As Armas da Persuasão

Robert B. Cialdini
Robert B. Cialdini

Resenhas - As armas da persuasão

Vivi Sousa 15/01/2024

80% do livro é baseado em depoimentos de leitores e diversas pesquisas já realizadas. Mesmo assim, a leitura flui muito bem.
Muitas referências e conhecimento, recomendo!

Beginningreader 06/01/2024

Este livro do autor Robert Cialdini , nos mostra de uma forma simples e com vários exemplos sobre as armas da persuasão, que muitas vezes são usadas por profissionais para nos induzir a comprar de forma inconsciente . Este livro contém muitos exemplos práticos que nos ajudam a entender esses 6 princípios, e como se defender deles .

Wadlia 04/01/2024

Feliz em saber que algumas armas não me atingem e em aprender como me defender das outras. Deveria ser leitura obrigatória!

Andy 03/01/2024

Mente aberta!
Um livro que te ensina como persuadir e não ser persuadido com apenas 7 ferramentas. Sensacional! Super recomendo ??

Kellen.Pianetti 30/12/2023

As técnicas de persuasão
Um livro que mostra as técnicas utilizadas nas vendas e no convencimento de outras pessoas. Além das técnicas com exemplo, também é abordado como podemos evitá-las.

Rabello 23/12/2023

Recomendo!
Livro muito interessante!
Ao comprar imaginei que o autor traria estratégias de persuasão criadas através de estudos mas não, o autor consegue trazer armas de persuasão que são usadas no nosso dia a dia sem que percebamos. Aqui ele aborda 8 temas explicando de forma concisa e nos ensinando a usa-las e nos defender delas. Livro ótimo.

Jullia.Caprice 22/12/2023

Esse livro é muito bom, cheio de análises e pesquisas sobre o tema persuasão, super indico pra quem quer aprender a olhar o mundo com outros olhos.

samiraetca 19/12/2023

6 Princípios para persuadir alguém
O livro relata os resultados de experimentos científicos que colocam em prática 6 princípios psicológicos capazes de persuadir alguém, chamados de ?armas da persuasão?, são eles: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez.

Cada capítulo o autor explica o motivo de usar cada um dos princípios, bem como, expõe os resultados de pesquisa em testes aplicados.

Se observarmos na publicidade e marketing de produtos e serviços ao ler o livro , conseguimos visualizar claramente como as técnicas são utilizadas é que realmente, são bem persuasivas, deste modo, podem ser usadas tanto para o bem como para o mal. Por isso, no livro também mostra como podemos resistir e não nos rendermos quando identificamos que elas estão sendo usadas em nós por quem deseja nos convencer de algo.

null 14/12/2023

Persuasão
Quais armas foram usadas em nós? Quais vezes foram conscientemente?
"...São compromissos, oportunidades de reciprocidade, o comportamento complacente de pessoas semelhantes, sentimentos de afeição ou amizade, ordens de autoridades e a escassez de informações..."

Carla.Parreira 14/12/2023

As armas da persuasão (Robert B. Cialdini)...
O livro aborda seis argumentos que ele chama de "Armas da Persuasão". Esses princípios são baseados em padrões psicológicos que tendem a influenciar nossas decisões e comportamentos.
1. Reciprocidade: é a tendência humana de sentir a obrigação de retribuir um favor ou presente recebido. Quando alguém nos oferece algo de valor, é natural que nos sintamos compelidos a oferecer algo em troca. Esse princípio é frequentemente usado em estratégias de marketing, como brindes e amostras grátis, para criar um senso de dívida e aumentar as chances de uma pessoa comprar um produto ou serviço.
2. Escassez: refere-se à percepção de que algo é limitado em quantidade ou disponibilidade. As pessoas têm uma tendência a valorizar mais aquilo que é escasso, pois acreditam que podem perder uma oportunidade única. Estratégias de marketing que enfatizam a escassez, como "oferta por tempo limitado" ou "apenas poucas unidades restantes", podem criar um senso de urgência e influenciar a tomada de decisão.
3. Autoridade: as pessoas tendem a seguir as figuras de autoridade e especialistas em um determinado campo. O princípio da autoridade envolve o uso de credenciais, títulos ou símbolos de autoridade para ganhar a confiança e a influência das pessoas. Por exemplo, um médico recomendando um determinado medicamento pode ser mais persuasivo do que uma pessoa comum fazendo a mesma recomendação.
4. Consistência (compromisso e coerência): refere-se à tendência das pessoas de agir de acordo com seus compromissos anteriores e manter uma imagem coerente de si mesmas. Quando fazemos um compromisso público ou assumimos uma posição, temos uma forte motivação para agir de acordo com essa posição. Os vendedores muitas vezes usam esse princípio, por exemplo, pedindo a uma pessoa para fazer um pequeno favor antes de fazer um pedido maior. A pessoa é mais propensa a aceitar o pedido maior para manter a consistência com o que já concordou anteriormente.
5. Consenso (aprovação social): as pessoas têm a tendência de seguir o comportamento dos outros, especialmente em situações de incerteza. O princípio do consenso envolve o uso de evidências sociais para persuadir as pessoas, mostrando que muitas outras pessoas já estão fazendo ou usando determinado produto/serviço. Testemunhos e avaliações positivas são exemplos de estratégias que utilizam o princípio do consenso para influenciar nossas decisões.
6. Simpatia (afeto): as pessoas tendem a ser mais facilmente persuadidas por aqueles que gostam e em quem confiam. O princípio da simpatia envolve a criação de conexões emocionais e o estabelecimento de relacionamentos positivos. Por exemplo, um vendedor simpático e atencioso tem mais chances de influenciar uma pessoa a fazer uma compra.
Para entender como esses argumentos funcionam, é importante conhecer um pouco mais sobre o cérebro humano. O cérebro é dividido em três partes principais: o cérebro primitivo ou reptiliano, o cérebro intermediário ou límbico e o neocórtex.
O cérebro primitivo controla os instintos básicos de sobrevivência e está ligado a sensações como medo, prazer, perigo e raiva. O cérebro intermediário é responsável por emoções mais complexas, memória e aprendizado, sendo ativado por símbolos e sensações sensoriais. Já o neocórtex é responsável pelas decisões racionais e controla o comportamento social e o raciocínio lógico.
Quando somos expostos a gatilhos mentais, eles primeiro ativam o sistema límbico do cérebro, provocando uma reação emocional. Em seguida, buscamos razões para justificar essa reação, racionalizando a informação no neocórtex. Esses gatilhos podem ser promoções, novidades, pressa em garantir uma condição especial, brindes, entre outros. Eles nos parecem irresistíveis e familiares, o que nos leva a decidir sem muita reflexão.
É importante ressaltar que ser persuasivo não significa ser antiético. Persuadir é apresentar argumentos de forma convincente, fazendo com que uma ideia faça sentido para a pessoa. Não se trata de manipulação, mas sim de apresentar informações relevantes e interessantes.

