Insurgente

Insurgente Veronica Roth

Resenhas - Insurgente

1903 encontrados | exibindo 46 a 61

Gabs 26/04/2021minha estante
convergente foi só a decepção para mim

Mackye 01/01/2023

haja paciência
Consideravelmente lento até a metade do livro. A partir dali, tudo começa a fluir e se desenvolver de forma mais prática em vez de apenas em pensamento (o que ocorria no início), dando espaço para a ação de verdade. Honrando as histórias e motivações de cada personagem, não deixa a desejar neste aspecto, além de esclarecer várias questões acerca do universo onde a narrativa se passa. Particularmente achei tanto a Tris quanto o Tobias insuportáveis na maior parte do tempo - tipo, é compreensível que eles estejam abalados com tudo que está acontecendo, mas ficar choramingando pelos cantos, a todo o momento, durante 250 páginas é outro nível.

~_Clarax_mary â¡ 29/10/2023

Um amor ?
Eu gostei muito dessa sequência, e achei melhor que o primeiro.
Gostei do desenvolvimento da Tris como personagem, e da relação dela com o Tobias. E continuo me assustando com a semelhança entre a minha forma de pensar e a da Tris skksks. E gostei também do progresso da história, e o rumo que ela tomou. Estou muito ansiosa para o próximo porque a adaptação é o meu filme favorito dos três.
Eu gostei muito desse livro também por causa do caos que são os acontecimentos na história e no mundo.
Eu demorei a ler esse kk foi um pouco mais de um mês, mas o motivo não tem nada a ver com o livro, e se eu tivesse lido em outro momento teria devorado em uma semana.
Tô com preguiça de escrever mais, mas esse livro é magnífico!!!
Naielly.Fernandes 30/10/2023minha estante
Também me identifico muito com a Tris, mas deixa eu te perguntar uma coisa, tu nunca ficou sabendo de nenhum spoiler dessa trilogia?

Helô 17/05/2021

Desenvolvimento importante
A história se aprofunda em vários aspectos, e começamos a perceber o quão desesperados os personagens estão por uma mudança. Relacionamentos e confiança são postos em jogo, e é necessário saber diferenciar a vida amorosa da vida ?política?.
O desenvolvimento do livro é bom, repleto de revelações, mas deixa a desejar em alguns pontos.

Tarciso.Rodrigues 16/08/2021

Distópica é a natureza humana
Continuação de Divergente, Insurgente narra os desdobramentos dos acontecimentos finais de Divergente. Mas, novamente, o que chamou minha atenção foi o que está por trás da história.

Veronica Roth é declaradamente cristã, e, embora não tenha sido a intenção criar uma literatura dita cristã, um autor nunca escapa de colocar aquilo que ele é em sua obra. A obra é baseada numa cosmovisão cristã, com uma ênfase comum a Paulo, Agostinho e Calvino: a depravação total do homem e sua inabilidade em fazer naturalmente o que é bom.

Em Insurgente, constatei que as virtudes de cada facção são exploradas, postas a prova, e quando certas virtudes são superestimadas em detrimento a outras, elas são corrompidas. O que está por trás da história é que o homem naturalmente não pode fazer o bem, sem que o perverta, devido a sua natureza. Há diversas passagens que remetem a dicotomia da natureza humana, dividida entre atos virtuosos e maldade, e, além disso, atos virtuosos corrompidos por más intenções.

Como diz o profeta Isaías, "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam. (Is 64:6)

Até mesmo a compreensão de Deus é deformada pela super valorização de certas virtudes, no sistema de facções da história, quando em certo momento, a personagem principal presencia uma cerimônia religiosa de outra facção e faz referência ao "Deus autruísta da Abnegação" e o "Deus da paz" da amizade. Um erro a que muitos religiosos incorrem, diga-se.

A figura do Divergente se torna cada vez mais interessante na história, como alguém que une diversas virtudes de diversas facções, entretanto, também notamos que reúnem as desvirtudes. Fortalecendo a visão de depravação total humana.

O ponto alto do livro, para mim, foi a reflexão da personagem principal, Beatrice, face à morte:

"Acho que agora seria a hora de pedir perdão por todas as coisas que fiz, mas sei que minha lista nunca estaria completa. Também não acredito que o que quer que aconteça depois da vida dependa de uma listagem correta das minhas transgressões. Isso soa demais como um conceito da Erudição para mim, que tem mais a ver com precisão do que com sentimento. Na verdade, não acredito que o que vem depois dependa de maneira alguma dos meus atos. É melhor eu fazer o que a Abnegação me ensinou: voltar-me para longe de mim mesma, projetar-me sempre para fora, esperando que, no que quer que venha depois, eu seja melhor do que sou agora."

A narrativa é muito bem escrita e as divisões dos capítulos são muito adequadas, prendendo o leitor, atiçando a curiosidade quanto aos próximos acontecimentos. Continuarei lendo a série.

Dearibeiro 24/02/2024

É, tá bom.
Esse livro é uma ponte entre os outros dois, então temos muito desenvolvimento da história, onde conhecemos mais as facções e os sem facções também.

Vemos também o crescimento da protagonista com base em traumas e nas decisões que ela tomou.

Eu achei bem arrastado e cansativo, gostei mais do primeiro. Mas valeu a leitura.

Elisabeth.Monteiro 31/01/2021

Empolgante
Jeanine Matthews descobre que Tris e Quatro são divergentes e sua obsessão por eles começa. Assim que derrubou a abnegação do poder, seu objetivo e caçar todos os divergentes, já que eles são uma ameaça para a sociedade, e eles não podem destruir o sistema de facções.

