O caminho para casa

O caminho para casa Kristin Hannah

Resenhas - O Caminho Para Casa

Cris Moraes 27/05/2021

Drama familiar
O livro conta a história de Jude, uma mulher que assumiu a maternidade de forma plena para se dedicar exclusivamente a criar e educar os filhos Mia e Zach. Quando eles completam 18 anos, Jude tem uma família feliz e dois filhos muito bem estruturados. Ela e o marido estão se preparando para uma nova etapa: encaminhar os gêmeos à faculdade. É quando acontece uma tragédia e a vida deles desmorona totalmente.

Às vezes, o caminho para casa passa pelo caminho de um retorno e de um reencontro com as próprias crenças e o próprio coração.

Conheço a escrita de Kristin Hannah de outras histórias e já imaginava um pouco do iria ler neste livro. Jude é aquela mãe muito presente na vida dos filhos, intrusiva às vezes. Ela se dedica mesmo a educar os gêmeos e dar-lhe as melhores orientações para a vida, com a serenidade de uma mãe que prefere errar por algum excesso do que por estar ausente. Quando a tragédia abala toda a sua família, Jude se perde enquanto pessoa, passa a sentir um rancor tremendo dentro de si e fica totalmente quebrada. Ela passa a questionar a si mesma e a culpar a pessoa que menos tem culpa no processo porque, afinal, um acidente só acontece porque os filhos resolveram desobedecer a uma das regras mais exigidas por ela e pelo pai: eles dirigiram alcoolizados. Essa falta de confiança dos filhos nos próprios pais despedaça Jude por inteiro.
A história aborda muitos assuntos além da maternidade: abandono de menor, envolvimento com drogas, abuso de bebidas alcoólicas, acolhimento familiar, amizades verdadeiras, paixão adolescente, gravidez na adolescência, guarda dos filhos, relacionamento conjugal e familiar. Além de perdas e do processo de luta que acompanha essas perdas. A autora delineia um caminho de redenção e de superação para cada um dos personagens que nos leva a compreender que toda e qualquer escolha define o caminho de nossas vidas.
É uma história dramática, em que podemos ou não nos identificar com Jude e o seu jeito muito específico de ser mãe e de enxergar todo o mundo que envolve os filhos. Gostei bastante. Recomendo a leitura.

@umlivroprahoje por Jacqueline 11/03/2017

Comovente!
Eu amei esse livro, mas eu sofri com muito com ele...e entendi quando outros leitores falam quando se emocionam a ponto de chorar e muito, porque a história nos leva ao limite, como passar por algo assim??? E eu não falo apenas da dor da Jude, mas a Lexi...seu sofrimento me tocou profundamente e eu ficava pensando como isso vai terminar... Mas é a Kristin Hannah, ela sabe escrever e nos dá um final que na minha opinião foi bem condizente com a história, por que foi real, não se trata de conto de fadas.

A sinopse já nos dá a idéia de que é um livro intenso, mas não estamos preparados para o que acontece.

Se vc gosta de histórias bem contadas, profundas, aquelas que vc termina de ler e fica pensando a respeito por um tempo, então leiam!!!

Alyssa @culpadoslivros 23/03/2017

O caminho para casa foi minha 1ª leitura da autora Kristin Hannah e facilmente compreendi o motivo dela ter 12 milhões de livros vendidos. Que escrita gostosa, fluida e cativante! Não dá vontade de interromper a leitura até a conclusão da história. Confesso que fiquei bastante impressionada e muito contente por já ter em mãos outro livro da autora, As cores da vida – ambos publicados pela Editora Arqueiro

Lexi Baill é uma adolescente de 14 anos que teve uma infância bastante sofrida: pai ausente, mãe drogada, várias idas e vindas para lares adotivos temporários e casas de custódia. Até que um dia, a assistente social consegue localizar sua tia-avó: uma pobre senhora de 66 anos, viúva, mas que recebe a garota de braços abertos. Assim, Lexi parte rumo a Port George, Washington, para começar uma vida nova.

Logo no 1º dia de aula ela faz amizade com Mia, uma jovem tímida, muito rica e irmã gêmea do galã do colégio, Zach. Os novos amigos têm uma vida feliz, confortável, com tudo que o dinheiro pode comprar; além de pais amorosos e constantemente presentes, principalmente a mãe, Jude.

Esta família feliz acaba por acolher Lexi e os jovens se tornam inseparáveis por todo o ensino médio. Até que... Como toda boa história, precisa ocorrer um “até que” em algum ponto. Os personagens vivem momentos felizes ao planejar o futuro, mas uma tragédia se abate sobre eles e a vida de todos fica irremediavelmente modificada!

São muitas questões profundas abordadas durante a trama, tais como: amizades verdadeiras, o primeiro amor, laços familiares, perdas, superação, coragem e perdão. A autora conduz toda a narrativa com uma delicadeza surpreendente; indo da mais alta alegria até a profunda depressão, sem perder a emoção e o sentido poético.

