Eu sou Camille Desmoulins

Eu sou Camille Desmoulins Hermínio Corrêa de Miranda
Hermínio Corrêa de Miranda

Resenhas - Eu sou Camille Desmoulins

Eduardo 01/07/2014

Trata-se de um excelente livro para gosta do assunto sobre vidas passadas, especificamente a terapia de regressão. A última edição de 2013 está revisada e atualizada pelo Luciano dos Anjos Filho, com notas apuradas e identificadas as fontes. Um livro que prende, encanta e propõe reflexão, sem dúvida.

Antonio 16/02/2017

Registro precioso!
Livro bastante interessante e muito relevante, que descreve a experiência prática realizada por Hermínio Miranda em promover a regressão de memória de Luciano dos Anjos. Durante o transe regressivo, emerge neste a personalidade de Camille Desmoulins, o famoso jornalista francês que foi figura de destaque na Revolução Francesa. Trata-se de uma leitura densa, um pouco cansativa. Essa edição, especialmente, é escrita em letras miúdas e pouco espaçadas, o que torna a leitura ainda mais desafiadora. Impressionam certos detalhes supostamente banais, que Luciano em transe mencionou (na personalidade de Desmoulins), e que só depois, com muito custo, às vezes "ao acaso", foram corroborados com a descoberta em algum livro raro do registro de tal fato; são elementos que dão autenticidade à experiência realizada por eles. A leitura não é muito fluida, pois há grande carga de informações históricas, talvez até mais do que o necessário. Em alguns momentos, são fornecidas várias informações históricas oficiais que não vêm exatamente corroborar algo que Luciano tenha dito durante a regressão de memória, mas apenas contextualizar mais amplamente a fala dele (o que não desmerece o livro, claro). É um livro sem dúvida muito relevante, e é maravilhoso que tenhamos o registro, para consulta de qualquer leitor, dessa experiência tão interessante, ainda mais quando realizada por pessoas de grande cultura e respeitabilidade como Hermínio Miranda e Luciano dos Anjos. Creio que, ao lado, por exemplo, de "20 casos sugestivos de reencarnação" (de autoria do médico canadense Ian Stevenson), este livro seja um dos poucos registros de um estudo sério e detalhado de um caso de reencarnação. Recomendo a leitura aos curiosos no espiritismo e aos já espíritas.

Wagner 08/07/2023

O SECRETÁRIO DO SELO
(?) era homem importante, pois referendava os documentos públicos, como os decretos que, sem o carimbo autenticador, sempre guardado a chaves, não tinham fé pública e, portanto validade.

Havia uma espécie de caixa-forte portátil onde se guardavam os sinetes,
e foi precisamente com a ascensão de Danton e seus companheiros que se providenciou a substituição dos carimbos, pois até então utilizavam-se os sinetes do regime monárquico.

A posse dos sinetes conferia, pois considerável parcela de autoridade
e poder ao titular do cargo.

Informa-nos o Larousse que a palavra SELO ou SINETE - sceau, em francês - provém do latim SIGILLUM, sigilo,segredo.

MIRANDA, Hermínio Corrêa. Eu sou Camille Desmoulins. publicações Lachaitre,1993. pg 177.