Depois que Tris se expôs como divergente na batalha de poder entre erudição e abnegação agora é uma foragida. E eles precisam ficar o mais longe possivel da cidade, eles pegam um trem e vão além da cerca onde vive a facção da amizade. Eles conseguem a ajuda deles para ficarem escondidos lá por um tempo até conseguirem provar a inocência deles e certificar para a sociedade que os divergentes não são um perigo para eles.

Depois que o caos se instalou alguns membros da audácia se refugiaram na franqueza. O tempo de refugiu de Tris e Quatro não dura muito e a erudição acaba encontrando-os e agora eles precisam ir atrás do povo da audácia que está na franqueza e pedir ajuda a eles. Quatro pede ajuda a sua mãe que na verdade não está morta e sim escondida com os sem facções.

Com a ajuda dos sem facções e da audácia Tris e Quatro começam a colocar seu plano em ação para tirar a Jeanine do poder e de manipular as pessoas como soro, mas eles acabam sendo pegos de surpresa com o novo jeito de Jeanine manipular as pessoas. Com um pequeno dispositivo que entra na pele das pessoas ela pode fazer o que quiser com elas e com isso tenta forçar Tris a se entregar a ela senão as pessoas iram morrer cada vez mais se ela continuar escondida.

Tris quer um lugar no mundo e acabar com o sistema de facção que dita o que você deve fazer da sua vida para sempre. Ela quer quebrar o sistema. E para isso ela terá a ajudar de seus amigos para ter um mundo melhor para eles.

A jornada deles está só começando e quanto mais eles descobrem sobre a sociedade, mais eles querem que tudo de certo.

site: https://www.instagram.com/eli_k4t/

beatriz 03/08/2022

"eu sou o que escolho ser"
achei interessante entender um pouco mais sobre as facções. conhecer cada sede, sistema e líder me ajudou a vizualizar melhor o sistema como um todo e e o funcionamento delas em conjunto, também foi possível saber mais a respeito dos sem facções e suas condições de vida, a mudança constante de cenário ajudou a deixar a história um pouco mais fluída e intrigante na maior parte do tempo.
eu confesso que a leitura se tornou um pouco arrastada em certos momentos, dando a sensação de que o livro era longo demais.
me irritei com quase todos os personagens (com exceção do uriah)... os conflitos entre tris e tobias foram um pouco cansativos, e apesar de entender o luto/culpa e depressão da tris, nem ela ou tobias foram personagens que eu consegui me apegar/conectar desde o início, o que se tornou um problema pois eles são os únicos personagens com foco pessoal e desenvolvimento no livro.
enfim, na reta final do livro já não estava mais com tanta vontade de ler, mas ainda tenho curiosidade para acompanhar o fim da saga.

Shel 11/06/2023

Como impedir o conflito sem criar mais conflito?
Este segundo livro da saga Divergente trás respostas a várias perguntas que surgem no primeiro. Depois da revolução que acontece na Erudição e da queda das outras facções, a Audácia se alia aos Sem-facções pra tentar recuperar o que resta da sua sociedade. Mas acabam descobrindo que estavam vivendo uma mentira. Apesar de muita coisa ser esclarecida, o livro é finalizado em um momento tenso que deixa o leitor ansiando por mais.

O que me impediu de avaliar o livro melhor, foi a forma desnecessária que muitos sentimentos da protagonista foi prolongado. A maior parte do livro é um drama da Tris, com poucas partes de ação e informações relevantes sobre a história, e só do meio pro final as coisas começam a se desenvolver.

Thalita @desabafoliterarioo 04/04/2021

A leitura de Insurgente foi no mesmo ritmo do primeiro volume da trilogia: viciante e envolvente. O livro é bem diferente do filme, literalmente. Algumas coisas que não falaram nos filmes são reveladas no livro, e tem uma que toda vez que lembro caio na risada rsrsrs. Os pontos que não gostei no livro foram as briguinhas infantis entre Tris e Quatro, e também de uma atitude que Quatro fez no complexo Franqueza.

Eu assistir o filme antes de ler o livro, talvez por isso não fiquei surpresa com alguns acontecimentos. Mas foi uma boa leitura, e me fez entender mais sobre esse mundo das facções. Ao mesmo tempo gostei e não gostei do rumo que a estória levou. Quando concluir a leitura de Insugente não fiquei tão animada para ler Convergente como estava em Divergente, mas fiquei curiosa para saber o que levou Tris a fazer o que fez (recebe um spoiler sobre, uma parte dela).

Bella 04/12/2021

MEU DEUS MEU DEUS MEU DEUS
apenas odio a caleb prior, amei a evolução da tris de insuportável ao extremo pra suportavel e ate me simpatizei com ela. quatro vc é o maior do mundo, por favor nao faça besteira
uriah meu maior protegido do livro pra sempre
LEIAM ESTE LIVRO IMEDIATAMENTE

Karen399 13/05/2021

Eu não odiei esse livro mas caiu muito no meu critério, estava com muita expectativa por conta de Divergente, mas o livro conseguiu ser melhor que o filme
monaiza 13/05/2021minha estante
nossa, sim. essa saga começou tão boa sabe e decai tanto, os filmes eu nem passei do primeiro...

mostrando 24/01/2022

curiosa para o próximo
igual o outro eu gostei bastante, mas em alguns momentos achei repetitivo e uma leitura pesada, além de ter uma conteúdo triste (o tanto de gente que morre nesse livro), a escrita fica cansativa também
a tris tava muito triste e cansada, isso dá para ver claramente nas decisões e falas dela, espero que ela fique melhor
eles vão ter tanta coisa para resolver no próximo livro, ai ai

1903 encontrados | exibindo 46 a 61