Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

dialogonoslivros 16/10/2020

Aula de empatia
Para Sempre Alice é um livro que ganhei em 2015 e nunca tive tempo, ou coragem para lê-lo. Porém essa semana este livro foi meu companheiro e fonte de muitas lágrimas. Para Sempre Alice é um livro bastante simples, sem reviravoltas, e bastante direto. Mas nada disso tira dele sua genialidade e sensibilidade para falar sobre mal de Alzheimer.

Alice é uma mulher de 50 anos, professora PhD. em neurolinguística, tem uma carreira de peso como professora titular em Harvard. Vários orientandos, palestras, livros, artigos. Tem um marido tão inteligente quanto ela, biólogo PhD em biologia celular. Tem três filhos lindos que já estão seguindo seus próprios caminhos na vida. Porém tudo isso é atravessado por um diagnóstico de Alzheimer de instalação precoce.
Durante o livro acompanhamos a progressão da doença de Alice, e a forma como esta doença transforma uma mulher independente e brilhante em uma mulher frágil, abatida e triste. O livro inteiro tem algumas facadas no peito do autor, estamos na mente de uma mulher que sofre de Alzheimer e com isso sofremos juntos, participamos de seus lapsos de memória simples como perder chaves, até os mais graves como não saber quem é.
O livro traz a nós a reflexão de como devemos valorizar nossas vidas e aqueles que nos cercam, como tudo pode mudar rápido e que temos que aproveitar cada minuto. Também nos traz a reflexão acerca do medo de perder nossas próprias identidades, o que você faria se esquecesse quem é, o que gosta de fazer, como caminhar e se vestir?
Como profissional da saúde, vi inúmeros pacientes meus em Alice, me emocionei, relembrei suas histórias e dores e com isso me lembrei da importância de ser gentil sempre.

"Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente (...) Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não importa."
@so mais 1 pagina 16/10/2020minha estante
Que lindo!!! Eu assisti o filme e chorei tannnnto! Seu comentário foi tão profundo que me despertou uma vontade doida de ler o livro tb! Obrigada!

Duda 22/05/2020

É uma história muito interessante que te prende do começo ao fim

Yas 26/07/2020

Para sempre Alice
O livro retrata a doença Alzheimer da forma mais humana possível. Nos mostra a visão do doente sobre a vida. Uma leitura emocionante, e com uma sensibilidade de escrita impressionante.

Luisa.Beatriz 27/07/2020

Sensível, trata a condição de saúde de forma singular, de forma que conseguimos entender a complexidade não só dá doença mas também das suas consequências ao paciente.

Vanessa 22/06/2023

O livro aborda a doença de maneira intensa e esclarecedora de maneira que, ao leitor, é possível sentir a confusão e as frustrações enfrentadas pela personagem. Nele, fica nítido como a doença não afeta apenas a memória, mas também a capacidade de comunicação, a independência e autonomia, além dos desafios emocionais.

?Para sempre Alice? desempenha um papel importante na conscientização sobre a doença de Alzheimer. A autora humaniza a doença, incentivando maior compreensão e empatia, além de abordar a importância do apoio familiar, do cuidado adequado e enfatizar a pesquisa científica como fundamental para novos avanços neste campo. Seja você estudante de psicologia ou de área afim, profissional, familiar ou apenas conhece alguém que está passando pela doença, vale a pena a leitura!
Alana592 22/06/2023minha estante
Estou lendo e estou amando. Muito boa a leitura.

WAgnner.Montenegro 06/04/2023

Alice Howland é professora de Harvard e especialista em linguística. Ela está feliz pelo que conseguiu construir, tanto a nível pessoal, quanto profissional. No entanto, sua vida muda inesperadamente quando ela é diagnosticada com Alzheimer.

Kamilla Gabriela 24/03/2021

Que história triste e que livro delicado. Uma leitura incrível. Deu para sentir a agonia que a protagonista passava em cada estágio de sua vida.

@bibliotecadedramas 03/03/2020

arrastado e cansativo
Bom, pra começar que eu vou ser bem direta em dizer que eu esperava muito mais desse livro. Não assisti ao filme que disseram ser super emocionante e a história no livro também é, dado ao tema em questão abordado, mas não me prendeu como eu esperava e ainda por cima eu não via a hora de terminar. Vou dizer o porquê: há muitos, muitos mesmo termos psicológicos e médicos/científicos no meio da narrativa que obviamente pra mim – que sou leiga, deixou a leitura arrastada e cansativa. Algumas passagens do livro se tornaram repetitivas – como por exemplo os testes a que Alice era submetida com o médico, a medida que a doença avançava em Alice eu senti que a autora poderia ter explorado muito mais a emoção na história, algo que fiquei esperando ter e infelizmente não teve.

Veja bem, é uma história impactante sim, a vida de Alice aos poucos vai mudando completamente depois do diagnóstico de Alzheimer e isso é bem doloroso, ainda mais da forma que foi o apoio (ou um pouco a falta dele em alguns momentos) da família (achei que faltou empatia e tato por parte de todos: marido e filhos), mas pra mim a autora poderia ter abordado melhor a trama: faltou drama, faltou emoção e ela poderia ter feito isso ao invés de pipocar toda hora a história com nomes de termos/estudos científicos, testes repetitivos de perguntas e respostas, nomes de medicação, etc… Pra quem não é familiarizado com a doença, isso fica bem cansativo de ler. Uma pena.

site: https://shejulis.com/livro-para-sempre-alice/

Laura 04/08/2020

Eu gostei muito! Além de informar muito sobre a DA, é interessante ver como foram construídas as relações frente a doença e senti que foi muito bem retratado e com profundidade.

