Maria Madalena

Maria Madalena Margaret George

Resenhas - Maria Madalena

Ingrid 06/08/2020

A autora vai trazer a história de Maria de Magdala, conhecida, posteriormente, como Maria Madalena. seu nome original relaciona-se com sua cidade natal, eis que não era comum sobrenomes. Pouco se sabe sobre ela, com bem esclarece a autora, salvo que teria sido salva por Jesus, que retirou os seus demônios; e que por isso teria o seguido. Mas, antes de chegar nesse ponto, a autora dá para Maria uma família, conta sobre sua infância, e também sobre sua filha; e como foi angustiante para Maria ser possuída. Todos os detalhes são fictícios, mas foram essenciais para entender a mulher que abandonou sua família para seguir Jesus, fato que por si só era gravíssimo para uma mulher daquela época, o que dirá conviver com outros homens, e ainda ter uma família nômade. A leitura é fluída, há uma delicadeza da autora em mostrar uma Maria Madalena humana, tanto que facilmente é possível acreditar que tudo ali narrado é real. De tudo que poderia narrar, muitos já conhecidos por todos, o mais marcante para mim mim nesse livro é perceber que Jesus era visionário, se não o quiser considerá-lo messias. Era um feminista, entendia que as mulheres deveriam ter voz e vontade na sociedade, e era, talvez, por isso que ele teve entre seus discípulos muitas mulheres. É possível ver isso quando Jesus pergunta a Maria quem ela era e quais seus desejos. E, ainda, acreditava que as pessoas mudavam, e não tinha preconceito com o passado delas. Como se vê, logicamente toda a narrativa sobre Maria entrelaça-se com a vida de Jesus, tanto que em alguns momentos a percepção é que estamos lendo sobre a história dele. Mas nada menos é esperado, muito de Maria relaciona-se com o seu encontro com Jesus. Minha impressão é que toda a força de Maria nasce, e, principalmente, se intensifica quando ela encontra Jesus, que é um homem livre de preconceitos, e ela pode ter a liberdade que sempre sonhou. Uma leitura que vale a pena!

Clarice 28/03/2016

Esse não é um livro religioso!Você conhecerá a história dessa mulher que hoje é considerada uma lenda no catolicismo. No livro, ela não uma lenda, está longe de ser um mito e muito menos uma santa. Aqui ela é uma mulher comum: mãe, esposa e seguidora de Jesus.Sim, conhecerá todas as fases de sua vida, desde sua infância, sua juventude e velhice. Toda sua história com Jesus, sua relação com os outros discípulos, sua vida nunca comentada pela igreja: prostituta?; mãe?; amante?;a primeira a ver Jesus ressuscitado?Santa?Tudo está aqui, minuciosamente retratado. Porém, para fazer essa resenha não quero falar sobre a história propriamente dita do livro e sim, como essa história me tocou. Por não ser religiosa, não conhecer a fundo a história de Jesus e por muito pouco saber sobre Maria Madalena, talvez tenha feito a minha relação com o livro ainda mais tocante, pois não havia em mim nenhuma opinião formada. Li e esqueci que tratava-se de JESUS CRISTO e MARIA MADALENA, eram apenas Jesus e Maria, mestre e aprendiz, e suas vidas, descritas nesse livro em 662 páginas, foi para mim, uma história de fé. Maria deixou TUDO para trás, e decidiu seguir um homem incompreensível. Ela teve medo, remorso, fraqueza e fé em algo que nem sabia o que era. Mas é isso não é?Fé é fechar o olhos e ir. Ela foi!Suas escolhas foram unicamente decididas por seu coração e foi exatamente aí que essa história me tocou. É difícil escolher, deixar algo para trás, é difícil acreditar, mas podemos ter fé naquela voz bem lá no fundo que sempre nos diz o que fazer. A fé te move. Maria Madalena: Louca? Sim;Corajosa?Nem tanto; Medrosa?Claro; Mulher, mãe,pecadora, amante?Tudo;Prostituta ou Santa?Não importa!

Nica 01/07/2014

Maravilhoso!
Muito bom! Uma nova visão da vida de Maria Madalena, que foi sempre tão julgada e de maneira injusta. Uma leitura deliciosa!

Geraldo 21/04/2013

Você é curioso?
Segundo livro lido de Margaret George e pelo que vejo, a cada obra mostra a que veio.
Com um livro de 662 páginas, a autora nos transporta a um período onde mulheres não tem vez, MESMO, sempre culpadas de tudo, burras por natureza e principalmente mão de obra domestica das mais baratas com direito a apanhar se não fazer bem feito os afazeres.
Num ambiente assim ela nos mostra Maria Madelena, a grande personagem, quase mito, uma lenda que acompanhou Jesus. Testemunha ocular da vida de peregrinação, morte e principalmente a ressurreição; segundo as escrituras, ela foi uma das primeiras a ver o corpo de Cristo ressuscitado.
Essa obra é dividida em 3 grandes momentos:
1: Demônios: onde mostra a infância e adolescência de Maria
2: Discípula: vida ao lado de cristo
3: Apostola: Seu evangélio, o famoso e mal aceito "Evangélio segundo Maria Madalena"
Um livro delicioso marcado por muitos acontecimentos, você leitor vai sofrer junto, vai rir, sentirá pena e se for um grande curioso como eu vai aparecer em sua mente perguntas como:
Como que será feita e descrita a cena onde Maria vê Jesus ressuscitado?
Como é esse evangélio escrito por ela?
E como será o fim da personagem?
A autora também coloca personagens como Maria mãe de Jesus, todos os apóstolos e reis da época.
Alguém ai sabe com que idade a mãe de Jesus morreu e onde ela foi enterrada?
Alguém sabe qual é o fim de cada apostolo? o mais famoso é o de Pedro que foi crucificado de cabeça para baixo em Roma, mas e os outros?
Uma obra deliciosa, um livro que te ensina, e um relato da vida dessa "prostituta", que de puta não tem nada!!!!

Karina 19/10/2014minha estante
Este livro está na minha lista de leitura a bastante tempo, Margaret é uma das minhas autoras favoritas. Quero muito ler este livro mas é tão difícil de achar, e são algumas edições diferentes que difícil escolher. Parabéns pela resenha.

Valeria 21/10/2012

EMOCIONANTE
Sou catolica achei que lendo este livro iria odiar por se tratar da historia de Cristo visto de uma outra maneira, mas acabei me apaixonando pelo livro e amando a Cristo mais ainda, achei fascinante como tudo foi contado e com a beleza e a pureza de um amor verdadeiro, parabéns pela ousadia , pra mim foi um presente.

MÁRSON ALQUATI 26/05/2010

UMA NOVA VISÃO!
É sempre interessante revisitarmos a biografia de personagens históricos famosos, principalmente os mais polêmicos e controvertidos, como é o caso de Maria Madalena. Apesar de ter sido uma leitura longa e lenta, às vezes monótona, acabei descobrindo várias facetas dessa mulher tão injustamente condenada e julgada por aquilo nunca foi. Depois desse livro a minha visão sobre Maria Madalena mudou radicalmente. Para os que gostam romances épico-históricos, recomendo!

Rose Salles 20/03/2009

Maria Madalena como nunca antes mostrada
Apesar de ser bem longo, adorei a história....me fez repensar todos os meus sentimentos em relação a Maria Madalena.

Adriana R. Rossi 17/02/2009

Verdadeira em termos...
O livro descreve a verdade da Igreja Católica sobre Maria Madalena. Recomendo somente para aqueles que aceitam a Bíblia como está escrita. Os estudiosos, curiosos, leitores dos Apócrifos, etc. fiquem longe.