Fios de Prata

Resenhas - Fios de Prata

1 | 2 | 3 | 4

João Pedro 14/03/2016

Resenha de leitura inacabada
Não consegui passar muito das 200 páginas. Adoro as obras de Draccon, mas essa me decepcionou bastante. Não só pela confusão dos fatos, mas pela falta de lineariedade e concretude do enredo (Cemitérios de Dragões é confuso por muitos capítulos, mas depois engata num enredo sólido). Enfim, não achei um bom livro (e nem creio que valesse a pena tentar o esforço de terminá-lo, já que já o fazia por quase dois meses).

weliton.joelmir 04/02/2015

Literatura ou sonho?
Quando comecei a ler este livro, estava muito empolgado para descobrir do que se tratava, logo no prefácio me lembrei que trazia o assunto de "reconstruindo sandman", um gibi que li parcialmente.
Sinceramente, esperava mais da escrita. Com personagens que possuem uma narrativa infantil, você só lembra que é um livro adulto por que há vários palavrões, que me fez pensar: "os cariocas ou os paulistas são assim, por**?" Parece até que estou vendo os personagens do "Porta dos fundos".
A história por ser baseada em um outro conto já deixa a leitura mais difícil, muito mais pra quem não está familiarizado, mas acredito que mesmo aqueles que leram Sandman da DC ficaram meio perdidos com a história.
Cheguei á pensar: "será que sou eu que não gosto de livros do gênero fantasia? Não, pois eu gostei do livro O espadachim de carvão que esperava muito menos."

Telma 04/09/2013

resenha feita por Isamara Miriãn, para o blog Livro com Dieta
Fios de Prata - Reconstruindo Sandman - (Raphael Draccon)

“Fios de Prata” nos apresenta a Mikael ou Allejo, 22 anos, jogador de futebol que está prestes a se tornar a transação mais cara do futebol mundial. Allejo está em Paris quando conhece Ariana, uma ginasta também brasileira, e se apaixona.

Há 18 meses Allejo não sabe o que é dormir direito, todas as noites tem pesadelos horríveis,ele não sabe, mas sua alma foi escolhida como a principal peça em um quebra-cabeça envolvendo uma disputa onírica em meio a intrigas, traições e conflitos de entidades extremamente soturnas e poderosas.E por consequência afetaria Ariana, que acabaria no inferno e alteraria os sonhos de todos os sete bilhões de sonhadores da Terra. E é aí que os deuses menores do Sonhar (Phantasos, Phobetor e Morpheus) e Madelein, anjo dos sonhos despertos, entram. Madelein em nome de seu sonho, tornar-se uma deusa, faz alianças inesperadas que aceleram a guerra neste reino.

“Demônios sorriram tão macabramente, que a geografia e as formas daquele condado começaram a sofrer uma transformação imediata no momento hediondo, tornando-se sombrosos e lúgubres. As correntes que prendiam Madelein explodiram e se tornaram pó. E os sonhos despertos de bilhões de pessoas se tornaram, de uma hora para outra, deturpados e extremamente malditos. “Dias de pesadelo estavam por vir.” (pág. 141)

Há uma explosão de informações! Sim, um Big Bang que mistura vários assuntos, que se interligam no fim. Draccon, visivelmente, dedicou muitas horas para pesquisar mitologia, filosofia japonesa, cristianismo, cultura pop, fatos reais. Pode parecer confuso, né? Mas não é, e acho que deu muito certo. Gostei do modo como os elementos tradicionais de mitologia (Deuses como Hypnos, Thánatos, Morpheus, Phobetor e Phantasos), cristianismo (Jesus Cristo, Dimas, Agesta) e cultura japonesa (Masamune) se ‘fundiram’ a assuntos contemporâneos e reais, tanto no âmbito cultural (U2, J K Rowling, Neil Gaiman) quanto no social (através das diversas menções a catástrofes – uma delas, por exemplo, o caso do índio queimado vivo por playboys, em Brasília). Draccon conseguiu harmonizar realidade com a fantasia e como esses mundos interagem, sem soar esquizofrênico, e isso é pra poucos. Como a batalha é travada entre os irmãos que representam todas as personificações dos sonhos, tudo pode acontecer e todo tipo de seres participam dela. Então há elfos, dragões, feiticeiras, orcs, basilisco e guerreiros para todos os gostos.

