Codependência Nunca Mais!

Codependência Nunca Mais! Melody Beattie

Resenhas - Codependência Nunca Mais!

Thamiris.Treigher 23/11/2022

Leitura & Cura
Esse livro é muito mais do que "apenas mais uma leitura que eu fiz". A leitura em grupo de "Codependência nunca mais" ajudou a trazer elementos de cura, amor próprio, autoconhecimento, reflexão, interiorização e uma conexão muito especial com cada uma das meninas desse grupo, lindamente conduzido por minha mana @sueynesoares.psi

Eu não sabia o que era codependência, e descobri como ela está presente em diversas relações: seja em nós, em alguma pessoa que convivemos ou em alguém que conhecemos. Mas uma coisa é certa: ela está bem perto de nós, e é bem pouco falada e discutida. De maneira sintetizada, codependência é ?cuidar do outro? de uma forma tão excessiva, que o indivíduo transfere o foco sempre para o outro, e não consegue lidar com as próprias limitações e emoções.

Melody parte da sua própria experiência pessoal como codependente para abordar as causas, nuances, detalhes e passos para identificar, aceitar e curar a codependência, que está em detalhes que sequer imaginamos.

Esse livro foi um mergulho na alma, nas próprias feridas e na própria luz. Imensa gratidão e felicidade por ter vivido a leitura dessa obra incrível com esse grupo maravilhoso. Obrigada, meninas! Foi lindo demais o que construímos. Posso dizer que minha vida mudou depois dessa experiência! Pra sempre as "ex-tintoras".
Carolina2010 20/07/2023minha estante
Estou começando a ler hoje, indicação do meu Psiquiatra.

Thamiris.Treigher 20/07/2023minha estante
É excelente, Carolina!

Deco 25/05/2017

Cuido de mim, cuido dele/dela? Excessos possíveis
Algumas pessoas são zelosas, até demais com os outros. Este é um assunto difícil de abordar. Como dizer para alguém que sua dedicação ao outro, faz mais mal do que bem? Este é o tema, o relato pessoal do livro. Gostei e recomendo. Agora, pode soar presunçoso ou mesmo ofensivo para alguns.
Fernanda.Martins 03/10/2018minha estante
Estou louca para ler esse livro.

Gleyciane.Silva 12/01/2021minha estante
Gente eu não tô conseguindo lê pelo app no celular como faz ?

Paulo 20/11/2020

Equilibrado, autêntico
Gostei muito desse livro, a autora tem uma história pessoal rica e baseou o livro em suas experiências, passando uma credibilidade e autenticidade incríveis. A cada capítulo há atividades propostas, chamando o leitor à ação, para sair do estado de codependência de forma organizada e tranquila.
A autora explica muito bem como funcionam os grupos de 12 passos para dependentes e codependentes e a razão do sucesso da atuação deles.
Há alguns relatos de casos de abuso de drogas, violência, etc. que podem acionar gatilhos emocionais em pessoas que estejam muito fragilizadas, achei bom avisar.

Bia 08/07/2021

É um livro bom sobre o tema da codependência, principalmente para pessoas com relacionamento com alcoólatras, viciados, comedores compulsivos e afins. Não é o meu caso mas concluí a leitura pela curiosidade sobre o tema.

Karol 05/10/2021

É bom.
Legal o livro, vc aprende mais sobre o codependente que acaba sendo um dependente de quem é dependente de um vício. Mas acho que a autora enrola muito, repete muitos assuntos e acaba cansando a leitura. Enrolei pra caramba pra ler, mas fora isso possui vários aprendizados.
Cah 03/07/2022minha estante
Sim, também estou achando repetitivo e cansativo.

Lets_abueno 24/01/2022

Aprenda a viver e se amar
Codependência nunca mais é o primeiro autoajuda que já li. E, confesso ter me assustado um pouco com a linguagem direta desse gênero, não poderia ser diferente.

Aqui, Melody Beattie nos mostra que é possível sim nos libertar das amarras que nos colocamos, ou que outras pessoas colocaram e nós.

