Psicopata Americano

Psicopata Americano Bret Easton Ellis

Resenhas - O Psicopata Americano

Catharina 28/03/2023

Brutal
Patrick Bateman, um homem com estilo de vida exemplar em Nova Iorque e um emprego invejável em Wall Street que faz visitas frequentes em restaurantes novos com seus ?amigos?. Branco, hetero e jovem, tem um estilo de vida yippie que sempre exige que tenha cada vez mais luxo em sua vida.
Exploramos a história por meio da narração em primeira pessoa de Bateman, às vezes mudando para terceira pessoa em momentos como a perseguição onde teve poucos momentos de sanidade e observava seus erros como se o culpado de seus erros não fosse ele, mas sim outra pessoa. Ele sempre comenta marcas, até mesmo da água que ele toma, o que torna a leitura um pouco cansativa depois de um tempo. Depois de ler algumas resenhas, notei que minha experiência foi diferente de muitos; amei as primeiras páginas porque entendia o porquê dos detalhes excessivos e essa ideia inovadora me fascinava.
De repente, Bateman começa a matar pessoas. Isso já é óbvio por causa do título, mas acredito que ninguém esperava crimes tão brutais. Isso me deixou estranhamente animada para ler mais e admito que foram as melhores mortes que já li na vida por conta dos detalhes e das discrições descaradas de alguém que com certeza gostou do que fez.
Com certeza recomendo Psicopata Americano, mas tenha em mente que não é um livro para qualquer um. Eu particularmente amei e sei que vai me impactar para sempre, mas pessoas sensíveis não teriam tanto interesse.

Jheh 26/02/2023

Realmente entendo a proposta do autor mas infelizmente o livro não funcionou para mim.
As várias descrições de produtos, marcas caras, a rotina entediante e a brutalidade horrenda dos assassinatos cometidos por Bateman tornaram a leitura extremamente cansativa e incômoda.
Sem dúvidas a obra se trata de uma crítica ao consumismo e aos modos da sociedade; talvez eu apenas tenha escolhido o momento errado para fazer esta leitura.

edu! 15/02/2023

A primeira metade do livro é composta de descrições incessantes sobre objetos materiais, e saídas à restaurantes e bares caros de Manhattan; Entediante à princípio. Entretanto, gira-se uma chave ao chegar na metade que faz toda a leitura ficar muito mais interessante e frenética.

Regis 08/02/2023

Cru e Brutal...
O livro é narrado na primeira pessoa pelo personagem principal Patrick Bateman, um banqueiro de investimentos de Wall Street, metrossexual, consumista inveterado e um Assassino em série: torturador de mendigos, mulheres, crianças, homossexuais e animais inocentes.

Esse é um livro polêmico que levantou vários questionamentos na época de seu lançamento e que até hoje causa frenesi por seu personagem extremamente misógino, homofóbico, antissemita e racista.
A venda do livro de Bret Easton Ellis é restrita em alguns países como Austrália e Nova Zelândia por causa de seu conteúdo transgressivo e perturbador.

Bateman é um cara estranho, mas que mantém sua verdadeira personalidade escondida dos olhos de todos. Sua psicopatia é mascarada por roupas caras, exércitos físicos em excesso, tratamentos de beleza infinitos e uma vida social agitada regada a jantares com preços exorbitantes em lugares da moda com muita cocaína e álcool.

O livro é uma verdadeira ode ao consumismo, uma grande desfile de marcas caras e ostentação exacerbada dos figurões de Manhattan, onde tudo que importa são suas posses e a aparência.

Não se passa uma página sem que Bateman esteja relacionando todas as marcas que compõem sua vestimenta ou a de outra pessoa da cabeça aos pés, fora as descrições exageradas dos caros e exclusivos restaurantes e bares da moda que frequenta todos os dias.

A paz do personagem principal se desvanece rapidamente ao notar que alguém possui algo que ele não tenha. A inveja e ostentação no grupo de "amigos" (pois parecem mais competidores) é constantemente acentuada.
Sei que isso exemplifica bem a personalidade maníaca de Bateman, mas chega perto de deixar o leitor louco de tanto que se repete. E certamente é esse o objetivo do autor.

"Evelyn e eu somos de longe o casal mais bem-vestido. Estou usando sobretudo de lã pura, paletó de lã e calças de fla-nela de lã, camisa de algodão, suéter de cashmere com gola em V e gravata de seda, tudo da Armani. Evelyn veste blusa de algodão da Dolce & Gabbana, sapatos de camurça da Yves Saint Laurent, saia de couro com desenhos da Adrienne Lan-dau e cinto de camurça da Jill Stuart, malha da Calvin Klein, brincos de vidro veneziano da Francês Patiky Stein, e traz apertada na mão uma rosa branca solitária que comprei para ela numa delicatessen coreana antes de a Iimusine de Carruthers me apanhar."

Estou tentada a achar que me tornei PhD na moda dos anos oitenta depois de concluir esse livro.

Uma leitura de certo modo truncada no início e pesada para digerir depois da primeira parte. As ações de Bateman vão escalonando de um jeito que quando chega ao final do livro estamos completamente sem fôlego tentando compreender toda a carnificina e atrocidades que ele é capaz de causar dentro de seu luxuoso apartamento.
É uma experiência única, perturbadora e difícil de explicar. Só lendo para conseguir experienciar o que esse livro proporciona.

Recomendo a leitura para quem tem estômago forte.
Alex 08/02/2023minha estante
No mínimo interessante, pelo que vc comentou é muito mais pesado que o filme. Fiquei curioso por conta disso.

