Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Renata.g 29/03/2022

Emocionante! ?
O livro conta a história da Alice que vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando descobre que tem mal de Alzheimer de instalação precoce. Em dois anos ela tem que deixar de fazer o que mais gosta, que é dar aulas e fazer palestras.
Começa a esquecer da família e de si própria, porém recebe carinho e amor de quem menos se espera.
Amei a leitura do início ao fim, apesar de que em algumas parte ser um pouco cansativo. Apesar de ter o filme vale apena ler o livro.

Lido em 26/03/22
Lorena 30/03/2022minha estante
Fico fraca ?

Lorena 30/03/2022minha estante
Sua resenha foi rápida e muito linda, até lembrei aqui de como fiquei tocada com essa estória ?

Renata.g 30/03/2022minha estante
Obrigada ?
Não gosto de fazer resenhas grandes e nem dar spoiler

Ana140 13/04/2022minha estante
Assisti o filme, mais o livro deve ser muito mais emocionante

Renata.g 13/04/2022minha estante
Eu não assistir o filme mas o livro é bem emocionante

Cantinho dos livros 14/04/2022minha estante
Eu adorei essa leitura! Apesar de triste.

Renata.g 14/04/2022minha estante
Eu também gostei bastante. É bem triste.

Lucas.Amorim 08/05/2022minha estante
Eu li o livro, nunca assisti o filme. Foi o primeiro livro que me deixou aflito com os acontecimentos

Renata.g 09/05/2022minha estante
Em algumas partes eu também fiquei aflita com os acontecimentos

Ana140 09/05/2022minha estante
O filme tem cenas muito impactantes do processo da doença, vale a pena assistir.

-Koraline 23/09/2021

#SpringRead - Time Coelho - Rosa Branca - Um livro com uma capa majoritariamente branca.
Para Sempre Alice é uma narrativa sobre uma professora universitária diagnosticada com Alzheimer precoce, e relata várias situações que transitam entre lucidez e esquecimento. A história se passa em um período aproximado de 2 anos, desde a descoberta da doença até a perda quase completa de sua memória, e algumas partes são realmente muito emocionantes, uma pena que tudo é narrado de forma tão apressada. Além disso, durante a leitura senti falta da autora em explorar os sentimentos de Alice, e em descrever como ela sentiu nas várias situações que recobrava a sanidade. Foi uma ótima leitura, e adorei descobrir mais sobre um assunto tão pouco abordado.

Mih 08/04/2020

Intelectualmente Vazia
Livro: Para Sempre Alice
Autor:Lisa Genova

Apesar da angústia e tristeza do tema a narrativa e escrita é encantadora, sutil, envolvente, extremamente agradável. Apesar de conter alguns termos técnicos, graças a Lisa Genova que conduz com maestria fantástica fazendo com que a leitura flua de maneira clara, sem dificuldade, assim ela consegue trazer muita informação sem deixar a leitura enfadonha.

"Como posso me perder na minha própria casa" (Pág. 145)

Os capítulos são dispostos por meio de fases datadas, entre um capitulo e outro decorre um certo tempo. A intensão aqui é mostrar o avanço do mal de Alzheimer de instalação precoce. Alice com apenas 50 anos de idade começa a dar sinais de pequenos esquecimentos que avança para quadros maiores como lapsos de espaço geográfico, se perde em percursos que era parte de sua rotina.

As lacunas de esquecimento começa a chamar sua atenção, ela levanta algumas hipóteses de prováveis diagnósticos, foram muitos exames até chegar ao diagnóstico preciso e mais algum tempo para a aceita-lo.

Alice e seu esposo John, pais de três filhos adultos. Um casal respeitado no meio
acadêmico e científico. Uma mulher forte, inteligente, professora de prestígio, que
ocupa a cadeira de psicologia e linguística em Harvard, tida como um cérebro afiadíssimo agora tem que reaprender um novo modelo de vida.

"Conversavam sobre Alice como se ela não estivesse sentada na poltrona, a poucos metros de distância. Falavam dela, em sua presença, como se ela fosse surda. Falavam dela, na sua frente, sem inclui-la, como se ela sofresse de mal de Alzheimer" (Pag. 211)

A trama não tem como objetivo apenas retratar as fases em que a doença vai avançando, mas a dificuldade de aceitação e resistência de familiares e amigos. A rotina da família é alterada, pois Alice agora precisa de cuidados especiais.

Mostrando também a necessidade que o individuo tem de se relacionar, interagir e sentir parte de algo. Assim como o beneficio de grupos de apoio, não só para familiares, mas também para os acometidos pela doença, grupos onde há interação com pessoas que sofrem da mesma doença.

"Teve vontade de dizer que se orgulhava dela. Mas, nesse dia, seus pensamentos
moviam-se devagar do cérebro até a boca, como se tivessem que nadar quilômetros no
lodo negro de um rio antes de chegar à tona para se fazerem ouvir, e a maioria se
afogavam em algum ponto do trajeto." (Pag. 212)

A dificuldade de admitir e enfrentar a realidade de que está tendo uma baixa
rápida considerável e iminente do seu intelecto, fica evidente no tempo que ela leva para se afastar de suas atividades, a corrida que ela trava para conseguir aproveitar o máximo da lucidez que está se esvaindo.

