Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Celle 12/05/2021

Emocionante
"Para sempre Alice" foi uma das minhas melhores leituras do ano. Eu me envolvi com esse livro sem nem perceber. Vale muito a pena a leitura, é um livro interessante e muito bem escrito.
Thais645 12/05/2021minha estante
A capa me lembrou "O Colecionador"...

Celle 12/05/2021minha estante
Eu sempre me confundo

casteloale 19/11/2021

Um livro marcante!
Neste livro acompanhamos a vida de Alice, professora titular do curso de Psicologia da Universidade de Harvard.

Com inúmeras pesquisas publicadas, um livro que escrevera em parceria com seu marido e vários orientandos de pós graduação sob sua coordenação, Alice encontra-se no auge de sua carreira como professora e pesquisadora.

E é nesse momento que ela recebe uma grande rasteira da vida. Alice descobre que é portadora do Mal de Alzheimer de Instalação Precoce, e que mesmo tendo apenas 50 anos, em pouco tempo ela sequer vai se lembrar da vida que tinha antes da doença.

Acompanhamos a evolução do Alzheimer de Alice e como ela vai piorando com o tempo, como ela deixa de reconhecer coisas simples e até mesmo as pessoas de sua família.

Eu praticamente devorei esse livro, a história é envolvente demais e não tem como ler um único capítulo e simplesmente parar. Acompanhar a jornada da Alice foi algo angustiante demais e que me fez refletir bastante sobre como todos nós estamos suscetíveis a essa doença.

Alice foi deixando de ser ela mesma, foi perdendo sua personalidade e se tornando um ser que mal conseguia distinguir quem era seus filhos. Uma mulher brilhante, que dava palestras e pesquisava sobre linguagem, aos poucos foi perdendo a capacidade de simplesmente formular uma frase ou entender o que estavam lhe dizendo.

Eu teria dado cinco estrelas facilmente para esse livro que já tem um lugar guardado no meu coração, não fosse pelas duas expressões racistas que encontrei logo no começo do livro e que me incomodaram muito.

É um livro que te apresenta a doença do Alzheimer de forma nua e crua, sem rodeios, mostrando o drama real de quem é obrigado a conviver com esse mal.

Luara Raquel 28/12/2020

Para sempre Alice ficou eterno no meu coração
A autora é uma neurocientista, pesquisadora em neurociência em diversos hospitais e institutos importantes dos EUA, como o hospital geral de Massachusetts e lecionou em Harvard. “Para sempre Alice” transformou-se em filme, que foi vencedor do Oscar de melhor atriz, Julianne Moore, que é uma atriz fantástica.

Personagens:
1. Alice Howland é uma mulher de 50 anos de idade, professora titular de psicologia cognitiva na Universidade de Harvard e especialista de renome mundial.
2. John Howland , esposo de Alice e biólogo de células cancerígena, igualmente bem sucedido.
3. Anna, filha mais velha de Alice advogada, casada e com grande dificuldade de engravidar.
4. Tom filho de Alice e estudante de medicina
5. Lydia, filha caçula de Alice e é artista.

Alice desenvolve a doença de Alzheimer forma precoce, e que traz o leitor a imergir em sua trajetória - suas tristezas, decepções, angústias e desafios perante a nova realidade.
Eu me emocionei com esse livro por me envolver com o sofrimento de Alice, vendo toda a sua vida sendo esquecida por ela, tendo que deixar todas as suas conquistas no auge de sua carreira e vida. É um pouco previsível e revoltante ao mesmo tempo.

Alice tem uma relação conflituosa com a sua filha caçula, pois ela sonha com um futuro promissor para sua filha, acreditando que a vida acadêmica (assim como Alice e o esposo ) seria o caminho ideal para a felicidade. No entanto, Lydia tem outros sonhos (ser atriz) e com isso saiu de casa em busca de viver o seu próprio estilo de vida.

Esse livro não romantiza a doença, pelo contrário, mostra de forma brilhante e impecável a realidade daqueles que, de uma hora para a outra, devem aprender a conviver com a doença e os efeitos delas em todos que estão em volta,
A autoria detalha os comportamentos de uma forma sensível, mas traz uma mensagem bem forte quanto ao desejo de viver intensamente ao lado de quem se ama e o poder da reconciliação consigo mesma e com as pessoas que ama.

Tem algumas coisas que me incomoda no comportamento dos filhos e esposo da Alice, mas não vou entrar em detalhes para não dá spoilers. Deixo vocês tirarem essas impressões na leitura do livro. Mas, talvez esse incômodo que senti com os personagens foi o que não deixou eu dá 5 estrelas na avaliação.

Outro fato tocante é quando Alice relata que tinha deixado diversos livros para serem lidos no futuro, quando ela teria mais tempo disponível, só que agora que ela se vê sem condições de ler, porque sua mente não consegue absorver as informações contidas nas páginas, mesmo assim, é uma boa leitura.

