Harry Potter and the Deathly Hallows

Harry Potter and the Deathly Hallows J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and The Deathly Hallows

designiana 20/11/2009

Decepção total
Este livro deixa muito a desejar. [spoilers]

O livro se arrasta (as seções de acampamento, ugh), a trama não é bem resolvida e tudo parece se amontoar pro final. Os horcruxes têm uma importância mínima durante a narração, ainda que a autora tenha afirmado que pensava neles desde o primeiro livro. O medalhão falso consome tempo demais e os últimos horcruxes são destruídos em umas 100 páginas.

A Rowling se perdeu e muitas coisas ficaram sem explicação. Como Harry sobreviveu de novo, ou afinal, como ele sobreviveu quando era apenas um bebê?

E claro, o epílogo que parece uma fanfiction (muito) ruim.
Nattyvs 06/08/2010minha estante
Já responderam como ele sobreviveu qdo era bebe nos livros anteriores. Pq a mae dele fez um sacrificio e por isso Voldemort nao podia tocar nele. E ele sobreviveu neste pq enquanto o sacrificio q a mae dele fez não fosse quebrado, ele seria protegido, e como o Voldmort pegou o sangue dele p/ se reconstruir, ele era como se fosse uma "Horcrux" do Bem para o Harry, ele não poderia morrer. Por isso ele q teve que destruir o Voldemort, senao nenhum deles morreria. Bom, foi isso q entendi depois de ler 2 vezes a explicação...rs

designiana 07/08/2010minha estante
Pois é, mas se você for parar pra pensar nem essa explicação faz lá muito sentido, haha.

Se é assim, por que Harry foi o único no mundo a sobreviver ao feitiço? Ninguém nunca se sacrificou por um ente ou amigo querido? Aparentemente todos apenas diziam "Droga! Pode levá-lo, Voldermort!".

Outro problema é, Harry sobreviveu pela segunda vez por sorte ou o quê? Pois segundo o Dumba, Voldemort atingiu o próprio pedaço de sua alma que estava grudada em Harry, mas isso foi uma questão de sorte, quero dizer, poderia ter acertado qualquer um dos dois mas deu na telha de pegar a alma do Voldemort...? Outro detalhe interessante que li em algum lugar, é que o Avada Kedavra mata o corpo e não a alma (se não fosse assim, as vítimas não seriam capazes de reaparecer como fantasmas).

E... se o Harry é um Horcrux, não deveria ser necessário um item capaz de destruir um horcrux pra acabar com ele? Então.... o Avada Kedavra é outra forma de destruir um horcrux...??

E etc etc etc. Tem muitas dessas inconsistências e furos no enredo, infelizmente. Mas o meu principal problema com isso, é que ela tentou resolver tudo com o Poder Do Amor© em detrimento de todo o universo que ela criou.

(desculpa, me empolguei um pouco hahah)

Kelvin 03/01/2011minha estante
Sinceramente, eu acho que é bem simples. Assim como o Voldemort não poderia morrer sem que fosse destruido todas as Horcruxes, o Harry também não poderia. Afinal, a Horcrux está no corpo DELE, não do Voldemort. Aí fica a dúvida. Se ele estaria ou não possuindo esses poderes da Horcrux.

Lembrem-se. Ninguém matou a Nagini. Foi necessário a espada de Gryffindor para para destrúi-la, sendo que ela era uma das Horcrux. Na real, seria imbecil da parte da autora se nos esclarecesse TODOS os detalhes do livro. Além de que, ela é humana e mesmo sendo A humana, também não acerta em tudo. Ainda assim, acho incrível esse livro, como todos os outros. O que realmente vale é a imaginação e a criação da suas próprias conclusões.

designiana 05/01/2011minha estante
Sei não. Eu não tenho necessidade de todos os detalhes e ficaria feliz com um final um mais sugestivo (ao invés do epílogo), quero dizer, é só HP e eu sinceramente não esperava mesmo que ela terminasse amarrando todas as pontas da trama.

A questão não é que é necessário alguém para acabar com os horcruxes ("Ninguém matou a Nagini..."), mas de fato algo. No caso que descrevi, o algo seria aparentemente o Avada Kedavra pela lógica do que foi dito. E se Voldy não poderia morrer por conta disso, como morreu? Isso eu considero um detalhe importante que merecia maiores explicações, no lugar de "quem fica com quem".

Os principais problemas do livro ao meu ver, foram as inconsistências do enredo (leia-se problemas de lógica simples) e o clichê que foi o final. A qualidade da escrita em geral sofreu muito com o ritmo imposto pelas cenas necessárias. Culpa da aparatação, mas tenho certeza de que a JK seria capaz de melhorar ou pelo menos enxugar as cenas desnecessárias que tornam o livro arrastado e estragam o andamento do livro como um todo.

