A Guardiã

A Guardiã Melissa Marr

Resenhas - A Guardiã

IvanaFabbro 11/06/2023

Suspense água com açucar
Demorei a me envolver com a escrita.
Um suspense meio fraco, mas que traz uma surpresa no final.
Poderia desenvolver mais o enredo, os detalhes da história e dos personagens.

Bom para quem quer sair um pouco da rotina.

Ingrids.arts 10/02/2023

Nhé
Li esse livro pela primeira vez 6 anos atrás e lembro que esse livro já foi meu favorito, relendo agora não teve o mesmo efeito, o que é absolutamente normal.
Tem algumas coisinhas interessantes, porém ao mesmo tempo deixa muitas pontas soltas, dá umas explicações bem meia boca no final do livro e quer fazer mistério quando a resposta já foi jogada na cara do leitor.
Achei a solução final beeem preguiçosa e tudo foi resolvido rápido demais
Sinto que 150 páginas poderiam ter sido excluídas desse livro e não fariam falta.
De toda forma, provavelmente por memória afetiva, ainda tem um carinho no meu coração.

Julia.Pazianotto 07/09/2022

Meio arrastado no começo, mas bom.
Li em uma resenha que tem continuação que não foi traduzida pro Br, e por conta disso tinha desanimado um pouco de ler. Mas, mesmo que tenha, não deixou a desejar nesse livro. Não teve nenhuma ponta solta, tudo foi selecionado direitinho. O universo é muito legal, bem diferente e inovador. Demorei pra engatar na história um pouco, parecia que quanto eu mais lia, mais páginas faltavam. Mas no fim gostei muito do livro, é uma fantasia com terror super bem desenvolvida, recomendo. A única coisa que deixou a desejar foram os personagens mesmo. São quase todos bem chatos e não me apaguei a nenhum.

Jhé 04/01/2021

Uma premissa interessante, porém um enredo nem tanto
Eu tinha A Guardiã comigo desde o ano passado. Não me lembro se li a sinopse antes, mas a questão é que quando comecei não tinha a mínima ideia sobre o que o livro se tratava. Sem informações, sem expectativas. E isso colaborou muito para a minha confusão inicial, mas em um bom sentido.
Em A Guardiã não há uma distinção clara sobre quais momentos estão sendo narrados, quais são pensamentos no presente e quais são memórias de algo que aconteceu no passado. Isso fez com que a princípio eu fizesse uma série de confusões e interpretasse errado partes da história, mas não demorou muito para que eu entedesse e passou a ser fácil distinguir esses momentos. Assim, não considero que seja um livro difícil de se ler.
A história começa de uma maneira muito gostosa. Quanto mais eu lia, mais perguntas apareciam na minha cabeça e mais interesse em ler para descobrir sobre esse universo eu tinha. A mudança de cenários e personagens vai construindo uma narrativa dinâmica. Não me senti cansada ou entediada em nenhum momento.
Mas essa sensação só perdurou até o meio do filme. A protagonista não é tão cativante quanto os demais personagens e estaba ok até os capítulos com outros personagens irem diminuindo. Mas Becka não é de todo mal. Quanto ao romance, era um chove não molha nenhum pouco envolvente. Eu me senti cansada e irritada acompanhando esse casal. O segundo ato foi realmente um momento difícil onde de um livro com uma premissa diferente, A Guardiã começou a se parecer com todos os outros livros de ficção fantasia que eu li no último ano. Desgastante e decepcionante.
Quando o foco deixa de ser o casal seboso, sem sal e chato para um caralho, a narrativa volta a ter energia, mas sem nunca retornar ao charme do início.

Shirlei 10/08/2020

a historia e bem interessante, mas nao curti o final. ficaram ganchos e eu nao acho que tenha uma continuacao em portugues. vale a leitura, rapida e facil.

