Hileia

Hileia Claudio Fortunato

Resenhas - Hileia

Luis Boto 04/02/2013

Hiléia - resenha 2012
“Hileia” foi o primeiro livro que eu comprei no site Clube de Autores, o qual adquiri em 2011 apenas para verificar a qualidade do trabalho e material gráfico dos exemplares do referido site, uma vez que eu estava terminando de escrever o meu primeiro livro, o romance sertanejo “Terra sem Lei”, e eu queria publicá-lo no Clube de Autores. Ocorreu que, para a minha grata surpresa, fiquei contente não só com a qualidade gráfica do livro, como fiquei também maravilhado pela obra em si.

O livro conta a história de Guido, um italiano radicado no Brasil, de personalidade forte, mas reprimida pelo pai cruel desde pequeno, quando perdeu sua mãe em um infeliz incidente. Tudo começa quando ele viaja a Floresta Amazônica a mando de seu pai, porém o avião que o transportava cai no meio da selva e dai ele conhece pessoas e situações que vão transformar totalmente a sua visão com relação às ações de seu pai naquele lugar por conta de uma exploração de minas que pode acabar com a vida de muitas espécies mágicas da selva. É então que junto com Socorro, Joaquina, Sêneca, Peruén e vários outros, o herói lutará pela causa em que acredita, a ponto de virar-se contra seu pai.

A história é simplesmente emocionante, cheia de aventuras e criaturas mágicas ao estilo de “O Senhor dos Anéis” ou “Crônicas de Nárnia”, porém o autor Cláudio Fortunato fez o que eu achei mais notável na obra: explorou a fundo as criaturas do folclore brasileiro. Ou seja, nada de elfos, dragões, duendes, vampiros ou outras criaturas da literatura fantástica estrangeira, mas sim botos, curupiras, mulas sem cabeça, lobisomens, boitatá, e tudo o que habita o imaginário da cultura e do folclore nacional. Além da história fantástica, o livro passa uma mensagem de conscientização das pessoas com relação aos perigos e as consequências que os seus atos poderão causar à natureza no futuro.

O autor mostra muita habilidade com uma boa narrativa, clara e detalhada, sem perder o ritmo seja com cenas passivas, seja em cenas de ação. Sua escrita é bastante agradável e desenrola a trama de uma forma bem descontraída. É o típico livro que prende a atenção do leitor da primeira a ultima página.

Por fim, fico absolutamente tranquilo ao recomendar a leitura de “Hileia” para todos os tipos de leitores, jovens ou adultos. Garanto que vão se surpreender com a originalidade e a intensidade da história, digna de um grande autor. Ação, romance e o folclore brasileiro se misturam de forma extraordinária neste notável livro, e eu particularmente, como amante da literatura brasileira, fico imensamente feliz ao me deparar com uma obra de tamanha qualidade.

Parabéns ao Cláudio Fortunato.