O amor de Penelope

O amor de Penelope Georgette Heyer

Resenhas - O Amor de Penelope

Nathy @peculiareslivros 18/03/2023

Adorei!
Eu achei a escrita muito fluida e foi um livro bem divertido para mim! Realmente recomendo!

? age gap ?
? interior da Inglaterra ?
? estão fugindo de casamentos de conveniência ?
? a mocinha usa calças ?
? slow burn ?
? muito humor ?
? aventuras com direito a ladrões e detetives de Bow Street ?

site: https://www.instagram.com/p/Cp7z1gls4eY/?utm_source=ig_web_copy_link

Bruna 30/06/2023

Sir Richard é um cara belo e rico de 29 anos que se vê pressionado pela mãe e irmã para casar com um moça que é uma família amiga, pela relação entre as famílias, exceto que Richard não quer. Penélope Creed é uma jovem de 17 que foi criada pela tia que agora quer casa-lá com o primo para que a fortuna da moça fique em família. É aí que Pen decide fugir e acaba se encontrando com Richard que decide acompanhá-la em uma viagem para que ela não esteja sozinha. Só que Pen vai disfarçada de menino, e nessa viagem muitas aventuras acontecem.

Esse livro dividiu minha opinião e ainda não sei muito o que pensar sobre ele.

Gostei da escrita da autora, a forma como ela escreve torna a leitura ágil e fluida. Achei a trama bem divertida e cheia de reviravoltas.
Mas confesso que a questão da idade me incomodou bastante, não a parte da diferença entre eles, mas o fato de Pen ainda não ter atingido a idade adulta.
Apesar de Richard ser respeitoso em todos os momentos tudo nessa situação me incomodou, os apelidos de criança, as atitudes infantis da protagonista (condizentes com a idade dela, claro), tudo.
Entendo que o livro foi escrito em mil novecentos e noventa e antigamente, e isso é visto pela escrita e, que o romance só se desenvolve nas últimas páginas e mal acontece um beijo, mas não consegui gostar do envolvimento entre os protagonistas.

Mas enfim, gostei do desenvolvimento da história e da escrita da autora, menos do romance entre os protagonistas, hehehehe.

Julie 17/08/2023

Divertido
Jovem inusitada essa Pen Creed? ela realmente tem personalidade e nenhuma noção de segurança ?.
Já o janota Richard, 29?anos, rico e lindo consegue se envolver nas mais diversas aventuras. Leitura leve, divertida, esperava mais romance e revelação de Pen em roupas adequadas mas não ocorreu. Valeu a leitura e a indicação do clube de romance Carina.

@sandraalmeidaeseuslivros 30/03/2023

Um romance de época bem diferente de todos que já li, no sentido que nada romântico realmente acontece.

Penelope, uma herdeira rica foge da tia para não ter que se casar com o primo.

Richard de certa forma tbem estava prometido com a fria Melissa, e quando, sem querer se depara com Penelope em uma situação inusitada, não pensa duas vezes em ajuda-la na fuga.

A partir dai os dois vivem uma aventura atrás da outra, sem perceber o quanto davam certos juntos.

Vânia 18/02/2023

Uma grande aventura (Penelope & Richard)
Sir Richard Wyndham, muitíssimo rico, é considerado um dandi; alguém que os homens invejam e desejam imitar (o nó de sua gravata é famoso e imitado por muitos cavalheiros).
Para a família dele, porém, ele tem se tornado um procrastinador, já que aos 29 anos, ele ainda não mostra sinais de querer se casar, e manter o título na família através de herdeiros. Isso, mesmo que haja um 'quase' acordo entre a família dele e da Srta Melissa Brandon, uma mulher já em seus 25 anos; nem feia nem bonita, mas considerada fria (como um iceberg).
Richard se vê na dúvida entre o dever e a possibilidade de se casar por amor.
Numa noite especialmente confusa, ele se vê envolto numa aventura irresistível.

Um jovem que fugia da janela do segundo andar, em lençois amarrados, pede ajuda. Ao aproximar-se, Richard vê que se trata de umA jovem - muito jovem mesmo - que está decidida a fugir das garras de sua tia. Ela prefere viajar e ir se encontrar com um amigo de infância e casar-se com ele (eles fizeram um juramento quando crianças a respeito disso) do que se casar com o primo.
Como o cavalheiro que era, Richard se vê obrigado a ajudar a jovem, e os dois partem numa viagem onde encontrarão contrabandistas, um plano nada honrado envolvendo a família que ele entraria pelo casamento e uma rusga familiar no estilo Montequios e Capuletos.

Penelope Creed, de apenas 17 anos, morava com a tia desde os 12 anos, após a morte dos pais.
Extremamente rica, como toda moça, ela tem a vida controlada. Mas quando se vê obrigada a casar com o primo, ela decide procurar pelo amigo Piers Luttrell, em Bristol.
Encontrar Sir Richard foi uma felicidade, e a aventura deles se torna uma grande comédia, caçada e romance.