Max 08/02/2023minha estante
Cuidado com a Régis...
Por vezes, suas resenhas são melhores que os livros! Pronto, falei!?

Regis 10/02/2023minha estante
É bem mais pesado que o filme mesmo, Alex.

Regis 10/02/2023minha estante
Será, Max? ?????

HenryClerval 17/02/2023minha estante
Você tem o dom de instigar com suas palavras. Ótima resenha.

Pedro Medeiros 22/02/2023minha estante
Se for bom como o filme, é um espetáculo.

Regis 03/03/2023minha estante
Obrigada, Leandro.

Regis 03/03/2023minha estante
As mortes são bem piores que no filme, Pedro.

lucas_pabl0 11/09/2023minha estante
O livro é realmente muito bom também recomendo assistir o filme que retrata muito bem o livro

Regis 12/09/2023minha estante
Já havia assistido ao filme antes de fazer a leitura, Lucas. ?

O Tolo de Amarelo 31/01/2023

Esse livro pode machucar você
É, finalmente aconteceu. Eu li o famigerado O Psicopata Americano.

Antes de mais nada, se você está indo atrás de um livro com esse título, deve esperar pelo pior e é isso que você terá. É tarde demais pra reclamações.

O livro conta com um linguajar tão podre que um episódio de South Park passa a ser infantil. O protagonista acha-se superior à tudo, e usa quilos e quilos de escrotidão para expressar seus devaneios e efetuar suas ações. Eu não tenho muita informação sobre como a mente de um assassino funciona, mas a julgar por isso que li, gostaria de ficar bem longe de todos eles.

Os ataques acontecem em momentos inesperados no começo. Eles são extremamente gráficos e impiedosos. Assegure-se de estar bem para essas investidas não te afetarem tanto. E à medida que o livro avança, vai ficando mais brutal. Mantenha seu estômago firme.

Apesar das páginas, o livro pode ser fluido se você apenas passar os olhos nas repetitivas e inúteis descrições de ternos, relógios, carteiras, brincos, aparelhos eletrônicos, bandas de rock, óculos, etc, e todo mais que envolve o chato mundo dos ricos. Não altera em nada o livro mas é um ponto interessante do personagem, mostra a psique dele.

Esse livro me agradou mais do que imaginei, apesar da brutalidade não ser fácil de digerir. Como eu disse no começo, eu fui atrás de um livro chamado O PSICOPATA Americano, então não poderia esperar menos que isso. Mas compreendo que existam tantos que abominam o livro.

Estará guardado na estante, mas as memórias das cenas vão levar um tempo para irem embora.

Drunked_G?y 25/01/2023

oque eu acabei de ler?
O plot twist desse livro é simplismente incrivel, tudo nele é extremamente cativante, a crítica ao narcisismo e os feitiches estranhos de Patrick Bateman principal mente

Maybe 20/01/2023

Incrível
Ler esse livro foi difícil. Não por causa das partes gore ou descrições super detalhadas de como Patrick Bateman matava as pessoas. Mas por ser um livro extremamente complexo e com muitos detalhes. O livro tem uma infinidade de detalhes que se você não ler com bastante atenção você perde o momento.
Minha perspectiva sobre o filme mudou completamente agora que eu li a história completa e tenho certeza que para os amantes do longa é uma leitura indispensável.

Gabriel.Callegari 04/01/2023

Por mais que você me veja, eu não estou aqui
Me interessei em ler o livro depois de assistir ao filme, pois sempre me parece que a experiência se torna ainda mais completa assim.
Psicopata Americano nos permite de fato mergulhar na mente doentia de Patrick Bateman, ter acesso aos seus mais estranhos pensamentos e opiniões. Alguns desses pensamentos exploram de descrições bastante explícitas de assassinatos cruéis, já outros são um discurso de páginas após páginas sobre a fica técnica de aparelhos de som, ou críticas musicais (bastante interessante, mas que podem se bastante maçantes também).
O ponto é que o livro te submerge nos pensamentos deste yuppie, a ponto de te fazer questionar se Patrick realmente existe (até porque ninguém parece acertar o nome de ninguém na maior parte do tempo).
Em conclusão, o livro é muito válido nas críticas que faz, e ainda muito atual, abrindo a visão para situações insanas do dia-a-dia, mas que são consideradas normais e que acontecem com todos nós todos os dias.

Bruno 31/12/2022

Acho que toda a classe média e milionário é igual ao Patrick Bateman, sem mais. Não consegui ver nenhuma diferença dele para o pessoal que ta na frente dos quarteis hoje.

Piovsss 09/12/2022

Um clássico é um clássico
Esse livro eu recomendaria para muitas pessoas, engana-se quem acha que o livro é só sobre o "psicopata americano" o livro faz uma crítica aos grandes empresários ostentando suas riquezas em todos os momentos, com competições fúteis em um mundo onde existem ali dinheiro de sobra em uma sociedade americana capitalista.

Ted Goldberg 08/11/2022

"Minha dor é constante e aguda e não quero um mundo melhor para ninguém. Na verdade, quero infligir minha dor aos outros. Não quero que ninguém escape."
-Patrick Bateman

Sonic Judeu 02/11/2022

Morrer ou Se Adaptar
No início se mostrar como um simples livro demonstrando as rotina diárias de Patrick Bateman, mas ao longo do livro vemos sua psicopatia, com cenarios que não há pra saber se é real ou se é imaginação, é uma ótima leitura e sempre da vontande de saber oque há em seguida
Eu simplesmente não existo.