Os Filhos dos Dias

Os Filhos dos Dias Eduardo Galeano

Resenhas - Os Filhos dos Dias

Lorrana Feitosa 17/09/2023

Os Filhos dos Dias
Amo este calendário de acontecimentos marcantes. Somos frutos desses dias. Leio este livro como um oráculo. Recorro a ele sempre que o vejo na prateleira, é um livro de se retornar sempre. Galeano magnífico!

Mora 01/05/2022

Livro muito interessante. O autor narra acontecimentos para cada dia do ano de uma forma bem crítica, e, por vezes, com um ar de ironia. Bem fácil de ler e recheado de histórias interessantes.

Cinara... 31/12/2021

31 Dezembro
"No ano de 2008, Serenos Sammonicus escreveu em Roma um livro, Assuntos secretos, em que revelava seus descobrimentos na arte da cura.
Esse médico de dois imperadores, poeta, dono da melhor biblioteca do seu tempo, propunha, entre outros remédios, um infalível método para evitar a febre terçã e espantar a morte: era preciso pendurar no peito uma palavra e se proteger com ela noite dia.
Era a palavra Abracadabra que em hebraico antigo queria dizer, e continua dizendo:
Envia o teu fogo até o final."

Será que em 2022 o fogo será enviado?
???

Bia 17/12/2021

Maravilhoso
esse livro foi meu companheiro desde junho, quando ganhei. todos os dias, religiosamente, eu leio a página correspondente. gosto de como ele é organizado e dos trechos de Galeano, que misturam bom humor e crítica.

Amanda262 02/03/2021

A intenção era ler um por dia, já que tem uma história contada pra cada dia do ano, porém não consegui parar. É uma ótima leitura, ja quero ler mais livros dele, é realmente sensacional.
Alê | @alexandrejjr 02/03/2021minha estante
Então vou me atrever e indicar o "Mulheres" dele também!

Amanda262 02/03/2021minha estante
Ja coloquei no meu kindle, vou ler!!

Fatimaluiza19 10/07/2020

Para todos os dias
Os filhos dos dias é incrível como tudo que Galeano se propõe a escrever. Para cada dia do ano, ele escreve algum evento histórico que aconteceu naquele dia ou relaciona aquela data com algum escrito também histórico feito por outrem. As histórias do mundo se encontram como afluentes de um rio no curso principal. Também conta com 29 de fevereiro, aquele dia que só vivemos de 4 em 4 anos. Com delicadeza feroz, arrebatando o leitor às últimas frases, concentra política, esportes, literatura, viagens e o que mais for que componha a história. Para quem quer uma leitura fácil e convidativa, recomendo Os filhos dos dias. Para quem já conhece os livros de Galeano, é como uma nova conversa com o autor, que tem obras com outros temas como o futebol e as afetividades.

site: instagram.com/asleiturasdelash

Ste 01/07/2020

Galeano mais uma vez surpreende com um livro criativo e histórico. Baseando-se no Calendário Gregoriano, a cada dia do ano há uma história que aconteceu ao longo da humanidade. Um livro muito interessante e fluído.

Dira 20/05/2020

Uma história por dia
Galeano brinca com os dias e conta uma história e/ou curiosidade por dia para um período de um ano. Leitura fácil e para passar o tempo.

Itin | @merasliteratices 02/03/2020

Uma viagem despretensiosa pelo calendário, evidenciando diversos acontecimentos históricos que mudaram o mundo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Despretensioso porque estamos falando do escritor de As Veias Abertas Da América Latina (clássico que chegou a ser proibido em diversas ditaduras por "incitar a revolução"), um manifesto aberto contra o imperialismo. Em Os Filhos dos Dias encontramos uma obra mais tranquila, uma homenagem a diversas personalidades históricas, mas sem perder a acidez típica de Galeano que relembra também momentos nefastos que ficarão marcados pra sempre.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Num misto de prosa e poesia, Galeano narra dia após dia do calendário, com pequenos textos sobre esses acontecimentos, sem deixar de defender seu ponto de vista, com bastante lirismo!

none 25/08/2019

Essa é a nossa história. Dela somos formados
Galeano é antes de tudo um amigo de leituras. Suas crônicas sobre a história da América, da mulher, do futebol, dos nadies (ninguéns) nos ensinam tanto quanto ou bem mais que os jornais e livros de história. Não ler Galeano é continuar alheio ao que se passa ao redor no mundo. Geralmente seus livros apresentam as fontes de pesquisa no final. Não foi o caso dessa edição. Peço à l&pm que revise as futuras edições incluindo material de apoio, bibliografia consultada porque as estórias de cada dia de Os filhos dos dias são fundamentais para nos educar e compreender enquanto seres humanos que se importam com os demais. Com o mundo e seu tempo. Galeano se importava. Claro que com um clique o site de pesquisa nos ajuda bastante, mas o que fica é o trabalho literário e histórico do autor uruguaio. O livro é dividido em dias e meses. Cada dia trata sobre um evento histórico ocorrido, data festiva, nascimento, morte ou fato relevante. E Galeano nos brinda com seu conhecimento cultural, seu humor e sua opinião sobre o tema discutido. Não basta reter as informações. É preciso refletir sobre cada uma delas. Fora das nossas bolhas sociais. Mas não basta só isso. É preciso sempre voltar-se para a verdade, reler. Refletir para que erros não se repitam mais. E eles estão se repetindo muito hoje em dia porque não filtramos as informações, não lemos nem saímos das bolhas. A verdade está lá fora. A literatura segue sendo de grande ajuda para nos esclarecer. Lendo as crônicas de fatos ocorridos no passado, aprendemos a repetir o que é bom e não repetir o que é ruim.

Adriana Scarpin 11/12/2016

A ideia é interessante, a linha sócio-política de Galeano é mais interessante ainda, passei o ano todo lendo-o mensalmente para melhor degustar do aniversário dos acontecimentos aqui narrados.

Nathália 30/11/2016

Prazeroso
Uma breve história que merece ser lida por dia, todo dia.

Welington.Alves 08/10/2016

Somos feitos de história
Como diz Galeano, somos feitos de histórias.
Nesse livro ele nos leva numa viagem anual, recheando os meses e os dias de um ano, com uma pequena história por dia.
Fico imaginando quantas e quantas histórias ainda faltaram, como temos histórias, reais ou mitológicas, que poderiam constar aqui.

Sacripanta 31/01/2014

Trata-se de um livro muito bom, em que cada dia do ano ganha uma única página recheada com uma história que, em algum momento da humanidade, tomou lugar naquele dia. O tom geral das histórias é político, o que não quer dizer que seja tendencioso, partidário ou alienante; muito pelo contrário, o livro é crítico, levanta paradoxos e injustiças de um passado colonial distante ou de guerras libertárias contemporâneas.

Ainda que haja não poucas histórias inspiradoras, de luta e resistência, o livro é meio depressivo, devido à quantidade de injustiças que tomaram lugar em tantas épocas quanto sabemos, de tantas formas como podemos imaginar, e a sensação de impunidade prevalece. A isso não deve ser confundido derrotismo, pelo contrário. São narradas pequenas vitórias, heróis e heroínas demonstrando, no mínimo, que o conformismo nunca foi regra.

Vale bastante a pena a leitura.