Eu e Você

Eu e Você Niccolò Ammaniti

Resenhas - Eu e Você

Mimi 14/08/2013

Esperava mais
Esse livro tinha tudo para ser diferente e incrível,com uma narrativa intensa e um enredo único.Todavia, fiquei extremamente irritada com seu desfecho e decepcionada com a história.Esperava mais,MUITO mais.
Os personagens são bons,os momentos narrados são bem reais,mas não funcionou e o autor se perdeu do meio para fim,estragando tdo.
Enfim,frustrada com esse livro ;/

Tathi (@Doidosporserieselivros) 12/03/2024

Olá querida amigos leitores! Esse ano uma das metas que estabeleci é a de ler a maior quantidade de autores ao redor do mundo que eu conseguir. E ontem foi a vez de carimbar meu passaporte na Itália, lendo Niccolò Ammaniti, um escritor italiano ganhador de vários prêmios e que tem alguns de seus livros disponíveis pelo Kindle Unlimited.

??????????????

Com adaptação cinematográfica disponível no @amazonprime , o livro conta a história de Lorenzo, um jovem considerado estranho, sem amigos, apegado a mãe em excesso e que não entende muito bem como as relações de amizade e familiares funcionam.
Ele é levado ao psicólogo que em diagnóstico precipitado começa a falar a seus pais sobre psicopatia.
Para escapar das consultas o garoto começa a fingir sentimentos e relacionamentos, iniciando uma gama de mentiras para seus pais que acreditam que ele finalmente se encaixou.
Na Semana Branca (semana em que os estudantes italianos recebem uma semana de folga) Lorenzo mente aos pais que foi convidado para uma excursão da escola, mas na verdade ele prepara suas coisas para passar uma semana em completo silêncio em seu porão com seus jogos e a paz que ele só tem quando está sozinho.
Porém, ele receberá uma visita inesperada que despertará seus instintos mais destrutivos.

??????????????

Esse livro me lembrou a premissa da série The End of 🤬 #$%!& *** World, onde o adolescente que não sabe lidar com a raiva e as emoções se autodiagnostica (ou é diagnosticado como psicopata) mas que na verdade não tem um pingo de coragem de matar alguém sem danos colaterais a sua saúde mental.

A narrativa também traz uma meia-irmã que é viciada em heroína, e suas relações perturbadoras com o pai.

Esse é um daqueles livros que você começa a leitura achando que será uma coisa e acaba sendo outra totalmente diferente, não necessariamente de uma forma ruim.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor, mas pretendo ler outras obras dele que foram traduzidas para o português ( e posteriormente quando evoluir no @duolingobrasil até leia algo no idioma original) .

Me contem nos comentários de qual país vem a maioria das leituras que você faz.
Caio 12/03/2024minha estante
Gostei da tua ideia e da resenha. Parabéns!

Karoll 10/12/2021

Confesso que comprei esse livro pq estava bem barato, me surpreendi bastante, ele conta a história de um garoto de 14 anos que não consegue se encaixar na sociedade, o final partiu o meu coração.

Nathan Soares 21/12/2020

Lorenzo é um jovem antisocial que vive em seu mundo que os outros não entendem. Porém, Lorenzo consegue se adaptar as situações que ocorrem ao seu redor. Um dia tudo isso muda quando Olivia, sua meio-irmã, aparece e estraga os planos que Lorenzo tinha. Mas o que seria um desastre passa a ser um momento de reencontro e descobertas.

O Livreiro 22/03/2013

www.o-livreiro.com/
O italiano Lorenzo Cumi, 14 anos, não é igual aos outros adolescentes de sua idade. Egocêntrico, tímido, solitário e antissocial, dispõe de uma a única arma para a própria proteção: fingir ser alguém que não é.

Para conter a preocupação de seus pais com sua falta de amigos, Lorenzo decide, novamente, mentir: ele inventa que foi convidado para passar a Semana Branca com um grupo de alunos populares em uma montanha italiana, esquiando.

Arrependido de sua mentira, porém incapaz de fugir de suas consequências, Lorenzo se esconde no único lugar possível durante os sete dias: no porão esquecido do prédio onde mora. Mas seu plano de isolamento perfeito é arruinado quando sua meia-irmã, Olívia, aparece inesperadamente; quebrando os escudos que ele tentara erguer e os obrigando a confrontar demônios dos quais ambos tentavam escapar.