Thais 29/01/2021

Impactante!
Após assisti o filme (excelente por sinal, amo a atriz Julianne Moore), comecei a ler o livro.
História envolvente, nos faz pensar nas pequenas coisas da vida, no envelhecimento, como o tempo passa rápido e como as coisas podem mudar de uma hora para a outra.

Fefa 09/05/2011

Ela era Alice Howland, uma heroína valente e notável. [...] Ela era Alice Howland, vítima da doença de Alzheimer. Lisa Genova
Quando alguém pode se considerar uma pessoa de sorte? Quando alcança o sucesso profissional e consegue mantê-lo com dedicação e empenho? Quando alcança a realização pessoal através de um casamento sólido, uma família exemplar? Então, Alice Howland certamente atende a estes requisitos. Independente, casada, mãe de três filhos, professora e pesquisadora em Harvard, Alice sempre fora respeitada e admirada por seu trabalho até que começa a esquecer. A partir daí a sorte de Alice se torna relativa. Diagnosticada com o Mal de Alzheimer de Instalação Precoce, Alice precisa organizar sua vida antes de perder a si mesma...

A história de Alice é comovente, mas não é única. Os livros têm dessas coisas. Alguns descrevem sensações que estão longe da realidade do leitor, e mesmo assim o tocam. Outros delineiam justamente o que ele já viveu e, portanto, o envolve ainda mais. Ainda lembro quando os sinais começaram a aparecer e a se intensificar. Pequenos blecautes que inicialmente foram confundidos com sintomas da idade e geralmente suscitavam discussões tolas; desorientações cognitivas e de tempo/espaço que me deixavam intrigada por que ele quer ir pra casa, se ele já está em casa?; seu corpo foi ficando rígido, o lado direito praticamente paralisado; de repente meu pai não me reconhecia mais, nem a minha mãe, de repente ele se perdera dentro de si próprio, como Alice. Só por vezes conseguia emergir e isso foi se tornando cada vez mais raro. Até tudo ter um fim.

Na época, eu não sabia patavinas sobre a doença de Alzheimer ou sequer entendia direito o que sucedia, meu pai também não, não teve tempo. Num período médio de cinco anos, eu o assisti passar de um homem forte e alegre para uma criança frágil e completamente dependente. Ninguém estava de fato preparado física ou emocionalmente, e o que mais você aprende num momento como este é que por mais que tente lutar contra, não há muito o que fazer.

Esta é a grande batalha de Alice. Ao contrário de painho, ela tem consciência do que a acomete e está disposta a aproveitar cada segundo do hoje que lhe resta em estado pleno, com a confiança de que sua essência jamais se dissipará como sua memória. Para Sempre Alice é uma exposição fiel de um portador do Mal de Alzheimer, sem melodrama ou pieguices. Até porque a Lisa Genova é mais uma Ph.D. em Neurociência, que propriamente escritora. Logo, teremos termos técnicos na medida certa, níveis didáticos de informação harmonizados com o romance e uma protagonista com pensamentos e atitudes maduros e coerentes com a situação.

Para Sempre recomendo!!

P.S. A intenção deste comentário não se fundava em ser também um relato pessoal, além das percepções do livro, mas já que despontou naturalmente, aproveito pra torná-lo uma terna homenagem a um homem que não realizou grandes feitos para o mundo, nem importantes descobertas, porém significou bem mais aos poucos que o conheciam. Como disse certa vez minha irmã: Nosso pai era um anjo, Fernandinha!... e continua sendo.

ka 02/04/2021

Para sempre na essência quando se arranca a memória.
?Para sempre Alice? é o retrato cruel do Alzheimer desde os pequenos esquecimentos até não reconhecer os rostos que um dia foram motivos de extrema alegria.
É literalmente o melhor livro que já li! A linguagem não é nada rebuscada e muito menos poética, não há reviravoltas e nem alegrias. Pelo contrário, com uma linguagem simples, a autora consegue transmitir toda a luta e tristeza ao retratar Alice como se fosse você menos a perder sua memória.

Buona lettura!

Robs 02/04/2023

Livro incrível e muito comovente.
É uma leitura imprescindível, principalmente para aqueles que possuem familiares que sofrem de Alzheimer. É bem angustiante ver a evolução da doença, a tristeza da Alice ao perceber que está esquecendo coisas que eram extremamente importantes e a solidão que ela sente.
Eu já era bem empática com pessoas que passam por isso, mas o livro expandiu ainda mais a minha percepção de como elas acabam sendo incompreendidas e ignoradas, basicamente o tempo todo.
Esse livro realmente mexeu muito comigo, algo semelhante ao que senti com "Flores para Algernon" e chorei bastante em alguns momentos. Um favorito, com certeza.

Araujo20 17/09/2021

O que você não pode esquecer?
Para sempre Alice é, com toda certeza, a melhor e mais marcante leitura do meu ano.

A história de uma brilhante professora de Harvard, que é diagnosticada com Alzheimer de instalação precoce e tudo o que isso significa em sua vida é simplesmente emocionante.

Um livro tão instigante, mas ao mesmo tempo triste. Um enredo chocante e desesperador, mas impossível de se deixar de ler após o início. Uma narrativa única em que ouvimos a voz do acometido pela doença.

Uma experiência maravilhosa!?Uma leitura inesquecível.