Miso Soup

Miso Soup Ryu Murakami

Resenhas - Miso Soup

Arthur1183 07/12/2023

Excelente obra
Esse foi meu primeiro contato com Ryu Murakami e confesso que foi uma excelente primeira experiência. Tinha ouvido falar muito bem dessa obra e sobre como ela era imersiva, e de fato ela é muito imersiva, a escrita é muito fluída e rápida.
Ao longo do livro, vai criando-se a dúvida sobre os assassinatos e sobre quem Frank realmente é, nossas mentes as vezes nos confunde e ficamos em uma corda bamba que pende para o lado de que temos certeza de que Frank é um psicopata que assassina pessoa a sangue frio e para o lado de que o protagonista (Kenji) está paranóico quanto ao Frank.
O desfecho, no entanto, é onde o livro se perde, parece que no final o autor tenta explicar demais os fatos e as motivações de cada personagem e isso infelizmente se extende por várias páginas, o que infelizmente me fez perder o ritmo da leitura. Contudo, a última página é fantástica, a história por trás de tudo é cativante e confesso que na última página consegui me ver emocionado ao derramar uma lágrima. Enfim, é uma leitura que eu recomendo, porém, para quem possui estômago forte.

Thais645 07/11/2023

Dentro da sopinha de missô
Encontrei esse livro na biblioteca por acaso e decidi levar para casa e ler, pois achei intrigante o fato dele custar um milhão de reais na Amazon. Com certeza, tinha que ser bom ou, no mínimo, razoável.

E, realmente, não é um livro ruim. Eu confesso que confundi esse Murakami com o outro Murakami mais famoso, que eu não havia lido nada. E, em algumas partes do livro, eu me perguntava "Tá certo isso? Aquele autor que todo mundo fala muitíssimo bem escreveu isso?".

Eu gostei muito de algumas coisas que foram abordadas ao longo da narrativa. A crítica que ele carrega é muito válida; o cenário que foi escolhido para ambientar a história é o famoso distrito da luz vermelha, Kabuki-cho, o antro de toda degradação humana do Japão. Acompanhamos um guia de turismo sexual, Kenji, e seu cliente americano, Frank, em suas aventuras pelas noites mais badaladas da terra do sol nascente. Durante todo esse percurso, Kenji tece vários comentários e reflexões acerca desse lado pouco conhecido da cultura japonesa, e suas críticas são muito reais. Ele critica a hipocrisia humana de menosprezar pessoas marginalizadas pela sociedade enquanto desfruta delas secretamente; também critica o fato de que todos parecem estar tão imersos em suas próprias individualidades que não percebem as coisas que acontecem aos seus redores; e também critica muito a arrogância dos americanos em relação aos outros países (muito bom!).

Tudo isso enquanto um cenário horrendo de múltiplos assassinatos vai se formando. Algumas cenas que foram descritas é de revirar o estômago, mas nem taaanto. Achei que foram passagens muito rápidas, o que causou uma angústia esquisita de não conseguir parar de ler. Mas em outros momentos, achei a narrativa meio tediosa e pedante. A explicação do porquê o assassino era um assassino foi um saco, achei meio sem sentido nenhum, mas que agora parando pra pensar, talvez seja o objetivo do autor fazer a gente duvidar do personagem. Acredito que o sentimento que perdurou em mim ao final dessa leitura foi ambíguo: achei meio tedioso em algumas partes, mesmo gostando das reflexões, porém, ao mesmo tempo, gostei do suspensezinho e das cenas de horror.

É um livro bem curtinho que vale a pena ser lido por quem gosta da cultura japonesa e de gêneros de livros esquisitos.
Yulee Zin 11/04/2024minha estante
Moça, como você encontrou esse livro na biblioteca?? Estou sofrendo pra achar ele aqui em SP, e comprar está fora de cogitação kk

Iris Cristina 01/11/2023

Livro me surpreendeu bem! Eu imaginei que a estória iria bordar sobre como é a vida noturna e a prostituição no Japão, mas teve uma reviravolta que não estava esperando! Confesso que fui ler esse livro sem ler a sinopse inteira! Que bom que eu não ou sensível ou não curta gore!
Escrita bem detalhada e bom desenvolvimento da estória, curti!

Marselle Urman 02/10/2023

Respire.
Meu segundo Murakami, e já havia me esquecido da intensidade da experiência.

Ótimo que tenha sido assim.

É uma cotovelada bem na boca do estômago.

