Canções para Paula

Canções para Paula Blue Jeans

Resenhas - Canções para Paula

Literatura 29/04/2013

Paixonites apaixonadas
O livro Canções para Paula (Rai Editora) me despertou o interesse assim que o vi. Uma história bacana, me deixou curiosa: Paula é uma adolescente que conhece um cara na internet e se apaixona. No dia em que vão se conhecer pessoalmente, ele se atrasa por causa do trabalho. Enquanto o espera, ela conhece outro rapaz, o Álex... E ele, que é jornalista, conhece uma linda e cativante cantora, Kátia. Ainda assim, eles se encontram e se apaixonam, um amor cheio de percalços, de dúvidas de quem está aprendendo a amar...

Bem, me interessei pelo livro , primeiro por causa da história. Eu, assim como Paula e Angel, conheci meu marido pela internet; mas a semelhança acaba aí: pensei que o livro exploraria a descoberta um do outro, o confronto entre o real e o virtual, mas, ao invés disso, é uma criancice total, que várias vezes me fez querer abandonar o livro, e desistir da leitura. Adolescentes morrendo de amor , uma exaltação da mentira " porque ela não vai entender", os personagens que sempre imaginam a menina de 17 anos com cara de mais jovem e acham isso tãoooo sexy... Argh! Pode me chamar de hipócrita, mas me deu uma sensação trágica de pedofilia!

Tá, a história não é ruim. Os personagens secundários como Álex ( o escritor que Paula conhece e meio que se apaixona também... Cof cof periguete!) , Diana ( a amiga assanhada de Paula que sempre lhe apóia) e as demais Súgus ( turma de amigas) quase fazem o livro valer a pena.

Pra mim a história ficou muito melosa, quase boba. Talvez eu não ande romântica, talvez a culpa seja da minha TPM (sorry Paula!) que gastou minha paciência e não sobrou muito para o livro. Mas terminei de ler a duras penas pra ver se valia o sacrifício e... Bem. Agora é sua vez de arriscar!

Veja resenha completa no site:
Paula 08/05/2013minha estante
Acabei de acabar de ler o livro e to revoltada. O livro basicamente acabou do mesmo jeito que começou. Enrolaram demais pra NADA.

AndyinhA 02/06/2013

Trecho de Resenha do blog MON PETIT POISON

A história é narrada em terceira pessoa e isso faz toda a diferença, porque não acompanhamos só a vida da Paula, mas de alguns amigos – as melhores amigas, alguém que é apaixonado por ela, mas tem vergonha de contar, os dois meninos (o do bolo e do café), até os pais dela aparecem também. E isso faz com que a gente entenda um pouco do emaranhado que o autor criou e como ele funciona bem e é real.

Eu não sou fã de chick-lits e vocês sabem que não suporto os mimimis bobos e muitas vezes sem sentido, mas aqui eles ficam no termo certo. Não é nada ‘é o fim do mundo’, mas eu consegui entender o drama e muitas vezes consegui comparar com alguns dramas da minha fase ‘rebelde’ =P.

O livro é recheado com letras de música, aliás quem é fã de música pode ir anotando todas as que são apresentadas e depois fazer um CD deve ter umas 15/20 e tem várias coisas legais e diferentes. E para nós que amamos ler, um dos personagens tenta ser escritor, e ele tem uma ideia muito louca e ao mesmo tempo muito legal.

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2013/02/poison-books-cancoes-para-paula-blue.html

Vanessa Vieira 15/03/2013

Canções para Paula_Blue Jeans
O livro Canções para Paula, do espanhol Francisco de Paula Fernández, vulgo Blue Jeans, nos conta a história de Paula, uma adolescente de 16 anos. Dona de uma beleza inocente e estonteante, ela encanta a todos por onde passa. Em um fórum de música, a garota conhece o jornalista Àngel, de 22 anos. Após dois meses de muito papo pela internet, os dois decidem marcar um encontro.

