Insurgente

Resenhas - Insurgente

1904 encontrados | exibindo 31 a 46

Flavia 20/05/2013

Divo!!
Insurgente é o segundo volume da trilogia distópica de Veronica Roth lançado pela Editora Rocco aqui no Brasil que dá sequência a Divergente, contando a história de Tris Prior após sua iniciação na facção que escolheu, as consequências dessa escolha e o rumo que a guerra que foi travada está tomando, e isso tudo com uma Chicago bem futurística como pano de fundo, dividida em cinco facções que separam os cidadãos de acordo com suas virtudes.
Tris, Quatro e o restante dos sobreviventes do grupo estão a caminho de abrigo na sede da Amizade (facção que prega a compreensão, a paz e a felicidade, e que está de portas abertas para receber quem precisa de uma força) após o ataque da Erudição, mas ao descobrirem que estão submetidos a algumas condições em troca de refúgio, começam a bolar um plano a fim de saírem de lá e acabarem com a tirania de Jeanine, a líder da facção inimiga, que está atrás de uma informação super confidencial e importante que estava guardada na facção da Abnegação. Eles se unem aos sem facção, muitos deles divergentes, e decidem enfrentar o inimigo e quem mais estiver aliado a ele...

Depois da guerra que aconteceu no primeiro livro, em que Tris ficou completamente abalada por ter matado alguém, ela agora demonstra ser alguém fria e despreocupada com as consequências de seus atos.
Porém, mesmo com essa personalidade "nova", Tris não deixa que seu romance com Quatro escorra por água abaixo, por mais que eles se desentendam com mais frequência. E por todos estarem mais maduros, o romance resiste, mesmo que não seja o foco principal. Quatro (ou Tobias, seu verdadeiro nome), inclusive, nos surpreende com segredos que vêm a tona.

"Não posso falar que preciso dele. O fato é que não posso precisar dele. Na realidade, não podemos precisar um do outro, porque quem sabe quanto tempo vamos durar nesta guerra?" - pág. 166

Uma coisa que achei válido comentar é que a facção da Amizade lembra o estilo de vida dos Hippies nos anos 60 e aquele movimento "Paz e Amor". Até um "soro especial" pra manter a pessoa "leve, alta e feliz" existe alí... E confesso ter dado umas risadas com isso e com as sensações que Tris experimentou com essa "felicidade" .
O ritmo da narrativa continua frenético, empolgante, viciante, e deixa claro uma evolução por parte da autora no que diz respeito a complexidade da trama e até na escrita. Todos os detalhes são importantes e fundamentais, e vários acontecimentos, principalmente por serem narrados em primeira pessoa, deixa o leitor agoniado, com os nervos a flor da pele.

"- Insurgente. Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, mas que não é necessariamente considerada agressiva." - pág. 445

Por ser um volume que se inicia de onde o primeiro parou, eu recomendo que a leitura seja feita em sequência, pois os fatos não ficam sendo repetidos para refrescar nossa memória. Por um lado, isso é ótimo, pois quanto menos enrolação, melhor, mas os esquecidos poderão ter um pouquinho de dificuldade de se situarem para pegarem o ritmo da coisa.
A capa é finíssima e traz o símbolo da Amizade. A diagramação é simples e as folhas amareladas com letras grandes colaboram pra tornar a leitura mais rápida, mesmo que o livro tenha mais de 500 páginas. A revisão também é perfeita.
Muitas questões, como mágoa, perdão e coragem pra seguir em frente são abordadas de forma bem adequada, aproveitando a fragilidade das pessoas em meio a guerra, evidenciando seus sentimentos e nos deixando mais próximos aos personagens, o que os torna mais vivos e reais.
O final fica em aberto, pois pede a continuação com urgência! E por favor, necessito o quanto antes de Allegiant!
Super recomendo e assim como Divergente, entrou pra lista das distopias favoritas!

Débora 22/08/2020

Continuação boa e coerente com o primeiro livro
Insurgente é o segundo livro da trilogia Divergente. Nessa obra, a autora continua a jornada de seus personagens apresentados no primeiro livro de maneira bastante satisfatória e coerente. A sequência de eventos é interessante e viciante e começa exatamente após o acontecimento final do primeiro livro.

