Adormecer do Fogo

Resenhas - Adormecer do Fogo

Queria Estar Lendo 21/05/2013

Só mais um - Adormecer do Fogo
Resenha: Adormecer do Fogo
Link oficial da resenha: http://migre.me/eEfql

Como prometido, depois de certa demora pura e simplesmente por causa da preguiça culpa da escola! venho aqui resenhar sobre o livro da nossa primeira parceria! Então vamos lá:

Com toda a sinceridade da minha alma, digo que esse livro é bom... Bom no sentido de MUITO legal. Diferente, de fato, mas no ramo da fantasia tudo é possível se bem trabalhado. E o autor faz isso, posso lhes garantir. A trama principal é a busca pelo fogo, sagrado para os personagens a tribo de caçadores de nome Gha-laad pois além de não deterem conhecimento sobre como produzi-lo, apenas ele pode espantar o terrível gelo eterno. Quando um grupo de terríveis criaturas denominadas Aixians tira deles a preciosa chama, um grupo de caçadores daquela tribo parte, guiados pela guardiã dos escritos sagrados da tribo, para o único lugar onde o fogo poderia ser encontrado.

O desenrolar dessa viagem é o que tornou tudo muito emocionante. O grupo se aventura num mundo desconhecido a eles; repleto de revelações e perigos (como tribos adversárias, traição) e muitas dúvidas. Cada um deles enfrenta reviravoltas que os faz reconsiderar tudo o que tinham aprendido no convívio com o próprio povo, pois agora, expostos ao desconhecido, deveriam aprender a se virar. A história é marcada por paixões, conflitos e personagens interessantes.

Admito que no início me perdia facilmente por conta dos nomes complicados. Um dos motivos que me fez demorar a chegar aos momentos de emoção foi esse; eu tenho sérios problemas com nomes estranhos, mas entendo perfeitamente a escolha dos que Ben usou. Temos, por exemplo, o do misterioso e temido caçador Sa-Tûr ou o da dita guardiã dos escritos sagrados Ri-Zir, além de tantos outros. Com o tempo você se acostuma, claro, mas coloquei apelidos em certos personagens pra me lembrar deles com mais facilidade...

Aliás, os dois citados foram meus favoritos no decorrer da trama. Eu amei o jeito como a história deles se envolveu durante a viagem, como Ri-Zir se mostrou uma mulher forte e corajosa apesar de todos os perigos que enfrentava e como o caçador, esquisito e perturbador aos olhos da sua tribo, demonstrou ser um homem poderoso e com um coração alcançável; excelente construção dos personagens!

Os capítulos, no geral, fluem bem. O jeito com que são narrados (ora em primeira pessoa, ora em terceira) se encaixa nos determinados momentos em que são trocados. Os finais das duas partes me foram surpreendentes, aliás. Garanto que quem gosta de fins embasbacadores, vai adorar esse livro! Quero dizer... SEM SPOILERS claro, mas QUE INESPERADO! Principalmente o da última parte! Eu adorei o jeito como o livro acabou.

O autor está mais do que de parabéns; é graças a ele e tantos outros nomes que a literatura brasileira está ficando cada vez melhor! Adormecer do Fogo é mais do que recomendado.

___________________________________________

Esta resenha foi feita por Denise Flaibam, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mais um

Bianca 05/08/2012

Adorei!
Romance, aventura, busca pelo fogo, pela fé...
Um ótimo livro que retrata a dura jornada de um povo perdido no gelo, buscando alcançar o fogo de qualquer maneira, ainda que para isso tenham que se lançar à morte.
Vale a pena!