No dia programado para se conhecerem, Àngel precisa ficar na redação até mais tarde para entrevistar a cantora teen do momento, Kátia, e se atrasa para seu encontro. Iludida e achando que levou um bolo do rapaz, a garota resolve espairecer um pouco em uma cafeteria, a Starbucks, e lá acaba vivendo grandes momentos. Ao sentar ao lado de um rapaz incrivelmente sedutor e misterioso, o jovem escritor Àlex, ela percebe que ambos estão lendo o mesmo livro, Desculpa Se Te Chamo de Amor, de Federico Moccia e, apesar de conversarem brevemente, fica evidente a forte química entre o casal.

Quando Paula está saindo da cafeteria, esbarra em Àngel, que se desculpa pelo seu atraso e explica os seus motivos para o mesmo. A garota se encanta pelo rapaz, ao mesmo tempo em que está extasiada por ter conhecido em poucos minutos o romântico Àlex. E para completar o emaranhado em sua pequena cabecinha, Mário, irmão de sua melhor amiga, Miriam, se declara perdidamente apaixonado por ela...

Paula se vê envolta em um triângulo amoroso delicado e complexo, que mexe a fundo com suas emoções. As coisas se tornam ainda mais complicadas devido a Kátia, a pop star que se encantou por Àngel no ato da entrevista, e a Irene, a meia-irmã de Àlex, que nutre uma paixão avassaladora - e não correspondida - pelo rapaz. As garotas, completamente obcecadas pelos seus objetos de desejo, deixarão Paula em parafuso.

Em uma trama norteada por amizade, amor, encontros, desencontros, música e muitas confusões acompanhamos a trajetória de uma garota de dezesseis anos de uma forma bastante cômica e divertida, e torcemos para que ela faça a escolha mais adequada...

Canções para Paula foi lançado primeiramente na internet e difundido em várias redes sociais, e após obter grande sucesso por parte do público, foi publicado e já vendeu mais de 50.000 exemplares. O livro gira em torno de Paula e suas primeiras conquistas amorosas, sua relação com a família e o seu círculo de amizades. Narrado em terceira pessoa, acompanhamos o seu dia-a-dia na escola, o seu relacionamento com as suas melhores amigas, intituladas sugus - Miriam, Cris e Diana -, e as suas dúvidas acerca das questões pertinentes ao coração, e também, à sexualidade. A narrativa é doce e sensível e faz alusão a várias músicas contemporâneas, de Maná à Coldplay, o que só tornou a obra ainda mais encantadora. Algo que atrapalhou um pouco foi o excesso de personagens na história. Apesar deles serem bem introduzidos, creio que tirou uma parte do foco nos protagonistas, e acabou deixando o enredo levemente cansativo em alguns pontos.

"Há olhares de todo tipo: os que matam, os que apaixonam, os curiosos, indecisos, inocentes, descarados... Olhares que escapam para onde não se deve olhar e aqueles que sucumbem a outro olhar."

Paula, como eu disse no início da resenha, é uma garota encantadora e linda. Ela é muito bonita e possui um jeito bastante doce e meigo, que conquista todos ao seu redor, principalmente o sexo oposto. O seu charme e brilho próprio acabam atraindo Àlex, Àngel e Mario, que faltam beijar o chão por onde ela pisa. Os rapazes, além de terem que controlar o seu sentimento e forte apreço pela garota, enfrentarão inúmeros obstáculos por parte de terceiros, muitos deles, até mesmo mal intencionados.

"(...) Em nossa vida surgem pessoas de algum lugar que a marcam profundamente. É um jogo do destino que coloca em seu caminho gente que, em um passe de mágica, ou não, influi em seu comportamento e até o faz mudar seu jeito de ser. Jogam tamanha rede que você fica preso por sua essência, seja qual for (...)"

Um romance doce, fofo e cativante. Alguns pontos poderiam ser melhores trabalhados, como por exemplo, enxugar a quantidade de personagens, que no meu ponto de vista, foram desnecessários a trama, mas nem mesmo isso tira o brilhantismo do livro. A capa é bem juvenil e condiz bastante com o enredo e a diagramação está excelente, sem quaisquer erros e com gravuras de coração no início de cada capítulo. Canções para Paula é meigo e encantador, e nos faz recordar uma época áurea e marcante em nossa vida. Recomendo.

