Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

casteloale 19/11/2021

Um livro marcante!
Neste livro acompanhamos a vida de Alice, professora titular do curso de Psicologia da Universidade de Harvard.

Com inúmeras pesquisas publicadas, um livro que escrevera em parceria com seu marido e vários orientandos de pós graduação sob sua coordenação, Alice encontra-se no auge de sua carreira como professora e pesquisadora.

E é nesse momento que ela recebe uma grande rasteira da vida. Alice descobre que é portadora do Mal de Alzheimer de Instalação Precoce, e que mesmo tendo apenas 50 anos, em pouco tempo ela sequer vai se lembrar da vida que tinha antes da doença.

Acompanhamos a evolução do Alzheimer de Alice e como ela vai piorando com o tempo, como ela deixa de reconhecer coisas simples e até mesmo as pessoas de sua família.

Eu praticamente devorei esse livro, a história é envolvente demais e não tem como ler um único capítulo e simplesmente parar. Acompanhar a jornada da Alice foi algo angustiante demais e que me fez refletir bastante sobre como todos nós estamos suscetíveis a essa doença.

Alice foi deixando de ser ela mesma, foi perdendo sua personalidade e se tornando um ser que mal conseguia distinguir quem era seus filhos. Uma mulher brilhante, que dava palestras e pesquisava sobre linguagem, aos poucos foi perdendo a capacidade de simplesmente formular uma frase ou entender o que estavam lhe dizendo.

Eu teria dado cinco estrelas facilmente para esse livro que já tem um lugar guardado no meu coração, não fosse pelas duas expressões racistas que encontrei logo no começo do livro e que me incomodaram muito.

É um livro que te apresenta a doença do Alzheimer de forma nua e crua, sem rodeios, mostrando o drama real de quem é obrigado a conviver com esse mal.

Paula.Alves 30/06/2023

Extremamente envolvente.
A forma como a autora retrata os episódios de esquecimento enfrentados por Alice faz com que nos coloquemos no lugar dela, mudando nossa forma de pensar sobre a doença e a forma como vemos os portadores.

Fabi.Filippo 20/04/2020

Triste demais
Segunda vez que eu leio o livro, e meus sentimentos foram os mesmo de quando eu li pela primeira vez.
Parecia que eu estava dentro da mente de Alice , tão fortes os sentimentos descritos pela autora.
Livro triste demais porém muito bom.

Mila 07/01/2021

Real e sensível
Achei que a história seria maçante por tratar de um assunto delicado e não muito falado. Mas pelo contrário, a autora conseguiu deixar o livro bem leve, mesmo falando sobre o alzheimer. Só em alguns momentos eu achava meio chato por conta dos detalhes clínicos. Gostei de todos os personagens, mas ao decorrer do livro fui pegando desgosto do marido dela, mas eu consegui entender que deve ser difícil pra uma pessoa ver o outro ficar dojeito que a Alice ficou, ainda mais por ela ter sido tão inteligente.

Tenho que confessar que eu acreditava que no final ela ia ter uma cura milagrosa, mas o livro fala da realidade da doença em uma pessoa. Não quero dizer que foi um final triste, mas sim de que foi um final digno pra ela no estado que estava.

Assim como na capa está escrito: é uma história de amor e só o amor sabe o que é verdade.

Recomendo a leitura.

Alana592 27/06/2023

Borboletas ?
?Estarão minha alma e meu espírito imunes à devastação da doença de Alzheimer? Acredito que sim.?

Uma história linda, que apesar da simplicidade é muito impactante.
O livro aborda o início da doença, de forma bem simples, mas que nos traz muita reflexão.
Já paramos pra pensar de como queremos ser lembrados?! Ou se pudéssemos guardar apenas algumas memórias, quais seriam?!
Aqui fala do mal de Alzheimer de instalação precoce, de como uma pessoa jovem de corpo saudável tem sua vida transformada por uma doença da mente, ?invisível?, inalcançável, que vai lhe roubando a vida aos poucos, e que um dia não restará nada, além das lembranças e do amor daqueles que ficaram.
Vale muito a leitura.

