Dez mulheres

Dez mulheres Marcela Serrano

Resenhas - Dez Mulheres

yastopias 19/08/2023

Dez mulheres
"Eu acredito que todas as mulheres tem a mesma história para contar"

Não sei bem como falar desse livro... A principio não esperava que um livro que tem a premissa de contar 10 histórias "iguais" me trouxesse tantas perspectivas femininas. Todos os dias durante essa leitura fui dormir pensando nessas mulheres e acordei pensando nessas mulheres, pensando em suas histórias, em seus maridos e filhos, em usas feições hoje em dia, fiz das vivências delas vivências de amigas porque enxerguei em cada uma um pouco de mim e das mulheres a minha volta. Acredito que foi por isso que demorei tanto para concluir, a forma como a autora da voz para cada personagem, fazendo assim, com que se tratem de narradoras distintas, com falas distintas e ao mesmo tempo com uma dor em comum, fez com que eu me sentisse acolhida, abraçada, e ao mesmo tempo acolhendo e abraçando uma outra.

Com certeza "Dez mulheres" será a porta de entrada para outras obras de Marcela Serrano!

anaartnic 04/01/2023

Dez viagens pelo Chile e suas mulheres
Neste ano estou com o plano de ler livros de todos os países da América do Sul. Resolvi começar pelo Chile, país que não faz fronteira com o Brasil e que sempre me intrigou por ter um deserto, ter neve, terremotos e, claro, a grande cordilheira.

Aleatoriamente, escolhi este livro da Marcela Serrano e me surpreendi positivamente com ele. Ele conta a história de dez mulheres, nove delas frequentam o consultório de Natasha (a décima mulher da história), que é psicóloga. Natasha decide reuni-las em seu consultório para que elas se conheçam e conversem.

Cada capítulo é narrado por um das mulheres, que contam sua própria vida e principais problemas e angústias que as levaram ao consultório de Natasha. São mulheres de idades e contextos sócio-culturais diferentes, suas vivências não apenas abrangem um âmbito individual, mas também explicam muito sobrr a formação do Chile enquanto nação.

A maior riqueza da história é essa, a história de um país impactando diretamente a história dessas mulheres. Eu não esperava ter tantas informações sobre o país por meio desta ficção que, creio eu, representa muitas histórias reais de mulheres chilenas.

Por fim, acredito que as primeiras cinco histórias são as melhores, depois perdem um pouco o fôlego, talvez pelo fato do leitor já ter tido contato com as anteriores. Além disso, eu queria muito vê-las interagindo, mas entendo que talvez no não coubesse este diálogo na construção e proposta da obra.

Ainda que nem todas as histórias tenham sido tão atrativas para mim, isso não tira o aspecto histórico que cada uma destas oferecem ao leitor, sobretudo a respeito dos anos de ditadura e as desigualdades e preconceitos que imperam na sociedade chilena.

Recomendo demais a leitura e quero muito ler mais livros de autores deste país :)

Ândrea - LPL 04/11/2012

Francisca. Mané. Juana. Simona. Layla. Luisa. Guadalupe. Andrea. Ana Rosa. Natasha. (Que fôlego!) Dez Mulheres. Dez vidas, dez ensinamentos, dez maneiras de abrir os olhos do leitor.
O romance lançado no Brasil ano passado pela Alfaguara foi meu primeiro contato com Marcela Serrano e, sem sombra de dúvidas, haverão próximos. Admito que este é um livro difícil de se resenhar, a vontade que fica é de falar sobre cada uma delas, pois todas tem sua devida importância, mas então me estenderia muito mais do que deveria e acabaria por tirar de quem está por ler os prazeres de conhecer uma nova paciente de Natasha. Mas uma vez que tenho de falar sobre eu tomo a liberdade de citar um trecho de uma música que ouvi muito durante a época que li o livro e que, particularmente, acho que se encaixa:
"Amanhã talvez esse vendaval faça algum sentido (...) por hoje é só." (Depois da Curva- Pouca Vogal).
Quem não conhece a música (ou a banda) vale a pena conferir também!
Voltando ao livro... Bem, Marcela Serrano nos apresenta nove mulheres que fazem terapia com Natasha, alguém que passamos a conhecer bem no finalzinho e que amarra a sequencia de histórias com sutileza e grandiosidade. Nos deparamos com mulheres reais, daquelas que encontramos no mercado, que acordam todos os dias e lutam contra a pressão do emprego (ou do desemprego), da família, da religião, da sociedade, mas o mais importante: Lutam todos os dias contra si mesmas. Os problemas abordados pela autora em cada personagem fazem com que o leitor se sinta próximo delas, sinta por elas. É fantástico.
A escrita é suave e flui muito bem, é curtinho (apesar da grande quantidade de conteúdo) e deixa marcas, com toda certeza. Recomendo para qualquer um que deseje ver um pouquinho de realidade e busca uma forma nova de enfrentar a vida, de se reinventar. Digo isso não apenas porque elas discutem sobre suas vidas em grupo, cada voz que se apresenta mostra um problema central e a forma na qual a personagem se apegou para tentar lidar com aquilo, este fato reflete em nós, leitores, como uma maneira de se olhar no espelho e pensar em como lidamos com os nossos próprios monstros. Vale a pena ler e, de repente, reler.