O ritmo da história é frenético e com muito mais ação que o livro anterior, além de dar voz e espaço para os personagens secundários, os quais são bem desenvolvidos e apresentados. Além disso, o final é fascinante e cria uma expectativa alta para o próximo livro. As reviravoltas são muitas, o que pode atrapalhar um pouco a leitura, mas por serem bem elaboradas e envolventes são plausíveis e satisfatórias.

Esse livro retrata o cotidiano dentro de cada uma das facções, mostrando seus assuntos políticos e sociais, além de retratar as divergências entre as ideologias de cada facção. Os sem facção, que foram praticamente ignorados na primeira obra, se tornam personagem importantes para o desenvolvimento do enredo. Além disso, a protagonista está mais emotiva, tendo que lidar com as consequências de suas ações enquanto concilia sua relação com o Quatro, agindo por diversas vezes muito impulsivamente.

O suspense e ação são os elementos principais desse livro, os personagens estão divididos e em guerra e são muitos os conflitos políticos entre os que querem assumir o poder. Nesse contexto, a Tris precisa decidir por qual lado e lutar e quem e o que ela deseja proteger. Assim, a autora fortalece o clima de suspense, traz mais ação, coloca os personagens em situações difíceis e problemáticas, criando um cenário cheio de questionamentos políticos e sociais, continuando a saga de uma maneira coerente e interessante, deixando perguntas a serem respondidas no último livro.

Priscylla 08/05/2021

Frenético que nem o Vol.1
Esse livro roubou meu fôlego em vários momentos!
São tantos acontecimentos, tantos personagens novo e inesperados.
Eu não fazia ideia de que seria tão bom e tão instigante.
Temos uma clara evolução de diversos personagens e a trama evolui muito bem, conhecemos outras facções e os sem-facções, além de termos traições importantes no decorrer da história que mudam o curso da trama.
Muito bem escrito e não tá deixando pontas soltas.
Ansiosa para o próximo volume!
mariana113 08/05/2021minha estante
a construção da tris eh impressionante

Priscylla 08/05/2021minha estante
Sim! Tô adorando a trilogia

dandgrandi 30/05/2022

Insurgente
Gostei do livro, assim como o primeiro eu me surpreendi.

A história é bem fluida e vai sempre acontecendo uma coisa atrás da outra. Algo que me incomodou foi o relacionamento da Tris com o Quadro, pelo simples motivo de estar um completo saco, ambos não são capazes de sentar e ter uma conversa.

Acho que podia ter abrangido mais a história dos sem facção. Tirando essas coisas, eu gostei.
Vitoria.Campos 30/05/2022minha estante
Esse romance deles é de passar fome kkk, n acontece nada

Emanuel 01/03/2024

" - Vamos insurgente!...?"
Achei a história bem mais envolvente do que o primeiro livro. As cenas de ação me dava uma fertilidade que ficava toda hora atiçando pra querer ler mais. Algumas horas ficava perdido ou entediado (acredito que teve um pouco de enrolação, mas em trilogias sempre são assim "o segundo livro sempre é um encheção de linguiça"), mas no final gostei bastante dessa aqui. E escrita se manteve fácil e fluída: também muito envolvente. Não sei oque acontecera no terceiro livro. A crítica falam muito mal dele, mas quero ler o spoiler, e saber como que acontece...
Neth. 03/03/2024minha estante
O 3° gostei mais do filme do que do livro. Se não me engano, eu li antes de assistir.