Se consigo visualizar uma adaptação, com certeza, é porque a narrativa é eficiente. Draccon é minucioso nas descrições, às vezes, parecendo ter algum tipo de TOC. Particularmente, não me incomodo. Gosto de descrições apuradas, que tenham a capacidade de nos transportar para aquele mundo. Na verdade, em fantasia, considero esse atributo indispensável.

Raphael Draccon, além de autor, é roteirista e responsável pelo seloFantasy (da Editora Casa da Palavra, Grupo LeYa). Como escritor, é mais conhecido pela trilogia fantástica Dragões de Éter (LeYa), que já vendeu milhares de exemplares. Suas obras também já foram publicadas fora do país.

Esta resenha foi feita por Isamara Mirian, colunista do blog Livro com Dieta.

site: http://livrocomdieta.blogspot.com.br/

Our Brave New Blog 25/02/2016

RESENHA FIOS DE PRATA - OUR BRAVE NEW BLOG

As coisas ficam piores para o lado onírico da coisa. Quem já leu Sandman sabe que nada é resolvido no sopapo, Morpheus não dá um soco durante toda a saga no gibi e tudo é construído para ser algo inteligente e surpreendente. Já nesse Reconstruindo Sandman, Draccon usa o mundo dos sonhos para fazer uma guerra gigante de tudo que é elemento possível para cair na porrada numa bagunça extremamente mal narrada. Tem de tudo mesmo: samurais, dinossauros, jedis, demônios, robôs, o que você quiser. Essa guerra não é aproveitada e Draccon prefere focar as 300 páginas dessa batalha em lutas a lá dragonball dos irmãos do sonhar, algo totalmente broxante para quem estava achando que ele pretendia levar a obra que o inspirou a sério.

RESENHA COMPLETA NO SITE!!

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/fios-de-prata-por-raphael-draccon

Levi 19/08/2017

Sonhar, define Fios de Prata
RESENHA: FIOS DE PRATA – RECONSTRUINDO SANDMAN
AUTOR: RAPHAEL DRACCON
EDITORA: LEYA
ANO DE LANÇAMENTO: 2012
FICÇÃO – LITERATURA DE FANTASIA

Sonhar, define Fios de Prata.

Fala meus leitores e leitoras, venho trazer mais uma resenha sobre um livro que trouxe sentimentos diversos durante a sua leitura.

Sou fã da literatura de Raphael Draccon e novamente ele conseguiu me surpreender.
Fios de Prata nos apresenta a história de Lady Madelein, o anjo responsável pelos condados do Sonhar que em um estratagema perigoso quer acender a sua posição atual e com isso acaba por desencadear uma guerra entre os três deuses menores, Morpheus (Deus dos Sonhos), Phantasos (Deus da Fantasia) e Phobetor (Deus do Medo).

A história nos traz o personagem Mikael Santiago, um jogador de futebol aclamado por todo o globo que se apaixona por um jovem chamada Ariana. Acontecimentos no decorrer da história levam com que sua amada vivencie pesadelos constantes e com o intuito de salva-la promete que iria até o inferno para ajudá-la.

No demais, terão que ler o livro para saber o desenrolar da história e vamos a nossa resenha.
Eu comecei a ler Fios de Prata com a mesma expectativa que li Dragões de Éter (outra obra de Draccon), porém, fui surpreendido com seu conteúdo e assunto.

Comparado aos livros anteriores que li de Draccon, posso dizer que Fios de Prata é um livro espiritualista, sombrio, que faz com que nossa imaginação divague em lugares que temos na maior parte em pesadelos e sonhos felizes.

O livro aborda assuntos religiosos de diversas crenças, fazendo uma mistura de tudo que já pude aprender e estudar.

Por mais que a história se apresente sombria, ela te prende, te faz querer saber o que virá nas próximas páginas, atiça a sua curiosidade de tal forma que você lê sempre querendo mais.

O livro tem passagens filosóficas que nos fazem refletir por bons momentos e rever certas atitudes que temos.

Fios de Prata tem o cuidado de mostrar um universo místico que se interliga por vários caminhos, abrangendo todos os ideais de religião e crenças, tornando-os apenas um.

A leitura dele é rápida, pois são capítulos curtos até quase a terceira parte do livro, com exceção dos últimos que se tornam maiores, porém não deixam de ser fáceis de concluir.

A forma de escrita de Draccon continua simples e de fácil assimilação, sem muitos rodeios ou utilização de termos que nos confundam, o que me agrada muito, pois tenho problemas com leituras mais pesadas no sentido de palavras complicadas.