"Talvez a solução seja ter um pequeno projeto por dia. Tanto faz estar viva ou morta quando não há um motivo para se levantar toda manhã." Dez Mulheres - Marcela Serrano.
~ http://leioporqueleio.blogspot.com.br/

Thai.Campos 11/02/2022

Faça terapia ?
Fecho essa leitura voltada para dentro. As dez passam por mim, como todas passamos umas pelas outras.
Mulheres, isso nos identifica, não nos define, mas nos permite empatia e luta!
Duda 11/02/2022minha estante

Thai.Campos 11/02/2022minha estante
Hehehe?

Dayana 11/02/2022minha estante
? estou curiosa para terminar!

Thai.Campos 12/02/2022minha estante
Não consegui esperar Day ?

Naiara.Goncalves 14/02/2022minha estante
? só pra completar

Lari 29/03/2021

Livros sobre terapia que são terapia para quem lê
Sempre que minhas emoções cutucam pedindo atenção...Busco livros! A tal da biblioterapia, da identificação com as personagens que "simula" nosso comportamento e mostra caminhos, é ritual sentimental por aqui.

E foi numa dessas que Marcela Serrano contou suas histórias para mim, ninou meus processos. Um livro sobre uma terapeuta e suas pacientes, indicado por uma grande amiga também da área.

"Dez mulheres" abraça várias etapas da vida. Dores de amor, de família, de pobreza, de tédio, de confusão mental. Vícios, fama, envelhecimento,traição,estupro. Decadência. Recomeços.

Bem vida real escancarada.

Marcela escreve como um espelho que vai desmascarando a gente, descrevendo o que sentimos com muita sinceridade. E, então, envolvidas por vidas que não são as nossas em si, o nó dentro da gente começa a desenrolar. Cada personagem apresenta sua história, que não são tão longas, mas profundas. Ler, pra mim, é um processo de cura. Conhecer novas autoras, principalmente latinoamericanas(Marcela é Chilena) é sempre muito bom. A literatura salva vidas!

Duda 17/02/2022

"... Afinal todas nós, de um modo ou de outro, temos a mesma história para contar."

Esse trecho resume bem o sentimento do livro. A obra mostra a história da vida de 10 mulheres, completamente diferentes em cada uma delas você se identifica com alguma parte, afinal...??

Silvia.Neves 03/12/2017

Dez Mulheres traz à tona histórias simples e reais de mulheres que vivem em Santiago, capital do Chile, mas que poderiam estar em qualquer lugar do planeta. A autora, Marcela Serrano, facilmente nos transporta para a vida de cada uma das dez e, nos lembra a todo momento que, por mais que nossas experiências sejam únicas, o sentir a vida é universal, independe de idade, de origem, de classe social, de raça.
Celebremos então a vida, não de dez, mas de milhares através dessas dez

site: http://te--conto.blogspot.com.br/2015/11/livro-dez-mulheres.html

Luana.Abreu 06/06/2020

Histórias de mulheres
Nove mulheres são convidadas por sua terapeuta, Natacha, a se reunirem em uma casa de campo próxima a Santiago para narrarem, uma a uma, suas histórias. Mulheres completamente distintas entre si pela idade, pela classe econômica e pelos desafios que enfrentaram. Recomendei a varias amigas.

