Os Mistérios da Coroa

Os Mistérios da Coroa Nancy Bilyeau
Nancy Bilyeau

Resenhas - Os Mistérios da Coroa

Gabez 10/01/2023

Se você gosta de O nome da Rosa, Os mistérios da coroa vai lhe agradar muito também!
Aqui temos de fundo os anos de reinado de Henrique VIII após seu divórcio com Catarina de Aragão e o que esse episódio proporcionou para o mundo cristão na Inglaterra e com isso seguimos a história da noviça Joanna que após um incidente envolvendo sua prima mais querida e também seu pai acaba parando no meio de uma investigação em busca de algo que pode ou não ser real, em sua busca encontra inimigos e amigos para ajudá-la mas também descobre fatos perturbadores sobre a própria família e sobre seu priorado.
Em resumo: esse livro é excelente para quem gosta de mistérios e ainda mais para quem gosta de história!

OBS: Vi que há mais livros com a personagem Joanna, espero que tragam eles para o Brasil também!

Carol 25/07/2021

Os mistérios da Coroa
Bom livro!
Uma aventura leve e bem escrita. Gostei muito da ligação entre personagens de ficção com personagens históricos reais (no sentido literal da palavra?).
Confesso que achei a primeira parte do livro mais instigante, mas o texto de Nancy Bilyeau segue uma narrativa coerente e que te leva a ir até o fim do livro com o mesmo interesse.

Ivan Leite 28/07/2020

Os Mistérios da Coroa Nancy Bilyeau
Estive na Inglaterra no século XVI e vivi monumentos turbulentos. Entre os conflitos de Henrique VIII com o Vaticano, acompanhei Joanna Stafford, que armada com determinação e coragem confronta os traumas do próprio passado enquanto tenta concluir sua missão...
Foi preciso ter coragem para acompanhar Joanna.

Boa viagem... boa leitura...
@biblioteca.giratoria

Biblioteca Álvaro Guerra 12/12/2019

Armada com determinação e coragem, Joanna confronta os traumas do próprio passado enquanto tenta concluir sua missão. Acompanhada do jovem frade Edmund, Joanna visita castelos suntuosos e locais sagrados, como Stonehenge e a Abadia de Malmesbury, em busca da relíquia e de salvação para si mesma, sua família e o modo de vida sagrado de sua ordem religiosa.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580410822

Dâmares Dias 28/12/2016

Os mistérios da Coroa - Nancy Bilyeau
Comprei o livro porque achei interessante mudar um pouco de estilo e ler um romance histórico...
A sinopse me chamou a atenção, aqui está um trecho dela: "Na Inglaterra dos anos 1530, os dissidentes religiosos e os condenados por traição eram brutalmente torturados e executados. Quis o destino que Lady Margaret Bulmer tivesse o mesmo fim. Uma das líderes das rebeliões do norte do país contra o rompimento do rei Henrique VIII com a Igreja Católica, a nobre foi queimada em praça pública. Ao saber que sua prima enfrentaria a morte na fogueira, a noviça Joanna Stafford desafia a rígida regra da clausura e foge do Priorado de Dartford para assistir à execução e reivindicar o corpo, a fim de lhe dar um enterro digno."
Sinceramente, o livro pra mim foi decepcionante... Chato, de leitura lenta, arrastada, e com muitas descrições desnecessárias (até entendo que um romance histórico necessite de algumas descrições mais detalhadas, mas nem tanto)...
Duas coisas "salvam" um pouco o livro: o pano de fundo ambientado na Inglaterra, no período em que vários mosteiros são fechados; e o fato da autora demonstrar por meio de um personagem, o bispo de Winchester, a junção dos "poderes" conflitantes da política e da religião, centralizados nas mãos de um homem, e utilizados conjuntamente.
Mas a personagem principal, a noviça Joanna, é extremamente chata. Na primeira parte do livro, quando Joanna vai atrás de sua prima, e encontra o pai a história parece que vai decolar, depois seguem-se váaaaaarios capítulos entediantes e só mais pro final que a leitura volta a ficar boa...
Não conheço outros livros da autora, e pelo que pude pesquisar, a continuação dessa série (esse é o livro 1 da série Joanna Stafford) não chegou a ser publicada aqui no Brasil.
E por esse motivo, o livro ainda ficou com o final meio em aberto, não sabemos ao certo o que acontece a Joanna, e apesar de não ter gostado do livro, lamentei mais ainda não saber de forma mais definida o desfecho da personagem.

site: lifalei.blogspot.com.br

Lu 16/05/2014

Fascinante!
Eu descobri este 'Mistérios da Coroa" quase que por acaso, passeando preguiçosamente por entre as prateleiras de uma livraria. Por causa das Crônicas de Gelo e Fogo, ando numa fase de querer ler histórias sobre intrigas palacianas, jogos de poder e uma trama bem elaborada. E foi exatamente isso o que eu encontrei aqui.

