Livros de Sangue: Volume 1

Livros de Sangue: Volume 1 Clive Barker

Resenhas - Livros de Sangue

Theo 23/10/2020

Haja estômago pra aturar o gore de Clive Barker, Pesadíssimo. Ler esses contos foi como estar em um pesadelo.
Eu prefiro o terror psicológico, confesso.
Stephen King, Allan Poe, Lovecraft, Shirley Jackson, todos eles vão além do horror ou terror, Clive Barker não, pelo menos nesse livro.
Há três contos muito bons:
O livro de sangue, o trem de carne da meia-noite e blues do sangue do porco.
Não espere coerência dos personagens, parece que todos estão rendidos e anestesiados pelo o horror.
Edson 26/10/2020minha estante
Eu tenho os volumes II e III, desta série do Clive Barker. Li ambos lá pelos anos 90, e são terror puro mesmo! Bem diferente do que a gente ler no King. Esta série é composta de 6 livros, mas eu não consegui encontrar os outros volumes.
"CADA CORPO É UM LIVRO DE SANGUE;
SEMPRE QUE NOS ABREM, A IMPRESSÃO É VERMELHA.

Theo 13/12/2020minha estante
Edson, em e-book tem todos os volumes, alguém digitalizou os seis livros e disponibilizou na internet.
Se quiser me mande mensagem.

DanielSLopes 30/06/2023minha estante
Boa análise. O terror do Barker é físico, canal, me lembra muito o terror utilizado pelo Cronenberg. Concordo com vc, um terror psicológico é mais envolvente.

Edson 03/07/2023minha estante
Manda o link ai

That Bitch 09/03/2024minha estante
Deveria ter lido com isso em mente kkk

Helena.Melo 01/08/2021

Clive e seu estilo único
Adoro o modo como Cliver escreve. As histórias são bem mirabolantes, fora de qualquer realidade minimamente imaginável. A melhor história é a do Yattering, que narra a vida de derrotas de um demônio, que nem no momento que achou que faria alguma coisa útil de demônio, não fez nada além de algo banal e ordinário.

Gabriel Girotto 23/07/2022

Clive Barker sabe o que faz?
Essas histórias do Clive são tensas, não é aquele terror idiota e besta que tem por aí, ele realmente tente focar no terror e trazer um sentimento ruim, que te deixe agoniado e desesperado de alguma forma, achei excelente!

Matheus656 06/10/2023

Ótimo início!
Cara, que contos incríveis! Sabe aqueles tipos de contos ótimos para passar o tempo e ler algo do gênero de horror? Então, é isso que temos aqui. Vários contos de horror que conseguem se diferenciar entre eles. Nesse primeiro volume temos 6 contos, posso dizer que gostei de todos, mas claro, tenho os meus favoritos. São contos que valem muito a pena serem lidos. Entre eles, gostei mais do terceiro conto, que é mais como um terror cômico. Pretendo continuar a leitura da série do livro de sangue.

Fran 27/08/2010

Mais um livro de contos, e o que se seguiu de comentários durante a leitura:

- O Livro de Sangue - esse é o primeiro conto e explica o título. É curtinho e parece uma ótima introdução do que está por vir! Vamos lá!

- O Trem de Carne da Meia-Noite - só uma coisa a dizer: "Foda-se". Embrulho no estômago + arrepios incontroláveis!

- O Yattering e Jack - como um conto tão curto pode ser tão completo? Esse conto me foi mais agradável pelo envolvimento do poltergeist. Sem sangue e visões desumanas, assim eu posso almoçar em paz ainda. Estômago no lugar.

- Blues do Sangue de Porco - macabro! meu estomago voltou a dar voltas.

- Sexo, morte e luz das estrelas - o mais profundo e mais cheio de suspense. Demora um pouco até a gente entender oq está acontecendo, e as divagações são realmente filosóficas dentro do contexto.