Cami 24/10/2021

insurgente!
gostei do livro, mas não tanto como o primeiro, achei esse meio parado, então agora vou ler convergente (falam que esse é o pior e tô meio ressabiada de ler)

Fábio 05/09/2021

minha opinião
Estou tentando ser fiel ao livro, mas há muitas coisas mais inteligentes no filme. Pra mim sempre o livro é melhor, mas não está sendo assim com estes. O livro tem partes que são sem nenhuma necessidade para continuidade da história se tirassemos alguns capítulos entre as brigas de Tris e Quatro, até mesmo entre Caleb e Christina a história iria fluir da mesma forma. Aqui o livro e o filme conversam muito pouco, semelhanças quase zero, que só fazem sentido para cada universo. Porque neste caso são dois mundos contados de formas totalmente diferentes com alguns cenários semelhantes. Não foi uma leitura ruim, foi muito boa apesar do rodeio de dramas desta história.

Reynaâ¤ï¸ 06/12/2021

A experiência com esse livro foi composta apenas por surtos.
Em determinado momento do livro estava achando que não seria tão bom, que Divergente seria melhor, mas eu estava errada. O livro me fez gritar, chorar, gritar mais, sorrir e gritar muito, enfim, tudo o que faz um livro ser favoritado.
Nesse cenário vemos uma Tris sendo consumida pela culpa e pela tristeza, mas como a Tris sempre fez, torna tudo isso mais uma oportunidade de mostrar sua coragem. Com muitas revelações, tensão, e surpresas, o livro não permite que o deixemos de lado nem um minuto, amei e estou anciosa pelo outro.
Amo o Tobias????
Yasmin.Christiano 06/12/2021minha estante
Amo a Tris! Personagem adolescente tão necessária!

Reynaâ¤ï¸ 07/12/2021minha estante
Siiim

s0fifis :) 31/07/2022

insurgente
classificação indicativa: 14+
tem adaptação cinematográfica? sim, um filme
sobre:
? início bem chatinho
? o casal principal: tris e quatro ficam brigando 50% do livro
? a tris tá chata pra poxa
? não se apague a nenhum personagem, só um aviso
? os plots ?
Mari 02/08/2022minha estante
Era cada briga desnecessária, ficava bolada com isso.

s0fifis :) 02/08/2022minha estante
sim, tava tão chato ele brigando há cada 5 segundos

arthbooks 19/01/2021

Frenético e arrebatador!
"Insurgente. Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, mas que não é necessariamente considerada agressiva."

Nesta continuação de divergente, vemos Tris, traumatizada, mas ainda corajosa, ao mesmo tempo que luta pela sua facção e pelo bem das pessoas que ama, e tenta descobrir a informação secreta que a Erudição roubara dos líderes da Abnegação, enquanto a tensão aumenta na cidade e nas facções. Eu adorei e já tô doido pra ler o próximo

Elis 14/07/2021

Só não deixo com uma estrela porque sou apaixonada pelo Tobias, mas esse livro certamente me decepcionou MUITO!

florence28 14/07/2021

Formidável, sensacional, incrível!
?Adorei!!! Irrevogavelmente melhor que o primeiro livro

?O primeiro livro (Divergente) foca bastante nos personagens, suas personalidades e relacionamentos uns com os outros. Já esse segundo livro, Insurgente, foca muito mais nas facções, mergulhando naquele contexto e cenário de guerra entre algumas facções e deixando mais claro as características de cada facção. Além de revelar detalhes sobre as facções. Inclusive foi algo que me fez não gostar tanto assim da Amizade da forma que eu gostava no primeiro livro. Descobri fatos chocantes não só sobre a Amizade mas também sobre todas as facções, segredos e podres.

?Além de que nesse segundo livro as pessoas sem facção são mais importantes para a trama e não são deixadas de lado como no primeiro livro.
Mas é claro que o livro também não deixa de lado o relacionamento da Tris e do Quatro, apesar de que temos que acompanhar os pensamentos traumáticos e sentimentos de culpa da Tris

?Gosto da Tris mas não posso negar que desde o primeiro livro eu venho cultivando uma espécie de ranço por ela. A forma que ela assume que todo mundo que chora ou mostra vulnerabilidade é fraco e covarde me dá nervoso.
Fiquei com mais raiva dela quando ela comparou uma criança de onze anos com uma mulher e disse que a criança era mais corajosa que a mulher simplesmente pelo fato de que a mulher estava chorando por conta das armas apontadas pra ela e eminente ameaça de morte e a criança, não.
Isso me faz ter um pouco de ranço da Tris, mas talvez essa aversão toda a revelar os sentimentos seja por conta da facção que ela nasceu, a Abnegação, que negava tudo isso e não demonstrava nada.

