O Cérebro de Buda

O Cérebro de Buda Rick Hanson

Resenhas - O Cérebro de Buda

Carla Maria 17/05/2022

Transformador
O Cérebro de Buda é um daqueles livros que te trazem conhecimento sobre a força que cada um de nós carregamos e no poder que ela tem de nos transformar.

Tudo é muito bem explicado através de uma verdadeira "aula" de como o nosso cérebro funciona diante de certas situações e de como podemos aprender a lidar da melhor forma possível com esses acontecimentos.

O livro vai nos ajudar a compreender que o modo como lidamos com nossas experiências, possue um impacto fundamental na nossa vida. E que é preciso organizar o fluxo de pensamentos para que consigamos condicionar o cérebro para enfrentar de uma forma muito melhor cada fato vivenciado.

A transformação é o fator principal para que consigamos alcançar a tão desejada e almejada FELICIDADE.

Super recomendo para quem acredita que é possível fazer grandes mudanças através da força do pensamento.

Poesia na Alma 27/08/2012

[RESENHA] O cérebro de Buda
Confesso essa não ser uma leitura simples, mas também não é demasiadamente complexa. Por exemplo, consegui identificar rapidamente que a nossa cabeça é um pisca-pisca ou uma árvore de natal ambulante. Uma coisa bem bacana é o diferencial de trazer abordagens cientificas. As informações contidas são ricas em embasamento teórico e eficientes para qualquer pessoa que tenha disponibilidade de conhecer um pouco mais da natureza humana.
“Você não precisa de um eletroencefalograma ou de um doutorado em neurociência para avaliar sua experiência e o mundo e se tornar uma pessoa melhor e mais feliz. Contudo, saber como influenciar o próprio cérebro pode ser muito útil, sobretudo para aqueles que não têm tempo para práticas intensivas, como viver 24 horas por dia a vida reclusa de um mosteiro.”
Enquanto lia O cérebro de Buda, 269 pág., Editora Alaúde, me lembrei de Leonardo Boff. Principalmente no que diz respeito às práticas com pesquisas científicas e os relacionamentos vivenciais e intelectuais como forma de exercitar o cérebro. E é ai que entra o segredinho de Buda. Os hábitos saudáveis de nossa mente, por meio de treino, podem nos levar a uma vida plena e consistente. Um exemplo prático é a meditação.
Apesar de os estudos sobre o cérebro serem ainda recentes, já se sabe que a prática da meditação é um ponto forte de como me portar frente ao mundo. O nosso ideário consiste do interno para o externo.
Sinopse - O Cérebro de Buda - Neurociência prática para a felicidade - Rick Hansoné
Com explicações claras acerca da estrutura e do funcionamento do cérebro, os autores de O cérebro de Buda demonstram que é possível condicionar a mente para obter mais felicidade e sabedoria no dia a dia através de práticas meditativas simples e rápidas. Sempre fundamentado em estudos científicos, o livro mostra como modificar e treinar o fluxo de pensamentos para ativar respostas positivas, com calma e compaixão, em vez de reações negativas, cheias de raiva e angústia. Indicado a quem busca bem-estar e paz de espírito, O cérebro de Buda é leitura essencial para compreender melhor o cérebro, mudar a mente e transformar a vida.
A curiosidade é o ponto chave para chamar a atenção do leitor. Quem lê muito vai se encontrar por meio da intertextualidade. No capítulo que fala sobre a origem do sofrimento eu recordei de uma passagem que diz: Ao invés de construir muros, construa pontes. Também me lembrei do Pequeno príncipe. Ele precisava cuidar para os baobás não ocupar e sufocar o seu pequeno planeta.
“Afinal, se o cérebro é a causa do sofrimento, pode também ser a sua cura.”
Atrelar os ideários budistas as reações cerebrais e da mente, confesso que me surpreendeu. A virtude o bom senso e a atenção plena são pilares do ensinamento budista que estão incondicionalmente ligados ao trabalho da mente.
Esse exercício mental ligado às ações externas do homem, não vão dá uma receita eterna da felicidade, e sim, mesclar as experiências naturais da vida a capacidade de juízo crítico e a sabedoria de saber enfrentar o prazer e a dor sem ‘desabar’ num surto histérico ou mesmo se fechar as novas experiências. Preciso confidenciar que até agora essas palavras se formaram com a leitura da introdução. Meu receio é que ao término do primeiro capítulo tenha escrito outro livro no lugar de uma resenha.
Nunca havia pensado no sofrimento, tristeza e felicidade pelo prisma da Neurociência. Imaginar meu sofrimento no cérebro e como ele surge, os porquês desse sofrimento. As estratégias de sobrevivência que o homem cria, com o intuito de preservar a vida. E, por fim, ligar tudo isso a Buda. Que genialidade!
O livro é tão magnífico que acredito que terei dificuldades até para emprestar. Sugiro a leitura, mas cada um que compre o seu. O cérebro de Buda, para mim, é igual a Mulheres que correm com os lobos. Já está impregnado nas minhas células. É o meu clássico.

Resenha por Lilian Farias

Madeira 25/04/2021

O melhor do 1/3 do ano
Sem dúvidas o melhor livro desse terço anual! Apesar da complexidade envolvida em termos de medicina( o que não é o caso), o destaque paradoxalmente encontra-se na simplicidade dos esclarecimentos e explicações. Além disso, conta com inúmeras atividades de caráter prático ajudando a manter equanimidade e controle sobre você mesmo! Enxergar a vida sob a perspectiva do cérebro foi um ?puta? exercício. Recomendo a leitura, quiçá a releitura dessa obra.
Fernando 25/04/2021minha estante
Interessantíssima descrição! Vou procurar mais.