Georgette Heyer consegue trazer um romance ambientado no séc 19, com um sarcasmo e crítica únicos.
5 estrelas

Dani @meu_romeo 20/03/2023

Fazia um tempinho que eu não lia um romance de época, e como eu já ouvi falar bastante sobre a escrita da autora, eu resolvi aproveitar a oportunidade e me jogar totalmente a história.

E pensem numa história mega rápida de ser lida. Eu confesso que fiquei impressionada em como a escrita da autora é fluida e recheada de diálogos.

Por ser uma autora mais madura, eu acreditava que a história seria mais repuxada e lenta de ser lida, mas ledo engano.

Aqui vamos conhecer a Penélope, que herdou um bom dinheiro, mas que está se vendo em uma situação complicada, já que sua tia quer obrigá-la a se casar com seu primo, um homem que ela tem profunda aversão.

Para evitar que isto ocorra, ela decidiu fugir, e é quando seus caminhos se cruzam com o de Sir Richard Wyndham, um solteiro cobiçado, bonito e charmoso.

A partir desse momento vamos acompanhar a jornada desses dois e garanto que aventura entre eles não falta.

A história acaba sendo leve, divertida e os personagens são bem carismáticos. O único ponto talvez que eu tenha sentido falta, é que para mim eles combinam bem como pessoas sozinhas, mas como casal eu não consegui sentir química. Eu via apenas dois amigos conversando e viajando juntos, e não um casal.

Eu senti falta de mais cenas deles como um casal que acaba se envolvendo amorosamente. Eles demoram a ficar juntos e quando ficam, o livro vai se encaminhando ao final.

Apesar disso, é um romance de época ótimo para você passar o tempo e ficar com o coração quentinho.

site: @meu_romeo

Lina Inverse 20/04/2013

Este é o segundo livro da Georgette Heyer que leio (o 1° foi A Grande Sofia) e já fui visgada completamente pelo estilo da autora!
Mais um livro com personagens super carismáticos, cheio de humor e confusões... e claro, romance.
Sir. Richard é uma figuraça, fica muito difícil não amá-lo! Um dandy ricaço, irônico, desiludido com a vida e entediado... ele se vê obrigado pela família a se casar com uma moça que não ama e com quem ele estava prometido desde a infância. Um dia antes de formalizar o compromisso, ele sai pra se embebedar e acaba ajudando a jovem Penelope, que está fugindo de casa vestida de garoto para se livrar de um casamento forçado. Ela quer ir atrás de seu amigo de infância, com quem tinha feito um juramento de que se casariam quando crescessem. Sir. Richard imediatamente percebe que ela não é garoto coisa nenhuma e aproveita a oportunidade de fugir do compromisso de casamento e decide fazê-la companhia. Daí pra frente eles passam por diversas situações desastrosas e confusões divertidas até Penelope perceber que suas fantasias infantis não condizem com a realidade e Sir. Richard ver que finalmente encontrou uma mulher interessante nesse mundo.
Não nego que a diferença de idade entre o casal me incomodou um pouco (ele está para fazer 30 e ela tem 17 anos)...
Só não dei 5 estrelas pq achei que o final foi meio corrido e que se tivesse aos menos mais um capítulo acho que teria sido finalizado mais satisfatoriamente. De resto, a única coisa que atrapalha um pouco na leitura é a tradução dessa edição da Record que tem muitos erros! Poderia ter sido feito com mais cuidado, uma pena.

De qualquer forma, recomendo a todos que queiram uma história divertida, leve e extremamente adorável =D

Lory fada 25/08/2023

Adoro o jeito dessa autora de escrever histórias, tanta confusão e picuinha que deixa minha sede por fofoca totalmente saciada. A única coisa que me incomodou mesmo no livro foi a grande diferença de idade entre o casal. Fora isso foi uma leitura prazerosa.

Maria10673 10/06/2023

Quando os coadjuvantes brilham mais que os protagonistas...
Sinceramente, é um livro bom, os personagens principais são legais e tal, mas eu gostei muito mais das aparições dos personagens secundários, Cedric, George e Louisa tiveram participação nos melhores diálogos, mesmo que não tenham aparecido tanto, fez os protagonistas perderem um pouco do brilho.
Dos livros dessa autora, gostei bem mais de a indomável Sophia, os personagens principais tem uma presença mais marcante.
Mas mesmo com essas críticas gostei da interação entre Richard e Penélope.

Faragao 24/09/2023

Que livro chato
Primeiro romance de época que leio e que decepção!
Achei chato num nível que não dá pra explicar.
Não senti conexão nenhuma no par romântico, achei mega bizarro ele tratar ela o livro todo como uma criança - porque realmente ela só tem 17 anos - e sair um romance disso, beirou a ped*f*lia na minha opinião.
Eles literalmente fingem ser sobrinho e tio durante todo o livro, o cara tem 29 anos, e mesmo que não seja uma diferença significativa de idade, a autora retrata a Pen como uma criança, uma menina travessa, e aí nos últimos dois capítulos quer forçar uma atração física entre os dois? Fiquei enojada.
Achei ruim demais e não recomendo.

