Fios de Prata

Resenhas - Fios de Prata

1 | 2 | 3 | 4

SimplesDaniel 18/11/2013

Autografo
Comprei o meu exemplar na Bienal do Livro de Salvador.
Assisti a palestra do Raphael Draccon e da Carolina Munhoz e esperei por 2 horas na fila para conseguir um autografo.

Isa 03/09/2013

Fios de Prata - Reconstruindo Sandman
“Fios de Prata” nos apresenta a Mikael ou Allejo, 22 anos, jogador de futebol que está prestes a se tornar a transação mais cara do futebol mundial. Allejo está em Paris quando conhece Ariana, uma ginasta também brasileira, e se apaixona.
Há 18 meses Allejo não sabe o que é dormir direito, todas as noites tem pesadelos horríveis,ele não sabe, mas sua alma foi escolhida como a principal peça em um quebra-cabeça envolvendo uma disputa onírica em meio a intrigas, traições e conflitos de entidades extremamente soturnas e poderosas.E por consequência afetaria Ariana, que acabaria no inferno e alteraria os sonhos de todos os sete bilhões de sonhadores da Terra. E é aí que os deuses menores do Sonhar (Phantasos, Phobetor e Morpheus) e Madelein, anjo dos sonhos despertos, entram. Madelein em nome de seu sonho, tornar-se uma deusa, faz alianças inesperadas que aceleram a guerra neste reino.

“Demônios sorriram tão macabramente, que a geografia e as formas daquele condado começaram a sofrer uma transformação imediata no momento hediondo, tornando-se sombrosos e lúgubres. As correntes que prendiam Madelein explodiram e se tornaram pó. E os sonhos despertos de bilhões de pessoas se tornaram, de uma hora para outra, deturpados e extremamente malditos.
“Dias de pesadelo estavam por vir.” (pág. 141)

Há uma explosão de informações! Sim, um Big Bang que mistura vários assuntos, que se interligam no fim. Draccon, visivelmente, dedicou muitas horas para pesquisar mitologia, filosofia japonesa, cristianismo, cultura pop, fatos reais. Pode parecer confuso, né? Mas não é, e acho que deu muito certo. Gostei do modo como os elementos tradicionais de mitologia (Deuses como Hypnos, Thánatos, Morpheus, Phobetor e Phantasos), cristianismo (Jesus Cristo, Dimas, Agesta) e cultura japonesa (Masamune) se ‘fundiram’ a assuntos contemporâneos e reais, tanto no âmbito cultural (U2, J K Rowling, Neil Gaiman) quanto no social (através das diversas menções a catástrofes – uma delas, por exemplo, o caso do índio queimado vivo por playboys, em Brasília). Draccon conseguiu harmonizar realidade com a fantasia e como esses mundos interagem, sem soar esquizofrênico, e isso é pra poucos. Como a batalha é travada entre os irmãos que representam todas as personificações dos sonhos, tudo pode acontecer e todo tipo de seres participam dela. Então há elfos, dragões, feiticeiras, orcs, basilisco e guerreiros para todos os gostos.
Se consigo visualizar uma adaptação, com certeza, é porque a narrativa é eficiente. Draccon é minucioso nas descrições, às vezes, parecendo ter algum tipo de TOC. Particularmente, não me incomodo. Gosto de descrições apuradas, que tenham a capacidade de nos transportar para aquele mundo. Na verdade, em fantasia, considero esse atributo indispensável.

Raphael Draccon, além de autor, é roteirista e responsável pelo seloFantasy (da Editora Casa da Palavra, Grupo LeYa). Como escritor, é mais conhecido pela trilogia fantástica Dragões de Éter (LeYa), que já vendeu milhares de exemplares. Suas obras também já foram publicadas fora do país.

Literatura 11/06/2013

Somente na vontade
Existe uma fórmula para o sucesso? Um ingrediente que você utiliza para dar certo sabor no que você faz? Ou será apenas que você teve sorte de principiante? Uma figurinha premiada! Ou, lançar um livro numa editora grande e bastante conhecida tem lá seus privilégios e regalias? É, finalmente li um Draccon, e todos comemoram isso. Só que não.

Raphael Draccon se tornou um sucesso ao lançar pela Editora Leya sua tão prestigiada trilogia de Dragões de Éter. Conseguiu tantos fãs que acabou lançando lá fora sua trilogia best-seller trazendo pro Brasil um orgulho enorme. Ficamos felizes claro, ver um autor nacional se destacar tanto em um país que ler quatro livros em média por ano, é uma figurinha premiada como bem citei lá em cima. E enxergo nisso uma evolução gigantesca comparada ao grande preconceito que ainda atua naqueles que não sabem valorizar o que tem. Chega de lero-lero e vamos a resenha.

