O Segredo do Oratório

O Segredo do Oratório Luize Valente

Resenhas - O Segredo do Oratório

Larissa.Giorgetti 16/01/2024

Quando comecei o livro, na verdade eu não sabia muito bem o que esperar, eu apenas quis ler pois os outros dois livros da autora, principalmente o livro Uma praça em Antuérpia, eu amei a ponto de favoritar, então quis ler todos os outros da Luize. Esse livro é uma aula muito interessante sobre judaísmo que só fui perceber do meio para o final, até então eu confesso que não estava gostando tanto, pois não estava claro se era livro histórico, romântico, ficcional, demorou um pouco para enredar. Porém, conforme foi passando eu fui me apegando bastante aos personagens, principalmente a Ana, que não é a principal porém pra mim foi a que me conquistou. Ele é um livro meio complicado de se amar, não espere romance, tem um certo drama um que dê mistério e no fim ainda não sei classificar. Gostei muito do enredo, infelizmente a hei o final um pouco fantasioso para um livro com raízes tão reais como o tema abordado, mas valeu muito a leitura sim, principalmente pra conhecer muitas práticas judaicas que não conhecia.
Amei tbm no final ter um glossário de todas as palavras judaicas usadas.

Mari 13/07/2022

Leitura um pouco cansativa e ainda fiquei com dúvidas
Confesso que demorei pra acabar esse livro. O começo é bem arrastado e pensei em parar algumas vezes.
O bom é que pude conhecer um pouco das tradições judaicas mas a história em si não me surpreendeu, aliás o final me deu uma sensação de "Como assim? Nadou nadou pra morrer na praia? E os outros personagens o que aconteceu com eles? E a história de amor com Daniel?"
O livro não concluiu nada na história dos personagens... Tudo bem q ela agr sabe sua origem mas e aí? E depois? E os outros personagens? Faltou, faltou algo.

Christiane 24/07/2021

Depois de assistir ao documentário A Estrela Oculta do Sertão de Luize Valente e Elaine Eiger fui atrás do livro para ler.

Luize transpôs para o livro o documentário, mas em forma de romance. É a história de Ioná, uma médica paraibana que vai em busca de suas origens no sertão nordestino depois que descobre que é descendente de cristãos novos.
Ioná é apaixonada por Daniel, um judeu ortodoxo e conhece Ana, uma jornalista que está no Recife acompanhando a professora Ethel que é uma especialista em Inquisição Portuguesa. Aí começa a aventura do livro pelo sertão, São Paulo e indo até Nova Iorque.

Encontramos no livro tudo que foi mostrado no documentário e um pouco mais. É muito interessante vermos que não apenas os judeus conversos, mas os brasileiros cristãos acabam adquirindo muito desta herança, seja como superstições que tenham, sejam nos ditos populares. Eu sempre gostei de descobri de onde vem os ditos, onde surgiram e porque. Neste livro descobri de onde vem o "pensando na morte da bezerra".

O livro traça o panorama desde a fuga dos conversos, sua vinda para o Brasil e depois sua nova dispersão, sendo que vários partiram com os holandeses, e destes uma nau acabou em Nova Iorque. Trata dos costumes e tradições mantidas, mas diferente do documentário, aqui a Tia Ioná sabe o que está fazendo e porque, e é esta herança que ela precisa passar para sua sobrinha-neta.

Apesar do romance ser uma ficção ele trata de um fato histórico e real e que ocorreu com muitos que são descendentes de cristãos novos.

Dafne 23/07/2021

Eu achei que seria um livro mais histórico do que romântico, mas foi bem romântico (no sentido de buscar sua identidade e descobrir o passado de sua família) com um fundo histórico.

O final me surpreendeu e ficou beeem romântico, nesse sentido que expliquei. É belo e me fez terminar o livro com a sensação de que gostei da leitura (mais do que gostei no decorrer dela).

Talvez estou sendo chata.... mas eu esperava mais. Talvez esperei demais.

Gostei de aprender um pouquinho sobre algumas tradições dessas famílias, mas também fiquei pasma de ver como muitas das tradições se diluiram e se camuflaram ao ponto de hoje parecerem ser crendices.

Fiquei curiosa sobre o documentário que a escritora fez e que deu origem ao livro.
Kelly Oliveira Barbosa 23/07/2021minha estante
Não conhecia esse..

Dafne 23/07/2021minha estante
É bem pouco conhecido...

Jenner Azevedo 02/10/2017

Interessante
Acho muito interessante o tema do romance, pois adoro história e tenho essa curiosidade sobre nossos antepassados que colonizaram o Nordeste. Mas o drama no meio do livro é pouco convincente, já que nos tempos atuais, por quê a família no sertão ficaria cheia de segredos e sem querer falar as coisas abertamente? Não há mais perseguição a judeus, o que faria eles continuarem seguindo algumas orientações do judaísmo porém mascaradas na forma de ?superstições?? Fora esse problema no roteiro, gostei do livro, o li em um dia, usando o recurso de narração da tela do iPhone