"Emocionalmente cansado e intelectualmente vazia" (Pag. 229)

Me apaixonei pelo livro, e certamente indicaria pela riqueza de reflexões. Ele nos faz pensar sobre o quanto do nosso tempo desperdiçamos em busca do nosso desenvolvimento profissional e da corrida em busca do “ter”. E nos faz refletir sobre como nos voltamos para o que realmente é fundamental quando percebemos que nos aproximamos da linha de chegada.

Todos sabemos que somos instantes, que nosso tempo é breve, mas temos a falsa impressão que podemos controlar algo, que teremos no futuro um tempo onde poderemos curtir a nossa família, amigos, mas o livro com a personagem de Alice nos faz perceber que não temos controle nem garantias, a vida é vivida no dia a dia.

Para mim trata-se de amor, fraternidade, compreensão...

"Sinto falta de fazer tudo com facilidade. Sinto falta de fazer parte do que
acontece. Sinto falta de sentir desejada. Tenho saudade da minha vida e da minha
família" (Pag. 271

site: https://comquallivroeuvou.wixsite.com/website
Daniel 09/04/2020minha estante
Resenha sensacional!!?

Mih 09/04/2020minha estante
Muito obg Daniel, é sempre muito bom ter um feedback assim isso dá mais ânimo para continuar com meu projeto de resenhas ??

Daniel 09/04/2020minha estante
??

beatriz 31/07/2023

Tocada por cada palavra dessa história!
?Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhã próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância."

Esse livro foi para mim uma lição de vida e de empatia acerca de uma condição realmente devastadora, fui completamente fisgada pela narrativa e pela escrita envolvente. A autora narra com delicadeza e sensibilidade um processo doloroso de perda; perda de identidade, de conhecimento, de costumes, de pessoas, de lembranças e do "eu".
A narrativa do ponto de vista de Alice me proporcionou a experiência de compreender um pouco da provação que é estar na pele de um portador do Mal de Alzheimer. Assimilar o medo, desespero e angústia de saber que em um futuro próximo não será capaz reconhecer a si mesma ou àqueles a quem ama, deixará de fazer tudo o que sempre amou e se tornar dependente de outras pessoas para fazer coisas que fez durante toda a vida; acompanhar esse processo de Alice e vê-la se transformar em uma lembrança de si mesma me fez refletir profundamente e não fui capaz de conter às lágrimas durante a maior parte dessa leitura.

"Por favor, não olhem para o nosso 'A' escarlate e nos descartem. Olhem-nos nos olhos, falem diretamente nos rosto, falem diretamente conosco. Não entrem em pânico, nem encarem nossos erros como uma ofensa pessoal, por que nós erraremos. Vamos nos repetir, pôr coisas nos lugares errados e nos perder. Esqueceremos o seu nome e o que vocês disseram há dois minutos. E também tentaremos ao máximo compensar e superar nossas perdas cognitivas. Eu os incentivo a nos capacitarem, não a nos limitarem."
Alice Howland

Fernanda Coelho 16/08/2023

Não tem como não se emocionar.
Pra mim que vivi isso de perto a leitura foi extremamente sensível.

Marina 11/01/2010

Para sempre Alice não é uma história verídica, mas bem que poderia ser. A autora descreve com muito realismo através da personagem Alice todos os sintomas do mal de Alzheimer e a dolorosa caminhada da perda da memória e de tudo o que compõe a personalidade da pessoa.
E esse realismo se deve ao fato de Lisa Genova ser phd em Neurociência. Então a doença é descrita não só externamente, como afeta o dia a dia e as pessoas ao redor e os familiares, mas também explica o que acontece fisiologicamente, dentro da mente do portador do Mal de Alzheimer.
Um livro bem comovente, recomendo!
Cláudia 13/01/2010minha estante
Ah parece muito bom, adorei a resenha dá vontade de ler.

Luciana 04/08/2017minha estante
Segundo este site o filme é baseado em fatos reais.

Mto boa a resenha, vi o filme primeiro e agora comprei o livro.

Mari 12/09/2023

"Toda a minha vida eu acumulei memórias - elas se tornaram, de certo modo, os meus bens mais preciosos."
Débora 12/09/2023minha estante
Que história impactante

Geo Franco 30/12/2020

Extremamente sensível
Esse livro me emocionou demais, demais mesmo
Conta a história de Alice ao longo dos estágios do Alzheimer, você sente a perda da personagem

* SPOILER *
A parte da carta é angustiante, ela queria que tudo acabasse, mas não conseguia lembrar como fazer para tudo acabar
RaiBm 30/12/2020minha estante
Caraca!! Deve ser emocionante ler um livro que tenha uma protagonista com alzheimer