Andressa1202 17/01/2013

Criativo e Inteligente
O livro começa falando sobre a tribo Gha-laad. Os Gha-laad são conhecidos por pertencer o fogo, protegido por Ma-Ghaada, considerada mãe daquela tribo Gha-laad; por seus guerreiros fortes e grandes e pelas Ma-Fi, mulheres que oferecem a energia dos seus úteros (que eles acreditam estar presentes em todas as mulheres da tribo) para fortalecer os guerreiros. A chama sagrada foi apagada por Aixians, criaturas selvagens que perseguem os Gha-laad, e agora seus guerreiros precisam enfrentar uma terrível viagem em busca da chama sagrada, da qual eles não podem viver sem.

A primeira coisa que me chamou a atenção no livro foi a escrita, tinha muita semelhança com a escrita da Bíblia. Todos os nomes significam algo e "determinavam" o que a pessoa ia ser; e a descendência de muitos era informada. No início pode ser um pouco difícil para compreender, mas com o passar do tempo me acostumei com a leitura e me senti presa ao livro.

Temos personagens muito interessantes, como por exemplo, Sa-Tûr, um guerreiro que, mesmo sendo forte e inteligente, é considerado "menor de idade" por não ter passado no teste de maior idade aplicado pela tribo, que não convém eu contar para vocês aqui na resenha qual é. Sa-Tûr envolve-se com a Ri-zir (guardiã dos escritos antigos) durante a viagem em busca do fogo e acaba fazendo algo totalmente novo entre a tribo: tomando a Ri-zir só para si, sem compartilhá-la com os outros irmãos, formando assim um casal. Tal ação não é bem vista pelos irmãos e o casal se separa deles, indo em outra direção e encontrando uma outra tribo muito interessante.

Já na segunda parte do livro há um envolvimento entre Me-deu, o guerreiro mais novo, e a então chamada Cabelos de Fogo, uma integrante de outra tribo. Mas, ao contrário de Sa-Tûr, Me-deu não aceita abandonar sua tribo para reivindicar a mulher só para si. Nesta segunda parte eles chegam bem perto de encontrar a chama sagrada e, também, de encontrar a morte.

O livro é muito inteligente, fico imaginando o quanto o autor não deve ter estudado para conseguir escrevê-lo de tal maneira. É criativo e diferente. O final me deixou impressionada, toda a busca da chama sagrada e as aventuras serviram para mostrar como o homem encontrou a religião.

Eu acredito que qualquer pessoa pode gostar desse livro. Eu nunca fui tão atraída pelo estilo mas consegui apreciar e admirar o trabalho do autor. Mas, se você não gosta muito de cenas fortes, tais como estupro e agressão, talvez tenha que ser um tanto cauteloso. Sem mais, o livro está recomendado!

Andressa

Priscila Yume 22/03/2013

A história...
"Lembro-me bem. Gritei que não podia ser verdade e corri para ajudá-la, chamando seu nome. Mas Sa-Tûr, que estava na minha frente, me segurou. Não permitiu que eu fosse ajudá-la. Eu gritava contra as criaturas e meu irmão gritava para que nos salvássemos já que nossa irmã havia morrido para isso." (p. 32)