Porém a leitura é mais jovem/adulto, não tão infantil/juvenil como eu imaginava que seria.
Falei que o livro é sombrio, mas não impediu de me arrancar sorrisos durante a sua leitura e sobre o final rolaram incontáveis lágrimas.

Enquanto lia, posso dizer que os meus “sonhos” eram abalados e minha crença em algo melhor ficou até mexido, isso no sentido planeta, mas o final, como um toque de esperança em meu coração, me fez brilhar novamente e ter fé em coisas melhores e que tudo seria possível (Só sabia chorar na reta final).

Foi incrível essa experiência, somente lendo você poderá entender isso ao que me refiro, essa sensação de perda total dos sonhos e de repente tudo volta a ter cor e fazer sentido e você começa a brilhar com tanto amor que surge e esperança de dias melhores.

Quando um autor consegue fazer você se identificar com a história que está contando, quando ele consegue te fazer entrar nesse mundo que está apresentando através de palavras e paginas é fenomenal. Essa capacidade de fazer você sentir medo, repulsa e depois chorar de emoção e sorrir novamente é sem igual, me impressiono toda vez que um livro atinge o meu lado emocional.

Como eu disse, Fios de Prata se resume em Sonhar, foi um bom livro, uma história que ficará guardada em minha mente e com toda certeza plantou uma semente de sonhos em meu coração.

Parabenizo Draccon por mais essa excelente obra e fica a dica de leitura a todos vocês.

site: https://levigarian.blogspot.com.br/

Victor 07/02/2016

Fios De Prata - Our Brave New Blog
RESENHA COMPLETA NO LINK

"Eu vou direto ao ponto e dizer quais são os problemas do livro. O personagem principal é raso que nem uma poça, dá para resumir tudo que ele é e gosta em poucas palavras: gosta de futebol, Harry Potter e Sandman, não gosta de Senhor dos Anéis, é obstinado, mas muito lerdão. Já a sua namorada, Ariana, tinha uma personalidade mais sólida e parecia ser uma mulher forte e interessante, mas seu sotaque horrivelmente mal emulado dá raiva e ainda mais revoltante é ver o escritor jogando ela de parceira com carisma para mocinha indefesa."

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/fios-de-prata-por-raphael-draccon

Andressa 28/08/2014

Simplesmente Divino!
Para quem gosta do gênero Fantasia, esse é um livro fantástico, de uma leveza, simplesmente incrível.
Eu me apaixonei por Axel e João em "Dragões de Éter", mas Raphael Draccon superou ainda mais em "Fios de Prata". Me emocionei com Allejo e Ariana. Esse livro é de uma doçura, de uma sutileza, é tão sensível e inspirador.
Com toda certeza se tornou um dos meus favoritos. Afinal, não é todo homem que vai, literalmente, ao inferno por amor a uma mulher, só mesmo "o sonhador mais poderoso do orbe terrestre", porque "ele fez o pedido desprovido de ambição mais ambicioso do mundo".
Fantástico. Simplesmente Divino!

Noronha 08/04/2013

BONS MOMENTOS E SÓ....
A história é até legal, vem contando a história do jogador de futebol brasileiro mega famoso, Mikael Santiago, mais conhecido como Allejo. Allejo, esta quase fechando uma negociação de valor estratosférico com o Paris Saint-Germain, conhece umaa ginasta, também brasileira Ariana, e logo se apaixonam. O que Allejo não fazia ideia, entretanto, era que os dois fariam parte, cada um à sua maneira, de uma batalha onírica nunca antes vista.

Existem algumas confusões devido a mistura de mitos e religiões abordadas pelo autor. ele mistura, mitologia grega com budismo, cristianismo e misticismo. O livro contem muita enrolação no enredo deixando por muitas vezes o livro chato e sem empolgar.

Alguns momentos são bem divertidos, mas passam tão rapido que logo se perde a vontade de ler.

Eu gostei do livro e por seu um tanto bom e um tanto chato, demorei mais de um mês para lê-lo.

Guerras entre pequenos deuses irmãos pelo dominio de uma região que não os pertence e muita, mais, muita surpresa.

