Senhor Lambert

Senhor Lambert Sempé

Resenhas - Senhor Lambert

Leyd 27/02/2020

Esta novela gráfica gentil e inconfundivelmente francesa, escrita por Jean-Jacques Sempé é sobre o cotidiano em um café-restaurante chamado Chez Picard em Paris. Quando um personagem chamado Lambert um dia não aparece para o almoço regular, seus amigos e colegas de mesa se perguntam o que poderia ter acontecido a ele.
Quando a curiosidade dos amigos pela ausência de Lambert está prestes a explodir numa panela de pressão, eis que ressurge nosso personagem. Seu segredo, degustado em pequenas doses, tem nome: Florença. “Uma mulher com M maiúsculo. Aquela que todo homem percebe na hora.”

Sempé oferece um vislumbre da vida cotidiana e das paixões secretas dos frequentadores de um pequeno bistrô parisiense.
É uma história calorosa sobre conversas durante o almoço sobre futebol, mulheres e política… Esta é claramente uma narrativa que reflete como os homens de meia idade começam a pensar nas mulheres e como eles acham que as mulheres certamente não combinam em importância com seus interesses. Também há muitas lembranças, de quando, em seus dias de juventude, as mulheres significavam o mundo para eles, quando estavam apaixonados e por isso hoje só restam as lembranças de uma vida distante.

O trabalho de Sempé é instantaneamente reconhecível. Ele é conhecido internacionalmente por suas ilustrações caprichosas de paisagens da cidade. O traço fino característico do artista, que sugere apenas o contorno de cenas criando uma atmosfera aerada, é a cereja do bolo, que parte de um ponto de vista distante ou do alto e costumam ser montados em uma Paris de telhados de mansarda e janelas francesas. Seu humor varia de levemente irônico a tumultuado, mas exigem olhos atentos para captar detalhes reveladores do comportamento humano.

site: https://www.instagram.com/p/B71KfOkjKfv/

Catarina 21/01/2017

Não é para crianças
O cenário da história no livro todo é um restaurante. Os frequentadores / clientes são sempre os mesmos. Uns numa mesa todos os dias discutem política, outros em outra mesa futebol. E as conversas são bem repetitivas. Isso realmente retrata a realidade. Conheço muita gente assim.

Um belo dia um personagem chega atrasado para o almoço e todos no restaurante estranham. Os amigos dele (os que discutem futebol) não perguntam nada e fica o mistério. Até que um dia é revelado. E não é nada demais, porém dai em diante acho a conversa de adultos.

Me entreti com o livro. Gostei dos desenhos e me senti num restaurante parisiense. Como já fui, me senti dentro da história. Não é um super livro, mas acho que é um livro com cara de infantil (esteticamente falando), mas escrito para adultos. Essa é minha opinião.