Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Ana Lyra 16/07/2023

Lindo, informativo e necessário
Alice é professora doutora em psicologia e linguagem em Harvard. No entanto, aos 50 anos é diagnosticada com Alzheimer de instalação precoce. A personagem desenvolve sintomas de esquecimento e confusão mental como se espera de uma doença degenerativa.
O modo como a autora descreve a evolução da doença, como Alice percebe-se é descrito de maneira a fazer com que o leitor, ponha-se no lugar da professora. Então sofremos de ansiedade, angústia, junto a personagem.
Vi o filme primeiro, indico também, nenhuma das duas obras deixa a desejar. É um assunto muito importante, pouco falado e estigmatizado. Porém a autora trata-o com muita delicadeza.
Recomendo também para famílias que assim como a minha, possuem membros que sofrem de Alzheimer, cuidadores, e profissionais da saúde.

tatá 10/07/2023

Para Sempre Alice
Gostei demais desse. Nunca tinha lido um livro assim, mas foi muito bom. Leitura rápida e fluida, bem facinho de ler.
Uma trajetória comovente!!

Nat 04/07/2023

Chorando ate 2055
Que livro lindo, emocionante, apaixonante.  Meu deus! Sabia que amaria essa história mas não estava preparada pra amá-la tanto assim. Me envolvi na história desde a primeira página, me apaixonei pela Alice desde a primeira página e sofri junto com ela do início ao fim. Terminei esse livro sentindo que parte do meu coração tinha sido levado junto com o fim dessa história. Lindo, lindo, lindo.

Paula.Alves 30/06/2023

Extremamente envolvente.
A forma como a autora retrata os episódios de esquecimento enfrentados por Alice faz com que nos coloquemos no lugar dela, mudando nossa forma de pensar sobre a doença e a forma como vemos os portadores.

Alana592 27/06/2023

Borboletas ?
?Estarão minha alma e meu espírito imunes à devastação da doença de Alzheimer? Acredito que sim.?

Uma história linda, que apesar da simplicidade é muito impactante.
O livro aborda o início da doença, de forma bem simples, mas que nos traz muita reflexão.
Já paramos pra pensar de como queremos ser lembrados?! Ou se pudéssemos guardar apenas algumas memórias, quais seriam?!
Aqui fala do mal de Alzheimer de instalação precoce, de como uma pessoa jovem de corpo saudável tem sua vida transformada por uma doença da mente, ?invisível?, inalcançável, que vai lhe roubando a vida aos poucos, e que um dia não restará nada, além das lembranças e do amor daqueles que ficaram.
Vale muito a leitura.

Vanessa 22/06/2023

O livro aborda a doença de maneira intensa e esclarecedora de maneira que, ao leitor, é possível sentir a confusão e as frustrações enfrentadas pela personagem. Nele, fica nítido como a doença não afeta apenas a memória, mas também a capacidade de comunicação, a independência e autonomia, além dos desafios emocionais.

?Para sempre Alice? desempenha um papel importante na conscientização sobre a doença de Alzheimer. A autora humaniza a doença, incentivando maior compreensão e empatia, além de abordar a importância do apoio familiar, do cuidado adequado e enfatizar a pesquisa científica como fundamental para novos avanços neste campo. Seja você estudante de psicologia ou de área afim, profissional, familiar ou apenas conhece alguém que está passando pela doença, vale a pena a leitura!
Alana592 22/06/2023minha estante
Estou lendo e estou amando. Muito boa a leitura.

Yasmim 13/06/2023

Começou mais devagar pra mim, mas a medida que a alice ia se afundando dava mais e mais vontade de ler pq fica simplesmente desesperadora a situação!! adorei a escrita, a forma como a autora usa repetição pra mostrar os sintomas evoluindo funciona mto bem!! lembrei bastante da rebecca de this is us quando ela já tá mais velha

Mariana975 12/06/2023

Um livro pensativo sobre a condição do Alzheimer?
Nós entramos em uma narrativa que conta a história de Alice, uma professora muito bem sucedida em sua universidade. E seu principal foco é a parte Linguística. Quando diagnosticada com a doença, aos poucos ela vai perdendo essa capacidade cognitiva do ser humano. Acompanhamos passo a passo a trajetória da doença e sentimos a tensão e medo por parte da protagonista assim que ela vai percebendo que já não é mais a mesma de antes?

Um livro que nos emociona e nos fazem pensar sobre como somos seres vulneráveis neste mundo, e que quando menos a gente percebe, algo pode mudar nossa vida por completo. É uma leitura que nos faz refletir sobre a condição humana e a relação entre as pessoas. E como o tempo, as memórias e as lembranças são fatores essenciais na nossa vida e no relacionamento com os outros a nossa volta?

Um livro lindo e cruel. Mas que mostra a realidade de muitas pessoas no nosso mundo. Sejam elas como Alice, ou como os amigos e parentes a sua volta?

Rosabel Poetry 09/06/2023

Como deveria ser...
Só o que posso dizer sobre esse livro emocionante é que por mais doloroso que seja o percurso de Alice seu final nos traz uma espécie de conforto pelo fato de não possuir milagres extraordinários mas ser a pura realidade que estamos tão acostumados a bombardear de críticas que esquecemos do quão maravilhosa pode ser.

Izzy.lizzy08 08/06/2023

Esse é um livro que foge bastante do meu estilo de leitura, mas mesmo assim gostei.

Achei o começo bem parado, nada acontecia e até pensei em desistir. Depois da metade começou a ficar mais interessante e cativante.

Gostei de como o livro retrata a doença de Alzheimer, principalmente nas partes onde a Alice ia fazer alguma coisa, esquecia e tudo se repetia, ou quando ela esquecia das pessoas que fazem parte da sua vida, chamando sua filha de a atriz e seu marido de estranho bondoso. Gostei também de entender a solidão e a sensação de não pertencimento, até mesmo de exclusão, que ela sentia, principalmente por ser uma doença de instalação precoce.

Além disso, o livro não apresenta apenas a protagonista em relação ao Alzheimer, mas também como uma mãe e uma esposa que sente falta de seu marido como era antes. Essas características estão bem presentes no monólogo da página 272.

Em geral, é uma história bem triste, mas na qual podemos ver felicidade, esperança e identidade.

Tay 06/06/2023

Que livro emocionante, sensível e delicado. Impossível não se emocionar, chorei muito. Alice é diagnosticada com doença de Alzheimer de instação precoce e ao longo do livro vai mostrando como a doença vai se degradando e prejudicando a vida de Alice. Não tenho palavras pra descrever o quão emocionada fiquei com esse livro. Muito triste tudo que Alice passou e saber que isso é extremamente comum, mas da um quentinho no coração ver como a família dela a acolheu e a ajudou.

Haydee 01/06/2023

Meus Black ??
Juro que criei um crush na Nick com cara de tarada e vício em kit Kat e no Mal bobinho achando que podia com ela

Isadora.taylors 30/05/2023

??????????
Que livro ? maravilhoso????????
Chorei horrores, esse livro é muito triste mas muitoooooo bommm sério recomendo muitooooooo juro a história dessa mulher é simplesmente perfeita
Amei muito??????????????

Billo 25/05/2023

Borboletas no quintal
A autora introduzir de forma bem direta as emoções da personagem enquanto a doença progride, as frustrações de Alice, sua dor por sentir como ela perdia pedaços de seu "eu" para a doença, de como alguns membros da família podem ser egoístas, incompreensíveis e o quanto preferem não se aprofundar em qualquer conhecimento da doença, escolhendo ignorar só para não ter que modificar suas vidas.