Manuel 30/01/2013

Fios de Prata - Resenha
Confesso que comprei este livro pela capa e não me arrependi. A história é sobre um garoto conhecido pelo mundo como Allejo, que aos 22 anos possuía o passe mais caro da história do futebol. Mas o que parecia uma vida dos sonhos se extinguia a noite, quando seus olhos se fechavam e pesadelos animavam todas as suas noites. Sua vida muda completamente quando assiste uma apresentação de ginástica olímpica e se apaixona por sua compatriota Ariana que o encanta com sua beleza e desempenho na apresentação, usando de sua influencia consegue um encontro com ela com a desculpa de uma entrevista exclusiva, onde comentaria a vitória da equipe brasileira naquela noite. Quando a encontra fica sem palavras e soube que algo estava acontecendo, algum tempo depois descobre que está apaixonado e chega a prometer que atravessaria o inferno por ela...

“Algumas promessas não deveriam ser feitas.”

Com o tempo eles passam a compartilhar pensamentos e sonhos. Ela diz que os seus sonhos desde pequena a inspiram a continuar, que é sonhando ...

Para terminar de ler a resenha, acesse:

Deixe seu comentário, nos ajude a crescer

leoconcatto 23/01/2013

O que esperar de Fios de Prata.
Em “Fios de Prata” nos deparamos com perguntas difíceis de responder. “Existiria o bem caso não existisse o mal?”, “Um Deus é mais importante do que seus seguidores?”. Isso é apenas uma amostra do que encontramos em meio a futebol, deuses, viagens astrais, guerra, Tolkien, romance e muito mais que compõe este livro de fantasia e ótimo representante da literatura nacional.

O livro se passa em dois mundos, o real e o etéreo, que estão interligados pelos sonhos da população humana. Dentro do universo dos sonhos, existem três grandes deuses. Cada um possui um território usado para acolher os sonhadores da terra que são a fonte de poder divino. Os diferentes deuses possuem características distintas e seguidores compatíveis. Não é atoa que alguns transmitem sonhos e outros pesadelos. Abaixo dos deuses está Madelein, a Senhora dos Sonhos Despertos, que deseja ascender para um reconhecimento divino. Para isso, ela vai precisar da ajuda de um mortal.

O mortal em questão é nosso protagonista Mikael Santiago, apelidado de Allejo (personagem de videogame) devido à habilidade quase sobrenatural no futebol. Aos 22 anos ele é o melhor jogador do mundo e está envolvido na maior negociação da história do esporte. Mas depois de conhecer e se apaixonar por Ariana, uma ginasta brasileira, ele se vê obrigado a lidar com problemas que fogem da razão humana. Para isso, terá que se envolver em uma guerra divina, fruto da ambição dos deuses que ditará o destino de 7 bilhões de sonhadores, e viajar até o inferno em busca da amada.

O título e a capa já dizem muito sobre a história. Fios de Prata ligam o corpo espiritual ao corpo físico. Ele é a diferença entre o sonho e a morte, visto que, se partido, o espirito não pode retornar ao corpo. A capa, belíssima obra de Kentaro Kanamoto, representa uma das cenas da trama.

O autor do livro é Raphael Draccon, carioca de 29 anos, também escritor da trilogia “Dragões do Éter”. É roteirista, avaliador de roteiros e script doctor. Trabalha na editora LeYa e foi um dos responsáveis por trazer a série “Guerra dos Tronos” para o Brasil. Por seu trabalho, ganhou o selo “Fantasy – Casa da Palavra” , uma das empresas do grupo LeYa. Os Nerds de plantão se identificarão com ele ao saber que Raphael também é colunista do blog Sedentário & Hiperativo e eventualmente participa do RapaduraCast.

A obra demorou sete anos para ficar pronta. Mesmo que, segundo Draccon ele seja capaz de escrever uma média de dez páginas por dia, a maior parte do tempo foi dedicada à pesquisa. É este trabalho que eleva o livro a altura de genial. “Fios de Prata” é repleto de referências sobre várias religiões e acontecimentos reais. Para demonstrar como os dois mundos interagem, o autor lista várias noticias do mundo inteiro, muitas delas reais, mostrando a influência dos deuses nas ações dos seres humanos.

“A cada cinco segundos, uma criança morre de fome ao redor do mundo. Definitivamente sobram motivos para os demônios sorrirem.”

Existem muitos outros fatores que cativam o leitor. Um deles é a fluidez dos diálogos. Como estamos lendo a obra de um escritor brasileiro, não existe o processo de tradução. Isso traz uma sensação de naturalidade para o texto que faz com que nossos olhos corram pelas páginas. Além disso, Draccon incorpora um sentimento jovial e leve aos protagonistas que facilita ainda mais a leitura.