- Nas colinas, as cidades - Esse conto foi, entre todos, o mais fictício. Custei a entender e quando entendi, achei muita loucura. As cidades!

Favorito: O Yattering e Jack

Quem está a fim de escandalizar na imaginação, vai conseguir com a escrita impecável e os detalhes arrepiantes de Clive Barker!
Luiz Frank 13/11/2012minha estante
Fran, parabéns pela resenha. Li esse livro uns 20 anos atrás. O autor é bem criativo e os contos não são para todos. Não é a toa que o grande mestre Stephen King o elogiou bastante na época.

Carol 02/01/2014minha estante
Não entendo porque pessoas fracas leem esse tipo de livro. Não estou te criticando, só querendo entender mesmo.

Fran 02/01/2014minha estante
Como assim? Eu acho que, a partir do momento que um livro ou qualquer atividade não mexer com teus sentidos, ele não te tocou. Eu tenho medo de altura e mesmo assim ando de montanha russa! Eu não entendo como alguém lê um livro de terror e não sente nada oO

Jansen.Baracho 01/04/2021minha estante
Oi, Fran. O yattering e jack tb é um dos meus preferidos. como curiosidade, ele foi adaptado meio toscamente no filme tales from the darkside e maravilhosamente na graphic novel de mesmo nome. Dá uma procurada.

Rafilds 06/09/2022

Bela edição da Darkside, mas basicamente para por aí. Achei dois contos medianos e os outros não me prenderam a atenção.

SIV 16/07/2023

Livros de Sangue: Volume 1
Excelente coletânea! Contos viscerais e sangrentos dividem espaço com contos "mornos", mas não menos envolventes.

Pensei que elegeria "O Trem de Carnes da Meia-noite" como meu conto favorito, mas, surpreendentemente, "O Yattering e Jack" acabou tomando o posto. Apesar de ser um dos contos "mornos", é muito divertido e tirou umas boas risadas minhas (e olha que meu timing de humor é complicado).

"Sexo, morte e estrelas" e "Blues do Sangue de Porco" já não me agradaram muito. Acabei me dispersando durante a leitura de ambos.

Barker é um mestre do horror e sua escrita é fabulosa. Sou suspeita para falar de suas obras, porque "Hellraiser" mora no meu coração. Lerei o volume 2 de "Livros de sangue" com toda certeza.

Vale a leitura? Sim!

Hector.Vallejos 01/11/2022

Para quem curte um terror gore, com bastante sangue e coisas bizarras, sem dúvida Livros de sangue é uma ótima opção. O Clive Barker tem uma escrita ótima, por vezes poética ? e isso dá um contraste legal às histórias dele.

Donizeti 31/03/2024

Viciante
Esse primeiro volume de Livros de Sangue é simplesmente magnífico, uma mistura de gore, sobrenatural, bizarrices e várias outras coisas que o terror nos proporciona. Com exceção ao último conto, que é bem fraco, o livro é incrível. É interessante, e muito me agrada, a forma como Clive Barker trabalha o horror, estou empolgado para os próximos volumes dessa série.

Vikl 05/08/2021

Terror em um tom diferente.
É a primeira vez que tenho contato com o terror de Baker, gostei bastante dessa primeira experiência, perturbadora e sangrenta, ainda prefiro o velho e profundo terror psicológico, mas não posso negar que os detalhes que o autor nos propícia me fez ter pesadelos e além, ficar com medo de andar de metrô pelas ruas de São Paulo haha.

Se fossem só os primeiros contos a nota estaria maior, os últimos não me fizeram estremecer como os do início.

Murillo 08/05/2021

Gore e transgressor, como Clive faz de olhos fechados
Buscando sua leitura após assistir o interessante (porém nem tão excelente) filme homônimo de 2009, o livro expande o universo apresentado na cinematografia; e como expande... Foi um susto perceber que são ao todo 6 volumes, tendo o filme abordado apenas o primeiro conto do primeiro volume, por acaso, o mais curto deles.

