Os Mistérios da Coroa

Nancy Bilyeau

Resenhas - Os Mistérios da Coroa

Veneno 04/03/2013

Final paira no ar
Vc realmente não sabe oque acontece com a noviça no final, se ela vai pra outro convento, se fica com o bonitão que ela beijou, se fica de fato sendo como uma mãe aquelas crianças. Enfim, existem tantas possibilidades que vc fica pensando e fora que vc espera que tenha um fim lindo e quando acaba vc fica tipo: Só ? Oque houve com ela ?

ANA 28/01/2013

COMO ACONTECE EM MUITOS ROMANCES DE SUSPENSE HISTÓRICO, A AUTORA DESTE SE PERDE UM POUCO NOS DETALHES FICTÍCIOS DA ESTÓRIA E ACABA TORNANDO A MESMA UM POUCO ENFADONHA ATÉ A METADE DO ROMANCE. NO ENTANTO, A NARRAÇÃO GANHA FORÇA DEPOIS E NOS PRENDE BASTANTE, FINALIZANDO COM UM DESFECHO BEM SÓLIDO. O INTERESSANTE DA ESTÓRIA É PUDER IMAGINAR COMO AS QUESTÕES DO CASAMENTO DO REI HENRIQUE VIII OCASIONARAM O ROMPIMENTO COM A IGREJA CATÓLICA NO SEU REINADO E COMO ISSO DETERMINOU O FECHAMENTO DE MUITOS PRIORADOS.

Blog Vida de Le 13/01/2013

O livro se passa em 1537, período em que o rei inglês, Henrique VIII, iniciara a Reforma Protestante na Inglaterra, nomeando-se autoridade absoluta tanto de ordem política quanto de ordem religiosa e tirando completamente a força, riqueza e influência da Igreja Católica no país. Além disso algumas abadias estavam sendo fechadas e os religiosos que lá viviam foram expulsos. É nesse cenário que conheceremos a jovem noviça Joanna Stafford, filha de uma importante família da nobreza inglesa cujo poder havia sido tomado anos atrás por terem ligação com a primeira mulher de Henrique VIII, a rainha Catarina de Aragão.

A história começa com Joanna fugindo do Priorado de Dartford, onde vivia, para assistir a execução de sua prima, Margaret Bulmer, acusada de alta traição contra a coroa. Joanna pretendia dar um pouco de alento a sua prima que sofreria uma morte horrível na fogueira, mas ela não contava com a presença de seu pai na praça de execução e nem com a confusão que se seguiu fazendo com que os dois fossem presos e levados para Torre de Londres. Após meses encarcerada e sabendo que seu pai estava sendo torturado na prisão, Joanna não tem escolha a não ser aceitar a proposta da bispo de Winchester; ela teria que voltar ao Priorado de Dartford, e, em segredo, procuraria por uma antiga coroa que pertencera a um dos primeiros reis britânicos e que muitos acreditavam ter algum tipo de poder. Joanna volta ao Priorado acompanhada de dois monges e uma vez lá se verá envolvida em vários mistérios que cercam tanto a história da coroa como a de muitos dos habitantes de Dartford.

Eu demorei um pouco para finalizar esse livro, não porque a história não fosse boa, bem pelo contrário, a trama é muito bem amarrada e o embasamento histórico parece estar perfeito fazendo com que realmente nos sentíssemos dentro daquela época histórica. Mas a história demora um pouco para engrenar e o fato de ter muitas informações para explicar o contexto faz com que a leitura precise de certas pausas para assimilar todo esse conteúdo.

A autora não menciona se essa tal coroa e o rei que a possuiu eram reais ou foram criados para a trama, não cheguei a pesquisar sobre isso, mas as informações passadas no livro e as ligações com personalidades históricas posteriores parecem bem convincentes. A noviça Joanna, também é muito rica como personagem, uma mulher inteligente, esperta e que aparenta ser frágil mas que possui uma grande determinação e nobreza interior. Me vi torcendo por ela em todos os momentos do livro e da metade para o final da história não conseguia mais larga-lo querendo saber o final que a autora havia reservado para ela.

O único ponto negativo do livro, para mim, foi a diagramação. Não existe divisão de capítulos e o espaçamento não é dos melhores fazendo com que a leitura aparente não sair do lugar. Não sei se a diagramação original da obra é nesses moldes mas isso me cansou um pouco na leitura. De qualquer forma recomendo muito para aqueles que curtem tramas mais elaboradas, bem escritas e cheias de mistério.

Juliana 27/12/2012

Recomendo!
Adorei este livro, a Nancy escreve muito bem, criou uma atmosfera de tensão do começo ao fim do livro, alem dos fatos históricos muito bem trabalhados. Definitivamente recomendo!"

Milla 18/12/2012

www.amorporclassico.com
Os mistérios da Coroa é o livro de estreia da autora norte americana Nancy Bilyeau, ambientado no século XVI, época em que Henrique VIII, segundo monarca da dinastia Tudor reinava a Inglaterra e sua nova igreja, a Anglicana, originada no rompimento com a igreja Católica, vinha para abalar estruturas sociais e morais.

É neste contexto que conhecemos Joanna Stafford, uma jovem noviça dominicana pertencente a uma família que já foi importante na nobreza, quando ela recebe a notícia que sua prima considerada como uma irmã está prestes a ser executada em público acusada de alta traição. E ela decide desrespeitar a clausura e partir para Londres a fim de assistir a acusação.
No momento em que sua prima está sendo executada, ela topa com seu pai e no meio de uma confusão, ambos são levados para a Torre de Londres e separados. Depois de ser insistentemente interrogada, Joanna consegue permissão para voltar ao seu priorado com a condição de encontrar uma relíquia sagrada supostamente lá escondida para o Bispo Gardiner, um homem traiçoeiro mas que garante estar disposto a impedir o fechamento de mais monastérios.

Confesso que o livro começou num ritmo lento e até determinado momento foi bem difícil compreender qual seria o foco principal da trama. Com o avançar da leitura, vi que Nancy Bilyeau foi bem em seu primeiro livro.

A autora transmite com muita segurança toda a situação político-religiosa da Inglaterra no século XVI e sobre a vida tensa nos monastérios prestes a serem fechados por Cromwell e sua equipe de nobres hereges.

Tramas paralelas são inseridas para aumentar o mistério acerca de uma relíquia sagrada que é capaz de gerar poder ou destruição dependendo das mãos que a tocam. Os personagens foram bem elaborados e é impossível não torcer pela Joanna ou não se contagiar com sua fé.
Todo enredo está envolto numa nebulosa busca por um objeto que ninguém sabe o que é, de onde veio e onde está guardado e estranhamente tudo parece estar conspirando contra a noviça. Ela não sabe quem são seus aliados ou em quem pode confiar. Paralelamente, ela precisa dedicar-se a sua vida religiosa, já que a mais nova prioresa não está nada feliz com seu comportamento.

As pesquisas que Joanna faz são inseridas de uma forma quase imperceptível, deixando o livro mais informativo sem ser cansativo. E é claro que eu fui conferir o que foi real e o que é invenção e esse é mais um tipo "aula de história", que são os livros que você aprende sem perceber.

Mas, chegando no final, eu senti falta de umas coisinhas e procurando mais informações descobri que esta é uma série. E o segundo tem previsão de lançamento para 2013. Agora é só aguardar!

Renata 10/10/2012

Minha Opinião

Joanna Stafford é uma jovem de família nobre que se tornou uma noviça dominicana que vive em clausura no priorado de Dartford, ao saber da condenação de sua prima Lady Margaret, que foi acusada de alta traição á coroa e de ser uma das líderes das rebeliões contra o rompimento do Rei com a igreja católica, Joanna foge do claustro para poder acompanhar a morte de sua prima que foi condenada à fogueira, rompendo assim o compromisso de se manter reclusa, porém com o intuito de dar um enterro digno ao corpo queimado de sua parenta.

Mas algumas coisas acontecem e no meio da multidão que acompanha a execução de Lady Margaret Joanna encontra o seu pai que tenta aliviar o sofrimento da condenada e é apanhado pelos guardas assim como Joanna que também são levadas para o castelo sob a acusação de interferirem na execução de um traidor! Eles são separados e alguns meses depois Joana é interroga pelo bispo de Winchester o qual lhe oferece a oportunidade de voltar o sei priorado contanto que Joanna aceite espionar as freiras a fim de descobrir onde se encontra um misterioso tesouro que segundo ele pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição!
A noviça retorna então ao sei priorado acompanhado dois freis que são designados pelo Bispo para acompanhá-la. Só que quando Joanna retorna, muita coisa está mudada e outras muito estranhas começam a acontecer!

O livro é divido em quatro partes, e tem uma carga histórica bem interessante. Os primeiros capítulos são um pouco maçantes até porque são apresentados vários personagens, muitos nomes, as coisas acontecem bem lentamente, mas no momento da volta de Joanna para o priorado tudo começa a fluir de uma forma bem interessante e envolvente de forma que prende a nossa atenção!

Existem muitos personagens secundários na história e que tem papéis bem importantes para o desenvolvimento da trama que traz muitas cenas chocantes e detalhes sobre as formas de tortura dos traidores e as execuções! O contexto histórico é um dos pontos fortes do livro gosto muito de livros que tratam de fatos históricos juntamente com a ficção, è o caso de Os Mistérios da Coroa!

A linguagem utilizada pela Nacny no livro é bem atual, nada de rebuscado ou complicado, alguns termos usados eu tive que buscar o significado por que realmente eu não sabia e até procurei algumas imagens para me familiarizar melhor com a história, vão aí dois exemplos:
Catre, a cama do priorado.
Vihuela, instrumento tocado por Irma Joanna em umas das passagens do livro.
O livro é muito bem indicado para quem gosta de fatos históricos com ficção, mistérios, sem muito romance e com uma leve pitada de comédia! O romance até está presente, mas de uma forma bem sutil e por vezes até velada, por se tratarem em sua maioria de freiras e freis, aparece mais nos personagens secundários da história, mas muito superficialmente!

Gostei bastante do livro e por se tratar de um livro de estréia da autora acho que ela se saiu muito bem, foi muito ousada, mas no meu ponto de vista atingiu o objetivo.Uma impressão que tive enquanto lia o livro é que ele seria um ótimo filme! Confesso me surpreendeu o final da história, mas gostei do mesmo jeito!!!

"Tornar-se freira nada tem a ver com medo ou com ódio. é justamente o contrário. Pensei nas famosas palavras de Santa Catarina de Siena:"tudo vem do amor". Amor a Deus, amor ao próximo e devoção aos que nos precederam." (p. 149).

Beijos ♥♥♥

Read more at http://redequinha.blogspot.com.br/2012/10/resenha-os-misterios-da-coroa-nancy.html#TciuFTKfz0homAuL.99