No início, o roteiro é um pouco embaralhado e é difícil entender o que está acontecendo. Mas acredite, este também é outro ponto positivo do livro. O protagonista Mikael é jogado em um mundo surreal e inacreditável para os valores humanos e aos poucos começa a compreender no que está se envolvendo e coloca lógica na situação. Esta é a maneira do autor transmitir o mesmo sentimento do protagonista para o leitor, que vai construindo a trama no decorrer dos capítulos.

Uma boa dica para facilitar a compreensão é ler e reler o prelúdio do livro. Dando uma atenção especial para os personagens Morpheus, Phantasos, Phobetor e a Senhora dos Sonhos Despertos.

Por tudo isso, o livro merece destaque na nossa prateleira. É muito bom ver o gênero de fantasia da literatura nacional sendo representada por nomes como Raphael Draccon. Ele é mais uma prova de que a nova safra de escritores brasileiros tem qualidade e promessa de bons lançamentos para o futuro.

Bruna Fernández 21/05/2013minha estante
Apesar de já conhecer o trabalho do Draccon, esse livro está parado na minha estante faz um tempo. Estava apreensiva com a história, mas sua resenha me animou, vou pegar ele pra ler logo! :)

leoconcatto 23/05/2013minha estante
Obrigado!
Boa leitura!

Altamente Ácido 18/01/2013

Literatura fantástica, brazuca e de qualidade
Fios de prata é uma ótima pedida para quem gosta de literatura fantástica, não deixa nada a desejar se comparado a outras literaturas espalhadas pelo mundo. Valeu a pena ler e conhecer este mundo criado em parte para nós brazucas. Sigo a procura de conhecer as outras obras do autor, pois, certamente ele é uma revelação na literatura brasileira.

Leia a resenha completa:

Newton Correa 28/11/2012

Uma viagem fantástica que vai muito além do que você pode imaginar!

Leonardo Barros 12/10/2012

DE TIRAR O SONO.
Fios de Prata é daqueles livros que mexem com sua cabeça. Se for ler antes de dormir, então, nem se fala...

Ao criar uma relação estreita entre os personagens das duas tramas (no mundo real e no mundo dos sonhos), Raphael Draccon engendra uma narrativa cheia de referências que tornam a fantasia mais crível (em meu ver, nem precisaria ir tão longe).

Percebe-se um desprendimento do autor em relação aos padrões, ao texto meramente narrativo. Como um maestro, Draccon acelera e desacelera o ritmo da leitura por meio de recursos quase... Sinestésicos.

O final surpreende.

Indico.

Anderson 09/09/2012

Mais uma vez Raphael Draccon nos mostra seu talento extraordinário, nos dá a prova de que escrever pode ser um dom, se bem usado.
Em Fios de Prata, somos conduzidos de forma magistral por estradas visitadas por artistas e pelos sonhos de 7 bilhões de pessoas. E, acima de tudo, aprendemos que até mesmo os deuses podem sonhar...
Vemos o mundo dos sonhos afetando o nosso mundo físico, vemos o nosso mundo físico afetando o mundo dos sonhos, vemos um sonho impossível em nome do amor.
Rapahel Draccon nos mostra uma alternativa ao mundo de Morpheus de Neil Gaiman, sem jamais desrespeitar ou desmerecer a obra prima criada por ele. Ao contrário, ela é incorporada na narração e se torna peça chave no desenrolar dos acontecimentos. No livro, o autor é ao mesmo tempo, Phantasos, Morpheus e Phobetor, deixando o leitor livre para viajar, para sonhar e para aprender.
O livro toca fundo o coração do ser humano que sonha. A narrativa emociona e faz pensar; é às vezes poesia em forma de prosa, às vezes lição de vida para aqueles que conseguem enxergar e quase uma ode aos sonhos presentes dentro de todo ser humano.
E nisso reside seu maior mérito.
Pois não são apenas as crianças que sonham acordadas, todos nós fazemos isso. Esse é um livro perfeito para aquelas pessoas que ainda têm preconceito em relação a literatura de fantasia e a rotulam como literatura exclusivamente para crianças e adolescentes.
Sonhar é possível e saudável. Não por acaso, um dia um homem sonhou que a queda de uma maçã poderia ser algo mais que um caso banal, e mudou a história da Física. Um dia um homem sonhou que o ser humano poderia voar, e então o céu deixou de ser o limite. Um dia um homem achou que os sonhos poderiam ser mais do que sonhos, e mudou a história da Psicologia.

1 | 2 | 3 | 4