Madeira 25/04/2021minha estante
Vale o gasto energético!

Bruna 05/06/2023

Ótimo livro.
Adorei a leitura. Inclusive quero voltar a ler em outro momento.

Com uma linguagem clara e exemplos práticos, o livro oferece insights valiosos sobre a transformação pessoal e o cultivo de uma mente equilibrada e centrada. É uma leitura recomendada para quem busca uma abordagem científica e acessível para aprimorar o bem-estar mental.

MarcosQz 24/11/2020

Vale a leitura!
O Cérebro de Buda não é um livro difícil de ser lido e compreendido, mas também não é um livro fácil, principalmente para quem é leigo em termos da neurociência, mas nada que seja complicado, pois é tudo muito bem explicado, o livro na verdade até parece mais uma conversa com um amigo.
Nosso cérebro é um mistério, isso todos já sabem, mas vai além do que imaginamos, podemos alterar seu funcionamento com práticas simples de gentileza, bondade, amor ao próximo e pensamentos positivos, lembranças felizes, já que nosso cérebro é programado para levar em maior consideração as experiências negativas que vivemos tudo pela preservação e sobrevivência da espécie.
Temos o lobo bom e o lobo mau no coração, basta sabermos qual deles queremos alimentar para ter uma vida bem diferente, mais calma, prazerosa e equilibrada.
Os autores apresentam fatos científicos por meio de técnicas budistas de meditação de forma leve e agradável, sem enrolação, direto ao ponto.
Vale a leitura.

Mariana.Abreu 17/05/2015

Fraco
Achei a linguagem técnica demais, o que acabou tornando-o desinteressante pra mim.

Maria6245 10/07/2023

Neste livro, os escritores, um neuropsicólogo é um neurologista combina práticas contemplativas da tradição budista, com as mais recentes pesquisas da neurociência.
Por todo livros os autores mostram como é possível estimular e fortalecer o cérebro para ter uma vida espiritual mais plena.
Quando tomamos consciência dessa unicidade e encontramos ferramenta para aprimorar nosso processo cognitivo entendemos, como o próprio autor trouxe na orelha, ?ser feliz é mais fácil do que se imagina. Basta pensar do jeito certo.?

Dyonathan 02/10/2020

Mais que um livro, um remédio para a mente.
Quando vi esse livro na vitrine de uma livraria, não sabia o quanto ele iria me surpreender. Inicialmente achei que ele iria para uma linha mais zen, mas logo nas primeiras páginas me deparei com termos relacionado a neurociência, mesmo não sendo uma área de meu conhecimento, a leitura é de fácil compreensão. Após inúmeras tentativas de ler o livro, somente este ano assumi verdadeiramente um compromisso com ele, diferente das outras leituras que faço, demorei meses para sua conclusão, pois optei em degustar ao máximo dos ensinamentos contidos em suas páginas. Com toda certeza essa obra despertou em mim uma outra forma de ver o meu "Eu" e o mundo, é uma leitura mais do que recomendada, que nos mostra que o principal remédio para nossas tristezas e anseios é o cultivo de nossa própria mente.

Aninha306 05/07/2023

Tranquilidade
Confesso que esperava bem menos KKKKKKKKK
Comecei o livro sem muitas espectativas para o conteúdo, mas fui supreendida.
Uma leitura muuito gostosa, você nem percebe que está lendo, eu amei o sistema de colocar "Pontos-chaves" no final de cada capítulo, o livro fala tanto sobre paz e tranquilidade, que lendo ele, você se sente flutuando.
Aprendi muito com esse livro, excelente, 5 estrelas.

João Victor 26/03/2018

Leitura agradável para quem se interessa por meditação e pelo fisiologismo por trás da prática, embasando-se nos estudos da neurociência. Com essa proposta o livro consegue ir além do budismo e atingir um público mais variado, dando ainda mais credibilidade ao assunto.
Interessante também a abordagem a respeito de desejo e sofrimento. O desejo não seria a raiz do sofrimento, mas o desejo incontrolável.

Ari 05/11/2022

Vale a pena ler
Deixando bem claro que não sou budista. Isso não impede de querer entender cientificamente a neurologia por trás da prática, através do fundador dela.
Os rolos da vida me fez demorar pra terminar esse livro, mas valeu apena persistir. Inclusive... Penso em reler, devido a densidade do conhecimento, apesar da escrita do autor ser bem didática. E... Por exemplo, sempre tive dificuldade de compreender a meditação, ainda que tentasse pratica-la e o penúltimo capítulo abriu um pouco mais a minha mente sobre o mecanismo de ação cerebelar pra meditar... E... Isso está fazendo MUITA diferença na minha prática. Até no meu foco nas tarefas cotidianas.... Muito bom o livro!

Yaaahsr 08/03/2020

Ciência da felicidade
Livro repleto de informações científicas devidamente referenciadas sobre a neurociência aplicada à felicidade. Ele faz um paralelo com as práticas meditativas inerentes à doutrina budista e como a ciência tem comprovado que elas são eficazes e eficientes. Além disso, o livro contém várias atividades práticas embasadas cientificamente para a conquista da felicidade. A prosa passa pelos temas do sofrimento humano, felicidade, amor e sabedoria. Ao término do material, os autores apresentam algumas informações sobre neuroquímica nutricional, para que possamos contribuir, endogenamente para o atingimento do bem estar.

Paula @bookflags 15/11/2021

Reflexivo
Importantes dicas...
Curiosa ainda mais nas práticas budistas.
Aborda partes teóricas do sistema neurológico para que fique esclarecedor a quem não conhece neuro anatomia.