Fabi.Filippo 20/04/2020

Triste demais
Segunda vez que eu leio o livro, e meus sentimentos foram os mesmo de quando eu li pela primeira vez.
Parecia que eu estava dentro da mente de Alice , tão fortes os sentimentos descritos pela autora.
Livro triste demais porém muito bom.

maria cecília 03/10/2020

Impressionante
Li esse livro a um tempo e a vontade de fazer uma resenha é enorme.
Alice é uma mulher muito inteligente, seu marido também, no entanto, eles tem diversos problemas familiares.
Alice começa a esquecer das coisas frequentemente, e me encanta saber que a autora estudou sobre Alzheimer para criar o livro, isso mostra que Lisa Genova estava realmente com vontade de escrever o livro sem falar nada de errado, apenas passando informações e transformando isso em um drama do dia-a-dia.
De fato, podemos ver que a história quer passar uma moral sobre apoio familiar.
Entendo a proposta e me encanto muito, mas, ainda sim achei o livro meio chato, com diálogos e descrições desnecessárias.

Milena 09/07/2021

Para sempre Alice
Leitura fluida que discorre sobre a vida de Alice e as angústias de uma personagem de carreira brilhante, que sucumbe ao Alzheimer de início precoce. Mais do que as angústias vividas por ela, o impacto sobre as pessoas que ama e acima de tudo, se trata do Amor! Apesar do diagnóstico, da despersonalização causada pela doença, é uma história sobre o amor, a tolerância e o viver bem o dia de hoje!

laralimaoliveira_ 30/06/2021

O livro não me prendeu muito, mas é uma boa leitura, acredito que quem tenha vivenciado experiências parecidas ou vivencie vai gostar mais

PaolaRebeca 12/05/2021

Uma experiência marcante
Antes de iniciar a leitura de Para Sempre Alice tinha ouvido que seria uma história que me levaria às lágrimas. E sim, foi exatamente o que aconteceu. Conforme a protagonista, Alice, vai se esquecendo de coisas, se distanciando de quem ela era, e por vezes se desesperando, é impossível não se emocionar junto com ela, chorar junto. Sentimos compaixão, vontade de estar por perto e ajudar.
"Por favor, não olhem para o nosso A escarlate e nos descartam. Olhem-nos nos olhos, falem diretamente conosco. Não entrem em pânico nem encarem nossos erros como uma ofensa pessoal, porque nós estaremos.(...)"
À medida que o livro vai chegando ao fim, ficamos com medo do desfecho que ela terá, torcemos para que as coisas melhorem e para que os que estão em redor considerem suas opiniões, suas vontades, e não a coloquem em 2° plano só por causa da condição em que ela se encontra. É triste, emocionante, traz aprendizados e nos motiva a buscar entender + quem tem Alzheimer.
Foi uma experiência marcante. Recomendo a história!

Instagram: estanteimaginativa

Roberta Kwietniewski 17/04/2020

EMOCIONANTE
Que livro! Linguagem que flui demais, história emocionante e que corta o nosso coraçãozinho. Não vou superar tão cedo

giovana.born 18/02/2022

Impecável
Esse livro superou minhas expectativas em todos os quesitos, ele tem uma escrita séria porém fluída, uma trama tocante e uma história emocionante, conforme você acompanha Alice a protagonista que se descobriu com Alzheimer precoce você revê seus conceitos sobre a preciosidade da vida, do tempo e das memórias.O livro é simplesmente genial e enquanto lê você sofre a perda da personagem em sua própria vida junto com ela tornando o livro não mais palavras sob o papel e sim uma experiência, eu não acho que consiga exprimir em palavras o quanto esse livro me tocou, por favor leiam

mel(iriel) 11/12/2020

Excelente
Não tenho palavras pra descrever a imensidão desse livro. O alzheimer, infelizmente, é uma doença que está se tornando cada vez mais comum. E ao ler esse livro, vemos em primeiro plano o quão degradante essa doença é. Alice perdeu tudo, de certa forma. Sinceramente, está é um leitura que vai ecoar por muito tempo em minha mente.

Tha 02/12/2021

que livro perfeito!
Não tenho nem palavras para expressar o quanto esse livro me tocou, foi de longe um dos melhores livros que já li, não sei como eu demorei tanto pra começar ele.

A história é extremamente envolvente, a cada capítulo você se sente mais conectado com a história da Alice. A escrita é muito fluida e bem construída, não tem pontos sem nó.

Uma das coisas que eu mais gostei foi que durante o decorrer da história a autora relatou tão bem o mal de Alzheimer que você mesma sente que está esquecendo as coisas. A cada esquecimento da Alice, a cada desilusão, parece que é você que está sentindo. Você fica extremamente conectado com isso. Apesar de não ter Alzheimer você consegue sentir como é ter.

Recomendo demais, está na minha lista de favoritos agora.

Julia Barrow 07/05/2023

Extremamente tocante
Eu rinha feito uma resenha linda pra caramba, mas o meu skoob deu bug e apagou ?

mas o livro e lindo, daqueles que você não esquece. ele te deixa marcas profundas e é muito, muito sensível. recomendo demais, é maravilhoso ?