Um Anarquista no Sótão

Um Anarquista no Sótão Ivan Jaf

Resenhas - Um Anarquista no Sótão

jessiCat 26/02/2024

Fábulas
Este livro é um livro curto,
É uma história muito boa,
Por que faz você querer mais e mais aprender e refletir com as fábulas.
Muito bom!!

Jvcsantanna 24/01/2024

Uma obra cativante
Um livro curto, mas marcante. Sobre a história de um jovem e seu contato com um senhor. Vemos o amadurecimento do protagonista Tadeu ao longo da infância e início da fase adulta, advindo em grande parte das lições tiradas do convívio com Donato, um sábio senhor, que um dia já foi um jovem anarquista revolucionário. Donato passa seus ensinamentos através de fábulas, curtas histórias metafóricas que nos ensinam muito. O livro contém muitas dessas fábulas interessantíssimas e nos prende a atenção pela relação bonita que se desenvolve entre os dois personagens. Leitura leve e que vale a pena.
Lis 21/02/2024minha estante
Já está na minha lista!

Sofiaagns 24/09/2023

Gostei da escrita, mas por conta do resumo que tive que fazer por conta da escola acabei não gostando tanto e focando menos do livro e muito mais do resumo :/

Leletim 27/08/2023

Li para fazer uma atividade escolar com meu filho de 12 anos e o livro me surpreendeu, muito bom, claro muito diferente do meu estilo de leitura mas muito boa mesmo.

Micaeli1 14/08/2023

SEM DEFEITOS!!
Esse livro é bem fofinho pq conta da amizade entre um velhinho de 75-85 (n lembro exatamente) e ele (o velho) ensina a vida pro muleque com FÁBULAS e é bem curtinho e gostosinho de ler.

studygaabss 13/08/2023

Que história mais linda. Tão orgulhosa de ser um livro nacional.
Recomendo a leitura a todos, pois a história é curta, de fácil compreensão e profunda demais. AMEI.

Alessandra.Stanki 18/05/2023

??
O segundo bracelete de ouro caiu no rio caudaloso.
Outra mariposa soube o que é a Luz

catapimpas (o Skoob censura as palavras) o livro é mto bom, só tenho a agradecer a minha amiga Tainá por me obrigar a lê-lo. As fábulas contadas no livro são de fazer vc parar e refletir sobre tudo! Realmente bom

Lafayette! 24/03/2023

Um Anarquista no Sótão me fez ser Anti-Anarquismo
Gosto bastante do início do livro, a forma como ele trata sobre religião e política de uma forma...envolvente, por assim dizer. Também gosto do fato do Donato não empurrar as suas opiniões e ideais garganta abaixo do Tadeu ou do Leitor, o que é um pouco irônico, porque certas vezes, pareceu que a narrativa pendia para que você concordasse com o que ele dizia, mas ao mesmo tempo, o personagem sempre te encoraja a questionar e pensar sobre as coisas, afirmando sempre que as coisas que ele diz, são apenas o que ELE pensa.

De fato, não gostei muito do final do livro, acabei me sentindo uma idosa conservadora de 80 anos, e bom, acabei detestando a "filosofia" anarquista do Donato, a forma como ele sempre passava a mão na cabeça do Tadeu com a justificava de que ele deveria ser liberto. Devo dizer que o final do livro foi o que mais me fez questionar e refletir, até eu perceber que simplesmente não compartilhava das mesmas opiniões e ideais que o livro tanto tenta defender.

De resto, foi uma leitura divertida.

Andréia 08/07/2022

Um Anarquista no Sótão
Sinopse:
Final da agitada década de 1960. Aos 9 anos, Tadeu perde o avô, mas ganha um grande e improvável amigo: Donato, um ex-combatente anarquista da Guerra Civil Espanhola e antigo morador da pensão de seus avós. Enquanto o menino entra em contato com o universo adulto e se questiona sobre as complexidades da vida, o velho, do alto da sua experiência, exibe uma visão irreverente da existência humana e um repertório infindável de fábulas para contar e ilustrar seu pensamento. As divertidas conversas que Tadeu e Donato mantêm ao longo dos anos ajudam o garoto a ver o mundo com olhos mais maduros e críticos. Ambientada no Rio de Janeiro e tendo como pano de fundo a efervescência política e cultural das décadas de 1960 e 1970, a história criada por Ivan Jaf leva o leitor a uma verdadeira viagem no tempo e a uma (re)descoberta da sabedoria que as fábulas contêm.

— declarações finais da leitora, Andréia =) Esse livro é com certeza um dos melhores livros que li no ano ahaha, se tornou meu favorito antes de terminar a leitura e me fez querer entrar dentro do livro para conversar e conhcer uma única pessoa: o Donato — pessoa sábia, paciente e muito amiga… eu te amo Donato!! —. A escrita do livro é muito boa, o desenvolvimento do livro e dos personagens também é muito bom e todas as histórias, fábulas e ensinamentos contados ou vividos são perfeito. Fiquei feliz em saber que mesmo crescendo Tadeu nunca se esqueceu de Donato e sempre o considerou como seu melhor amigo e fez questão de sempre fazer companhia a ele… o final é triste, mas o livro é simplesmente perfeito!!!

P.S.: Na minha opinião todos deveriam ler esse livro e perceber o quanto a literatura brasileira é fantástica…

MajuBarros 10/11/2021

encantador
esse livro é necessariamente político, lindo e pratico.

a história pode ser lida rapidamente e o conjunto de contos ao desenrolar da vida de Tadeu, são incríveis

Felipe Duco 09/06/2017

Forte, inteligente, bonito, 5 estrelas e favoritadíssimo pra minha vida toda!
Observação inicial: Se me dissessem que Ivan Jaf escreve histórias reais e os personagens são pessoas que ele conheceu e conviveu, eu acreditaria sem hesitar.

Em UM ANARQUISTA NO SÓTÃO temos o menino Tadeu no centro do romance, que cresce durante a ditadura militar. Tadeu é muito influenciável (como um menino de 9 anos geralmente é) e passa por muitas mudanças de comportamento e pensamento ao longo do livro tão naturais e cheias de personalidade que são uma delícia de ler.
A avó de Tadeu tem uma pensão em que mora, no sótão, um velho amigo de seu avô, Donato, que não tem uma perna e vive passando lições de sabedoria através de fábulas antigas, nos presenteando com um contraste de gerações. Não é mais uma história clichê de amizade entre a criança e o velho, não! É uma amizade de um menino curioso e um velho com muitas coisas a dizer, principalmente sobre a atual situação do país.
O romance é contado num período de dez anos. Tadeu (que começa uma criança e termina o livro com 19 anos) amadurece, fica bonito, mulherengo, idealista e o velho Donato, cada vez mais velho e doente.
O livro é muito bem escrito, bem editado e tem elementos que enriquecem a história. Acompanhamos o nascimento da Jovem Guarda (foi muito divertido ver Tadeu com 11, 12 anos sendo fã incondicional de Roberto Carlos), a Copa do Mundo de 70 (e os jogos da Copa são mesclados com o primeiro amor de Tadeu e isso é coisa de gênio), além de se citar muito a Guerra Civil Espanhola (explicando porque o velho anarquista não tem uma perna), anarquismo e comunismo de uma maneira muito franca e contemplar ainda o movimento hippie.
Mais uma vez que julguei um livro de Ivan Jaf como "um livro café com leite" ou "uma leitura pra ser feita depois de um livrão porque vai ser leve". Foi a última vez que fiz isso, juro. Esse livro foi forte, inteligente, bonito, 5 estrelas e favoritadíssimo pra minha vida toda!