Fios de Prata – Reconstruindo Sandman (Editora Leya, 351 págs.) conta a história do fantástico jogador de futebol Mikael Santiago. Famosíssimo no mundo inteiro, motivo de despertar sonhos em várias crianças, esta prestes a ser contratado pelo Paris Saint-Germain. Mas por detrás do ícone do futebol, Mikael vem tendo a alguns anos horríveis pesadelos que o atormentam sem parar. Em uma apresentação de ginástica da talentosa Ariana Rochembach , Mikael olha aquela que roubou seu coração. Não demora muito e logo estão juntos, estampando capas de revistas pelo território terrestre como o novo casal do ano.

Simultaneamente embarcamos no Mundo dos Sonhos, o Sonhar, liderado pelos deuses Morpheus, o lorde moldador, Phantasos, o deus do inanimado, e Phobethor, o senhor dos pesadelos. A ganância de Phobethor chegou ao auge em que deseja tornar todo o Sonhar em um mar de pesadelos e fazer milhões de pessoas passarem o resto da vida com medo de dormir por ter sonhos nada agradáveis. É no meio desta guerra que nosso casal de atletas descobrirá que estão mais envolvidos do que qualquer outra pessoa, e caberá a Mikael encontrar um meio de acabar com ambição de Phobetor, tendo ao seu lado Madelein, Morpheus e Phantasos. Fiquem de olhos abertos e pense duas vezes antes de dormir.

Veja resenha completa no site:

Mário H. 30/01/2013

Fios de Prata - ótimo!
Bom, mais uma vez Draccon fez uma história super envolvente.

Esse modo de contar a história se utilizando do nosso mundo real e também o comportamento natural dos personagens o torna altamente diferente e muito bem vinda, uma das coisas que tornou esse livro muito bom de se ler.

Realmente estou gostando cada vez mais dos livros dele. Muita criatividade e inteligência na hora de contar suas histórias.

eibarba 15/01/2013

www.restaurantedamente.com
O novo livro do autor da série “Dragões do Éter”, Raphael Draccon, chegou para mostrar tudo o que o autor é capaz de fazer, trazendo o mundo fantástico na sua melhor forma. O livro envolve a trama de um homem disposto a ir ao inferno em busca do amor de uma mulher, ao redor de uma guerra de deuses envolvendo sete bilhões de sonhadores terrestres.

Mikael Santiago é um jogador de futebol mundialmente conhecido, que é incomodado por sonhos cada vez mais estranhos, até que conhece uma atleta também mundialmente conhecida, e se apaixona perdidamente por ela. Depois de um acidente, causado por forças sobrenaturais, ela fica presa em um mundo que só pode ser encontrado quando se está sonhando, o Sonhar, a Terra de Morpheus. Mikael precisa travar uma guerra com deuses e criaturas antigas e muito poderosas para recuperar o amor de sua mulher e nesse meio tempo, descobrir sobre suas origens.

Mais um livro do Draccon que leio e gosto bastante, todos os elementos da literatura fantástica estão aqui presentes de uma forma muito mágica e até emocionante. Diferente do livro “Espíritos de Gelo” onde tudo parece uma grande mistura, em Fios de Prata todos os elementos se interagem para contar a história do Mikael. Gostei bastante do tema do livro, usando a lenda do Sandman; gosto quando os autores usam um mundo completamente novo e que possam criar a suas próprias regras, assim eles têm total liberdade de expressar a sua criatividade, e o Raphael não poupou esforços e está de parabéns nesse quesito.

Umas das coisas que mais gostei, foi a área do sonhar reservada para as pessoas que trabalham com a arte, lá tem um espaço para a árvore da J.K Rowling, do J.R.R Tolkien entre outros autores bastante conhecidos do público, além de ter sido uma homenagem bonita as pessoas que inspiraram o autor, ficou muito bem colocado na narrativa essa passagem. Eu falei na resenha de “Espíritos de Gelo” que me incomodava bastante essas pequenas “homenagens” que vários autores brasileiros de fantasia colocam em seus livros, mas aqui isso não foi muito o problema, que bom né? Recomendo a leitura a todos que gostam de fantasia, com certeza não irá se arrepender.

RoFolDo 02/01/2013

Somos e sejamos todos sonhadores.
Confira a resenha no blog Elhanor:

Leitor Cabuloso 11/12/2012

Esse é o primeiro livro que li do Draccon. Gostaria de ter lido Dragões de Éter antes desse, mas não deu. Também não li Sandman – embora tenha vontade – então fica o aviso.

