O Mistério de Ian Rufford

O Mistério de Ian Rufford Susan Squires

Resenhas - O Mistério de Ian Rufford

majunixx 13/07/2021

Levantem os pés pois eu irei passar pano pra esse livro rs
Me sinto na obrigação de cadelar sobre esse livro porque eu gostei muito dele e acho que ele foi injustiçado! KKKKKKKKKKKK

Eu até entendo o porquê de algumas pessoas não terem gostado desse livro ou achado ele sem sal. E acho que isso se deve ao fato de que ele prometeu muitas coisas que foram apenas colocadas em segundo plano, como por exemplo o desenvolvimento do romance entre os protagonistas. Esse ponto, para mim, não foi algo necessariamente ruim, já que em contra partida a trama deu prioridade ao mistério/suspense envolvendo a nova vida de Ian Rufford. Mistério esse que eu achei bem construído e fluido, não aquela enxurrada de informações desnecessárias que logo a seguir serão descartadas como em alguns outros livros do gênero eu li. A medida em que se passa as páginas, a gente acompanha a trajetória do nosso protagonista em busca do entendimento sobre o que aconteceu com ele e como ele pode lidar com isso. E é aí que surge uma amizade que eu achei muito fofa entre ele e a Elizabeth, minha queridíssima prota; já que ela se torna a única pessoa disposta a compreendê-lo e ajudá-lo nessa nova fase da vida dele sem sentir medo. A partir daí ambos passam o livro inteiro se ajudando e criando um companheirismo que eu achei muito importante - e lindo também - para o desenvolvimento do romance deles, que realmente só vem acontecer lá pra o finalzinho do livro. Inclusive, quando terminei de ler, eu também acabei sentindo falta desse romance porque eu tinha me apegado aos personagens rsrsrs.

E, sim, o Ian realmente é abusad0 pela Asharti, a antagonista. Antes de ler o livro eu vi algumas resenhas aqui no skoob e em outros blogs dizendo que eram cenas fortes, mas na verdade até que foi bem "resumido", focando mais no sentimento e nos traumas do Ian. Traumas esses que foram (também) responsáveis pelo romance dele com a Elizabeth ter se desenvolvido tão lentamente.

A vampirona Asharti me lembrou muito a também vilã vampira Missora da duologia Kaori de Giulia Moon (recomendo que leiam porque é muito bom, além de ser de uma escritora nacional). Ambas foram transformadas em vampiras após terem uma vida difícil, são muito sádicas e você não sabe se elas são doidas ou simplesmente más mesmo. Coisa que me fez classificar ambas como sendo vilãs genéricas e sem muito mais. Afinal, pra mim, vilão bom é aquele que tem motivo para ser mau.
(Obs: Só é explicado o porquê da Asharti ser assim no terceiro livro dessa série, o "Instintos Ardentes")

Eu amei que o cenário em que boa parte da trama se desenrola tenha sido no Egito e em outros lugares do continente africano, quebrando aquela mesmice da excêntrica vida na sociedade britânica e o medo constante de escândalos e afins.

Existe uma teoria de que alienígenas estiveram aqui na Terra há milhares de anos atrás e ajudaram os humanos da época a construírem seus monumentos, desenvolverem conhecimento matemático mais avançado, e que em certo momento foram também cultuados como sendo os deuses de alguns desses povos. Tendo explicado isso, gostaria de dizer que achei de uma criatividade maravilhosa a autora ter inserido isso na estória como se esses alienígenas fossem os criadores da raça vampira. Talvez daqui há um ano ou mais eu leia de novo esse livro e ache isso uma ideia bem ruinzinha, PORÉM comparado aos outros livros com vampiros que eu já li - em que na maioria das vezes mal era explicado como eles surgiam -, essa origem foi a mais inusitada. Não sei de Squires aludiu a isso propositalmente, mas achei bem legal.

Enfim! Resumindo: Não é necessariamente um livro de romance, mas o mistério/suspense é muito bem feito e acho que vale a pena uma leitura (ou releitura) dele para passar o tempo ou pelo menos tirar uma ressaca.

(a resenha ficou enorme mas pelo menos eu defendi ele kkkkkkk)

Cris Paiva 26/04/2009

Sem muito romance
Esse romance não tem muito romance não. Na verdade ele é bem sinistro!!!
O Ian é feito escravo durante uma viagem à África e a "patroa" dele é vampirona ninfomaníaca-tarada e muito, mas muito malvada mesmo!!! Tão malvada que faz a Akasha do Vampiro Lestat parecer uma flor de pessoa. Por aí vc vê o nivel da donzela. O Ian é transformado em vampirão pela doida e abandonado para morrer no deserto... Mas ele morre??? Nãããooooo (claro né, senão o livro acaba), ele sobrevive e jura vingança contra a vampira sado-masô que o transformou!!

Posso garantir que, pra quem gosta de vampiros o livro é ótimo!!! Mas para quem gosta de romance, beijo na boca e cenas hot, é bom achar outro livro, pq esse não vai fazer seu gênero. Kkkkkkkk!!!
Deca363 27/05/2009minha estante
Cris, eu acho que a Susan Squires não gosta de homem não. Em todos os livros dela que li, os homens são torturados e abusados. Coitadinhos...KKKK

Bjus.

ClaudiaS 29/09/2009minha estante
Oi Cris

Peguei esse livro para ler hoje e não larguei, muito bom...nesse livro o Ancião sita a montanha dos Cárpatos...você leu os livros da série Cárpatos? Tenebrosa também...rs

Cris Paiva 13/02/2012minha estante

Samara 10/03/2019minha estante
Amei o livro, o poder da Asharti sobre os homens, é fascinante

Milly 06/09/2009

Ian foi capturado e escravizado pela vampira Asharti e depois abandonado nas dunas do deserto Egípcio. Convertido num vampiro, Ian passa a ansiar pela morte. Então, ele conhece a bela Elizabeth, que lhe apresenta um mundo novo. Elizabeth o livrará do desespero e o ajudará a capturar Asharti. Mas é claro que nesse meio tempo rola uma paixão, né? - rs.

Adorei o livro. Faz algum tempo que o li, mas guardo boas lembranças. O mistério de Ian Rufford faz parte da série A maldição de Asharti. Aliás, o livro tem partes hots.

Românticas 29/12/2012

Por Carol

Nada melhor que começar uma série fora de ordem né?! (#NOT).
Para variar comecei essa série pelo terceiro livro e ela tem NOVE. Que legal, isso é culpa (mais uma vez) da falecida Nova Cultural que teimava em publicar as séries fora de ordem.

Depois de emprestar alguns para a Natália finalmente decidi ler.
Bem... o romance aqui é o de menos, a tônica de livro é Ian tentando aceitar o que tinha se tornado e compreender a sua importância no processo. Elizabeth é aquela típica mocinha independente e nada mimada (ADORO). É uma boa história, agora vou ter que ler os outros (risos).

Companion Series

One with the Shadows - Premonição - Bianca 888
One with the Darkness - A Escolha de Donatella - Bianca 929

SS - Short Story

Valdirene.Perez 27/02/2015

Nossa, eu não sei como alguém consegue perder tempo escrevendo uma história tão idiota como essa. Não tenho o hábito de abandonar leituras mas posso afirmar que, esse livro bateu na trave.