Helena

Helena TL

Resenhas - Helena

Vanessa Meiser 20/12/2012

Já tem uns dias que eu li este livro, mas com a correria do final de ano eu não estava conseguindo arrumar um tempinho para escrever a resenha deste que foi um livro muito agradável para mim, mas enfim, vamos lá então, conheçam Helena, cuja obra é narrada por ela mesma.
Helena não é uma garota comum, não, ela é especial e, é com este adjetivo que eu começo a descrevê-la. A nossa protagonista está com 26 anos, tem um relacionamento complicado com seus pais (principalmente com o pai que é um ser desprezível), é apaixonada por Eduardo seu colega de trabalho que parece nem saber que ela existe, tem uma melhor amiga desmiolada e mora em um prédio decrépito cujo vizinho é o seu amigo Eikki, um finlandês que mora no Brasil há muito tempo e que segundo Helena, é o garoto mais esquisito do mundo. Não posso esquecer de mencionar Ruski, o gato cuja dona nunca lembra de alimentar!!! Pronto, agora vocês já conhecem a menina e imagino que devam estar se perguntando por que cargas d'água eu disse que ela é especial, porque simplesmente ela é minha gente!!!!!!!
Pensem em uma pessoa cuja falta de sorte na vida é tanta que chega a comover você, é isto mesmo, nossa protagonista tem a alta-estima mais baixa possível e isto provavelmente ocorre devido ao modo como foi criada por aquele pai que citei mais ali em cima, um ser mesquinho que nunca deveria ter tido filhos e pela mãe cuja omissão foi tanta que dá até dó. Porém, mesmo assim Helena é uma garota simples, de bom coração e inteligente ao ponto de fazer piada da sua própria desgraça. Desgraça esta que só aumenta quando o prédio em que ela e Eikki moram pega fogo por falta de manutenção, os dois então são obrigados a passar um tempo na casa de Victória, a amiga desmiolada, com a convivência mais acentuada, os três vão pouco a pouco descobrindo valores que antes eram mascarados mas que sempre foram presentes e que farão a vida destes amigos mudar para muito melhor, descobrirão que as diferenças que antes incomodavam podem na verdade ser detalhes insignificantes, sem importância alguma e que o que importa mesmo é a amizade verdadeira e os sentimento que dela podem nascer.
Enfim, tá aí um livro que me fisgou desde o início, li ele no PC, mas mesmo assim não larguei a leitura enquanto não acabei, isto não é muito fácil de acontecer comigo já que não sou fã de ler no computador, mas surpreendentemente com “Helena” foi diferente pois, a história é tão bem escrita e casadinha que me vi ali sem conseguir desgrudar da tela. Del é autora estreante, mas com este primeiro trabalho é fácil perceber que ela tem futura e que está no caminho certo.
Adorei “Helena”!