Geo Franco 30/12/2020minha estante
É um livro muito bom, mas é triste sabe

Aline 05/11/2020

Tocante demais
Alice sempre foi reconhecida por sua inteligência e sua memória. Sempre foi uma mulher de certezas. Uma doutora em Psicologia cognitiva, ocupando uma cadeira importante como professora titular em Harvard. Com seus 50 anos de idade, possui diversos livros publicados, influente em sua área de estudo, tem uma carreira de respeito. Sua vida começa a mudar quando percebe que está ficando esquecida das coisas. Começando sem saber onde deixou suas chaves, até surgir o mais preocupante, esquecendo do próprio caminho de casa. Seus lapsos de memória estão ficando tão recorrentes e cada vez piores, ela acaba procurando um neurologista e é diagnosticada com instalação de mal de Alzheimer precoce. E assim Alice começa a ser para sempre. Livro muito bem escrito e fácil de ler. Me deixou muito comovida, fazendo chorar em diversos momentos. Acompanhar o desenvolvimento da doença e o processo de perda de identidade da Alice me deixou muito, muito emocionada e tocada. O alzheimer não é só um "problema de memória". A doenc?a transforma totalmente a pessoa. Elas não conseguem mais desenvolver pensamentos lo?gicos, na?o se ha? mais nomes para as coisas, sequer palavras para formular uma frase. É triste saber que tem pessoas passando por isso, e não tem cura, apenas remédios para retardar os sintomas do alzheimer. Simplesmente leiam o livro, ele é maravilhoso.

Wall-e 29/06/2009

Triste, realista, comovente e perturbador...
Este livro deveria ser lido por todos, digo todos porque provavelmente cada um de nós já teve contato com alguém próximo ou familiar que sofre ou sofreu deste mal. Alzheimer é sem dúvida uma das doenças mais cruéis que conhecemos porque representa a morte do nosso eu, da nossa própria consciência.

Ter consciência de si é uma das características da inteligência humana. Nos questionamos muitas vezes o que somos afinal. Somos um corpo físico, uma consciência, uma alma? Ou seria a combinação de tudo isso? O que acontecerá quando tivermos a consciência de que nosso corpo não funcionará mais e estivermos na eminência de fazer a viagem final das nossas vidas? Pensamos isso porque sabemos que nosso 'eu' deve ir além da nossa existência física, ou pelo menos, é o que gostaríamos que fosse. Mas esse livro, essa doença, nos faz pensar algo diferente. O que acontece quando deixamos de ser nós mesmos, quando perdemos a consciência de existir, mesmo com um corpo sadio? Estaríamos da mesma forma mortos em um um corpo ainda pleno de vida? Eis a parte perturbadora desse livro.

A história fictícia de Alice é triste e comovente porque sentimos na pele o que significa a morte do nosso eu de forma lenta e gradual. A autora não apenas narra o processo degenerativo pelo qual esta brilhante professora de Harvard é submetida, mas nos coloca na 'pele' dela. Nos sentimos viajando pela mente cada vez mais perturbada e distante da personagem e vamos virando as páginas em direção ao desconhecido. Nos sentimos constrangidos pelas situações em que ela se envolve e tristes quando os resquícios de sua consciência percebem que, mais cedo ou mais tarde, ela não será mais ela mesma.

A história é uma ficção, mas não poderia ser mais real!

Uma ótima leitura.

Lindenberg 18/08/2009minha estante
Cansei de ver este livro nas livrarias, nunca tive nem vontade de pegar para ver do que se tratava. Mas sua resenha foi ótima e o assunto é de extrema importância, já vai para a minha estante. =)

-natalia 25/12/2023

Apesar de não ser baseado em uma história real em específico, Para Sempre Alice foi, com certeza, inspirado por muitas histórias reais. Fiquei muito impactada pela leitura, percebendo que eu nunca tinha parado para imaginar como se daria a progressão da Doença de Alzheimer em uma pessoa tão jovem e com uma carreira consolidada. Na verdade, talvez eu nunca tivesse parado para pensar a partir da perspectiva de uma pessoa com a Doença de Alzheimer e ponto.

Me apeguei muito à protagonista, torcendo por ela durante o livro todo. Achei ela incrível! Adorei a Lydia também, e o desenvolvimento da relação dela e da Alice no decorrer da história. Senti raiva do John em vários momentos, e em outros fiquei triste junto com ele. Gostei muito de como tudo se transcorreu, apesar de ter sido uma leitura dolorosa e que me fez chorar algumas vezes. A escrita da autora é maravilhosa!! Super recomendo.

Ju 15/04/2023

Comovente
Esse livro descreve muito bem a doença de alzheimer, minha avó infelizmente teve, e em alguns momentos da história é como se a Alice fosse minha avó de tanto que me lembrei :/
Quem teve/tem alguém na família com essa doença consegue ver como esse livro é bem real.
" Já fui todas essas coisas, eu acho. Só que ainda não acabei. Não acabei em grande estilo."
Dor.
Larissa3099 15/04/2023minha estante
esse livro é tao emocionante ?

Ju 16/04/2023minha estante
Muito! ?

Bethânia 17/05/2020

Sensível e edificante
Livro muito semelhante ao filme. Sensível na medida certa, sem ser ?piegas? ou apelativo. Além disso, traz grandes emoções especialmente a quem, como eu, vivenciou um caso de Alzheimer na família. Recomendo a leitura!