O início do livro é tão sufocante. Se constrói uma tensão, degrau a degrau, o leitor prende a respiração, expectante. Lembro claramente de querer parar, de não querer saber o que viria a seguir...como se isso fosse possível.

E o que vem é horrendo, e é um alívio, e poucas pessoas conseguiriam fazer aquilo ser um alívio. E tão gráfico, tão imagético, tão fácil imaginar Tarantino rodando uma cena em um karaoke tradicional japonês, cheio de câmeras lentas.

Kenji e Frank se orbitam mutuamente. Mais um fortuito ou infeliz encontro, avalassador para ambos.

São Paulo, 2/10/23

Michelle.Pereira 10/12/2022

Trumatizada
Gostei muito do livro, mas com certeza não estava esperando por tudo oq aconteceu.
Surpreendente!
Eu sempre compro livros sem olhar sinopse, e sem conhecer vc sobre o livro, e normalmente faço muito isso cm autores asiáticos, e até não me decepcionei. Esse livro não foi diferente.

Ronan 27/07/2022

Esse livro me surpreendeu tanto, de uma forma tão positiva, gostei muito da escrita do Ryu Murakami, toda a história, o clima, os personagens, tudo foi muito bem desenvolvido, quero muito ler mais coisas dele!

Everaldo Rodrigues - Estante Etérea 03/05/2022

Resenha: "Miso Soup", de Ryu Murakami.
Kenji é um jovem guia turístico do sexo, supostamente especialista em diversão noturna no Japão. Ele é contratado por Frank, um norte-americano de quem logo passa a desconfiar, uma vez que sua chegada coincide com uma série de assassinatos cruéis na cidade.

A melhor coisa em "Miso Soup" é o quanto ele te conduz às cegas em uma trama que tem tudo para ser um thriller clichê de serial killer, mas no fundo se revela um mergulho nas inseguranças e preconceitos japoneses em relação a eles próprios e ao resto do mundo, especialmente os Estados Unidos. Kenji reflete uma geração que não sabe como se comportar diante daqueles que fazem parte de um país que mudou tão profundamente a história do Japão, cavando feridas nucleares e influenciando sua cultura. Do outro lado, temos em Frank a imagem do turista que sempre vê na sociedade que visita uma espécie de prato que deve lhe servir, reforçando a exploração e cutucando as cicatrizes de uma cultura que tenta se sustentar diante de tantas mudanças, diante da tecnologização, do distanciamento emocional.

Mas, como eu disse, nada nesse livro é previsível, e Ryu Murakami soube trabalhar os contornos da indiferença e do niilismo que fazem desse livro uma antítese da leitura conduzida a adrenalina e surpresas constantes, servindo-se desses clichês e trabalhando com o característico estilo contemplativo oriental para transformar "Miso Soup" num desafio a nossas expectativas. Fosse escrito por um ocidental, esse livro seria completamente diferente e, provavelmente, não tão bom.

"Miso Soup" é um livro inteligente, despretensioso e muito bem escrito. Sem tentar ludibriar o leitor, entrega uma experiência de desconexão e questionamentos sobre uma sociedade consumista que avança na direção da completa falta de identificação. Recomendadíssimo!

site: https://www.instagram.com/p/CdGLOXmrqCm/

Hugo.Castro 28/01/2022

MUITO BOM!!
Kenji é um jovem japonês, vinte anos, que ganha a vida trabalhando como guia de turismo sexual para estrangeiros (Gaijins). Ele atua principalmente levando os turistas nos mais diversos estabelecimentos de prazer situados na região de Kaboki-cho - Shinjunku (Tóquio). A história transcorre no intervalo entre o Natal e ano novo. Neste mesmo período, em que Kenji recebe um novo cliente vindo dos Estados Unidos, um crime brutal contra uma jovem nativa choca a comunidade japonesa.

Esse foi meu primeiro contato com a literatura japonesa e estou muito feliz. Gente, que livro BOM! A história já começa intrigante/instigante e, conforme se desenrola, voce realmente sente medo. Me peguei apreensivo e com medo enquanto a trama se desdobrava. Minha intenção inicial era ler devagarinho no decorrer de uma semana, mas acabei fechando em um único dia. O livro desliza fácil fácil, igual Psicose. O final me decepcionou um pouco, achei que faltou algo para uma conclusão satisfatória. Mesmo assim valeu muito a experiência. É um thriller de primeira que não possui apenas o terror(Gore)/suspense mas há também na obra diálogos com reflexões e críticas à cultura e o modo de vida no Japão.