Inclusive, este primeiro conto é a espinha dorsal que justifica a existência dos demais por vir. Talvez muito curto para alguém que tanto ficou interessado pela película, nos mostra como que pelas inscrições na pele e na carne do jovem médium charlatão, os mortos nos contam suas histórias, representadas nos outros contos.

Pensando o livro como um todo, é uma experiência sem igual no gênero, cada conto buscando abordar um estilo de terror. Talvez alguns reclamem de como alguns dos contos se esticam um pouco além da conta, porém, para mim, seu maior problema foi uma certa irregularidade de tom. O bom, porém deslocado, "Yattering e Jack" foi um ponto baixo, no qual me perguntei "que diabo de livro eu estou lendo?". Longe de necessariamente ser ruim, apensa não é humor o que busco ao ler Clive.

Apesar desse, os outros contos se sobressaem. O primeiro talvez tenha sido meu preferido: "O Trem de Carne da Meia-Noite". Terror cosmopolita, busca explorar algumas sensações intragáveis que só o caos da grande metrópole nos faz sentir, ainda que sem entender. Aqui, termina por sugerir razões ancestrais...

De maneira meio empatada, temos "Blues do Sangue de Porco" e "Nas colinas, as cidades". Veja bem... por questões de gosto pessoal não me impactaram como o de cima, contudo oferecem histórias bem envolventes e únicas. De um horror mais rural, principalmente o segundo título, ambos trazem cenas e males inusitados. O personagem principal do 'Blues' é mais cativante, porém a "ameaça" das 'Colinas' me impactou mais pela sua visão única sugerida.

Por fim, mas não menos importante, "Sexo, morte e luz das estrelas" vem como uma homenagem à arte cênica e a forma como sua paixão pode transcender as amarras e dores da vida. De sabor agridoce, talvez melhor caísse numa adaptação de Tim Burton.

Longe de ser um livro mediano, se talvez fosse mais regular e levemente mais curto, facilmente ganharia um 4,5/5,0. De qualquer forma, representando um livro muito bom, merece inclusive a releitura de seus melhores contos.

Vamos rumo aos próximos volumes.

Gleiciane.Aline 04/11/2023

Livros de sangue 1
O livro é excelente, mas sai um pouco da minha zona de conforto. Não sou habituada com contos, mas gostei que todos os contato presentes nesse livro tem o fim bem fechadinho. Alguns me deixaram bem agoniada...
Eduardo Rockwell 04/11/2023minha estante
Preciso começar o meu pra ontem ??

julia 19/10/2021

Resenha: Livros de Sangue: Volume 1
O Livro de Sangue: super marcante e único! O conceito da estrada dos mortos e do próprio Livro foi fascinante :D

O Trem de Carnes da Meia-Noite: bem grotesco. A ideia do tre e de existirem Patriarcas por trás de Nova York foi bem legal, principalmente considerando o que eles comia.

O Yattering e Jack: gatilho para morte de animais! Começou bem interessante, mas foi difícil de gostar depois da morte de animais e com aquele final sem graça.

O Blues do Sangue de Porco: eu nem sei o que dizer.

Sexo, Morte e Estrelas: uma mudança de tom dos outros contos! Gostei bastante da construção de tensão e da revelação sobre o que estava acontecendo.

Nas Montanhas, As Cidades: também não sei o que dizer.

Wiliane.Franca 06/04/2021

Livros de Sangue
Aaaa como não amar o Barker e sua mente macabra?!
Tanta carnificina e depravação que nos leva pra um universo totalmente diferente do qual estamos acostumados, nos leva diretamente pra dentro da configuração do lamento mesmo em outras histórias.
Achei o primeiro livro de sangue incrivel, muitas histórias boas e bastante bizarras e sangrentas. Não vejo a hora das próximas edições serem lançadas. ?