Rafa 17/07/2020

A decepção de esperar muito de um livro...
Por muito tempo tive esse livro na lista dos desejados, não se achava em nenhuma livraria, mesmo com essa capa incrível e sinopse interessante. Talvez, por ter esse livro tanto tempo na minha imaginação, minhas expectativas tiraram o melhor de mim, e eu tive que esperar um bom tempo pra tentar fazer uma resenha mais justa com o livro.
A verdade é que Melissa Marr consegue criar um mundo ficcional bem diferente do esperado. Acontece que na pacata cidade de Claysville há um contrato criado há muito tempo atrás no qual os mortos precisam de cuidados especiais, competência da Guardiã, com a possibilidade de voltarem à terra e deixar um rastro de sangue e morte para trás. Sendo assim, a autora permite que imaginamos um mundo onde a morte não seja a pior coisa que possa acontecer com alguém, mas algo inevitável e, de certa forma, lindo.
E, então, nossa história começa com a Rebbekah tendo que voltar a cidade de Claysville, para enfrentar não somente a morte da sua querida avó, mas o seu passado, tendo que reviver o suicídio da sua irmã, o divórcio da sua mãe, a morte do seu padrastro, Jimmy, e as coisas mal resolvidas que ela deixou com Byron. Então, Rebbekah e Byron entram nessa aventura de descobrir os assassinatos, se inserindo cada vez mais na sombria história da cidade, e na conflitante relação amorosa deles.
Para mim, a autora tenta criar suspense indo e vindo na história, mas acaba não marcando muito bem a passagem de tempo e as falas, deixando muito emaranhado o texto. Muito da relação amorosa deles fica dependente demais do destino que eles prezam juntos, faltando um maior convencimento pra mim. Contudo, o livro é muito bom se você não tem grandes pretensões com ele.

Dani - LunaBlue2000 12/05/2020

Digno de série da netflix!
Nossa, esse livro estava na minha lista de leitura há muito tempo e finalmente consegui ler ele. Olha, valeu a pena!

A Guardiã tem uma leitura bem diferente. Não sei bem em que gênero o livro entra.. pq é uma mistura de fantasia (leve) com um pequeno misto de sobrenatural e ficção. É uma história que encaixa-se bem aos jovens e adultos, com uma escrita bem fluida e leve.

Adorei toda a trama sobre a cidadezinha ter seus segredos e tradições. Eu não conseguia parar de ler querendo saber cada vez mais, ansiosa em entender os mistérios e cada personagem que aparecia esse sentimento ficava mais forte.

Em minha opinião esse livro ficaria PERFEITO em um enredo de série, bem estilo netflix mesmo! Me lembra muito Riverdale, Sabrina e até mesmo Vampire Diaries (talvez por se tratar de temas sobrenaturais e principalmente o local, uma pequena cidade afastada das demais e com sua história de mistério). Uma série sobre A GUARDIÃ seria monumental!

Bom, pano pra manga a escritora tem por mais que eu tenha gostado do final. Concordo com a maioria das resenhas em que muita coisa pode ser aproveitada se houver a continuação, algumas lacunas poderiam ser preenchidas com uma continuação ou até mesmo trilogia.

Gostei muito do casal principal, Rebbekah e Byron tem bastante química e entrosamento e o que me chamou atenção é que por serem personagens maduros (ditos jovens adultos com seus 25 anos p frente) não ocorre todo drama de adolescentes que normalmente tem em livros desse tipo.

Outro ponto que curti foi sobre falar de um tema que muitas vezes não é bem escrito ou com a sensibilidade desejada, a morte.

Morte é o tema dessa história e muitos personagens morrem no decorrer das páginas ... mas não tornar-se algo pesado de ler ou sem empatia pela cena, pelo contrário, é bem escrito e coeso esses momentos.

Gostei tanto que favoritei esse livro :)
Nicolle71 14/05/2020minha estante
tenho ele aqui, quero ler

Dani - LunaBlue2000 18/05/2020minha estante
Acho que você vai curtir!

Gabyh 31/03/2019

"Chris tinha seguido em frente, mas parou por um instante e olhou de volta para Byron com uma postura nitidamente contestadora - os ombros para trás, o queixo erguido e os lábios arqueados em um sorriso que não era lá muito amigável."