O que você faria se ainda não dominasse a técnica de fazer fogo? E se a única chama que você conheceu por toda sua vida tivesse sido apagada?
Conheça a história da tribo Gha-laad, os únicos que detinham o Ghaad (como chamavam o fogo). Uma tribo com exímios caçadores e, o interessante, apresenta uma estrutura matriarcal, uma vez que a "chefe", por assim dizer é a Ma-Ghaad (detentora e aquela que cuida da chama).
Os Gha-laad estavam indo se abrigar nas cavernas para passar o inverno quando foram atacados por um grupo de Aixians, que além de terem matado vários homens e mulheres apagaram com a chama pertencente à tribo.
Quando chegam nas cavernas, os Gha-laad estão apreensivos, o que será deles, como passariam aquele inverno, alguns de seus caçadores já estavam perecendo diante o frio, apenas Sa-Tûr e seus homens permaneciam como se o frio não os tocassem.
Sa-Tûr, um dos melhores caçadores dentro da tribo, havia sido banido muitos anos atrás por não ter passado no teste de maioridade, mas acaba sendo novamente aceito entre os seus por ter conhecimentos que vão além daqueles detidos pelos demais caçadores, e entre esses estão técnicas não usuais de caça e o uso de ervas, estas que ele mostra à Ma-Ghaad como usar para diminuir a sensação de frio, mas o estoque que ele tem é pequeno para todos.
Durante uma reunião, o jovem Me-feu defende a ideia de que eles devem ir atrás de um novo Ghaad e assim começa a jornada em busca do fogo.
Me-nec, Me-deu, Me-feu e Sa-Tûr (caçadores), Ri-Zir (a guardiã dos escritos antigos), duas Ma-Mar (membros femininas do séquito real e guardiãs da Ri-Zir) e três Ma-Fi (que emprestavam a força do seu útero para os caçadores) irão percorrer caminhos desconhecidos e conhecer outros povos, outras histórias de Ghaads.
O livro é dividido em duas partes, O adormecer do fogo, onde destaco Ri-Zir e Sa-Tûr como os protagonistas e conta o início da jornada e as perdas que vão ocorrendo à medida que o tempo passa; e a segunda parte, Despertar do fogo, onde destaca-se Me-feu e Cabelos de fogo.
O livro é repleto de ação, romance, dúvidas, escolhas, que fazem o leitor torcer por alguns personagens, ficar apreensivo para saber como as coisas terminarão.
Tenho que admitir, que adorei a primeira parte, acho que o jeito e a força de Sa-Tûr fazem com que você torça por ele e queira saber como tudo vai terminar.
Já Me-feu, eu tinha vontade que uma Aixian o encontrasse e acabasse com ele (kkkkkkkk).
Mas, impressões pessoais sobre os personagens do livro à parte, foi uma leitura que me surpreendeu, gostei muito, até reli a primeira parte do livro, só fiquei com o gostinho de quero mais...
Como continua a história de Sa-Tûr? Como ficaram os Gha-laad que permaneceram na caverna? Os participantes da jornada conseguem retornar para os seus? E outros questionamentos, mas se escritos aqui viram spoilers, então...

Boa Leitura!

Kah Braschi 19/08/2013

Adormecer do Fogo, por Ben Green
Recebi este livro do próprio autor para ler e resenhar aqui no blog, então já estava empolgada antes mesmo de começar a ler o livro. Acho que isso me atrapalhou um pouco com a leitura, já que o livro foi diferente de tudo o que eu imaginava e me surpreendeu bastante. O que eu sei é que este é o primeiro livro de uma trilogia.

O livro é narrado de diversas maneiras, tanto em primeira pessoa quanto em terceira e na visão de vários personagens diferentes. No começo, achei confuso e foi difícil me habituar com cada um deles e com os seus nomes, mas depois dá para se acostumar e levar a leitura até o final sem nenhum problema. Também não vi problema nos nomes complicados dos personagens porque o foco do livro é narrar sobre uma tribo pré-histórica que vive nas montanhas e que ainda estão em evolução, então não teria sentido o autor colocar nomes "comuns" em seus personagem.

Em alguns momentos me deu a impressão de estar lendo um livro de história, daqueles que lemos na escola. Claro que existe muitas coisas envolvidas, personagens, culturas, costumes e etc... Mas, me lembrou uma aula de pré-história. Não vi isso como ponto negativo, muito pelo contrário, já que essa era minha matéria favorita na escola. Fico imaginando o quanto Ben Green deve ter pesquisado para poder escrever tão bem dessa forma.

Mari 08/09/2013

Adormecer do Fogo | Sem Querer me Intrometer
Antes de começar a resenha de Adormecer do Fogo, tenho que destacar que eu jamais havia lido uma estória de fantasia que se empenhasse em mostrar tão perfeitamente a cultura presente no universo criado. No livro, somos totalmente inseridos nos costumes, regras e normas dos Gha-laad (principal tribo da obra), o que nos faz realizar toda a leitura com outros olhos.
A narrativa é realizada através de pergaminhos antigos escritos por diversos autores de diferentes tribos, sendo feita, dessa forma, em primeira pessoa e com alto índice de parcialidade.
Apesar de não concordar, de maneira alguma, com a cultura Gha-laad (considerando que a tribo mantém regras que eu considero, simplesmente, detestáveis), é muito complicado encontrar o "vilão" em Adormecer do Fogo. Cada tribo apresentada mantém sua própria ideia do que é certo ou errado, o que faz com que todos os povos envolvidos na trama estejam corretos em suas ações, mesmo elas sendo tão contrárias umas às outras.

O livro é, basicamente, dividido em duas partes: Primeiro e Segundo Livro do Ciclo do Fogo. Então, para facilitar a compreensão dessa resenha, decidi dividi-la, também, nessas duas partes.

Primeiro Livro do Ciclo do Fogo (Adormecer do Fogo) - A primeira parte da obra é narrada, majoritariamente, por Ri-zir (responsável, na tribo, por escrever e perpetuar a história dos Gha-laad).
Após a chegada do inverno, os Gha-laad envolvem-se em um combate contra as poderosas Aixians (monstros gigantes que ameaçam a paz dos povos) e acabam perdendo aquilo que lhes era mais importante: o fogo sagrado.
No universo criado por Ben Green, o fogo é raríssimo e quem possui uma chama, deve protegê-la para garantir a sobrevivência de sua tribo, principalmente no Grande Inverno.

Por terem perdido a única chama que obtinham, Me-nec, Sa-Tûr, Me-feu e Me-deu, caçadores Gha-laad, ofereceram-se para, com a ajuda de Ri-zir (que conhecia escritas antigas que mencionavam a existência de fogo em outras partes do mundo), encontrarem outro ghaad (chama sagrada).
O primeiro capítulo consiste em narrar o início dessa jornada, os perigos enfrentados pelo grupo de Gha-laad e, principalmente, o envolvimento amoroso entre Ri-zir e Sa-Tûr (que possuíam, um pelo outro, sentimentos que eram, até então, desconhecidos pela tribo).
Acredito que essa parte do livro destaca-se por mostrar-nos que, muitas vezes, a falta de conhecimento e da vontade de obtê-lo leva o homem a ter que enfrentar diversos obstáculos que não existiriam caso ele abrisse sua mente para novas informações.

Segundo Livro do Ciclo do Fogo (Despertar do Fogo) - Na segunda parte da obra, conhecemos a personagem que, na minha opinião, é a mais carismática encontrada em Adormecer do Fogo, Cabelos de Fogo.
Nessa parte da narrativa, o autor nos apresenta diversas outras tribos e seus costumes. Assim como os Gha-laad, todos os outros povos buscam o fogo, o que leva a estória à ser repleta de barganhas entre as tribos, com a finalidade de obtenção das chamas, sejam por sacrifícios ou pela descoberta de novos conhecimentos.
O envolvimento de Cabelos de Fogo com o jovem caçador Me-deu também destaca-se nessa parte do livro. O sentimento entre os dois é realmente muito interessante, pois obriga ambos à romperem laços com suas tribos que jamais imaginariam romper.

O Segundo Livro do Ciclo do Fogo é repleto de ação, o que faz com que a leitura não seja nada tediosa. Os personagens principais se envolvem em inúmeros perigos, fazendo com que a busca pelo fogo torne-se cada vez mais complicada.

Adormecer do Fogo é uma estória realmente inovadora, com um mundo de fantasia extremamente bem criado e consolidado com aspectos culturais muito fortes. Porém, como o próprio Ben Green mencionou em uma de nossas conversas, a leitura requer atenção e tempo, pois apresenta diversos detalhes, poucos diálogos e uma linguagem que, além de ser intensamente aprimorada, conta com palavras criadas pelo autor para fazer referência à elementos do universo fantástico criado.

E para quem quer investir nessa leitura, minha dica é que não tome conclusões precipitadas sobre a estória. O autor sabe muito bem esconder alguns fatos até os últimos momentos. Por exemplo, a misteriosa carta encontrada no início da leitura, só pode ser corretamente interpretada após a leitura dos últimos capítulos do livro.

site: http://www.semquerermeintrometer.com

Rafa 10/12/2013

Adormecer do fogo
O escritor nacional Ben Green autor do livro “Adormecer do Fogo”, lançado pela editora Dracaena, pode ser comparado a outros escritores do universo fantástico como, por exemplo: George R.R. Martin e Tolkien.

Ben Green de forma magistral criou um mundo fantástico, com personagens marcantes e um mundo repleto de perigos que você leitor vai conferir em cada página dessa aventura pela busca da sobrevivência.

Uma das coisas que costumo fazer depois que eu leio a sinopse do livro é ficar observando a arte das capas de todos os livros. Não diferente foi no livro “Adormecer do Fogo”, percebi que na capa existem fusões de imagens e paisagens e o rosto de uma personagem, fica uma dica para você leitor olhar bem nos olhos da personagem da capa, que vai ser surpreendente a qualidade e o trabalho feito.

Sua escrita natural nos proporciona uma leitura de fácil entendimento com letras de bom tamanho que facilitara para o leitor sem força a vista. Uma dica importante é que mantenha atenção na leitura, pois o livro conta com muitos personagens e várias descrições dos mesmos. O livro é narrado de diversas maneiras, tanto em primeira pessoa quanto em terceira e na visão de vários personagens diferentes dando a impressão ao leitor de fazer parte da história.

Como mencionado anteriormente sobre os personagens, existem vários sendo impossível mencionar um em especial, cada um tem suas características e personalidades marcantes.

Leitor se prepare para uma jornada de aventuras e grandes conflitos através do livro “Adormecer do fogo” e nos conte aqui nos comentários o que achou do livro.

Taby Igrejas 12/12/2013

Simples Leitora
Fantasia e originalidade. O mundo de Adormecer do Fogo é incrivelmente detalhado e complexo. A capa é linda e com cores quentes: o amarelo e o vermelho, já deixam bem claros sobre o que se fala no livro: Fogo. A história é focada na tribo Gha-laad, diferente do mundo que conhecemos hoje, a época em que se passa é referente aos homens das cavernas, onde o fogo era algo sagrado. A tribo venera o fogo e a sua rainha, Ma-Ghaad (Guadiã do Fogo Sagrado). Preservavam a última chama, mas quando essa se apagou, os guerreiros partiram em busca do fogo para salvar a tribo e se proteger das terríveis criaturas denominadas Aixians. O livro é composto pela escrita de pergaminhos onde cada um conta sua história e ganha algum destaque. Essa ideia dos pergaminhos deu um tom bem realista a obra, como se realmente tais pergaminhos existissem.
A missão concedida a Me-feu, Me-nec, Sa-Tûr e Me-deu foi procurar uma nova chama. Os quatro partem na jornada junto a Ri-zir que sabia ler as escritas antigas. Porém, somos surpreendidos com o relacionamento de Ri-zir e Sa-Tûr... E um grande problema é enfrentado, pois os gha-laad acreditavam que as mulheres ofereciam força para os guerreiros através da energia de seus úteros. Sendo assim, elas deviam ser "compartilhadas" entre os guerreiros da tribo, oferecendo a eles força para lutar. Assim, o casal acaba se desentendendo dos demais. Pois Sa-Tûr não quis permitir tal coisa.

Leia a resenha completa no link...

site: http://simplesleitora.blogspot.com.br/2013/12/resenha-adormecer-do-fogo.html