Que linda esta estreia de Nancy Bilyeau na Literatura! Foi uma leitura que me capturou desde as primeiras páginas. A narrativa é suave, mas detalhada o bastante para que o leitor visualize a Inglaterra governada por Henrique VIII. Mas o grande destaque é, sem dúvida, a irmã Joanna.

Se tivesse nascido cerca de 300 anos depois, Joanna teria gostado de conhecer Jane Eyre, pois ambas tem o mesmo tipo de força gentil. A mesma alma rebelde e impetuosa. É sensacional acompanhar esse processo com a protagonista. Ver seu idealismo, a maneira como luta pelas pessoas que ama e por seu estilo de vida. Personagens assim geralmente são destinados à grandeza ( a não ser que seja um personagem criado pelo George R.R. Martin, é claro). Tenho orgulho de considerá-la uma personagem favorita!

Eu confesso que estava com um pouco com o pé atrás quanto à parte religiosa. Achei que o livro poderia se tornar maçante. Mas este medo se mostrou infundado, porque ele se insere no contexto dos personagens e da época. E há passagens muito bonitas.

Quanto à trama, confesso que consegui desvendar um dos mistérios, mas isso não prejudicou, para mim, o resultado final. Achei a trama bastante inteligente, com boas reviravoltas e surpresas. E, sim, um livro bastante triste.

Foi realmente uma surpresa maravilhosa. Parece que ele é o primeiro de uma trilogia e, sinceramente, mal posso esperar para ver que outras cartas a Nancy tem na manga.

Super recomendado!

Claire Scorzi 25/07/2013

Romance híbrido de respeito
Uma ótima surpresa, Os Mistérios da Coroa conseguiu: contar uma história ambientada no séc. XVI tendo como heroína uma noviça sem evitar as passagens 'religiosas' do dia a dia da protagonista e sem tratar com descaso essas passagens; criar uma heroína cujo centro de vida, cujo interesse maior, está em algo além de um homem; mesclar sentimento religioso, suspense, ironia, análise psicológica, romance histórico num todo coeso, equilibrado.
A trama é muito boa, os caracteres bem desenvolvidos, em especial a protagonista, e o romance até poderia terminar onde termina - mas eu já soube que tem uma sequência. Uma ficção que faz frequentes referências à fé cristã sem doutrinação e sem desrespeito. Proeza.
Os únicos senões estão em uma ou duas gírias que aparecem ao longo do texto - se erro da autora ou da tradutora, ignoro.
Silvia 17/03/2014minha estante
Estou lendo e gostando muito...

Elaine Cris 13/05/2014minha estante
Oi, Claire Scorzi...

Estou lendo e gostaria de saber se vc fez video desse livro. Estou completamente envolvida por romances históricos.

Aninha 19/02/2016minha estante
Eu li i livro em 1 dia e fiquei fascinada. Se tiver a continuação eu vou querer pq quero saber o desfecho, pois aquele final me deixou com um gostinho de quero mais

LER ETERNO PRAZER 06/07/2018minha estante
Boa noite Claire Scorzi!
Já há um tempinho estou com esse livro em minha estante para ler e sempre adiava sua leitura! Comecei a fazer uma pequena pesquisa aqui no Skoob e me deparei com o seu comentaria, uma grata surpresa, pois, tenho um enorme respeito por seus comentários e criticas a respeito de obras literárias. Vendo que você classificou com 4 estrelas "Os mistérios da coroa", com certeza não irei me arrepender da leitura! Obrigado Claire Scorzi.

Carissinha 15/05/2013

No século XVI Joanna Staford – uma jovem que família nobre que perdeu todo o prestígio – é uma noviça que depois de sair do seu convento para assistir a execução de sua prima Margareth, se vê envolvida em uma trama cheia de conspirações, traições e mentiras, tudo para achar uma relíquia sagrada que poderia mudar o rumo da história da Inglaterra.

Este é o livro de estréia de Nancy Bilyeau, e ela começou muito bem. A história começa morna, mas depois de alguns capítulos o livro fica viciante. Você fica preso, tentando descobrir quem está sendo sincero, quem está do lado da nossa protagonista, quem irá ajudá-la, ou não.