Perfeito. Eu fingiria ser um menino normal com problemas. Para tapeá-lo não era preciso muito. Eu sabia exatamente como os outros pensavam, de que gostavam e o que desejavam.

Narrado em primeira pessoa sob a perspectiva de Lorenzo, Eu e Você é um relato rápido e complexo, que cativa pelo realismo e simplicidade aparente. A obra de Niccolò Ammaniti é regada de uma profundidade sútil e de uma melancolia escura, com personagens sinceros e intensos — que gravitarão em sua memória mesmo um bom tempo após a leitura.

Quando eu voltava para casa, contava aos meus pais que, na escola, todos diziam que eu era simpático e inventava história divertidas que teriam me acontecido. Só que, quanto mais eu encenava essa farsa, mais me sentia diferente. O sulco que me separava dos outros ia ficando mais profundo. Sozinho, eu era feliz; com o outros, tinha que representar.

Lorenzo é um protagonista excêntrico, mas que abre brechas para a simpatia do leitor com seu raciocínio aguçado, meticulosidade e inteligência, além da própria personalidade díspar. Sua evolução na narrativa é notável — ele consegue libertar-se de sua reclusão, permitindo que outra pessoa o toque além do superficial e transponha suas muralhas.

A inserção de Olívia na trama é um aspecto crucial a ser mencionado, uma vez que ela se interpõe ao isolamento de Lorenzo, abalando as estruturas dele… e as próprias. Bonita, inteligente, mas marcada pelas drogas e pelas feridas da vida, suas várias nuances e a sensação latente de que é real ratificam a capacidade de Ammaniti de desenvolver o elenco mesmo em tão poucas páginas.

Eu tinha errado tudo.
Era isso que eu devia fazer.
Imitar os mais perigosos.

Com um final imprevisível e desolador, Eu e Você discute sobre mentiras, promessas não cumpridas, transformações, erros, responsabilidades, confiança, futuro, laços de sangue e a importância de ser igual em um mundo que abomina as diferenças. A proza irônica de Ammaniti é audaciosa e comovente, ágil e perspicaz, e ressalta, ainda, a autocrítica dos personagens e a obrigação imprescindível das pessoas em se moldaram à sociedade (e o quão perigoso isso pode ser).

Um retrato emocionalmente claustrofóbico sobre personagens autênticos e suas peculiaridades, Eu e Você é um livro memorável, onde o conhecimento e o reconhecimento mútuo, o crescimento e o amadurecimento são postos em xeque de maneira única e marcante.

Dilalilac 03/02/2021

Esse é aquele livro que não vou recomendar, porém gostei
Esse é aquele tipo de livro que é bem curto, letras grandes, poucas folhas. Parece até um conto, mas simples. Uma história bem real, não muito impressionante e cheia de linhas sem nó. A gente quase não tem resposta nenhuma e... O final vai desagradar muita gente.
Mas eu gostei dele. Me lembrou uma versão bem simples de O Apanhador no Campo de Centeio.
Estou meio desnorteada pela forma que acabou, então acho que fui surpreendida, mesmo que não saiba dizer se foi uma boa surpresa. Enfim... Gostei, porém não me arrisco a recomendar.

Roger 12/06/2021

Spa para o cérebro
Livro que você consegue ler em uma tarde.

É o estilo de livro que costumo chamar de "Spa para o cérebro": livros que você lê, que não precisam prestar tanta atenção e que servem de relaxamento/descanso cerebral de uma leitura de um livro complexo para outro complexo.

O final recompensou a simplicidade da história.

Bárbara 26/02/2013

O que esperar de uma história passada em Roma? Cenários incríveis, lugares maravilhosos e um romance, talvez? Bom, a capital da Itália, país de Niccolò Ammaniti, pode mesmo ser de tirar o fôlego, mas o que o autor nos reservou não foi nada disso que podemos esperar.

Ele nos mostra um ambiente sujo, solitário e escuro: um porão. Lorenzo é um adolescente diferente: não tem amigos e não tem vontade alguma de conhecer novas pessoas para aumentar seu círculo social. Gosta e é muito amoroso com seus pais, mas não passa disso. Um dia resolve inventar uma mentira para sua mãe e diz que foi convidado para esquiar em Cortina, nos alpes Italianos, durante a Semana Branca, pelos amigos (os quais ele não tem) da escola.