Camila Gimenez 03/01/2022

Sopa de misô
Abri o livro achando que era uma crítica social, acabei no meio de uma crítica social com um quê de suspense policial. Não sei definir o que senti exatamente ao ler o livro, até a segunda parte houve um crescendo de expectativas que não foi 100% atingida com o final, mas não que isso desmereça o livro como um todo. Foi possível refletir sobre alguns problemas sociais, como a prostituição e a marginalidade e como isso se relaciona com a solidão; e também senti certa agonia e apreensão no clímax da história.

"Em Kabuki-cho não trabalham apenas pessoas deprimidas, mas quase todas têm a experiência de um passado e uma realidade de sofrimentos particulares."

"A solidão exigida para "aceitar" fatos e situações é diferente da solidão experimentada quando se espera, de forma tolerante e paciente, tudo se resolver."

"A malevolência nasce de emoções negativas como solidão, tristeza ou raiva, do nosso vazio interior, como se algo importante nos tivesse sido arrancando à força ou como se nosso corpo fosse cortado à faca."

Michelle França 21/08/2021

Merece uma resenha !
Acho que ele é o melhor livro desse ano, primeiro porque ele junta tudo que eu gosto num bom Thriller só que 1000 x melhor. Aqui o terror é palpável você sente uma angústia e depois o choque e sem brincadeira você sente medo, muito medo pelo que vai acontecer ao protagonista. Acho que aqui na verdade a gente tem dois protagonistas, duas personalidades completamente diferentes e tão interessantes, sim eu achei o Frank muito interessante, não parece humano, aos poucos você vai descobrindo essa personalidade animalesca, sádica, sem nenhum sentimento porém de uma grande racionalidade, ele sabe o que está fazendo.
Por outro lado você tem Kenji, cara comum, alguém que você esbarraria normalmente por aí, mas que se torna alguém estranhamente especial ao Frank.
É aquela história do "tinha tudo para dar certo mas ... deu tudo errado e mais um pouco". Eu não esperava pelos acontecimentos, não conseguia adivinhar para onde a história caminharia, que raios aconteceu aqui! Para tudo quero descer! Essa é a sensação! Dá falta de ar!
Bizarro, sádico, nojento, cruel mas pera! Que diálogos profundos são esses entre eles???? Como assim! É isso tudo muito bem construído, bem conduzido e a gente toma aquele baque e depois fica tudo calmo, reflexivo.
Gostei muito do final, e sim não acho que tem que ter um final ao estilo dos thrillers americanos.
Asiáticos sabem escrever e ferrar com nossas cabeças!!!!!

Rafa 28/07/2021

Aos vinte anos, Kenji trabalha como guia de turismo sexual em Tóquio. Conhece os melhores bares de encontro, peep shows e clubes de sadomasoquismo de Kabuki-cho, bairro de boemia e prostituição da capital japonesa. Ao ser contratado por Frank, um estranho executivo norte-americano, começa a suspeitar que o cliente o enganou, que nada do que lhe disse sobre identidade, profissão e passado era verdade. Ao mesmo tempo, acompanha as notícias de dois assassinatos violentos ocorridos na cidade. O medo e a dúvida se instalam em sua mente. Será que o americano, que se comporta de maneira cada vez mais suspeita, está envolvido nos crimes?

Odeio falar isso, mas sempre prezo pela sinceridade e pela verdade: Não gostei de nada nesse livro!! As melhores coisas são que é um livro curto e quando acaba!! Não deu pra mim não.....

site: https://www.instagram.com/p/CPrI1tpLs63/?utm_source=ig_web_copy_link

Nifrido 04/07/2021

Vaporwave com terror
Gostei muito da ambientação do livro, de como o leitor (pelo menos no meu caso) acaba se sentindo um turista pelas ruas cheias de neon em Tóquio. A parte gore também me surpreendeu bastante. E esse livro só não levou 5 estrelas por conta do seu final, que eu acabei não gostando tanto de como as coisas foram explicadas.
O motivo do título do livro ser Miso Soup também é bem interessante.

A vontade que eu sinto ao ler um livro desses, é de escutar Plastic Love e outras músicas do gênero.

Diego Almeida @diegoalmeida999 20/04/2021

Desconcertante e surpreendente
Desconcertante, intenso e muito interessante a forma como a narrativa se desenrola, com um enredo que o tempo todo deixa aquela sensação kafkiana na mente. Confesso que comecei a ler sem expectativa nenhuma mas terminei o livro querendo ler muito mais do autor.