A Máquina da Lama

A Máquina da Lama Roberto Saviano

Resenhas - A Máquina da Lama

FM 16/10/2021

"Saviano é preciso,mostra o que mão queremos ver".
É impossivel ler - A Maquina da Lama ; e não estabelecer um paralelo com a situação pela qual o Brasil se encontra hoje. As conjunturas politica / social, encontram as mesmas maselas, possibilitadas pela infestação de interresse de individuos e grupos criminosos na obtenção de ganhos financeiros , estabelecento de influencia e poder, dentro do estado, alem de obtenção de apoio na sociedade atravez de sindicatos e politicas eleitoreiras que visam apenas a perpetuação de grupos no poder. .
Roberto Saviano ja havia sacrificado a sua propria liberdade, na esperança de libertar a Italia de seus dois principais inimigos, as organizações mafiosas e os politicos corruptos... mas isso ja havia acontecido antes, em um passado não tão distante do seu, quando dois juizes, Paolo Borsellino e Geovani Falcone foram assassinados, em locais e situações diferentes . Foi o alto preço que pagaram em nome de uma Italia sem violência e sem corrupção... depararam-se com o Mecanismo, que antes de tirar suas vidas, destrói suas imagens, suas reputações, e os colocou como inimigos da nação e violadores da constituição. Jornalistas colocaram a operação mãos limpas, como algo que faria mal para a Italia e por ironia do destino, o futuro providenciaria que fosse um jornalista a relembrar a Italia de que seus demonios não foram expurgados e continuam assombrando os quatro cantos da nação.

Com uma linguagem direta e de facil leitura, A Maquina da Lama é uma daquelas obras que primam pela missão de ser mais que um simples livro. É uma mensagem de alerta que reverbera nos quatro cantos desse planeta.