As mulheres da família Barrow possuem um dom e uma maldição que é passado a cada geração, elas devem cuidar dos mortos e os homens da família Montgomery são responsáveis por mantê-las em segurança, então não é estranho ver que mesmo antes de saberem de suas obrigações as mulheres e os homens dessa família desenvolvam um grande interesse pelo outro.

O livro é cativante desde suas primeiras páginas, a cada novo capítulo a autora desperta novas perguntas na mente dos leitores, perguntas que são respondidas no decorrer da trama. você se sente tão envolvido na trama que não é estranho parar e pensar que em uma viagem de carro você pode acabar esbarrando com Claysville ou um de seus moradores não que eu queira isso, afinal percebemos que os moradores da cidade são bem estranhos.

Além dos protagonistas outro personagem que merece destaque é Charles, afinal, é impossível definir o que sentimos com relação a ele, sabe aqueles personagens que você não faz a menor ideia se ama ou odeia? Pois é, ele se enquadra neles, ele ajuda a guardiã e o guia, mas também dificulta bastante a vida deles quando querem.

Algo que me surpreendeu bastante foi quem estava matando as pessoas para transformá-la em mortos, sabe aqueles personagens que por mais que você não goste, também não imaginaria que eram capazes de fazer isso? Ela é dessas.

Outro ponto bem positivo do livro é que por mais que Rebekkah e Byron sejam jovens, eles são personagens bem maduros e que não tem medo de enfrentar o perigo, mesmo que isso possa custar a vida de um deles.

A pequena cidade de Claysville - onde temos mais mortos do que vivos - irá te conquistar, seja pelo fato de seus moradores nunca ficarem doentes, por ninguém poder ir embora pra sempre, por ter os mais estranhos rituais respeitados, ou simplesmente por os mortos não se manterem nessa condição se não receberem os devidos cuidados.

Celina 27/04/2018

Constantine? Encontro Marcado?
Ao ler o livro me lembrei de muitas referencias boas que me deixaram saudades de filmes que um dia assisti. Lembrei do poder de sedução e mistério de Encontro Marcado...Lembrei da aventura fantástica de Constantine e seu humor ácido...
A história é um quebra-cabeças muito instigante e envolvente! E conforme as pecinhas vão se encaixando, vamos nos surpreendendo e querendo saber mais e mais...
É um livro para ser devorado com uma caixa de chocolates à mão!
Eu não conseguia parar de ler...queria largar tudo...kkkk...trabalho, comida, sono...
Amei com todas as forças!...risos
O final deixou no ar algumas pontas soltas que não interferem na história principal mas podem ser exploradas numa continuação...quem sabe não é?!
Recomendadíssimo!!!
Dea 27/04/2018minha estante
Parece ser meu tipo de livro. Vai pra lista, rs. Só que tem um monte na frente, buaaáá, :p

Celina 28/04/2018minha estante
Kkkkkk.... é assim mesmo! Precisamos de um HD externo para acoplar no cérebro para ler mais livros ao mesmo tempo...ou virar E.T. mesmo...kkkkk

Dea 01/05/2018minha estante
kkkkk... Celina, nem me fale. Esse ano estou lendo muito pouco, perto do que costumo ler. E o que acontece? A pilha de desejados e de tenho e vou ler um dia, só aumenta, afff...

Franciele 11/12/2017

Nao gostei
Persisti em ler o livro todo achando que ficaria melhor mas e ruim do início ao fim

roberta.fdiniz 11/04/2016

Canal - Só Spoiler - A guardiã
Canal para aqueles que gostam de saber Spoilers e gostam de trocar experiências e percepção de obras literárias e cinematográficas.

