Still Alice

Still Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Larissa.Franco 23/04/2024

"Para Sempre Alice" é um romance escrito por Lisa Genova. Ele narra a história de Alice Howland, uma renomada professora de linguística que é diagnosticada com a doença de Alzheimer precoce. O livro explora as lutas emocionais e mentais de Alice enquanto ela enfrenta o declínio de sua memória e identidade. Ao longo da narrativa, somos levados a testemunhar como a doença afeta não apenas Alice, mas também sua família e sua vida profissional. É uma jornada emotiva que nos leva a refletir sobre a natureza da identidade, amor e perda.

Henrique437 11/04/2024

Emocionante
Uma leitura emocionante do início ao fim, o que podemos esperar de uma doença que destruirá nossa memória? Qual comportamento as pessoas terão? O quanto saberemos que estão falando de nós? Fico imaginado o qual difícil foi para Alice, pois uma personagem que traz a pura realização, profissional e pessoal, e possui uma doença que carrega a incerteza do amanhã ou até das próxima horas, leiam, chorem e vivam as emoções.

Jaquelini.Silva 26/03/2024

E aquela frase mais clichê que ouvimos ?O CONHECIMENTO É A ÚNICA COISA QUE NINGUÉM PODE TE ROUBAR? nessa comovente história de Alice nos mostra que o Alzheimer pode roubar tudo de você; o seu mais profundo eu, seus gostos, sua rotina, seu trabalho mais nunca pode lhe tirar o amor da sua família?
Alice é uma renomada professora e pesquisadora de Harvard, que esquece coisas bobas sem importância até que certo dia não consegue chegar em casa e se perde no caminho, acreditando se tratar dos sintomas da menopausa procura médicos e com um detalhado exame é diagnosticada com um caso precoce de mal de Alzheimer, uma doença degenerativa e incurável. A partir desse momento Alice vê o seu mundo cair?
Uma história triste, reflexiva e emocionante mas extremamente necessária, uma das partes que mais me tocou e me aguentei para não chorar litros foi o discurso que Alice fez sobre como a doença estava lhe atingindo: ??meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhã próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância??

Diana281 21/03/2024

Tema necessário, livro que gerou muitos insights de pesquisa na área da psicologia e que está me abrindo horizontes quanto sua temática.

Barbara.Santos 13/02/2024

Sempre ouvi aquela brincadeira sem graça de que "ninguém pode tirar todo o conhecimento que você possui.... o Alzheimer ?" e esse meme se encaixa totalmente com esse livro, pois Alice Howland é uma renomada professora de Psicologia em Harvard que no auge da sua carreira aos 50 anos começa ter pequenos esquecimentos até o dia em que sai para sua corrida diária e acaba esquecendo por alguns minutos onde ela estava e como fazia para retornar para sua casa.
Com isso ela fica totalmente preocupada achando que poderia ser algum sintoma de menopausa, já que estava na idade, e procura um médico, lá ele a manda fazer uma bateria de exames, e o que mais ela temia acontece, ela é diagnosticada com Alzheimer de instalação precoce, que pode ocorrer entre os 45 aos 65 anos de idade.
Alice fica relutante em contar para sua família, já que a partir dali ela dependeria deles para tudo e realmente seu diagnostico se tornaria verdade, chegaria um momento em que todo seu planejamento de vida não dependeria mais dela e isso a deixava com medo.
Após ela contar para sua família, seu marido, John e seus três filhos, Anna, Tom e Lydia, o livro começa relatar a sua luta diária de como estava sendo para ela e sua família lidar com tudo isso.