Lorrana. 12/12/2023

Comprei o e-book em uma época que estava trabalhando com vendas B2B e esse era uma das leituras mais indicadas nesse meio, nessa época comecei a ler, mas foi uma leitura que - para mim - não fluiu. Pelo que me lembro não consegui terminar nem o primeiro capítulo.

Ayslan4 02/12/2023

Um assunto interessante, um livro mal escrito
A persuasão é um assunto muito importante, principalmente nos dias atuais, em que ela é utilizada em tudo a nossa volta, nos induzindo a consumir muitas vezes o que não queremos, o que não precisamos e o que não podemos. Entender as técnicas por trás disso, é essencial hoje em dia.

O livro do Cialdini se propõe a explicar essas técnicas e de fato o consegue. Todavia, ele divaga demais em seu texto. Pra se ter uma ideia, esse livro tem 300 páginas, mas poderia tranquilamente ter 150 ou 200 páginas. E isso faria dele um livro muito melhor e de leitura mais suave. Ao se dividir o livro dem capítulo com mais de 30 páginas, em especial o segundo capítulo - que tem 60 páginas - a leitura de torna maçante. A vontade abandonar é constante, apesar do assunto ser interessante.

É um texto bem referenciado, mostrando que a pesquisa foi bem feita. Porém, foi mal escrito.
Inclusive desisti de ler o outro livro desse autor Pré-suasão justamente por imaginar que segue essa mesma lógica de escrita. É uma pena.

Fernando1054 29/11/2023

Manual de Segredos da Influência
"Armas da Persuasão", de Robert Cialdini, é um verdadeiro manual para entender os mecanismos da influência e persuasão humanas. Este livro não é apenas uma leitura fascinante; é uma jornada pelas profundezas da psicologia social, revelando as táticas que as pessoas usam, muitas vezes inconscientemente, para persuadir os outros.

O que torna "Armas da Persuasão" tão intrigante é a forma como Cialdini combina pesquisa científica com exemplos reais e acessíveis. Ele desvenda seis princípios universais da persuasão: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez. Cada princípio é explicado com profundidade, mostrando como eles são empregados em diferentes contextos, desde a publicidade até relações interpessoais.

O livro é um tesouro de insights para quem quer entender melhor como funciona a influência. Cialdini escreve com uma clareza que torna conceitos complexos facilmente compreensíveis. Além disso, ele fornece orientações práticas sobre como resistir à persuasão indesejada, tornando este livro útil não apenas para quem quer ser mais persuasivo, mas também para aqueles que desejam se defender das influências manipulativas.

"Armas da Persuasão" vai além de ser um simples guia. É uma exploração fascinante do comportamento humano e da psicologia da influência. Cialdini, com sua vasta experiência e conhecimento, oferece uma leitura que é ao mesmo tempo informativa e cativante. Se você está curioso sobre como e por que somos influenciados - ou como influenciar os outros - este livro é uma leitura indispensável. Ele não apenas ilumina os cantos escuros da persuasão, mas também fornece ferramentas para navegar e utilizar essas forças de forma ética e eficaz.

Vica Maltez 22/11/2023

Bem explicativo
O livro realmente é bom para quem quer começar a entender o mundo do marketing, e eu que pouco sabia, senti que esse livro foi uma ótima introdução para isso, mesmo que em alguns capítulos alguns exemplos e pesquisas eram um pouco complicados de entender justamente pela falta de exemplificação, e o último capítulo é completamente dispensável. Achei interessante como o autor introduziu exemplos de pessoas que leram o livro e vivenciaram muitas das coisas que são descritas, esses exemplos são melhores inclusive, do que alguns embasados em pesquisa.