Meu amigo Michael

Meu amigo Michael Frank Cascio

Resenhas - Meu amigo Michael

Eunice.Vilares 19/11/2012

Todo mundo conhece Michael Jackson, o mito. Esta é uma reveladora e emocionante história de Michael Jackson, o homem.
Para Frank Cascio, Michael foi muitas coisas: um segundo pai, um irmão mais velho, um chefe, um mentor e um professor. Mas, acima de tudo, ele foi um grande amigo.

Frank era apenas uma criança quando conheceu Michael em 1984, mas pelos 25 anos seguintes sua vida giraria em torno do pop star. Ao se tornar uma das pessoas mais próximas do astro, pôde observá-lo de perto. Discreto, Frank nunca havia revelado suas experiências. Até agora.

Em Meu amigo Michael, ele refuta os boatos e mentiras que se acumularam ao longo dos anos, oferecendo um olhar sincero sobre o homem com quem compartilhou alegrias e tristezas. Frank conta tudo o que aprendeu viajando pelo mundo na companhia do artista e, mais tarde, trabalhando para ele.

Os momentos mais particulares e turbulentos de Michael são analisados pelo autor, desfazendo qualquer mal-entendido sobre seu incompreendido estilo de vida – o suposto complexo de Peter Pan, sua sexualidade e as falsas acusações levantadas contra ele.

O resultado é um retrato aguçado de Michael Jackson – uma pessoa que, embora às vezes pudesse ser absolutamente comum, também carregava marcas terríveis de uma vida sob os holofotes. Ao mesmo tempo que celebra sua vida, redefine nosso entendimento do homem por trás do mito.

O livro é ótimo! Eu adorei saber mais sobre a vida de um homem como o Michael Jackson, e depois de ler o livro acredito que ele não tenha abusado de ninguém, mas mesmo assim eu sempre fazia alguma piadinha e lendo o livro percebi o quanto magoava o Michael sobre essas “brincadeiras” que fazemos e pensamos que sejam inocentes.

A história é excelente, saber da vida do Michael com a família, saber dos shows e das dores que sentia foi muito interessante.

Sobre o autor e amigo do Michael, eu achei que ele se desculpava muito ao longo do livro e que teve um pouquinho de ganância ao escrever esse livro. Alguns comentários como “Eu passei a noite inteira dançando em uma boate com o mágico fulano de tal, acontecimento que era difícil de se concretizar...” ou então o modo como ele relata no livro que o Michael deixava ele ficar na casa... Não sei... Eu achei que ele estava se achando um pouquinho e que ele não lutou muito quando o Michael desconfiou de algumas coisas... Mas só lendo para entender tudo o que estou dizendo.

Para quem gosta de biografias, Meu amigo Michael é um prato cheio. Com momentos de risadas, outros que emocionam e principalmente conhecer o astro, vale a pena ler.

Eunice Ely

Jess 16/10/2020

Amei
Nesse livro, conhecemos outro lado de MJ, o lado humano, pai, amigo, enfim, para quem é fã do Michael Jackson (como eu), esse livro é perfeito! E para quem não é fã e quer conhecer mais sobre a história dele, eu indico muito.

Daniele.Vivi 20/05/2020

Meu livro da vida!
Eu como MUITO fã do Michael Jackson não poderia deixar de ler esse livro tão comentado por todos. Sempre fui muito criteriosa em relação às coisas que falam do Michael, então li esse livro com muita atenção e com muito senso crítico também.

O livro conta a história de como Frank Cascio conheceu o Michael Jackson ainda muito crianca, e como foi a vida dele do lado do Astro. O livro retrata como era o cotidiano dos dois, das idas a Neverland, os falsos boatos, incluindo a famosa acusação de estrupo (um grande absurdo por sinal) entre muitas outras coisas.
Frank relata com detalhes as peculiaridades de Michael, seu jeito único de ser, o ser humano incrível que ele era e acima de tudo o enorme coração.
É um livro muito legal de se ler, tem várias fotos e muita informação legal que só uma pessoa realmente próxima a Michael poderia saber.

duda 19/02/2021

"Eu sentiria falta do Michael performer, do Michael músico, do Michael artista, mas, acima de tudo, sentiria falta de Michael como pessoa, professor, amigo e membro da minha família."

