Fantasmas do Passado

Fantasmas do Passado Georgette Heyer

Resenhas - Fantasmas do Passado

Sueli 25/01/2024

Mal Passado...
Ah, leitor, que decepção...
Sabe, eu adoro Georgette Heyer, gosto de tudo, mas principalmente da leveza na sua prosa, do humor sempre presente em suas heroínas e das deliciosas cenas dinâmicas e divertidas, que encontrei em "A Grande Sofia", que para mim, é maravilhoso!
Infelizmente, "Fantasmas do Passado" não correspondeu às minhas expectativas, embora exista um certo percentual do seu característico DNA na jornada do herói rumo à sua redenção. Mas, só consegui encontrar a autora em poucas ocasiões nesta novela.
De resto, gostaria de salientar que continuo a perceber uma falta de carinho, das editoras, com as revisões dos últimos lançamentos.
Se você chegou até aqui, lembre-se que é apenas a minha opinião.

Vânia 24/08/2023

Vingança Quase Cômica
Um desentendimento no passado entre dois nobres faz, no presente, com que um jovem - ou melhor, umA jovem - seja usada como arma de vingança. Ainda que o tema seja sério, tudo é levado de uma forma leve, quase cômica, pela autora, através do personagem Justin Alastair, Duque de Avon, aquele que sofreu a injustiça cerca de 20 anos antes.
Numa noite, retornando de um evento, Avon é atingido por um jovem, próximo a um beco. A princípio, ele pensa se tratar de um assalto, para logo descobrir que o jovem fugia da fúria do irmão bem mais velho. Apiedado, ele "compra" o jovem do irmão, para torná-lo seu pajem.
No entanto, na claridade do dia seguinte, Avon percebe que o jovem tinha todas as características físicas de seu desafeto, Conde de Saint-Vire. Os cabelos ruivos eram uma característica forte e peculiar na família.
A partir daí, Avon começa sua investigação para saber a real história de Léon, seu local de nascimento e por que foi abandonado à própria sorte nas mãos de um irmão estúpido.

A devoção de Léon /Léonie ao duque beira à idolatria, e ensinar um jovem a ser novamente uma moça é um projeto hercúleo.

Enredo interessante e cômico. Os personagens são um tanto afetados demais, talvez por pertencerem à Corte Francesa do Sec 18.
4 estrelas

Isadora 12/06/2016

Não gostei muito
Até agora, é um dos livros que eu menos gosto da Georgette Heyer . Em compensação, o segundo livro da série (Devil's Cub) é muito bom.

O meu desgosto nesta leitura surgiu porque o relacionamento entre o Duque e Léonie é muito estranho. Eu sei que ambos se conheceram de uma maneira diferente mas, no decorrer da narrativa, achei que ambos poderiam ter desenvolvido (ou amadurecido) mais o relacionamento. Léonie vê o Duque como um senhor supremo, dotado de inteligência e esperteza... O Duque vê Léonie como uma jovem tolinha, uma espécie de aprendiz.

Até quase o final do livro eu achei que o relacionamento de ambos estava mais de pai para filha (Ou senhor para serva), ainda mais por ele ser bem mais velho do que ela. Enfim, não me agradou.

Além disso, a capa desse livro é muito, muito feinha. Na verdade, a capa dos títulos lançados mais antigamente são todas mal feitas. Agora estamos vendo novas edições sendo lançadas mas, eu particularmente, gosto muito mais das capaz dos livros em inglês. São belíssimas, deveriam ter sido aproveitadas.

Silvana.Clemente 01/10/2019

BOM SEM ENROLAÇÃO
História boa, contada com fluidez sem enrolação. Sinto apenas, que o final não tenha permitido saborear melhor a mudança na vida dos personagens, especialmente a ex amante que depois de ter sido tão venenosa com a mocinha merecia ter sido posta no seu lugar.

Sueli 25/01/2024

Mal Passado...
Ah, leitor, que decepção...
Se você chegou até aqui, lembre-se que é apenas a minha opinião.