O Cérebro e a Inteligência Emocional

O Cérebro e a Inteligência Emocional Daniel Goleman

Resenhas - O Cérebro e a Inteligência Emocional

Tamiris 16/03/2021

O livro fala como as emoções são importantes para tomadas de decisões, mesmo pessoas que usam bastante dados, relatórios e etc. acabam no final decidindo muito pelo que sente sobre aquilo.
Ele explica que hoje não dá simplesmente para classificar o cérebro em duas partes como se fazia antes lado direito, lado esquerdo principalmente quando se referia a criatividade ativações de partes diferentes, mudam o resultado )

Como momentos de relaxamento ou pausas no seu dia (como tomar banho, levar o cachorro para passear, correr ...) ajudam no surgimento de ideias. Ele usa a meditação como um ótimo exercício para exercitar o cérebro a fortalecer o músculo da concentração. E como nesses momentos você consegue trazer por exemplo a parte do cérebro para outra, conseguindo assim assumir o controle de um momento de raiva, estresse etc.

E um assunto que está sendo bastante falado hoje em dia, como pessoas que compreendem e sabem lidar com suas emoções e de outras pessoas acabam se sobressaindo em suas vidas.
Pedro 16/03/2021minha estante
Interessantíssimo, Tamiris. O livro Rápido e Devagar também aborda essa dualidade da mente humana.

Tamiris 16/03/2021minha estante
Vejo bastante gente postando a leitura dele aqui, mas ainda não li. Você gostou ?

Pedro 16/03/2021minha estante
Ainda não terminei de ler, Tamiris. Mas o que eu li, eu gostei bastante.

Tamiris 16/03/2021minha estante
Vou colocar na lista então. Tá gigante já ?

Pedro 16/03/2021minha estante
Esse é o preço que se paga por ser uma leitora...?

Cynthia.Castilho 18/04/2021

O cérebro e a inteligência emocional
Goleman sempre acerta em seus livros, ele traz a simplicidade e a clareza do tema logo no início da leitura. Recomendo.

Matheus.Andrade 22/06/2021

O livro é bem sucedido em comunicar de forma muito simples o funcionamento de algumas áreas do cérebro, além de explorar formas de meditação fora de suas dimensões espirituais. É uma pena que supervaloriza a importância do "bom cérebro" e ignore que fatores sociais são essenciais para os trabalhadores.
Ou seja, apesar de ensinar bem o funcionamento de alguns processos vitais do estresse cerebral e não prometer soluções fáceis, é uma obra que sem nenhuma perspectiva crítica ou histórica, a serviço total do funcionamento normal do sistema. Coisa de estadunidense.

Thaís 21/08/2013

Explicativo e autodidático
Nunca tinha lido sobre Inteligência Emocional antes e mesmo sem ter lido o livro anterior do autor, Daniel Goleman, ele soube me explicar, mesmo sem entender absolutamente nada sobre neurociência, todas as coisas de forma simples e interessantes, que mantiveram o meu interesse pelo assunto. Recomendo para quem quiser entender e conhecer mais sobre o assunto, além de ser uma leitura fácil e rápida.

drikurt 17/01/2022

muito bom
Como enxergaríamos os nossos problemas se entendêssemos melhor nossas emoções.

Resumidamente, um livro necessário!

Diogo.Pereira 21/03/2021

Trata-se de uma atualização do best seller Inteligência Emocional do Goleman.

"...ao tomar uma decisão, um senso visceral de ela ser certa ou errada também é uma informação importante. Não que você deva ignorar outros dados, mas se a coisa não se ajusta ao que você está sentindo, talvez seja melhor pensar duas vezes."

Luciane 08/04/2021

O cérebro e a inteligência emocional.
Daniel Goleman, o criador do termo Inteligência Emocional nos traz nesse livro novas descobertas e atualizações sobre esse conceito, em uma linguagem simples e com imagens que facilitam o entendimento.

Miriam172 25/02/2023

Ótimo livro. Curtinho, os capítulos são curtos e objetivos também. É uma atualização do que se estudou nos últimos anos sobre inteligência emocional escrita de forma não técnica para facilitar o entendimento.

Geisalanis 16/11/2022

Que livro incrível. Marquei quase metade do livro. Como um livro tão fininho pode ser tão rico. Respondeu a vários questionamentos de vida. Gostei muito.

Andressa Klemberg 19/08/2021

Ciência com linguagem acessível
Aquele livro que mesmo leigos conseguem entender. Tirei proveito de diversos estudos que o autor compartilha ao longo do livro.

Nanda 25/06/2014

Fácil leitura, claro e explicativo
O livro é escrito de forma simples e objetiva,sendo assim de fácil compreensão mesmo para quem tem pouco, ou mesmo nenhum, conhecimento de neurolinguística.

É possível sair desta leitura com conhecimentos sobre inteligência emocional e aplicá-los na própria vida.
São demonstrados no livro como intensificar os estados cerebrais ligados ao ótimo desempenho, as variedades da empatia, também são discutidos no livro, as diferenças na inteligência emocional do homem e da mulher entre outros assuntos.
Muito bacana! ;)

SueNakamura 24/09/2022

Livro interessante, curto, e de fácil leitura.
O autor consegue passar os conceitos básicos daquilo que deseja apresentar, uma ótima abertura para os próximos livros que, espero, sejam mais detalhados.

Paulo Silas 29/08/2015

Didático e objetivo. Sucinto e direto. Daniel Goleman deixa os leitores por dentro das últimas inovações e descobertas no campo da inteligência emocional.
A base neurológica de tal campo de estudo é exposta pelo autor de modo simples, fornecendo diversas perspectivas que surgiram em pesquisas nos último anos. Assim, além da exposição de temas atrelados à matéria como o lado obscuro da inteligência emocional, a dinâmica do cérebro nas relações pessoais e inclusive na internet, modos de intensificação de estados cerebrais ligados ao bom desempenho, e alguns outros, o livro apresenta imagens do cérebro com as áreas em destaque que são ativadas de acordo com a atividade exercida - estudo na neurociência.

Algumas são as questões ligadas à inteligência emocional que o autor trabalha no livro, o qual se trata, de certo modo, de uma atualização das informações e estudos do tema que foi lançado pelo próprio em sua obra que lhe proporcionou destaque: "Inteligência Emocional".
Dando ao campo o aspecto de meme, dada a vastidão que a proposta teve no mundo todo, Daniel Goleman evidencia ter comprovado que a inteligência emocional se trata de um modelo poderoso para "a educação na forma de aprendizado social/emocional".

A empatia figura como um dos aspectos de destaque na obra, já que a inteligência emocional se situa, dentre outros, pairante sobre tal. As relações sociais proporcionam vários níveis de compreensão, refletindo no estado emocional das pessoas. Seja no ambiente familiar, escolar ou no trabalho, os laços sociais que cercam todos os tipos de relação necessitam de estabilidade e inclusive aperfeiçoamento, a fim de que possa se ter um bom desempenho em quaisquer atividades - o autor orienta sobre como melhor proceder para que assim seja feito.

Dentre os assuntos abordados no pequeno livro, menciona-se como destaque o capítulo "O cérebro social on-line", no qual o autor trata das relações sociais pela internet, explicando os motivos neurológicos que levam as pessoas a agirem de maneira peculiar em frente ao computador (não há um contato direto "cara a cara", inexistindo a percepção direta de emoções, o que amplia as chances de ofensas e demais atos inconsequentes). Em "O cérebro social" o autor explana sobre a descoberta dos "neurônios-espelho", os quais funcionam como um "wi-fi" neural que conecta os cérebros - assim se explicaria o que motiva o contágio de emoções, o que já era observado pela psicologia há décadas, sendo os "neurônios-espelho" responsáveis como um mecanismos proporcionador da "transmissão" de emoções que contagiam.

A obra, em suma, busca explicar conceitos atrelados ao tema inteligência emocional e atualizar o leitor sobre as últimas descobertas na área (sistemas simpático e parassimpático e os seus reflexos no ambiente de trabalho, possibilidades de se manter o foco em atividades do cotidiano, sugestões para aliviar a mente de coisas enfadonhas, e muito mais). Bastante objetivo e muito bem escrito. Agrada qualquer leitor.
Recomendo!

Liviamelina 13/12/2020

Excelente
Tirei várias ideias e conteúdo desse livro para o meu curso Aprenda De Vez!