?Mas só achei bem irritante ela ficar achando que quem demonstrava os sentimentos e principalmente, chorava, era fraco e covarde.
Também tem o fato de q a Tris fica com raiva quando descobre que Tobias deixou de contar algo pra ela, sendo que ela é a pessoa que mais esconde coisas dele, como se só ela pudesse omitir informações.A alecrim dourada, galinha dos ovos de ouro.
Apesar disso tudo, gosto da Tris e da forma que ela parece não ter um pingo de amor a própria vida, o que chega a ser engraçado. Sem falar que é fácil esquecer e não levar em conta que ela tem apenas 16 anos, uma adolescente.

?O FINAL é divino e revela segredos chocantes, adorei esse livro de verdade. Percebi que o livro era incrível quando eu estava fazendo outras coisas e ficava pensando no livro e com vontade de ler.
Nem preciso falar que é melhor que o filme né? A quantidade de detalhes que não caberiam em um filme é impressionante. Já adoro distopias.

?O único problema é a forma que a autora mata os personagens kk, mas é uma distopia com cenário de guerra né...então não aconselho se apegarem a ninguém.
sophs 26/07/2021minha estante
simmm

Gabriela.Mascouto 24/01/2023

Seus parentes. Seus colegas de trabalho. A batalha que estamos travando não é contra um grupo em particular. Ela é contra a própria natureza humana, ou pelo menos o que ela se tornou.

Helô 17/05/2021

Desenvolvimento importante
A história se aprofunda em vários aspectos, e começamos a perceber o quão desesperados os personagens estão por uma mudança. Relacionamentos e confiança são postos em jogo, e é necessário saber diferenciar a vida amorosa da vida ?política?.
O desenvolvimento do livro é bom, repleto de revelações, mas deixa a desejar em alguns pontos.

Elisabeth.Monteiro 31/01/2021

Empolgante
Jeanine Matthews descobre que Tris e Quatro são divergentes e sua obsessão por eles começa. Assim que derrubou a abnegação do poder, seu objetivo e caçar todos os divergentes, já que eles são uma ameaça para a sociedade, e eles não podem destruir o sistema de facções.

Depois que Tris se expôs como divergente na batalha de poder entre erudição e abnegação agora é uma foragida. E eles precisam ficar o mais longe possivel da cidade, eles pegam um trem e vão além da cerca onde vive a facção da amizade. Eles conseguem a ajuda deles para ficarem escondidos lá por um tempo até conseguirem provar a inocência deles e certificar para a sociedade que os divergentes não são um perigo para eles.

Depois que o caos se instalou alguns membros da audácia se refugiaram na franqueza. O tempo de refugiu de Tris e Quatro não dura muito e a erudição acaba encontrando-os e agora eles precisam ir atrás do povo da audácia que está na franqueza e pedir ajuda a eles. Quatro pede ajuda a sua mãe que na verdade não está morta e sim escondida com os sem facções.

Com a ajuda dos sem facções e da audácia Tris e Quatro começam a colocar seu plano em ação para tirar a Jeanine do poder e de manipular as pessoas como soro, mas eles acabam sendo pegos de surpresa com o novo jeito de Jeanine manipular as pessoas. Com um pequeno dispositivo que entra na pele das pessoas ela pode fazer o que quiser com elas e com isso tenta forçar Tris a se entregar a ela senão as pessoas iram morrer cada vez mais se ela continuar escondida.

Tris quer um lugar no mundo e acabar com o sistema de facção que dita o que você deve fazer da sua vida para sempre. Ela quer quebrar o sistema. E para isso ela terá a ajudar de seus amigos para ter um mundo melhor para eles.

A jornada deles está só começando e quanto mais eles descobrem sobre a sociedade, mais eles querem que tudo de certo.

site: https://www.instagram.com/eli_k4t/

1904 encontrados | exibindo 31 a 46