As Máximas de Epicteto

As Máximas de Epicteto Epicteto

Resenhas - As Máximas de Epicteto

Nelson.Malheiro 07/11/2023

Epicteto foi um grande nome da filosofia estoica. Passou a maior parte da sua vida como escravo. Libertou-se com a morte do seu amo, e passou a levar a sua filosofia para o mundo.

Epicteto dizia: " são duas classes: umas dependem de nós, as outras, não. Dentre estas últimas estão o nosso corpo e suas integridades, as riquezas e as honras que nos são inteiramente alheias. Nosso bem e nosso mal, ao contrário, estão completamente dentro da esfera de nosso poder. Agir bem é agir conforme a nossa natureza e a nossa razão. A verdadeira virtude consiste em suportar e abstrer-se."

Atento para " Suportar e abster-se." Acredito que aqui resida a filosofia e a virtude estoica.
Em saber suportar as adversidades e abster-se dos prazeres mundanos.

" Aquilo que me faz sofrer pertence àquelas coisas que dependem de nós ou àquelas que não estão sob o nosso poder?." Se a resposta for a segunda, diga sem titubear: " isso em nada me afeta."

" A morte não é algo terrível, pois, se assim fosse, seria para Socrátes, Paulo de Tarso, Cristo, dentre outros... A opinião sobre a morte é que a faz terrível."

" Há somente um caminho para a liberdade; desprezar aquilo que não está sob o nosso controle."

Babi 06/07/2022

Amei!
Esse livro foi um tapa na cara! Há ensinamentos fortes e podemos ver que tudo o que é dito é bastante coerente. Parece um mini manual de instrução sobre a maneira que você deve se comportar afim de adquirir paz e sabedoria, e o seu tamanho ser tão pequeno acaba ajudando a passar pelas páginas relembrando de máximas importantes para o dia a dia.

"Se alguém lhe chama a atenção disso e fala mal de você, não se defenda contra o que ele lhe acusa, mas responda: ?Ele não conhece meus outros defeitos, senão, não teria mencionado apenas esses?."

Myke.Anderson 25/01/2022

Um dos mestres do estoicismo
"Não peça que as coisas cheguem como você as deseje, mas as deseje tal como chegam, e assim terá paz."

Leitura rápida e com uma profundidade absurda, recomendo demais esse livro!

Alan 13/09/2020

Obra de leitura simples, porém com uma profundidade de conhecimentos inexplicáveis!