Michael é eterno

Manú 18/03/2021

Para aqueles que amam o Rei do pop esse é o melhor livro escrito sobre ele. Quem não é fã também vai gostar.

Heloisa 04/10/2022

Incomparável
Ler esse livro foi, sem dúvidas, uma experiência incrível. Nunca haverá ninguém como Michael. Nunca.

Morkalby 12/07/2022

O homem no espelho!
Melhor artista, melhor cantor, melhor dançarino e ator... Isso, nós todos sabemos que ele é!
Mas, nesse livro podemos ter o gostinho de como seria ser íntimo de Michael Jackson, o grande ser humano que é! Man in the mirror, literalmente.

Beca 27/11/2014

O "homem boneco"
Todo o mundo conhece Michael Jackson, o mito, o rei, a maioria já julgaram e julgam por boatos, pela aparência ou pelo que a mídia expõe, mas quase ninguém parou para ver o interior do homem boneco, o homem que seguia sua própria rotina, tinha problemas assim como todos, o homem que também é/era humano, quase ninguém parou para ver os motivos para fazer tudo o que ele fez, com o livro, o Frank Cascio mostra a coisa preciosa que ele tinha no seu interior, a inocência do brilho dos seus olhos que a mídia quis esconder e mostra que há sempre um segundo lado a história que ninguém conhece, que as pessoas nem sempre são o que parecem ser, aprendi a não julgar, a viver, a sempre tentar compreender as pessoas e nunca fazer algo sem pensar, pode prejudicar tanto... aprendi também que o que queremos fazer temos que fazer hoje, precisamos pedir desculpa, desculpar, amar, ser amado, ninguém sabe o que pode acontecer no amanhã e no amanhã pode ser tarde demais para fazer o que o orgulho impediu de fazer.
Vivi Martins 16/07/2015minha estante
Este é Michael, um homem de pura inocência e bons sentimentos. Pena que a maioria julga-o ao invés de conhecer este Ser extraordinário!

Minde 05/05/2019

O verdadeiro Michael Jackson
Como toda fã apaixonada, fiquei presa na história até seu último ponto.
O autor retrata de maneira excepcional a personalidade de Michael Jackson, um homem extraordinário. Me sinto lisonjeada em poder conhecer a verdadeira história, o verdadeiro homem Michael. Sensacional.

Vivi 14/12/2021

Um dos melhores livros que já li.
Todos conhecem Michael Jackson, o mito. Mas nesse livro conhecemos Michael, o homem. Indico esse livro principalmente pra quem é fã do Michael, mas quem não é também vai adorar a leitura. Não tem nenhum defeito. Também tem fotos raras em momentos divertidos de Michael.
Leria novamente? Sim, sim, sim.

anutrilais 24/04/2023

Meu amigo Michael
Leitura muito interessante até pra quem não é fã do cantor. Através da trajetória da amizade do Michael com o autor, é possível perceber os bastidores e vários pontos enigmáticos que rondavam a figura do Michael. Com essa leitura é possível, mesmo que por um instante, se colocar no lugar do Michael Jackson e de repente começamos a entender toda a complexidade e muitos pontos importantes que levaram a fins tão trágicos e controversos.

biab 08/04/2021

Necessário
Sempre gostei da figura do Michael Jackson, mas esse livro me fez ir a fundo nas pesquisas sobre como ele era como pessoa, até escutei as músicas mais uma vez, de uma forma difente. Contudo, no livro quase todo eu senti que esse amigo dele que escreveu a biografia é um biscoitero.

