O caminho para casa

O caminho para casa Kristin Hannah

Resenhas - O Caminho Para Casa

Kellynha 14/09/2021

Que livro maravilhoso
Que história arrebatadora, sobre amor, empatia, maternidade, luto, que te leva as lágrimas, te faz pensar em como o amor é capaz de perdoar e que sim é possível seguir enfrente, em meio as escolhas, que fazemos na vida.
Super recomendo, mais já digo: alerta de lencinhos.

Rose 30/04/2014

Resolvi ir direto para resenha, pois não sei como explicar este livro. Qualquer coisa que eu diga ficará aquém do que eu queria dizer .
Este livro eu li em dois dias, e só não atravessei a noite lendo, pois estava emocionalmente abalada.
Chorei muito ao longo da leitura e dormi chorando. Na verdade, demorei a dormir, pois fiquei pensando em tudo que tinha acontecido no livro.
Eu sempre digo que a leitura é uma viagem, e como tal, cada um sente de um jeito. Não sei se pela minha TPM emotiva, pelo enredo emocionante, por me colocar no lugar da mãe, pelos meus filhos, ou por tudo isso junto, fato é que o livro me marcou.
Jude Farraday é uma dona de casa bem casada com o médico Miles Farraday. Mãe de um casal de gêmeos, Zach e Mia, a família vive confortavelmente em Pine Island. Todos se amam muito. É uma daquelas famílias felizes, do estilo comercial de margarina. Mas todo este sentimento é verdadeiro e real.
Jude perdeu o pai cedo, e não teve o apoio e carinho que queria de sua mãe. Isso a deixou com uma convicção na vida: seria para os filhos o que sua mãe não foi para ela. Eles nunca achariam que não eram amados pela mãe.
Sua vida era toda dedicada aos gêmeos. Escola, lições de casa, passeios, amizades, cursos extras, tudo era checado e analisado para que eles estivessem bem e felizes. Isso é o que normalmente toda mãe quer não é?
Acontece que o tempo passa e os filhos crescem, e com isso, nada mais natural que os questionamentos e anseios de tomar suas próprias decisões e cometer seus próprios erros comecem a aparecer.
Zach e Mia sempre foram muito unidos, do tipo unha e carne. Eles sabiam o que o outro queria ou pensava, tinham até uma linguagem própria. Eram crianças felizes e amadas, frutos de um lar bem estruturado.
A adolescência chegou, Zach tornou-se um belo rapaz, carismático, cheio de energia. Vivia rodeado de amigos e garotas. Era popular na escola, tinha ótimas notas, queria ser médico igual ao pai e continuava super apegado à irmã.
Mia por sua vez, estava em uma fase difícil. Tímida, estava tentando descobrir a si mesma. Não tinha amigos e nem era popular. Suas notas eram boas e sua vida girava em torno dos livros, seus fiéis companheiros, além de seu amado irmão.
Jude é um poço de preocupação. Tenta sempre estar um passo na frente para atender seus filhos. Nunca relaxa, afinal um erro e o futuro dos gêmeos poderia estar comprometido.
Entra então em cena Lexi, uma menina de 14 anos, que ao contrário dos gêmeos não sabe o que é um lar, o que é uma família. Filha de uma ex-drogada, passou sua infância pulando em lares adotivos. Sem pai nem mãe, acaba de descobrir que tem uma tia avó e que esta a queria.
É aqui que o caminho destes três jovens se cruzam, pois Lexi acaba indo estudar na mesma escola que Zach e Mia. De cara ela já fez amizade com Mia, duas almas tímidas e solitárias que se juntam e descobrem inúmeras semelhanças. No início Jude ficou receosa com esta amizade, mas depois percebeu que Lexi era uma ótima garota e só queria o bem de sua filha.
Mia ganha uma amiga, e Lexi uma família postiça, pois os Farraday a recebem de braços abertos.
A amizade de Lexi fez Mia crescer e desabrochar. De patinho feio, ela acaba se tornando um cisne, mas continua cheia de inseguranças.
O término do ensino médio está próximo. Um mundo de descobertas se abrindo, os primeiros amores... e as preocupações de Jude se intensificam e vão às alturas quando ela descobre que Zach e Lexi estão apaixonados.
O trio está formado e indissolúvel. Ela tinha medo de não conseguir controlar o futuro...
A um passo da faculdade, eles não queriam se separar, mas sabiam que isso era inevitável. Jude estava finalmente vendo seu sonho se realizar, seus amados filhos juntos na faculdade que ela tanto queria.
Mas eles também tinham seus próprios sonhos e queriam pela primeira vez tomar suas próprias decisões. Infelizmente nem todas acertadas, e o destino destes jovens é marcado por uma tragédia.
Jude vê seu mundo ruir e junto dele seus sonhos. Sem forças, antes o que era colorido e cheio de vida, torna-se uma depressão sem fim.
Jovens que tinham o mundo, agora estavam juntando os cacos para seguir em frente e tentar, quem sabe, um dia serem felizes, ou pelo menos, voltarem a sorrir.
Só o verdadeiro amor e a força do perdão pode trazer de volta a luz que se apagou na vida destas pessoas.
Um livro profundo, belo em seu sofrimento e triste na verdade transmitida. Leiam, mas se vocês são chorões como eu, já reservem os lencinhos.

site: http://www.fabricadosconvites.blogspot.com.br/p/minhas-resenhas.html
Beth 31/07/2014minha estante
Uma história muito comovente e emocionante. Não sabia que seria assim. Gostei da história. Beijos.

Clarice.Castanhola 23/06/2015minha estante
AMO este livro, to louca para ler o jardim de inverno e vários outros livros da autora, gosto de livros que me emocionam.parece ser um livro profundo mesmo ;D

Xavier 04/06/2021

O caminho para casa
Chorei horroressssssssss!!!!!?????? mas o livro trás uma história sobre amizade, perdão, amor e muita pressão social. Ele tem um significado a mais pra mim, pq ganhei do meu namorado!!??

Bea Nunes 31/03/2023

Esse livro com certeza como a maioria dos livros da Kristin é muito emocionante logo de início, Já no começo você sofre, chora e já não quer mais largar, mas não tenho muito o que falar sobre ele, simplesmente entregou o que prometeu e foi maravilhoso do começo ao fim, conseguir sofrer junto, mas só um adendo o que a Jude fez com a Lexi foi doloroso, uma prova viva que pobre não pode andar com rico que dar nisso kk

Sheila.Oliveira 03/10/2021

Perfeito
Que livro perfeito!

Fazia muito tempo que eu não gostava tanto de um livro como esse! Devorei em 1 dia! ??

Jude é uma mãe amorosa que vive pela família, cuida do casal de filhos adolescentes com completa dedicação. Lexi uma menina muito boa apesar de ter passado a vida pulando em lares adotivos.

A amizade improvável dela com os filhos de Jude se desenrola de maneira linda mas o destino resolve que nem tudo serão flores.

As consequências disso para todos será difícil, e o desfecho...

Francisca.Lidiane 07/03/2020

Uma decisão errada e tudo muda para sempre

Alessandra 08/08/2014

Mais cinco estrelas para a Kristin!!!!
A Kristin Hanna tem que parar com isso, essa mania de me prender e não me largar até eu acabar o livro, foi assim com ‘Quando você voltar’ e especialmente com o incrivelmente tocante ‘Jardim de inverno’. Acabo de ler esse livro, comecei hoje ao meio dia e termino agora as 10 pra meia noite. Passei o dia chorando e lendo, lendo e chorando, mas não me arrependo nenhum pouco porque se tem uma coisa que essa autora sabe fazer é manter a esperança em nossos corações de que as coisas irão melhorar em algum momento.

A Lexi é uma personagem incrível, sofrida e bondosa, a narrativa é dividida entre a sua perspectiva e a de Jude, uma mãe amorosa de um casal de Gêmeos que acabam por se apaixonar por Lexi, de formas diferentes, é óbvio, Mia a amava como sua melhor amiga praticamente uma irmã e Zach como o grande amor da sua vida. Jude se preocupa com essa relação dos filhos com Lexi, apesar de também se encantar com a garota, mas não tem nada com que Jude não se preocupe no que se refere aos seus filhos.

Lexi toma uma decisão errada, decisão essa que não tomou sozinha, mas que lhe custa muito caro, ela é uma personagem incrível, altruísta, humana, carente e extremamente bondosa, não tenho nada a dizer contra a Lexi, pois assim como os gêmeos farradey também me encantei com ela.

Jude é uma mãe maravilhosa, também bondosa e cuidadosa, os filhos são sua grande realização, mas ela me deixou muito irritada por um tempo, juro que tentei me colocar no lugar dela e pra falar a verdade acho que se passasse pelo que ela passou acabaria tendo a mesma reação, mas odiei a sua crueldade e frieza com a Lexi, a menina claramente não merecia aquilo, todos podiam entender isso: o filho, o marido, mas como esperar que uma MÃE veja com clareza em um momento como esse?

Enfim, o livro é maravilhoso e foi umas das melhores leituras da minha vida.

Tânia Gonzales 17/09/2014

Muitas estrelas...
O início é lento como os outros livros da Kristin e isso é de propósito. A história vai se desenrolando lentamente para existir uma conexão entre leitor e personagens. Você aprende a amá-los e quando a tragédia(que você já sabia que iria acontecer, só não imaginava como seria!) acontece você já está ligada a todos eles e sofre junto. É isso. Gostei muito de todos os personagens. Entendi os motivos de cada um, mas é claro que senti uma empatia maior pela Lexi e como não gostar da pequena e frágil Grace? Livro lindo! Muitas estrelas para ele! Ah, é claro que chorei... muito! A minha cabeça até doeu um pouco!

Ingrid.Caetano 13/07/2021

Resumo de amor de mãe
Kristin Hannah descreve e nos entrelaça com maestria nessa envolvente montanha russa que é ser mãe.
Segunda experiência que tenho com a autora, e ela surpreendeu novamente. Nada monótono, cheio de reviravoltas, muitas tristezas, alegrias, perdão e superação nessa obra.
Com certeza vou procurar mais livros dela!
?As pessoas pensam que amar é um ato de fé. Às vezes, é um ato de vontade.?

marcia 16/12/2012

Esse livro é maravilhoso. Li num dia. Chorei muuuuuuito!!! Essa autora foi muito feliz ao descrever as emoções, a dor da perda. Foi de uma sensibilidade incrível! Adorei!
Maria Izabel 15/05/2021minha estante
Adorei esse livro também

Biia Rozante | @atitudeliteraria 25/03/2017

Lindooooo.
Acredito que jamais serei capaz de expressar o quanto este livro é incrível. O CAMINHO PARA CASA é uma leitura intensa, repleta de reviravoltas, dramas e relações familiares. Que explora amizade, amor, perdão, superação, segundas e terceiras chances. Uma história sobre as curvas traiçoeiras da vida, abrir mão, sacrificar, confiar e ser capaz de buscar o melhor caminho em meio a tanta dor. Eu terminei a leitura em prantos, com uma vontade imensa de ter mais e mais da história, de poder conviver mais um tempinho com aquelas pessoas e de ter certeza que enfim estava tudo bem. Atribuo essa necessidade a meu total encantamento e envolvimento com os personagens e seus dramas, com o fato de meu coração estar tão estilhaçado e ainda assim tão repleto de esperança.

Alguns caminhos estão destinados a se encontrarem, se entrelaçarem e aguardarem saber se permanecerão assim, ou se em determinado momento terão que seguir lados opostos. Pessoas improváveis, que por diferenças sociais jamais teriam a oportunidade de se conhecerem, mas que a vida os colocou cara a cara e traçou um destino traiçoeiro.

"Uma sensação curiosa tomou conta de Lexi. Era como o leve bater de asas de passarinho, uma emoção tão estranha que ela não a reconheceu de imediato. Esperança."

Conheça, Jude uma mãe exemplo, que vive para sua família, principalmente seus filhos, um casal de gêmeos. Forte, carinhosa e dona um coração generoso, ama sem medida e mesmo que em determinados momentos os sufoque com excesso de zelo, o faz querendo acertar. Zach é um garoto inteligente, bonito, popular, cativa a todos com sua doçura e jeito fácil de levar a vida, já sua irmã Mia se sente intimidada por sua presença imponente, tímida, com dificuldades de socialização, prefere ser invisível a atrair atenção para si, já se enganou com as pessoas e não está disposta a se machucar novamente, porém uma jovem simples, dona de um passado doloroso e repleta de cicatrizes emocionais chega a cidade, ela é a Lexi, uma menina bonita, de personalidade forte e senso de humor peculiar, alguém por quem vale a pena deixar as barreiras caírem e se arriscar, e é exatamente isso que Mia faz. Lexi e Mia se tornam amigas inseparáveis, ambas despertam o melhor na outra. Acolhida no seio familiar, Lexi está encantada com a família de seus novos amigos, eles são tudo que ela nunca pode ter e está feliz em poder receber um pouquinho daquilo.

"Apagara da memória a maioria dessas experiências, mas, quando tentava resgatá-las,quando um dos psicólogos da rede publica de saúde a obrigava a fazer isso, ela se lembrava de estar com fome, molhada e de tentar alcançar uma mãe bêbada demais para ouvi-la ou drogada demais para se importar com o que quer que fosse. Lembrava-se de passar dias em um cercadinho sujo, chorando e esperando que alguém desse conta da sua existência."

Planos começam a serem feitos, sonhos compartilhados e a felicidade que paira sobre eles é inegável, mas algumas escolhas, atitudes impensadas ou impulsivas podem desmoronar tudo que foi construído ao longo do tempo, levando para longe aqueles que tanto se amaram.

“Jude se lembrou dessa dor. Toda mulher já sentiu alguma versão dela: o fim do primeiro amor. É quando se aprende, de uma vez por todas, que o amor pode não ser permanente.”

Como gostaria de ter um dom especial e ser capaz de colocar em palavras meus sentimentos, de que pudessem me olhar nos olhos e enxergar tudo aquilo que não estou sendo capaz de falar. Essa obra foi uma leitura surpreendente, tão carregada de emoções, tão conflitante e intensa que por mais que queira compartilhar com vocês o que tanto me tocou não posso. Me recuso a soltar spoilers, deixar escapar qualquer detalhe que possa entregar algo do que está por vir. Mas vocês precisam saber, MARAVILHOSO. É um livro arrebatador.

“– Desculpe-me por demorar tanto para chegar até aqui. Eu… me perdi – disse ela finalmente.”

Foram muitos os pontos altos do enredo, ele está muito bem construído, desenvolvido com maestria e dosado na medida perfeita. Os personagens despertam sentimentos conflitantes, os amamos, os odiamos, ficamos com raiva, queremos pegar no colo, torcemos... é uma verdadeira batalha emocional. E como se tudo isso não fosse o bastante a autora ainda aborda um tema tabu: Será que a justiça é para todos, ou somente para aqueles que podem comprá-la? O que é justiça? Existe certo ou errado? Existe um culpado?

O fato é que O CAMINHO PARA CASA, me revoltou, angustiou, me tirou do chão e me deixou em frangalhos. Culpa da Kristin Hannah que escreve com a alma, dona de uma sensibilidade impar, com timing perfeito, narrativa expressiva, envolvente, fluida e viciante. Que história incrível.

Não preciso nem dizer o quanto recomendo não é?

Deem uma chance, leiam essa obra e se preparem para chorar, sorrir e ficar querendo mais.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2017/03/resenha-o-caminho-para-casa-kristin.html#.WNcefPkrLIU

Juliana 21/07/2021

Supera as expectativas
Inicialmente achei o livro um pouco clichê, mas a história conseguiu me prender até à última página. Temos assuntos como a maternidade, exercida de diversas formas, amor, manifestado em diferentes momentos e percebido em muitas atitudes, e o processo de perdão, que pode demorar bastante tempo.

Giovana 07/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot?

Eliane350 26/02/2023

Se tem uma autora que nunca me decepciona é a Kristin Hannah. Ela escreve histórias com dramas familiares que sempre me prendem e trazem uma montanha-russa de emoções. Essa leitura foi um acerto mais uma vez.

Jude é mãe de Mia e Zach. É dedicada e os ama incondicionalmente. Quando Lexi, uma adolescente órfã e com um passado complicado se torna melhor amiga de Mia, Jude a aceita como se fosse da família. Porém as reviravoltas do destino serão implacáveis e toda essa relação ficará a prova quando uma tragédia acontece trazendo consequências terríveis. Todos terão que aprender sobre culpa, empatia e perdão.

A escrita dessa autora é impossível de descrever. Ela cria personagens tão bem construídos, tão bem lapidados que os tornam pessoas reais, sendo possível prever até suas atitudes. Até os personagens secundários são bem relevantes e não são jogados na trama de maneira irrelevante.

Tramas com personagens adolescentes geralmente me irritam, mas com esse livro foi totalmente diferente. Ter seus dramas bem explicados e conhecer a profundidade de cada personagem fez a leitura fluir bem e não ser irritante, mesmo diante de algumas atitudes idiotas típicas da adolescência.

Este é um livro com reviravoltas inesperadas. Mesmo o leitor pressentindo que algo ruim poderia acontecer, quando acontece é uma surpresa imensa. Tive que fechar o livro e olhar para o teto durante algum tempo.

A leitura desperta muitos sentimentos. É possível se alegrar com os adolescentes, ficar com raiva de suas atitudes e sofrer com suas consequências. O desfecho da história é viciante e emocionante. A redenção para cada personagem e o exercício do perdão por um amor maior que tudo é inspirador e deixam um nó na garganta. Mas além de tudo, é um livro sobre amor materno, sobre a falta dele ou seu excesso (se é que isto existe).

Recomendo a leitura para quem gosta de dramas familiares com reviravoltas chocantes.