Em alguns momentos, é impossível conter uma lágrima furtiva. Em outros, posso assegurar que a vista embaçada pelos olhos cheios de água, podem dificultar a leitura. Mas não vou passar maiores detalhes desta história, pois desejo que todos se surpreendam da mesma maneira que eu.

O caminho para casa é um livro envolvente, muito emocionante e que conquistou meu coração! 💜

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/

Kelly 24/09/2021

O livro é gostoso de ler, em alguns acontecimentos previsível, em outros surpreendentes.
Mas me fez pensar como reagiria no lugar de Jude ou de Lexi ? E verdadeiramente só teria a resposta se os acontecimentos fossem apenas hipotéticos, pois caso fossem reais não sei como realmente seria.

Tamyres 02/12/2021

O Caminho Para Casa
Jude Farraday é aquele tipo de mãe carinhosa e protetora, durante 18 anos ela se dedicou integralmente aos filhos gêmeos, Zach e Mia. O resultado disso foi a criação de filhos felizes e uma família harmoniosa.

Por outro lado, a jovem Lexi não teve a mesma vida, por muitos anos ela viveu em lares adotivos porque sua mãe era viciada em drogas e álcool. Aos 14 anos, ela descobriu que sua tia queria adotá-la e pela primeira vez pode entender o significado de família.

Lexi se mudou para Port George e começou a estudar em Pine Island, a mesma dos gêmeos.

Apesar de Zach e Mia serem gêmeos e inseparáveis, rapidamente Zach se tornou o popular da turma e Mia se retraiu, sofrendo os dramas adolescentes, mas é essa pequena fraqueza que acabou unindo a com Lexi, no primeiro dia de aula.

Mia é muito tímida e carente. Uma amiga se aproximou somente pelo irmão, mas deu tudo errado e a amiga acabou se afastando, deixando ela sozinha. Lexi sente o peso disso e se importa com Mia, mas cedo ou tarde um sentimento recíproco cresce entre Lexi e Zach. Mas três anos se passaram e a amizade das duas continua firme, e num piscar de olhos, os três já estão no último ano no ensino médio e se preparando para a universidade.

Os alunos estão crescendo rapidamente e só querem curtir os últimos momentos antes de entrarem na faculdade. Jude sempre fez de tudo para manter os filhos longe de encrencas, mas uma decisão errada mudou drasticamente a vida de todos de Pine Island, principalmente Lexi e a família Farraday.

O livro tem um clima de suspense até a metade da história, é como ler com a sensação de que tem algo de errado. Eu nunca tinha lido nada da autora e fiquei admirada em como a escrita dela é envolvente. Me emocionei bastante, pois dava pra sentir a dor e a tristeza dos personagens através das páginas. “O caminho para casa” fala sobre amor, luto, arrependimentos, perdão, maternidade e é um grande alerta para pais e filhos adolescentes.

site: https://www.instagram.com/umamordelivro/

cris.leal 06/07/2017

Faz chorar...
O livro conta a história de Jude Farraday, uma mãe que sempre pôs as necessidades dos filhos gêmeos Mia e Zach, em primeiro lugar, e de Lexi, uma menina com um passado repleto de sofrimentos que se torna a melhor amiga de Mia e o grande amor de Zach.

Quando está prestes a terminar o ensino médio, o trio inseparável toma uma decisão ruim ao sair de uma festa e uma grande tragédia mudará o curso de suas vidas. A família Farraday será dilacerada e Lexi perderá tudo.

Nos anos que se seguem cada um deve enfrentar as consequências daquela decisão, conviver com a dor e encontrar coragem para se perdoar e perdoar o próximo.

"O Caminho Para Casa" aborda questões profundas sobre maternidade, amizade, amor e perdão. Comovente, transmite com delicadeza tanto a dor da perda quanto o poder da esperança.

site: http://www.newsdacris.com.br/2014/02/eu-li-o-caminho-para-casa.html

Patricia Chame 03/10/2017

“– Desculpe-me por demorar tanto para chegar até aqui. Eu… me perdi – disse ela finalmente.”
Começo com um desafio: Leia as primeiras páginas deste livro e tente largar.
Tente não se emocionar.
Tente não se envolver.
Já adianto: será muito, muito difícil.

Mesmo depois de ter lido outros 4 maravilhosos livros da autora (Jardim de Inverno, O rouxinol, As cores da Vida e Quando você voltar) ela ainda consegue tirar meu chão e devastar meu coração.
O que esses 5 livros tem em comum?
Tudo e nada. Histórias completamente diferentes mas ao mesmo tempo TÃO profundas e tocantes, tão envolventes que te fazem pensar em tudo: na vida, no mundo, nas pessoas, além de chorar, claro, impossível não se emocionar em seus romances.

Só a Kristin Hannah consegue escrever personagens com tanta dose de realidade que parecemos conhecer aquela pessoa e estar vivendo aquele sentimento.

O livro é devastador e vai partir seu coração. Você sofrerá com cada personagem, assim como encontrará o perdão com eles.
Você lerá sobre perda, maternidade, amizade, luto, perdão, escolhas, julgamento e recomeços.

O título que sei a resenha resumo muito do livro, mas só depois da leitura vocês entenderão.
por enquanto deixo outros trechos que dão uma previa do que esperar:

'As pessoas pensam que amar é um ato de fé – falou a mãe – Às vezes, é um ato de vontade."

"O preço de ser franca com os filhos era muitas vezes ficar sabendo de coisas que seria melhor não saber. Acreditava que os pais tinham duas escolhas: exigir sinceridade e lidar com verdades indesejáveis ou enfiar a cabeça na terra e aceitar as mentiras."

"Os sonhos eram coisas efêmeras, como balões que, uma vez soltos, desaparecem no céu."

“Uma sensação curiosa tomou conta de Lexi. Era como o leve bater de asas de um passarinho, uma emoção tão estranha que ela não a reconheceu de imediato. Esperança” (Pág. 15).

"Era isto o que o amor fazia com uma pessoa? A retorcia e esvaziava até restar apenas a necessidade? Se fosse assim, como ela sobreviveria?"

"-Você sempre amou seus filhos excessivamente. Você se preocupa demais em fazê-los felizes.
Conselhos vindos de sua mãe. Perfeito. Jude deu um meio sorriso.
-É impossível amar excessivamente os filhos. Mas eu não espero que você entenda isso."

Claro que recomendo - FAVORITO DA VIDA - 5 ESTRELAS
Jaque Ferreira 03/10/2017minha estante
Também é um dos meus favoritos da vida . Já li 3 dessa autora mas diferente de você esse foi o único que gostei .
E como você disse , é impossível não chorar , não se emocionar , não torcer e não xingar alguns personagens !

Kelly Brandão 27/03/2019minha estante
Essa autora se tornou minha favorita tbem. Tudo que li dela eu favoritei. Ela sempre me toca fundo, me leva as lágrimas e depois me faz sonhar com as possibilidades infinitas que os personagens tem de seguirem com suas vidas. Ela faz com que eu me sinta íntima dos personagens, não uma mera espectadora, e eu AMO isso

MarAlia.Berata 22/06/2022

Emocionante
O tanto que eu chorei com esse livro, não tá escrito. É uma história linda e eu não conseguia parar de ler. Vale muito a pena a leitura, mas se prepare pra chorar.
Giovana 07/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot?

MarAlia.Berata 07/07/2022minha estante
Nadinha de hot ahahaha

Bete 13/12/2022

Não consegui parar de ler, me prendeu de um jeito, chorei horrores, sorri também, é uma história triste, de perda e superação, mas pra mim foi puxado emocionalmente.

Maria.Rakeli 07/01/2023

o caminho de casa
esse livro é incrível!, eu amava a amizade de lexi e mia, elas eram almas gêmeas, uma amizade de dar inveja.

nessa história toda o culpado foi zach, pela morte de mia, pelo sofrimento de sua mãe, e a prisão de lexi, ele é o culpado por ter bebido e nem ter se importado de como eles iriam voltar, o final é muito emocionante! eu chorei rios............ o final foi feliz mesmo sem mia.

esse livro é extremamente INCRÍVEL e bem antigo, minha tia me indicou e disse que eu ia amarr, e ela tinha razão, eu amei demais!

mona 16/01/2023

primeiro livro físico que já li na vida, e o meu favorito até hoje em dia, o final é lindo, a história é triste, mas é linda eu amo tudo nesse livro, cada palavra, tudo é emociante demais, lembro dos momentos em que chorei lendo ele, simplesmente incrível.

Alessandra 04/06/2019

Arrebatador
Estou seriamente começando a ter um caso de amor com esta escritora. sem sombra de duvida um dos livros mais lindo que já em minha vida. Onde clica para dar 10 ESTRELAS ?? Quer um livro para arrebatar seu coração ? Com certeza o nome dele é O Caminho para Casa. Como sempre Kristin nos leva para uma narrativa incrível sobre duas mulheres sensacionais. A história conta sobre a vida de Jude e Lexi. Jude é a mãe totalmente dedicada (entre erros e acertos, me identifiquei muito com ela) que tem dois filhos gêmeos com personalidades totalmente diferentes: Zack, o rei da escola, lindo e com muitos amigos e Mia, a menina tímida, nem tão bonita e sem amigos. A outra personalidade é a Lexi, órfã, colega deles na escola que entra na vida dessa família para mudar todo um destino. Jude recebe Lexi em sua família de forma muito carinhosa e ela se torna a melhor amiga de Mia e namorada de Zach. O livro se passa em dois tempos, um quando as crianças estão entrando no colegial com 14 anos e outro após 6 anos com eles já com 20 anos e toda uma vida marcada por escolhas. Uma história de mães guerreiras, do amor entre um homem e uma mulher, do relacionamento de pais e filhos, avós e netos e acima de tudo do perdão. Uma história sensacional sobre família, seus amores e suas escolhas. Um livro com personagens para guardar no coração ❣