Fany 04/04/2017

Uma Historia de Amizade e Lealdade.
Um artista não é apenas um produto! Uma artista de verdade inspira pessoas a serem melhores, ou se sentir melhores!

Vai parecer estranho mas — no ano de 2005, quando tinha 11 anos e fui passar minhas férias de verão na casa da minha tia — foi a primeira vez que assisti um DVD.

Eu me sentei no chão da sala, com os olhos vibrando, e separei vários filmes e álbuns que gostaria de assistir, e aquela capa branca me chamava à atenção cada vez que passava em minha mão: Number One.

Olhei para ele mais uma vez curiosa, e dentre varias opções mais óbvias para um pré-adolescente, disse: "Vai ser você!". Apagaram as luzes da sala e iniciou “Thriller”. E eu tive a sensação de espanto, de tão maravilhada que eu fiquei. A paixão na qual Michael Jackson exercia sua carreira transbordava em cada detalhe que se comprometia a fazer!

Michael Jackson foi o primeiro mentor que eu escolhi e o Frank Cascio também.

Quando eu penso que as coisas são difíceis eu olho para o passado dele, quando eu penso que é impossível eu olho aonde ele chegou, e quando eu penso em perder a fé eu vejo as pessoas que ele ajudou e as causas que defendeu.

Eu gosto dele como artista e como pessoa! Extrai muitas coisas boas de MJ!

Aprofundando na obra Meu Amigo Michael:

Eu amo livros impressos! Como diria Michael, dá vontade de beija-los quando são bons! “Meu Amigo Michael” é escrito por Frank Cascio. Frank nos relata sobre seu ponto de vista como foi ser amigo desse ícone. Para quem não sabe Cascio, conhece Michael desde seus cinco anos de idade. Foi de amigo a funcionário Pessoal quando se tornou adulto.

É uma linda historia de amizade e lealdade. Imagino como foi para Frank conhecer o verdadeiro Michael e lhe dar com todos os desafios e encantos que poderia trazer essa amizade. Eu lhe admiro muito Frank, sua honestidade e lealdade o tornaram pilar de uma historia. Acredito que você veio ao mundo, para cumprir a missão mais nobre que alguém pode ter: Ser um amigo!

Essa patente Frank não é dada para qualquer um. Somente para aqueles que merecem. Um amigo é o que nos mantém em pé muitas vezes. Um amigo tem fé em nós, quando a situação esta tão complicada que ate nós não conseguimos mais ver a luz. Você teve fé no seu amigo!

Tenho certeza de que Michael foi muito grato, por toda a diversão e apoio que você lhe deu. Assim como você também foi grato por todo o aprendizado e aventura que ele lhe proporcionou. Foi uma grande aventura não é Frank?

“Acima de tudo, no entanto, eu descobri o valor e a beleza de um coração aberto. Mas, também aprendi lições duras... o desafio de se manter uma amizade complexa e preciosa num ambiente hostil e competitivo.” — Pág. 307.

Frank só confirma aquilo que já sabemos: que Jackson, congelou sua infância para viver uma vida de adulto. E quando finalmente teve dinheiro e “liberdade” resolveu criar um mundo onde ele pudesse ser o que desejar — O racho: Neverland — vivenciando tudo que não teve quando criança.

Embora eu saiba que foi uma fase difícil a infância de Michael, é impossível direcionar os agradecimentos ao Sr. e Sra. Jackson por ter trazido ao mundo essa estrela e acreditado que ela poderia brilhar. A melhor coisa é quando nossos pais acreditam no que somos capazes de fazer.

MJ mudou a historia da musica, “sendo um dos mais eletrizantes artistas que o mundo já viu”. Bateu recordes de venda, “gastou centenas de milhões de dólares com caridade.” “Mas, quem é Michael Jackson quando não esta de baixo dos holofotes”?

“Acho uma ótima ideia. É um momento de reflexão só seu, em que você esvazia a mente e manifesta o que deseja. Quando alguém medita, é como se estivesse plantando uma semente. Se você planta-la em sua mente, ela manifestara a realidade.” MJ. Pág. 93.

