Linguística de texto

Linguística de texto Luiz Antônio Marcuschi




Resenhas - Linguística de texto


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Clarameds 01/03/2024

Linguística textual
O livro traz teorias introdutórias sobre a ciência da linguística textual e como elas são abordadas na prática ao exemplificar com variados gêneros textuais.
comentários(0)comente



Eloá Tainá 08/02/2024

Livro de introdução
Usei esse livro de introdução na disciplina de Linguística de Texto. É muito bom para se situar na área e ter noção do básico.
comentários(0)comente



Anjos 31/03/2023

Esclarecedor
Apesar de não ter entendido tudo, muitas coisas fizeram sentido sobre os diversos textos que costumo ler. Apesar de ter lido como estudo, foi interessante ver as teorias sobre textos. E antes de estudar a Linguística Textual eu nem sabia que isso existia.
comentários(0)comente



Sparr 05/09/2022

Um bom livro teórico
Uma boa base teórica para o estudo da comunicação e suas ramificações, bem como a estrutura do estudo em sua formação de comunicações, estilos e estruturas.
comentários(0)comente



Line 07/02/2021

Entrada para o mundo da linguística textual
"A linguística de texto parte da premissa de que a língua não funciona nem se dá em unidades isoladas, tais como os fonemas, os morfemas, as palavras ou as frases soltas. Mas sim em unidades de sentido chamadas texto, sejam elas textos orais ou escritos" (MARCUSCHI, 2012, p. 91).
O livro, do estudioso Marcuschi, foi o pontapé para muita produção na área de linguística textual a partir da década de 1960, e nele há um estudo, abordado sucintamente, a respeito de como se constrói e se dá significado ao texto, levando em consideração não o estudo de cada elemento frasal, e sim tendo um aparato social por trás.
Acredito que seja um bom livro para iniciar no assunto.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR