O fazedor de velhos Rodrigo Lacerda

Resenhas - O Fazedor de Velhos

Rodrigo1001 24/03/2024

Bonitinho, mas... (Sem Spoilers)
Considero um livro fresco e jovial, com linguagem apropriada para o público a que se destina - basicamente, jovens leitores.

Do alto dos meus 40, porém, não dialogou muito comigo, principalmente porque começa bem, mas descamba para o sentimentalismo e a previsibilidade do meio ao fim.

Terminei a leitura me questionando se até mesmo os jovens não mereciam algo um pouco mais desafiador.

Mesmo assim, se você tem entre 15 e 20 anos, esse livro é pra você!

Talvez, at the end of the day, eu mesmo seja só mais um "fazedor de velhos"... ?

Leva 3 estrelas de 5.

1122005 21/03/2024

Faz jus ao título, você lê e ele torna você um(a/e) velho(a/e) ranzinza. Li por obrigação uns anos atrás pois era livro-tema de uma prova para ensino técnico. Péssima experiência, não me aprofundei nos personagens, correria risco de me afundar na tonhisse que eles são. Protagonista sem nuances, par romântico ruim. O idoso um velho cocota insuportável de chato e monótono, mais parecia um professor de faculdade que eu tive o desprazer de conhecer. Fiz uma leitura técnica na época pois era torturante conhecer personagens tão rasos em suas propostas. Talvez, relendo futuramente consiga ter uma visão menos negativa desse nacional.

Vitoria 19/03/2024

O Fazedor de Velhos
A obra ?O Fazedor de Velhos? narra o cotidiano do Pedro, que se vê infeliz ao acabar o ensino médio e iniciar o curso de História, é quando ele é apresentado ao Nabuco, um historiador muito sábio e misterioso. Ao decorrer da trama, Pedro, ao fazer as atividades propostas pelo mentor, sem saber vai se revelando.
O livro é quase obrigatório para todo aluno do ensino médio que ainda não sabe o que quer, que não entende a frase ?o tempo diz/ o tempo cura?, que se sente a única pessoa do mundo que está fracassando. É um livro com uma escrita coloquial em sua maioria, se tornando um livro fácil de ?engolir?.

Tice 23/02/2024

O fazedor de velhos
Eu não conhecia Rodrigo Lacerda. Meu primeiro contato com a obra dele se deu exatamente por meio desse livro emprestado por uma prima tão apaixonada por livros quanto eu.
Diante da novidade me debrucei em cada página e fui sentido a doçura de uma escrita harmoniosa, cuidadosa e familiar. O livro traz personagens muito próximos da nossa realidade e eles são capazes de extrair os diversos sentimentos que movem a alma, o corpo e a mente humana.
É uma leitura que podemos acessar sem medo.

Jéssica Maria 12/02/2024

Um livro sobre livros, escritas e tempo
Fui muito impactada pela história de Pedro. Quando percebi que a história tratava-se de memórias escolhidas, e não um livro linear dividido em capítulos, eu fiquei surpresa. Mas, apesar disso, não fiquei decepcionada.

Rodrigo Lacerda é um ótimo contador de histórias e, esse livro, suscitou em mim muitas reflexões. Nem parece literatura infantojuvenil.

Gostei demais de poder desfrutar da sabedoria de Nabuco e ver o amadurecimento de Pedro, principalmente por estar cercado de livros e de boas reflexões sobre tempo e maturidade. Adorei a leitura.

Maria 20/12/2023

Sensacional
Que livro bom, achei muito interessante a forma como é escrita a história, sobre os acontecimentos da vida do nosso protagonista e em como as dúvidas que ele possui é de alguma forma muito parecidas com as minhas, e um final muito bom (apesar da ida de Nabuco) , incrível, super recomendado.

Julinye 16/12/2023

O fazedor de velhos
Percebi que não havia resenhado esse livro ? bem a gente leu ele no clube do livro, foi uma das nossas leituras de 2023 e eu particularmente gostei muito da história e de acompanhar a vida do Pedro.
É um ótimo livro para se ler entre adolescentes e por adolescentes.
Eu recomendo bastante

Amanda 11/11/2023

Uma delícia de leitura
Um livro envolvente, personagens cativantes, uma narrativa fluida. Gostei dr cada segundo que passei lendo essa história.
Me identifiquei muito com Pedro, talvez eu também seja uma Fazedora de Velhos em potencial, rs.

Giovanna 01/10/2023

Um começo bem interessante e intrigante, me enchendo de expectativa de ser uma história diferente, pra da metade até o final ser clichê atrás de clichê e quase me fazer desisitir da leitura por preguiça. Triste.

Lara.Bia 19/09/2023

Um livro muito sensível, até com um fundo poético. Me identifiquei muito com o Pedro, gosto da maneira como ele enxerga o mundo e tbm do Nabuco, afinal, quem não tem um velho chato preferido?

Dhenyfer.Alves 30/08/2023

Não esperava nada, o título é super específico, nada passava pela minha cabeça, nenhuma espectativa, e me surpreendeu em todos os tópicos, é uma leitura fácil de ler, flui super bem, prende a atenção e super bem escrita, foi sem dúvidas o melhor livro que eu li por conta do vestibular, e um dos melhores do ano e da minha vida.

toricarvl 28/08/2023

Memorável
Com certeza envelheci uns 5 anos depois dessa leitura. É o tipo de livro que me faz lembrar o porque eu gosto tanto de ler. Sempre trazendo referências de clássicos, jovens leitores, uma atmosfera de aconchego e reflexões sobre a vida, amor, solidão, futuro, passado.

É um livro que me faz querer ler outros livros.

Pauliana 27/06/2023

Eu gostei muito do protagonista, ele sempre sabe muito bem o que quer (mais as vezes se faz que não). Fiquei tristes pelo velhinho, e muito satisfeita pelo Pedro ter esperado, casado e viver muito feliz com a sua Namorada. :)

bia07 15/06/2023

Me fazendo velha
Se sentir é envelhecer, envelheci pelo menos 5 anos com esse livro.

gostei muito. talvez releia no futuro.