Eu ficaria o dia inteirinho falando sobre esse livro, em como é uma leitura extremamente necessária e que faz a gente pensar em como somos frágeis, em como em um piscar de olhos somos muito bem vistos e de uma hora para outra nos tornamos um nada, com olhares tortos na nossa direção, e é exatamente assim que Alice é vista na sociedade após contar que possui Alzheimer, as pessoas começam a não mais vê-la como a professora tão renomada, mas sim como uma simples e frágil mulher que necessita de ajuda até mesmo para descer uma calçada.
Essa leitura me trouxe tantas emoções que fica até mesmo difícil de descrevê-las, senti amor pelos cuidados que a família de Ali teve consigo, senti ódio por como as pessoas olhavam para ela, de até mesmo como muitas vezes sua família não se importava com o que ela gostaria de fazer, afinal ela possuía Alzheimer, mas ainda poderia tomar suas próprias decisões, senti tristeza em ver ela perdendo tudo oq mais amava, as aulas, as palestras, as viagens.... e até mesmo as pessoas que ela amava pois ficava cada vez mais difícil lembrar de cada um. Isso também me faz lembrar de uma passagem do livro logo em que todo mundo descobre sua doença, ela pensa em como ela ama seu marido e como eles perderam tanto tempo da sua vida se tornando apenas conhecidos que moravam na mesma casa, em como no início eles iam juntos para o serviço, voltavam juntos e conversavam sobre seu dia, em como dividiam mais tempos juntos, faziam viagens juntos e isso foi ficando pra trás, chegou a um ponto que caiu na rotina e não faziam mais isso, e ela sentiu falta, sentiu falta de demonstrar mais amor e ser amada, desejava que John ficasse ali 24h com ela para que o tempo que ainda lhe restava fosse bem aproveitado. Muitas vezes a gente deixa pra depois, "depois eu digo que amo, depois eu demonstro o quanto me importo, depois eu marco um jantar" depois e depois e as vezes o "tal" do depois pode não chegar e isso me tocou bastante, me fez querer fazer tudo o agora me fez querer ligar para as pessoas que eu mais amo só para lhes dizer o quanto eu as amo, me fez querer viver com toda a intensidade possível como se fosse o último, afinal pode ser que seja.
A leitura desse livro me fez pensar em como é receber o diagnóstico, me fez me colocar no lugar dela, me fez amar cada pedacinho desse livro, e sabem aquela sensação de sair gritando para o mundo "LEIAM ESSE LIVRO, VOCÊS PRECISAM LER ESSE LIVRO!!!" Descreve exatamente como estou me sentindo após o término desse livro!!!

Cláudio 02/02/2024

Aproveitar cada minuto
Alice é uma uma mulher de meia idade, indo pra casa dos 50, que de repente descobre que tem alzheimer precoce. Passamos um breve período com Alice enquanto vemos toda sua vida se passando e indo embora em seus pensamentos.
Com um marido amoroso e filhos que a amam muito eles enfrentam toda essa caminhada com ela e é bastante triste ver como uma vida toda pode ir se perdendo aos poucos em tão pouco tempo.

A narrativa se passa nos pensamentos, diálogos e vivências de Alice e mostra como pode ser agoniante não lembrar de coisas tão fáceis do dia a dia e nos faz pensar como até os nossos pensamentos e lembranças são tão importantes pra sermos quem somos hoje em dia. O livro me ensinou a dar mais valor a tantas coisas e principalmente a cada momento, eles não voltam, ficam apenas em nossa mente, e em alguns casos podem nem mais estar lá?

Luiza.Moeckel 24/01/2024

Eu demorei bastante para terminar o livro, apesar de eu me prender um pouco a personagem principal, ele não me pegou muito. E não gostei do final.

Andressa.Assis 20/01/2024

Importância da conexão humana
Essa é uma emocionante obra de Lisa Genova que aborda a jornada de Alice Howland, uma renomada professora universitária diagnosticada com o mal de Alzheimer. O livro mergulha nas complexidades dessa doença devastadora, explorando o impacto em Alice e em sua família. Com uma narrativa sensível, Genova oferece uma visão íntima do declínio cognitivo de Alice, destacando a importância da empatia e da conexão humana. A obra é um poderoso retrato da luta contra a perda de identidade e memória, o que me deixou reflexiva sobre a fragilidade da mente humana.

Bru 14/01/2024

Triste e sensível
Eu demorei mais de 1 ano e meio para ler as 50 páginas finais. não foi por ser tedioso e nem nada do tipo, mas sim porque não queria saber o final da história e da vida da Alice. não queria ver ela se perdendo cada vez mais dela mesma.

nunca tinha pensado muito no ponto de vista da pessoa com Alzheimer e sim no da família da pessoa com Alzheimer. sempre pensei no quanto triste eh ver alguém que você ama se esquecendo de quem ela eh e de tudo que ela viveu. com esse livro tive o ponto de vista da Alice, que eh incrível em mostrar a progressão do Mal de Alzheimer. você sente junto com ela o que eh se perder de si mesma e esquecer tudo aquilo que considerou importante, você esquecer o nome de seus filhos, esquecer a noção de tempo e espaço e perder as lembranças que jurou nunca esquecer.

eh muito triste e tocante acompanhar Alice, mas o livro consegue perfeitamente nos fazer sentir oq Alice sente em todo o processo. favoritado, recomendo mil vezes e pretendo reler novamente em outro momento.