Mikael é um grande sucesso do futebol brasileiro. É tão famoso, tão bom que recebeu o apelido de Allejo, um craque dos jogos de futebol.

Com menos de 30 anos ele está fechando um contrato com o Paris Saint Germain e é milionário. Parece o tipo de rapaz que já conquistou tudo na vida e agora é só se deixar levar. Porém a noite Allejo sofre com pesadelos. Não são pesadelos como a maioria das pessoas têm, eles são mais horríveis e… mais reais.

Passeando por Paris, tentando aprender uma língua que irá usar bastante futuramente, ele vai até uma apresentação de ginástica – A apresentação de ginástica – onde a brasileira Ariana pode levar o ouro para o Brasil.

A apresentação de Ariana é maravilhosa e empolgante, ela supera Adriana dos Santos e se transforma no novo ícone da ginástica brasileira. Mikael então, se apaixona.

A união desse casal traz grandes acontecimentos. Não só na mídia, onde um jogador famoso namora com uma medalhista famosa, mas em outro lugar… no mundo dos sonhos.

E agora, pergunto a vocês: e se o mundo parasse de sonhar? E não digo de deitar a noite e ter um belo sonho, mas um sonho de vida, um sonho de realização. E se o homem deixasse de ser um sonhador? Se sua vida fosse recheada de pesadelos e somente?

Isso está prestes a acontecer. No mundo do sonhar uma guerra se aproxima. Os pequenos deuses Phantasos e o famoso Morpheus – mais conhecido como Sandman – lutam contra o irmão Phobetor que deseja transformar todo o sonhar em um grande pesadelo.

O casal é muito importante nessa guerra e em um trato entre Phobetor e Madelein – o anjo dos sonhos, Ariana acaba caindo em uma profunda escuridão, acaba nas garras do Senhor das Moscas no interior do inferno.

E como o herói que está destinado a ser, Mikael se une a outros sonhadores e desce até o inferno à procura de sua amada. Lá ele descobre o que realmente é: o maior sonhador de todos os tempos.

Quando terminei Fios de Prata o livro não ficou muito tempo na minha cabeça, mas a mensagem que ele passa sim: nunca deixe de sonhar. Quanto maior o seu sonho, maior você é. É uma mensagem muito boa para todos nós e eu concordo plenamente.

Como disse no começo da resenha, eu não li Sandman embora tenha muita vontade. Fios de Prata pareceu para mim um livro para ser épico, onde paramos no meio da leitura e pensamos: Que foda! Mas não me atingiu dessa forma. Talvez realmente pelo fato de não conhecer a obra de Gaiman, embora a leitura tenha me deixado ainda mais curiosa. Logo lerei os outros livros de Draccon e vou tirar minha dúvida com relação a esta característica na narrativa, se foi algo exclusivo com Fios de Prata ou se é característica do próprio autor.

Recomendo Fios de Prata para os sonhadores. E se você ainda não o é, com certeza passará a ser.

Tati oliveira 13/11/2012

Mikael Santiago é um jovem, e promissor, jogador brasileiro que hoje reside na frança, seu talento é conhecido no mundo todo, inspirando milhares de pessoas.

Apesar disso ele é solitário, e atormentado por sonhos medonhos, sonhos esses que não o deixam dormir, e médico nenhum consegue descobrir o porque.

Diante sua solidão ele decide assistir à uma competição de outra atleta brasileira, Ariana, uma ginasta de 19 anos que promete ser a melhor entre as melhores.

Em quanto o jovem se aproxima da bela garota, no Sonhar uma batalha épica se inicia, uma batalha entre deuses menores, anjos e demônios, uma batalha envolta em trapaças que poderá mudar o destino do mundo. Uma batalha na qual o jogador brasileiro tem um papel importante, e não tem idéia disso.

"Eu quero acordar... Eu quero acordar..."

Ao ler esse trecho lembrei de todas as vezes eu disse isso desesperada para sair de um sonho ruim. Isso, e o fato do autor ser nacional, fez com que eu me identificasse com a história de uma forma que eu nem imaginava ser possível.

ler um livro de um autor nacional é totalmente diferente, mesmo que não se passe no Brasil ele traz traços de nossa cultura, o que te faz você se identificar muito mais com a história, não era algo que eu tinha reparado antes, mas com fios de prata isso fez toda a diferença.

...

Raphael Draccon consegue elaborar uma história fantástica, cheia de detalhes, e, ao mesmo tempo, utilizar sua influencia como escritor para nos fazer pensar na sociedade e em nosso próprios atos, realmente não tem como não se apaixonar por esse livro.

1 | 2 | 3 | 4