A mãe permite, feliz por ver que o filho está começando a se abrir e, assim, Lorenzo se vê sem saída. Continua com a mentira e arruma o porão do prédio para ficar durante esta semana. A única coisa que ele não esperava era receber uma visita de sua meia-irmã Olívia, que é fruto do primeiro casamento de seu pai. Olívia é problemática e vive atrás do pai pedindo por dinheiro. Nunca foi muito próxima do seu irmão, mas nesta semana, algumas coisas acontecem que os deixam extremamente próximos.

Nunca havia lido nada do Niccolò Ammaniti e não sabia bem o que esperar. Achei a narrativa boa e a história bem interessante. Os personagens são feitos a ponto de você se ver perguntando se a história é real ou se é apenas algo criado pelo autor. A leitura é fácil e envolvente, fazendo com que você termine de ler as menos de 200 páginas em algumas horas. Não gostei a ponto de ele se tornar um favorito, mas o considerei um bom livro e não me arrependo de ter lido.

Camille 28/02/2013

Em "Eu e Você" conhecemos Lorenzo, um garoto que não tem amigos por ser tímido e preferir viver no próprio universo. Seus pais não aceitam essa diferença, conversando às escondidas sobre ele ser diferente dos outros adolescentes.

Quando ele vai ao liceo, equivalente ao ensino médio aqui no Brasil, ele passa a fingir ser igual aos outros. O jeito de andar, falar e agir são transformados até que saia da escola - assim ele consegue se manter em seu próprio universo sem ser importunado por outros estudantes.

Pouco antes da semana branca, ele escuta um grupo de quatro pessoas fazendo um plano para o feriado. Sem saber exatamente porque, ele decide chegar em casa e mentir para a mãe, falando que também foi convidado. Começa assim os planos para uma viagem que nunca vai acontecer.

Lorenzo acaba por passar a semana branca no porão de onde mora, ficando distante para que sua mãe acredite na viagem e tendo a tão esperada paz. E a tem, até que sua meia irmã, Olívia, aparece e vira de cabeça para baixo os sete dias.

"Eu e Você" é um livro que, em sua simplicidade, alcança uma perfeição singular. Vemos a relação dos irmãos se desenvolver em poucas, mas incríveis, páginas. Nos momentos mais complicados, ou simples (como ao dormir) e até mesmo nas falas das personagens.

Olivia tem seus problemas e acaba por ajudar Lorenzo de um jeito que nenhum profissional ou pessoa tinha conseguido antes. Leva-o a entender mais si mesmo e se esforçar para aliviar a situação que a irmã vive.

A leitura rápida flui tranqüilamente, mantendo-se interessante do começo ao fim. Mesmo quando estamos envolvidos na história maluca de K19, um robô para limpar piscinas, criada pelo menino.

E chega a nos fazer suspirar quando Lemos o desfecho do livro, quando sabemos o que aconteceu após aquela semana e nos deparamos com um Lorenzo adulto, formado e sensível. É um livro que, em uma palavra, descrevo como lindo.

SakuraUchiha 29/11/2014

Triste porém realista!

Esta é a história de Lorenzo, um menino de 14 anos de idade que é diferente. O único filho de pais ricos, esnobes, ele é mimado pela mãe, que tem um profundo desejo de que seu seja popular.
Problemas na escola começam a surgir para Lorenzo, por isso seus pais manda-o para a terapia. Seu terapeuta maluco o diagnostica com "transtorno de personalidade narcisista", mas na verdade ele apenas tem vergonha de conversar com outras pessoas mesmo que no fundo ele deseja ser como eles.
"A vida é triste sem um senso de humor", diz o autor, e isso é exatamente o elemento que está faltando na vida do menino . Tudo o que ele faz, ele nunca pode se sentir feliz, nem mesmo um pouco feliz.
A mentira é o começo de tudo: Lorenzo, finge ser convidado pelos seus amigos da escola para ir as montanhas esquiar, ele convence os pais. Ele veio com um plano para passar a semana no porão de sua casa. E tudo está bem executado, pelo menos alguns dias desfrutando da companhia de uma pequena TV, PlayStation, três romances de Stephen King e várias séries de histórias em quadrinhos da Marvel, mas seu plano é frustrado pela inesperada chegada de Olivia, irmã problemática, que perturba seus planos e sua consciência.
Esta foi uma leitura interessante. Contada na primeira pessoa por Lorenzo, é uma história emocional que parecia muito realista para mim. Ele não chegou a terminar do jeito que eu esperava, me deixou eu me sentindo triste em como uma vida de drogas pode fazer com uma pessoa e com aqueles que os amam.
história não é apenas sobre adolescente e encontrar um lugar onde se pertence. É também sobre a família, vício e promessas quebradas. A qualidade da escrita que Ammaniti coloca em exposição é excelente. É simplista e real e certamente dê leitura fácil. Apesar do livro ser bom, não me deixou com vontade de mais.