Como a narração é em primeira pessoa, nós temos a perspectiva da história através da visão de Joana, então as informações vão sendo dadas com o tempo.

A parte histórica do livro também é muito interessante. Não conhecia a situação das igrejas católicas na época que se passa o livro, nem como o rei lidou com a situação. Conheço um pouco a história dos Bolena e o que aconteceu depois; além disso, não muito.

É um livro muito interessante, bem escrito e que prende o leitor. Pelo menos minha atenção ficou presa à história. Os personagens são bem construídos, interessantes e com variadas nuances.

O final me deixou curiosa, alguns pontos ficam em aberto. Isso significa que mais uma série entra para a minha lista, porque terá uma sequência lançada agora em 2013. Espero que a arqueiro lance logo.

Mais resenhas em http://www.carissavieira.com

Veneno 04/03/2013

Final paira no ar
Vc realmente não sabe oque acontece com a noviça no final, se ela vai pra outro convento, se fica com o bonitão que ela beijou, se fica de fato sendo como uma mãe aquelas crianças. Enfim, existem tantas possibilidades que vc fica pensando e fora que vc espera que tenha um fim lindo e quando acaba vc fica tipo: Só ? Oque houve com ela ?

ANA 28/01/2013

COMO ACONTECE EM MUITOS ROMANCES DE SUSPENSE HISTÓRICO, A AUTORA DESTE SE PERDE UM POUCO NOS DETALHES FICTÍCIOS DA ESTÓRIA E ACABA TORNANDO A MESMA UM POUCO ENFADONHA ATÉ A METADE DO ROMANCE. NO ENTANTO, A NARRAÇÃO GANHA FORÇA DEPOIS E NOS PRENDE BASTANTE, FINALIZANDO COM UM DESFECHO BEM SÓLIDO. O INTERESSANTE DA ESTÓRIA É PUDER IMAGINAR COMO AS QUESTÕES DO CASAMENTO DO REI HENRIQUE VIII OCASIONARAM O ROMPIMENTO COM A IGREJA CATÓLICA NO SEU REINADO E COMO ISSO DETERMINOU O FECHAMENTO DE MUITOS PRIORADOS.

Blog Vida de Le 13/01/2013

O livro se passa em 1537, período em que o rei inglês, Henrique VIII, iniciara a Reforma Protestante na Inglaterra, nomeando-se autoridade absoluta tanto de ordem política quanto de ordem religiosa e tirando completamente a força, riqueza e influência da Igreja Católica no país. Além disso algumas abadias estavam sendo fechadas e os religiosos que lá viviam foram expulsos. É nesse cenário que conheceremos a jovem noviça Joanna Stafford, filha de uma importante família da nobreza inglesa cujo poder havia sido tomado anos atrás por terem ligação com a primeira mulher de Henrique VIII, a rainha Catarina de Aragão.

A história começa com Joanna fugindo do Priorado de Dartford, onde vivia, para assistir a execução de sua prima, Margaret Bulmer, acusada de alta traição contra a coroa. Joanna pretendia dar um pouco de alento a sua prima que sofreria uma morte horrível na fogueira, mas ela não contava com a presença de seu pai na praça de execução e nem com a confusão que se seguiu fazendo com que os dois fossem presos e levados para Torre de Londres. Após meses encarcerada e sabendo que seu pai estava sendo torturado na prisão, Joanna não tem escolha a não ser aceitar a proposta da bispo de Winchester; ela teria que voltar ao Priorado de Dartford, e, em segredo, procuraria por uma antiga coroa que pertencera a um dos primeiros reis britânicos e que muitos acreditavam ter algum tipo de poder. Joanna volta ao Priorado acompanhada de dois monges e uma vez lá se verá envolvida em vários mistérios que cercam tanto a história da coroa como a de muitos dos habitantes de Dartford.

Eu demorei um pouco para finalizar esse livro, não porque a história não fosse boa, bem pelo contrário, a trama é muito bem amarrada e o embasamento histórico parece estar perfeito fazendo com que realmente nos sentíssemos dentro daquela época histórica. Mas a história demora um pouco para engrenar e o fato de ter muitas informações para explicar o contexto faz com que a leitura precise de certas pausas para assimilar todo esse conteúdo.

A autora não menciona se essa tal coroa e o rei que a possuiu eram reais ou foram criados para a trama, não cheguei a pesquisar sobre isso, mas as informações passadas no livro e as ligações com personalidades históricas posteriores parecem bem convincentes. A noviça Joanna, também é muito rica como personagem, uma mulher inteligente, esperta e que aparenta ser frágil mas que possui uma grande determinação e nobreza interior. Me vi torcendo por ela em todos os momentos do livro e da metade para o final da história não conseguia mais larga-lo querendo saber o final que a autora havia reservado para ela.