Rafaela 26/09/2013

Decepção. Acho que, pra mim, essa é a palavra que mais resume esse livro. Se me pedissem pra citar uma frase, eu diria a famosa "não julgue um livro pela capa" porque foi simplesmente o que aconteceu comigo. Ao ver esses coraçõezinhos fofos, e ler o resumo me interessei e finalmente comprei ao livro. Mas ao começar vi ali uma história fútil e uma narração tremendamente infantil que quase me fez desistir. Fala sério, até livros infantis tem narrações melhores que essa.
O drama de Àngel com Katia e Paula com Álex deixa tudo uma chatice também. Essa coisa de " ah Kátia é linda mas tem Paula e é ela quem amo" me estressou muito. Sem contar no nerd e pobre coitado Mário, que no começo me enchia o saco com seu amor inocente e puro por Paula. Mário só começou a ficar "legalzinho" quando cruzou o caminho de Diana, que para mim é a melhor personagem do livro e poderia ganhar o papel de protagonista brincando.
Acho que se o livro fosse baseado no motivo pelo qual o professor de matemática chama o grupo das amigas de Sugus seria mais interessante que o próprio livro que não aborda nenhum tema interessante, informativo ou sei lá o que, nem vontade ler por simplesmente ler esse livro me deu. Ele me deixou mais entediada que ficar sentada no sofá vendo a novela das seis da Globo, que diga-se de passagem, também não é nada legal ( a não ser pelo Bruno Gagliasso).

Nanda 14/06/2015

Uma obra lançada no ano de 2012 (Dois mil e doze) pela editora Rai; contendo 496 (Quatrocentas e noventa e seis) páginas. O livro conta a história de uma jovem de 16 (Dezesseis) anos, chamada Paula. Paula está na flor da idade e curte cada momento de sua vida. Essa jovem passa bastante tempo do seu dia online numa rede social de sucesso no ano, rede essa chamada de MSN. Paula conhece em certo dia através da internet um jovem jornalista de 22 (Vinte e Dois) anos chamado Ángel, pelo o qual passa vários dias conversando até marcarem um encontro em uma tarde de março.

Nessa tarde no local marcado, Paula chega na hora, diferentemente de Ángel que se atrasa bastante. Lá ela conhece ocasionalmente um jovem músico chamado Álex. Esse jovem a acha divina quando a observa, daí então nota que a jovem moça está lendo o mesmo livro em comum com ele. Ambos começam um diálogo bastante proveitoso.

Paula divide suas histórias de vida com mais três amigas, onde juntas são nomeadas de "Sugus" (Um chiclete quase que indesgrudável). Paula relata ter uma ligação química bastante fervorosa com Álex, porém namora Ángel. Para completar, seu amigo de infância, Marcos, irmão de uma das Sugus, se diz apaixonado por ela e tenta fazer de tudo para atrair a tenção da moça. Miriam, Cris e Diana são os nomes das suas amigas inseparáveis. Juntas essas meninas vivem histórias de atrair atenção de qualquer adolescente que gosta de dividir segredos com suas amigas. E somente lendo a obra para ver como termina a história da jovem Paula e seu "triângulo amoroso".
Dani(ela) 09/06/2017minha estante
É Mauro ....

Bruna.Viana 23/01/2016

é né?!?
além de bobinho, nem um personagem é cativante ou no mínimo interessante.

MagicShop 30/01/2016

Gosto muito
Gosto muito dele, realmente me decepcionei no final do livro, mas os outros da série me fizeram mudar de ideia. Este livro contém uma certa inocência, que é o que eu gosto mais, me choque ao começar a ler outros livros e ver que a única série inocente que existe é essa. Por mais livros assim.

Mila 03/01/2018

Nem consegui terminar de tão chato. Confesso que comprei pela capa, achei bonita, mas esperava mais.
Bem infantil e me cansei logo no início, um triângulo amoroso ridículo.

Beatriz.Rocha 10/10/2023

Muito grande
História boa, mas muito repetitivo
O desenrolar da história não evolui
Mas tirando isso gostei da história.