Acredito que um homem tão complexo deva ser dividido em partes: O Ser humano Michael, O Rei e a Industria MJ.

Michael humanamente é uma das pessoas mais dóceis e engraçadas que eu já “conheci”. E como Rei, foi a pessoa mais inspiradora e forte.

“Não há menor duvida de que Michael fez muitas coisas boas pelo mundo, mas, embora as pessoas soubessem disso, ainda era difícil para elas conciliar sua generosidade e filantropia com o restante de sua personalidade publica.” Pág. 239.

Eu já conheço a historia de MJ, mas vê-la de forma tão pessoal foi muito emocionante, e me fez ter vontade de chorar novamente pela perda dessa estrela. Michael brilhou intensamente, e essa luz — assim como moscas — atraiu inveja e ganância.

“Ele perdeu a fé na honestidade do ser humano do ser humano. Se antes via somente o lado bom das pessoas, agora se preocupava com as intenções daquelas ao seu redor.” — Pág. 77.

Eu vejo muitas pessoas dizendo “Eu odeio gente que fofoca”, “Eu odeio Mentira”, “Eu odeio injustiça”. Mas, muitas se sentem no direito de fazer pré- julgamentos, pois um artista se torna uma pessoa publica. Uma pessoa publica ainda continua sendo um ser humano que sofre quando injustiçado.

“Porém, o que Michael nunca pareceu capaz de entender foi como a opinião volúvel do publico a seu respeito fez com que as intenções de pessoas como Bashir fossem igualmente volúveis, o que o deixou vulnerável de uma maneira sem precedentes à mídia faminta por escândalos.” Pág. 252.

Mas, muitos o viram como uma pessoa bizarra, pois compraram aquilo que a mídia vendeu. Já disse que não devemos acreditar em tudo que surge, sem antes fazer uma pesquisa? Não? Estou falando agora. Pesquisem!

Não acatem tudo que a mídia diz, muitas vezes é mentira, muitas vezes é manipulado! Se vocês lerem esse livro, entenderam melhor o que eu digo.

“Com Michael, aprendi a explorar o mundo através dos livros; graças a ele, tive a oportunidade de apreciar os diferentes povos, lugares, religiões e culturas do mundo.” Pág. 307.

Devemos aprender a ver as pessoas com os olhos mais cheios de amor, ver nelas o ser humano brilhante e também falho que pode existir. Afinal, ninguém é perfeito, mas MJ passou a vida inteira tentando como todo perfeccionista.

Embora uma sombra tenha tentando ofuscar esse astro, sua estrela brilhou intensamente. E ninguém pode discordar no talento e na magia que ele se propôs a trazer.

Admiro a historia de vida de Michael, sou suspeita para falar. Mas, o livro do Frank “Meu Amigo Michael” publicado pela editora Sextante é ótimo. Você tem a oportunidade de ver um pedacinho da vida do Michael pela fresta de uma porta. Michael deixou sua marca na historia!

Para você que é um sonhador e deseja fazê-los se tornarem reais, esse é um livro inspirador. É uma historia real de que sonhos são possíveis! Obrigada Frank, por nos trazer esse livro!

Por Estefania Cristina, autora do livro O Relicário – A História dos Mundos.

site: http://escritoraestefaniacristina.blogspot.com.br/

Mamamorato 04/09/2017

Incrivel
Como fã, sempre busquei formas de conhecer um pouco mais da vida fascinante e intrigante do fenômeno que foi Michael Jackson.
Nesta obra, Frank Cascio nos permite adentrar no mundo de Michael e ser conhecedor da pessoa que ele era, de seus momentos mais íntimos, das suas alegrias e dores.

O livro é maravilhoso! Cheguei a sorrir e a chorar, em vários momentos!

Para quem gosta e tem curiosidade de conhecer um pouco mais da vida de Michael, a leitura é indispensável!