O único ponto negativo do livro, para mim, foi a diagramação. Não existe divisão de capítulos e o espaçamento não é dos melhores fazendo com que a leitura aparente não sair do lugar. Não sei se a diagramação original da obra é nesses moldes mas isso me cansou um pouco na leitura. De qualquer forma recomendo muito para aqueles que curtem tramas mais elaboradas, bem escritas e cheias de mistério.

Juliana 27/12/2012

Recomendo!
Adorei este livro, a Nancy escreve muito bem, criou uma atmosfera de tensão do começo ao fim do livro, alem dos fatos históricos muito bem trabalhados. Definitivamente recomendo!"

Swan 26/12/2012

Minha opinião? Uma leitura que começou um tanto quanto morna, mas que acabou mostrando-se bastante cativante e surpreendente. Cheia de intrincados mistérios e nebulosos segredos, a narrativa em primeira pessoa nos permite viajar pela Inglaterra com a irmã Joanna, conhecendo desde luxuosos castelos e sublimes centros religiosos até subúrbios, prisões e cômodos secretos em busca da misteriosa relíquia sagrada.
Realmente gostei da protagonista, uma mulher inteligente, forte e determinada que, apesar de sua origem nobre, não se deixa envaidecer e resigna-se com as dificuldades do estilo de vida que escolheu para si.
Ao todo, são 52 capítulos, distribuídos em 4 partes, com diagramação simples, parágrafos e letra num tamanho ideal, em páginas amarelas. A capa é bem chamativa e desperta a curiosidade. Não lembro ter encontrado erros. A linguagem é simples e direta proporcionando uma leitura fluida e rápida. Super recomendo!

Milla 18/12/2012

www.amorporclassico.com
Os mistérios da Coroa é o livro de estreia da autora norte americana Nancy Bilyeau, ambientado no século XVI, época em que Henrique VIII, segundo monarca da dinastia Tudor reinava a Inglaterra e sua nova igreja, a Anglicana, originada no rompimento com a igreja Católica, vinha para abalar estruturas sociais e morais.

É neste contexto que conhecemos Joanna Stafford, uma jovem noviça dominicana pertencente a uma família que já foi importante na nobreza, quando ela recebe a notícia que sua prima considerada como uma irmã está prestes a ser executada em público acusada de alta traição. E ela decide desrespeitar a clausura e partir para Londres a fim de assistir a acusação.
No momento em que sua prima está sendo executada, ela topa com seu pai e no meio de uma confusão, ambos são levados para a Torre de Londres e separados. Depois de ser insistentemente interrogada, Joanna consegue permissão para voltar ao seu priorado com a condição de encontrar uma relíquia sagrada supostamente lá escondida para o Bispo Gardiner, um homem traiçoeiro mas que garante estar disposto a impedir o fechamento de mais monastérios.

Confesso que o livro começou num ritmo lento e até determinado momento foi bem difícil compreender qual seria o foco principal da trama. Com o avançar da leitura, vi que Nancy Bilyeau foi bem em seu primeiro livro.

A autora transmite com muita segurança toda a situação político-religiosa da Inglaterra no século XVI e sobre a vida tensa nos monastérios prestes a serem fechados por Cromwell e sua equipe de nobres hereges.

Tramas paralelas são inseridas para aumentar o mistério acerca de uma relíquia sagrada que é capaz de gerar poder ou destruição dependendo das mãos que a tocam. Os personagens foram bem elaborados e é impossível não torcer pela Joanna ou não se contagiar com sua fé.
Todo enredo está envolto numa nebulosa busca por um objeto que ninguém sabe o que é, de onde veio e onde está guardado e estranhamente tudo parece estar conspirando contra a noviça. Ela não sabe quem são seus aliados ou em quem pode confiar. Paralelamente, ela precisa dedicar-se a sua vida religiosa, já que a mais nova prioresa não está nada feliz com seu comportamento.

As pesquisas que Joanna faz são inseridas de uma forma quase imperceptível, deixando o livro mais informativo sem ser cansativo. E é claro que eu fui conferir o que foi real e o que é invenção e esse é mais um tipo "aula de história", que são os livros que você aprende sem perceber.

Mas, chegando no final, eu senti falta de umas coisinhas e procurando mais informações descobri que esta é uma série. E o segundo tem previsão de lançamento para 2013. Agora é só aguardar!