Ina 12/12/2021

O esquecimento nu e cru
A realidade que a escritora nos traz a partir dessa narrativa é dolorida e ao mesmo tempo extremamente reveladora! Não tinha ideia do que as pessoas que sofrem com o mal de Alzheimer tinham que enfrentar e suas angústias em uma luta que não há vencedores.
Ver a história de Alice, cada dia que sua mente e sua memória definhava mais um pouco é, no mínimo, um choque. Um livro escrito com maestria sobre uma realidade pouco abordada!!
Recomendo muito S2

alissonferreira.c1 26/10/2023

Uma montanha russa de sentimentos
Para sempre Alice conta a história da Dra. Alice Howland, uma professora bem sucedida de Harvard que vê sua vida desmoronar ao ser diagnosticada, aos 50 anos, com Mal de Alzheimer de instalação precoce. Alice, que tem três filhos adultos e um casamento estável, começa a ver tudo o que construiu com muito esforço ruir aos poucos, incluindo sua carreira, sua posição na comunidade acadêmica, seus projetos de vida e suas relações familiares. Em contrapartida, seu marido e três filhos aprendem a lidar com a nova realidade de uma doença agressiva, que progride de forma rápida e implacável.

Essa leitura foi atordoante para mim. Por ter vivenciado essa realidade em minha família, às vezes era bem difícil prosseguir o ritmo. Eu precisei de diversas pausas em momentos tensos. O fato é que ter um ente com Alzheimer é perder um pouco a pessoa a cada dia que passa. E o pior de tudo é que essa perda ocorre em vida. De repente você se acostuma a não ser reconhecido, aprende a criar histórias para amenizar os sentimentos de desespero e confusão de quem tem o alzheimer e segue a vida assim, vendo se perder um pouco da sua própria história a cada dia que passa.

Lisa Genova é genial na construção desse livro. Só lendo para entender como ela tornou possível entrar na cabeça de uma pessoa com mal de alzheimer de instalação precoce. É realmente tocante.

Bruce.Costa 21/09/2023

Leitura sensível e devastadora
É extramamente tocante acompanhar a jornada da Alice, de uma mulher independente à uma pessoa com uma doença tão devastadora e que a torna incapaz de realizar pequenas ações sozinha.
E quando se tem uma mãe com sinais de demência é impossível não se sentir mais sensível a história...
Assistam o filme, é lindo ??

Liv 20/07/2022

Alzheimer pode até parecer uma doença uma se esquece algumas coisas. Mas é muito mais do que isso,Alzheimer é uma doença onde se perde todas as coisas,desde as insignificantes até as mais importantes de sua vida. Uma doença que como um ladrão que invade sua casa a noite,não avisa nem negocia se vai levar tudo,um pouco,só o mais valioso ou o menos. Não só um ladrão,mas um sequestrador que te sequestra de si mesma,das pessoas que você ama e de quem você é. O título "Para sempre Alice" acredito que tenha a intenção de deixar claro que Alice não "era" inteligente, "era" boa mãe,"era" boa esposa. Ela continuou sendo o que ela sempre foi. Ela só se esqueceu. E parece que aos poucos até quem a amava também esqueceu tudo que ela é e passou a enxergá-la como tudo que ela esqueceu de ser.

Heitor144 18/07/2022

Comovente
Uma leitura emocionante que eu recomendo a todos
Me fez pensar na brevidade da vida e das coisas como elas são.
Também me fez refletir a respeito da fragilidade humana e como vivemos indiferentes a isso

taylany.rodrigues 09/07/2020

Maravilhoso!
Este livro me arrancou muitas lágrimas mas também me fez sentir muito amor. A temática dele é incrível é necessária. A autora escreveu a obra com maestria e de forma muito real.
Não tem defeitos.
Simplesmente incrível!

Becca 22/07/2022

Eu amei Para sempre Alice. Amei por inteiro, não encontro um único defeito para falar desse livro. Não houve momento algum da narrativa que fosse tedioso ou irrelevante. Lisa Genova construiu uma protagonista tão incrível, profunda e marcante que ficará comigo por muito, muito tempo. Consegui sentir toda a angústia, tristeza e emoção dessa história, pois a autora a conduziu maravilhosamente. Esse livro cumpriu tudo o que eu esperava que fizesse: me entreter e me emocionar; e ademais, me fez refletir sobre a vida e as coisas que realmente importam nela.

?Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo para o presente.?

Carolina.Silva 05/07/2022

Esse livro é um fidedigno retrato da continuidade da vida e que sobre ela não detemos controle algum. Alice, intelectual de justo renome foi acometida pelo Mal de Alzheimer. A mesma inteligência acima da média que a levou ao cargo de docente titular em Harvard não a impediu de desenvolver a doença, bem como, esta, resultante de uma mutação genética, não invalidou os anos de brilhantismo profissional e pessoal. Mas essas duas realidades, não igualmente bem vindas, se impuseram e fizeram parte de uma mesma existência.
Existência a sua que era profundamente ligada a de seus filhos e esposo e todos precisaram aprender, à sua própria maneira, a lidar com a doença em suas vidas.
Por fim, é linda a forma com que a autora desenvolve sua escrita em correspondência aos estágios de avanço da demência. ?