Patricia1089 06/02/2022

Fofos
É um romance de época do jeito que eu gosto, cheio de confusão, leve, divertido, com uma mocinha vestida de garoto e um Sir Richard adorável. Recomendo muito! Gosto principalmente dos romances dessa autora por não ter hot, não é um nível Jane Austen que nem um beijo tem, mas é uma escrita parecida. É rapidinho de ler.

Lud @quoteseplots 15/03/2023

O casal não deu liga, mas é importante saber que o livro é de 1952 antes de ler
Penélope é uma jovem de 17 anos que está sendo obrigada a casar com o seu primo. Ela decide, então, fugir pela janela, mas acaba encontrando com Richard Wyndham, um homem de 29 anos, rico, famoso, cobiçado e solteiro. Como estava bêbado, acaba topando acompanhar a moça na sua jornada enquanto ela finge ser o sobrinho dele nessa aventura.

A premissa do livro é bem comum aos romances de época que costumo ler, por isso, pensei que seria um tiro certo. Contudo, houveram duas coisas que me incomodaram bastante durante a leitura. A primeira foi em relação a diferença de idade. Enquanto eu lia, não conseguia enxergar a Penélope como algo além do que uma criança e o Richard como um homem até mais velho do que a idade que ele realmente tinha. A forma que a autora caracterizou e reforçou na escrita fez com que essa lacuna ficasse muito referenciada. Ainda se eu não visse problema algum nesse age gap, pela forma conduzida, a moça ficou bem infantilizada.

Meu segundo problema foi em relação a eles como um casal em si. Até quase 80% do livro não houve uma interação sequer que desse uma construção de amor entre eles. No final, eu até compreendi o fato do Richard não demonstrar o sentimento (já que estava em posição de soberania sobre ela, então não queria induzi-la). Contudo, o leitor precisa notar esses detalhes, senão, como é possível torcer por um casal que não tem um mínimo de química? Isso não tem a ver com atos em si. Um livro não precisa ter beijo para fazer o casal ser apaixonante e a gente torcer por ele.

Durante todo o livro a Penélope é descrita como uma criança e o Richard é mostrado como uma forma mais velha no papel de um tutor. Então realmente fica bem difícil ver qualquer outra coisa na relação dos dois. O que salva é a aventura que ambos embarcam na história.

Contudo, todas as coisas que eu notei e não curti durante a leitura talvez fossem amenizadas se eu soubesse antes que o livro havia sido escrito em 1952 (o que só descobri depois que terminei). Talvez se essa informação tivesse sido revelada antes, eu teria lido com outros olhos e sido bem mais compreensível. Inclusive, sabendo disso agora, eu consigo entender bem mais como a história foi tratada. Mas ainda acho um pecado a falta da construção do romance.

Enfim, não foi uma boa leitura para mim, mas espero que outros possam aproveitar mais que eu.
Katia 03/04/2023minha estante
Bem meu estilo literário preferido.

Malu | @dicas_de_malu 28/03/2023

Uma leitura rápida e leve
Esse é um romance de época que foge dos padrões. Para começar, ele se passa longe dos salões de baile londrinos, acompanhando os personagens em uma aventura pelo interior da Inglaterra. Além disso, a trama cheia de humor e mistério, enquanto o romance fica mais em segundo plano.

Confesso que tive minhas ressalvas e não gostei como esperava. Porém, para quem procura uma leitura simples e ágil para intercalar com livros mais pesados ou só para distrair, é uma boa opção.

LadyAnaC 07/06/2023

Uma bela capa mas o conteúdo...
Peguei o livro por causa da capa, gosto de ler romance ( sempre me aventuro em vários autores e temas diversos dentro do romance). Esse livro me chamou atenção por conta da capa e ter uma proposta de romance de época, foi estranho normalmente as capas de romance de época sempre são de uma garota com a roupa de época virada ou fazendo posse num lugar antigo,as vezes estão jogadas no chão com o vestido(fato, comece a observar).
No começo do livro achei uma sensação estranha,senti que estava lendo livro antigo, rígido e fazia um certo esforço para entender o que estava acontecendo, me surpreendeu que estava contando na visão de um homem depois as vezes aparecia a personagem mulher nessa visão tipo não tinha uma sinalização que muitos fazem hoje em dia no livro.
Então resolvi dá um Google e descobri que o livro foi escrito em no século 20 mas não lembro o ano, a escritora foi uma que ficou popular por escrever esses livros.
Então, continuo lendo e me chocando , romance é de uma menor e um homem de 30 anos, o romance não tipo escancarando mas tipo tem sinalizações bem leve e normalizado (tive vários surto e áudios gigantes no whatsapp com uma amiga).
Quando você vai chegando no final tudo acontece e tu pergunta foi uma experiência ou perda de tempo.