site: https://bookzinga.wordpress.com/2014/01/06/niccolo-ammaniti-eu-e-voce/

Manuella_3 30/10/2013

O livro é narrado por Lorenzo, um adolescente de 14 anos que não se socializa. Resolve passar uma boa impressão para seus pais fingindo viajar com a turma quando, na verdade, arquitetou um plano infalível: refugiar-se no porão do prédio em que mora.
A visita inesperada da irmã por parte de pai deixa Lorenzo no limite da tolerância. Depois das farpas iniciais surge uma cumplicidade entre eles. E o desenrolar é muito interessante... Uma semana de convivência e dois irmãos se encontram, se (re)conhecem e dividem o espaço de um porão bagunçado e malcheiroso.
As dores que cada um carrega não são compartilhadas com palavras, mas traduzidas pela necessidade de adequação de ambos.
O autor começa a história com um bilhete de Olívia, irmã de Lorenzo, escrito há dez anos, depois do fatídico encontro no porão. Só ao final da leitura saberemos o que ela escreveu e que Lorenzo guarda com carinho na carteira.
Termino a leitura com uma indagação que quase grita. Lindo!

rafajudd 15/05/2015

Um convite à análise da vida e da sociedade.
Não se engane pela capa e pelo título, o livro não trata de um romance entre estes dois. Niccolò nos traz um jovem relembrando de uma passagem de sua vida na semana branca (período do inverno em que se vai esquiar nas montanhas). Lorenzo, na época com seus treze anos, um adolescente sensível e inteligente que não vê a necessidade de socializar com os que o cercam, ao contrário de seus pais. Com isto, ele inventa para sua mãe que foi convidado para passar uma semana com os “amigos” do colégio em um chalé nas montanhas. Sem ter sido realmente convidado e não tendo como desmentir, ele planeja passar a semana branca escondido no porão do prédio em que vive com seus pais.

Reunida a comida, bebida, roupas, jogos e livros necessários para sua estadia, dá-se então inicio à semana branca. Lorenzo, então, nos revela uma face dele que ninguém mais conhece: o observador calculista. Com uma reflexão sobre sua vida até aquele momento, analisa a sociedade em que está inserido (sendo um adolescente, a sociedade em questão é a escola). Comparando-se à insetos imitadores, visualiza a escola como um vespeiro, onde as vespas reinam e ele é uma mosca imitadora. Imitando os demais consegue passar “despercebido” porém não se enturma, não que fosse seu objetivo. Ele está sozinho e muito bem, obrigado.

Até aqui achei que o livro seria apenas uma reflexão sobre a adolescência e o ambiente escolar, mas então temos o divisor de águas: a aparição da meia-irmã Olivia. Chegando para perturbar a doce, ou nem tão doce, calmaria do mar.

Eu poderia passar aqui horas falando sobre todas as minhas impressões do livro, mas corro o risco de que ninguém mais queira ler por já ter dado todo o segredo aqui.

O livro é bem curtinho, dá para ser lido em poucas horas, ou se você como eu prefere degustar a leitura, em alguns dias, menos de uma semana, provavelmente. A escrita é direta, sem muitos devaneios, com algumas referências da cultura POP que acabam nos situando no tempo real do acontecido. Com um decorrer totalmente inesperado, Niccolò nos presenteia com um convite à análise da vida e da sociedade.

site: http://antisocialreview.com.br/io_e_te/