Gabriela 23/07/2020

Identificação
São mulheres completamente diferentes com histórias completamente diferentes, mas é impossível, sendo mulher, não se reconhecer um pouquinho em cada uma delas.
Paula 24/07/2020minha estante
Aff to adorando! Vale muito a leitura

Carolina.Frade 19/02/2022

Não me empolgou
A ideia do livro é bem legal, e no geral me identifiquei e me vi em muitas histórias. Ser mulher é isso? é se ver na outra, é perceber que independentemente de nacionalidade, educação, cor, sexualidade, temos muitos mais pontos que nos unem do que nos separam.

Eu só realmente não me vi completamente envolvida pela leitura.

Juliana 31/01/2022

Um livro mais morno que esperava
Dez Mulheres é um livro que busca retratar as angústias, dores e alegrias de mulheres de realidades distintas, mas que, por questões da vida, foram para a mesma psicóloga, Natasha, que é a história final do livro. Ao longo das histórias vamos nos vendo e reconhecendo pessoas ao nosso redor nas trajetórias de cada uma das personagens, que são narradas em primeira pessoa. Temos também alguns elementos históricos que pra quem é mais ligado na histórica política latino americana vai ser capaz de reconhecer.

Dito isso, não foi um livro que me prendeu. Acho que as histórias foram rápidas ou superficiais, de forma que não me senti especialmente tocada em nenhum dos capítulos. Não foi uma leitura ruim, mas também não foi nada que tenha me marcado. Fiquei um tanto decepcionada, porque esperava encontrar mais aquela sensação de ?nossa, esse livro bateu?, mas acho que vale dar uma chance para quem se interessar.

Rosa Maria 18/08/2013

Literatura ou Terapia?!
Relatos de vida, experiências, inseguranças, enfim, relações afetivas de nove mulheres diferentes entre si e sua terapeuta, que é a décima mulher. Leitura um pouco cansativa, onde temos a sensação de estarmos assistindo a sessões de terapia de diversas mulheres, com problemas às vezes semelhantes, às vezes diferentes, mas todas carregando o medo e a insegurança em seus relatos. Leitura quase auto-ajuda. Não indico.

Renata.Borges 18/04/2022

Iinteressante perspectiva psicológica de 10 mulheres
Imagine um livro que você amou? Então…. este está na minha lista de livros que adorei! A editora Alfaguara, além de uma diagramação que faz a minha cabeça, faz uma seleção de títulos que eu acho impecável.
Apresenta uma interessante perspectiva psicológica de 10 mulheres. Cada uma de uma idade diferente, vivendo dramas diferentes e os compartilhando em um grupo onde todas têm em comum a terapeuta. Uma abordagem interessante dos mais diversos conflitos internos, com uma bela forma de escrita. Suave. Correta. Corriqueira. Me apaixonei por cada uma das personagens e suas histórias. Odiei partes doloridas da vida de cada uma, e me vi torcendo para que cada uma recebesse o melhor. Outras vezes, admirei a maturidade , o discernimento, o desapego e outros adjetivos de algumas delas. Ao longo da leitura me senti ao lado das minhas amigas, com cada uma destrinchando os detalhes da sua vida. Me senti invadida pelos fatos e sentimentos.

Amei a Francis, como a Maní, a Juana, ou a Simona, a Layla, a Luisa, a Guadalupe, a Andrea, a Ana Rosa e, para terminar, a Natasha, a terapeuta.

Debora 21/01/2019

Impossível não se reconhecer
Natasha, uma terapeuta, reúne 9 de suas pacientes, para que relatem seus casos e se conheçam. O 10º relato é sobre Natasha.
E nessas histórias, tão diferentes, tão profundas, impossível não se reconhecer e à sua irmã, mãe, amiga. É uma história de mulheres e suas vidas, dores, amores, alegrias e, sobretudo, sobre sua força. Livro lindo. Recomendo!

Serivaldo 27/01/2019

Dez mulheres, variados problemas
Excelente livro. Linguagem fácil, enredo envolvente. O fato de termos dez mulheres (diria onze - a assistente de Natasha) em diferentes narrativas faz a leitura não se tornar cansativa. O conteúdo realista, problemas existenciais, inerentes ao universo feminino e humano, nos remete a nossos próprios, sejam os passados, os atuais ou que ainda vivenciaremos.
Cada leitor se afeiçoa a uma determinada personagem, de acordo com suas vivências, especialmente se forem mulheres.
As visões que se têm dos homens também são diversificas, mulheres diferentes visualizam homems de forma diferente uma das outras, mas nunca ausentes, nem que sejam apenas na mente. Os amam, os odeiam, lhes fazem falta ou não, são objetos, são símbolos, são portos seguros, são asco.