site: https://youtu.be/xxO2ySKrM2c

Anna Gabby 18/01/2014

Entre mortos e vivos
As mulheres Barrow trazem consigo, um dom e uma maldição, ao logo das gerações. E quando Maylene conhece Daisha, descobre que não há mais como adiar. Maylene e Willian têm uma ligação e um enorme segredo. Que a próxima geração deverá assumir.
Rebbekah está de volta a Claysville. Byron está de volta a Claysville. Eles detestam os segredos desta cidade, mas não conseguem ficar longe dela. Ambos eram amigos quando jovens, mas a perda de Ella os fez se afastarem, ao mesmo tempo em que os uniu mais ainda.
Claysville é uma cidade estranha, todos os moradores sabem que grandes segredos a envolvem, mas sempre que estão perto de alguma resposta, eles ganham dores de cabeça e perdas de memória, por isso se acostumaram a não questionar tanto. Cada um só sabe o que deve saber, nada além. Mas há algo que todos sabem: as ruas são perigosas.
Isso porque nesta pequena cidade os mortos nem sempre permanecem mortos. Ás vezes eles se levantam a procura de “palavras, bebida e comida”. E é ai que entram a guardiã e o guia. A guardiã deve cuidar dos mortos e o guia deve cuidar da guardiã.
Daisha está perdida e com fome, Maylene e Willian tentam ajudar, mas já é muito tarde. Caberá a Rebbekah e Byron ajudar Daisha, mas eles sabem muito pouco sobre o que devem fazer e agora só o Sr. Charles poderá ajudá-los, mas será ele de confiança? O que mais Claysville esconde? E será Daisha o verdadeiro perigo? O que mais a guardiã e o guia tem para conhecer? Vocês terão que ler para descobrir.

Essa é uma história cercada de mistérios desde as primeiras palavras, ela é envolvente e viciante. A toda nova página fornece mais respostas e pistas, ao mesmo tempo em que surgem mais mistérios e perguntas.
A mitologia que envolve o livro foi construída de uma forma que qualquer um poderia pensar que encontraria aquela pequena cidade durante uma viagem, apesar de não responder a tudo que nos faz questionar, mas sinceramente isso não foi incomodo. Pois como vamos acompanhando tudo ao lado de Rebbekah, Byron e Daisha as coisas simplesmente são respondidas à medida que eles vão fazendo suas descobertas.
Os personagens cativam e conquistam nossa torcida a cada palavra. Seus medos, arrependimentos, desejos e sonhos se tornam palpáveis. Há cenas com mais ação e aflição, mesmo que algumas partes eu achei meio lentas. Mas elas pediam isso, então aceito bem. O Sr. Charles merece uma menção, pois ao mesmo tempo em que ele ajuda o Byron e a Rebbekah, ele também dificulta as coisas. Gostei muito dele e da Alicia, mas falar sobre ela seria um big spoiler.
A narrativa em terceira pessoa, nos mostra muito, mas a autora também soube esconder os detalhes muito bem.
Há um grande mistério de quem está fazendo os mortos andarem e eu em nenhum momento imaginei que seria aquela personagem que causaria tudo. Eu não gostava dela, mas caramba, o que ela fez foi muita loucura!
A capa é simplesmente linda! Adoro ficar olhando para ela kkkk Diz tanto sobre a história!
No mais eu gostaria de mencionar que apesar da história ter um final bem fechado e surpreendente, há espaço suficiente para mais livros envolvendo esse universo criado pela Melissa Marr. A mim? Resta torcer para que ela assim faça! (Segundo o site dela há mais).

site: http://anna-gabby.blogspot.com.br/2014/01/a-guardia-melissa-marr.html

Camila 08/05/2013

A Guardiã
Comecei a ler esse livro sem grandes pretensões e quando menos percebi, fui conquistada pela história e não consegui mais largar.
Na pequena cidade de Claysville, se os mortos não receberem os devidos cuidados, eles retornam ao mundo dos vivos, famintos por comida, bebida e hsitórias. Maylene Barrow é a responsável por cuidar dos mortos, mas acaba sendo assassinada por uma garota que morreu e não recebeu os devidos cuidados. A morte de Maylene obriga Rebbekah a voltar para casa. Ela não é neta de sangue de Maylene, mas foi a escolhida para dar continuidade no trabalho de Guardiã. Para auxiliá-la temos o Byron, que sempre foi apaixonado por Rebbekah e não deixará que nada aconteça com a moça.
A história é super original e bem construída! Recomendo!!!

www.leitoracompulsiva.com.br