Originado de suas próprias experiências, seu livro nos ajuda a identificar se somos ou não codependentes e nos convida a nos recuperar, caso sejamos. Para isso, ela dá dicas do que é preciso fazer, destacando o amor próprio.

Este livro é extremamente necessário para quem tem dificuldades em seus relacionamentos sociais, amorosos ou familiares. É importantíssimo para nos mostrar a força que podemos quando desejamos ter. É um tapa em cada página, um chacoalhão em cada capítulo. O sacode a poeira que eu precisava.

Catarina 05/09/2020

Codependência
Conhecer melhor este conceito me abriu a várias chaves para o entendimento de diversos comportamentos e pensamentos que estão entrelaçados e resultam num padrão destrutivo de vício pela dor - seja como for. Se o vício de alguém está conseguindo afetar a sua vida, vale a pena analisar a sua própria parcela de responsabilidade - e este livro pode te ajudar.

Cynthilante 07/06/2022

Apesar da obra ser voltada para relacionamentos com alcoólatras, apresenta o conceito das pessoas coodependentes para qualquer tipo de relacionamento.

Ana Caroline 09/07/2022

Muito bom!
Aborda como o vício e a dependência emocional estão interligadas e como isso afeta o futuro das pessoas envolvidas. Achei a leitura por fim um pouco cansativa, mas gostei muito do assunto

brunasmpaio 14/02/2023

"A única maneira de sair é atravessando."
É um bom livro para introduzir o tema, daquelas leituras que te prendem e logo vc percebe que já terminou, mas me incomodou um pouco o viés religioso que a autora tenta forçar a todo momento, sempre com falas como "deixar nossas vidas nas mãos de Deus".

Dariane Aguiar 14/03/2021

Acredito que esse é um livro importante para quem busca tratamento da Codependencia. Pode ser um pouco forte para quem está no começo, então eu recomendaria para quem já compreende alguns dos seus comportamentos. O mais rico desse livro são as atividades de autoconhecimento, estimula muito a pensar e escrever.

Thais 09/06/2022

Assunto delicado
Para mim foi uma leitura difícil, porque aqui as verdades são ditas desde o início, o que é ótimo porque ter por perto uma pessoa com vícios pode te deixar maluco, e a autora traz muita luz sobre como não viver a vida do outro ou para o outro, e sim cuidar de si mesmo.

Mariliza.Baptista 30/12/2023

Um soco no estômago e um abraço esperançoso
Eu gostaria de dizer que foi uma leitura tranquila e gostosa, mas não posso. A cada capítulo, eu sentia um desconforto enorme com as palavras e histórias contadas por Melody.
Por se tratar de um conceito também experimentado pela autora, você pode encontrar recursos que podem ser aplicáveis a você ou não. Portanto, não se apegue a essa leitura como "a solução de todos os seus problemas". Ela serve apenas para que você entenda que não está sozinha e que há esperança para uma vida com mais qualidade.
Melody não faz rodeios para dizer o que precisa. Ela é direta em cada parte desse livro, porém achei que suas falas foram um pouco redundantes em alguns momentos.
Ainda assim, trata-se de uma leitura que vale a pena e que pode ser um conforto quando não sabemos quem somos se não formos algo para alguém.

Fabio.Afonso 06/05/2022

Mudança
Precisava ler isso pra inicar a mudança.
Estava focando no problema, mas tenho que focar na solução.
Ler a cada 2 anos!

Yuri.S 13/02/2023

Leitura prazerosa e útil para todo tipo de dependência.
Li esse livro porque suspeitava que uma pessoa próxima poderia ser codependente então meu interesse era basicamente a curiosidade e não a busca por ajuda para mim. Minha surpresa foi que esse livro me ajudou em muitos aspectos ainda que eu nunca cheguei a ser codependente.

É um livro que te ajuda a lidar especificamente com a codependência, mas como a codependência é um tipo de dependência ele acaba ajudando para quaisquer tipos de dependência também.

A bibliografia citada pela autora é muito interessante e já coloquei alguns livros na minha lista de leitura.