagens acreditam que a deusa do acaso, Fortuna, traça os seus caminhos, levando-os assim para a vitória ou para a ruína.

"A Fortuna favorece os bravos, mas protege especialmente os que estão preparados"

"O Filho do Dragão" é uma ótima opção para quem deseja ler uma história mais realista, sem muita fantasia do lendário rei guerreiro, e eu estou ansioso para ler o segundo livro da trilogia.

site: www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br
Bruno.Gimenes 06/01/2020minha estante
Olá. Tentei acessar seu blog, porém tive acesso negado devido ao fato de ter restrição para leitores convidados.