Amanda 13/01/2024

Leitura obrigatória para que haja mais escura ativa e humanidade entre as pessoas e relações humanas.

Livro com uma história que poderia muito bem ser de alguém próximo. Vontade de uma maneira sublime e poética nem sempre bonita mas que despertou bons sentimentos e reflexões.

Termino de coração meio furadinho.. olhos marejados mas leve.

.Evangeline 12/01/2024

Com certeza uma leitura inesquecível.
Dito isso, irei salientar que este livro é um dos, se não o melhor livro que já li em toda a minha vida, e não custo em dar ênfase nisso, até porque é uma leitura rápida, que te prende, não é nem um pouco tediosa porque vem bomba atrás de bomba, há um romance um tanto quanto verdadeiro com desentendimentos e o desconforto e medo do marido em enfrentar a doença da alice, fazendo com que eles superem isso juntos. o relacionamento da mãe para com os filhos, a cena do teatro me fez ENTRAR EM PRANTOS de tanto chorar. sendo assim, a doença do mal de alzheimer traz um pouco de tudo nessa família, com isso, você simpatiza e ama eles. EU AMO ESSE LIVRO, LISA GENOVA EU AMO VOCÊ.

Aline Rodrigues 09/01/2024

Primeiro livro do ano
Que leitura profunda, sensível e bem reflexiva. Normalmente quando nos deparamos com alguém com Mal de Alzheimer, a primeira coisa que nos vem em mente é lamento. Lamento por aquela pessoa, que anteriormente era tão ativa e participativa, e agora com está doença degenerativa, que aos poucos vai elimiando não apenas a memória da vítima, como também a sua essência e a liberdade de pensamento. Entretanto, não paramos realmente para analisar os efeitos e as consequências que esta doença tráz para as vítimas (incluindo as suas famílias), e ao meu ver Lisa soube descrever perfeitamente bem o processo que a personagem, Alice, teve que enfrentar. E muito das coisas que ela passou, me fez repensar sobre algumas coisas da minha vida. Me fez reanalisar o que realmente vale a pena.
Recomendo a todos este livro, que queiram ler algo mais maduro e profundo.
.Evangeline 12/01/2024minha estante
SIMMM, estou lendo "A família O'Brien" que também é da Lisa, e tem essa mesma pegada, recomendo muito!

Aline Rodrigues 18/01/2024minha estante
Obrigada pela dica!

lovelybooklu 06/01/2024

É sobre amor, acertei?
Para Sempre Alice é um dos melhores livros que já li. Vai muito além de um livro sobre Alzheimer, mas mostra a história de uma pessoa com Alzheimer. Uma das coisas que mais gosto nesse livro é que, apesar dela estar fadada ao esquecimento, o livro gira em torno de Alice e nos aproxima ainda mais de suas alegrias, angústias e o desespero por um final que sabemos ser imutável. Esta é a primeira resenha que fico sem palavras, mas gostaria de deixar registrado que recomendo a todos a leitura dessa obra, para que tenhamos a reflexão de não desperdiçarmos os nossos "hoje", porque podemos não ter nenhum amanhã.

5 estrelas.

-natalia 25/12/2023

Apesar de não ser baseado em uma história real em específico, Para Sempre Alice foi, com certeza, inspirado por muitas histórias reais. Fiquei muito impactada pela leitura, percebendo que eu nunca tinha parado para imaginar como se daria a progressão da Doença de Alzheimer em uma pessoa tão jovem e com uma carreira consolidada. Na verdade, talvez eu nunca tivesse parado para pensar a partir da perspectiva de uma pessoa com a Doença de Alzheimer e ponto.

Me apeguei muito à protagonista, torcendo por ela durante o livro todo. Achei ela incrível! Adorei a Lydia também, e o desenvolvimento da relação dela e da Alice no decorrer da história. Senti raiva do John em vários momentos, e em outros fiquei triste junto com ele. Gostei muito de como tudo se transcorreu, apesar de ter sido uma leitura dolorosa e que me fez chorar algumas vezes. A escrita da autora é maravilhosa!! Super recomendo.