Entre as inconsistências, existem tantas que nem vale a pena eu insistir muito nisso e pessoas mais eloquentes já indicaram elas em outros lugares, mas darei alguns exemplos de situações menores e maiores:
? Esconder o Harry na Toca. Deveria ser o primeiro que procurariam, mas o Voldemort é um idiota nesse livro, então não tem problema. :)
? O retorno de Ron, depois da briga, usando o apagador. Não faz sentido.
? Toda a sequência da presa do basilisco. WTF? Seria muito duvidável o Ron ser capaz de se lembrar do Harry dizer "Abra" em língua de cobra depois de tanto tempo, e se fosse possível reproduzir o som da língua (imitando), seria possível aprendê-la, oras! Mesmo que eles tivessem entrado, a Câmara estava barrada pelo que me lembro (no 2º livro eles tiveram que sair com a Fawkes) e o bicho poderia ter secado e se decomposto depois de tantos anos.
? A espada de Gryffindor foi um tremendo Deus Ex Machina. Fiquei com pena do Grampo já que ele provavelmente estava lá polindo sua mais nova espada e puf, ela some. Dane-se você duende, um bruxo precisa da espada!
? A morte de Snape. Erro clássico de vilão por parte do Voldy, você tem que checar se a pessoa está realmente morta antes de ir embora! A cena foi escrita dessa forma só para coletar as memórias dele.
? A Elder Wand. A posse da varinha, com Harry não desarmando o Draco (ele apenas fisicamente tira a varinha dele); Expelliarmus é o feitiço mais útil do mundo (faz de tudo e agora até mata! Avada Kedavra é um feitiço sem defesa nem bloqueio) e a idiotice do Harry em largar a varinha no túmulo onde qualquer um poderia pegá-la e, segundo a lógica de Rowling, desarmar o Harry, etc.

Sim, a JK é ~humana~ e não precisa responder tudo literalmente para os leitores, é óbvio. Os problemas que as pessoas levantam em relação ao D. Hallows não são questões de detalhes simples ou irrelevantes, mas problemas que em geral contradizem o que ela havia estabelecido anteriormente. O DH continua sendo um livro medíocre em relação ao seu potencial e aos volumes anteriores, principalmente ao se levar em conta que detalhes como esses que poderiam ter sido facilmente corrigidos.

lumybea 12/03/2021

Harry Potter and the Deathly Hallows
É perfeito. O melhos da série, com TODA certeza. É lindo! De chorar!! Tem muitas reflexões importantes e a gente finalmente descobre a história completa. É a peça que faltava do quebra-cabeça. A amizade de seis anos do Harry, Hermione e Ron é testada, e nos momentos de perigo e necessidade eles sempre estavam juntos.
Lipe 12/03/2021minha estante
Perfeito ?

lumybea 12/03/2021minha estante
??? DEMAAAIS

Castro7 22/04/2021

Tudo estava bem.
Uma história sobre morte, sobre amor também, mas no final, tudo estava bem..
Cami's/thubirubi 02/05/2021minha estante
Ainn amgg vc acha o inglês muito difícil ?! Tipo qual nível k nunca li nem um livro em Inglês e tô meio insegura

Castro7 03/05/2021minha estante
olha, em a pedra filosofal achei meio confuso, pq são britânicos e tem umas expressões diferentes, mas no geral acho que são ótimos livros pra começar a ler em inglês e treinar!

Joana Ern 22/06/2021

Feliz por ter terminado a releitura da série. Foi perfeito como sempre
Vivian.Naiara 25/06/2021minha estante
Vc no privado me disse o oposto disso...

Joana Ern 25/06/2021minha estante
AFE

Jord 03/05/2023

O melhor livro da saga
Foi minha segunda vez lendo essa saga, embora tenha sido a primeira em inglês! O sétimo livro é sensacional! O melhor de todos! Ele não te deixa respirar um minuto, saltando de mortes chocantes a momentos felizes e plot twists sensacionais! Apesar de ter amado o livro nessa segunda vez, achei o final meio apressado, e senti uma falta de carinho da autora no relacionamento Potter e Ginny, até conversas entre os dois são raras nesse livro! Achei sem emoção também aquele momento de Neville (você sabe bem qual momento).
Jord 03/05/2023minha estante
Consertei pra 5 star a review

Camilla 16/08/2020

Completamente potterhead
Terminei de ler Harry Potter com vontade de ler todo o material disponibilizado pelo pottermore. Estou com muita vontade de reler... É maravilhoso se sentir dentro desse mundo fantástico que eu amo. Agora, depois de finalmente ler a estória, posso dizer que a compreendo inteiramente. Acredito que os filmes são complementares aos livros e é muito evidente o carinho e a consideração que trataram a estória para sua adaptação para o cinema. Vou reassistir os filmes e depois reler os livros e fazer disso um hábito pra vida.
Edla 16/08/2020minha estante
É um amor para toda vida

Iguer 10/06/2020

Incrível
A saga chega ao tão esperado fim de um jeito muito bom, extremamente bem arranjado, cheio de trama entrelaçada, revelações até o último instante, serve o prometido sem ser clichê ou previsível.
Mary 10/06/2020minha estante
Eu li HP ja tendo visto os filmes e é muito louco como desde o primeiro livro você percebe detalhes que só vão ser desenvolvidos depois. A JK pode ter seus defeitos mas ela escreveu uma obra prima.

Mandy Porto 11/11/2009

Me lembro que li quando lançou... Enquanto lia falava tudo para minha irmã o que acontecia. hsauhsuahsa Foi legal e engraçado. Com certeza Harry Potter 7 é melhor e original do que o português.
Marina 24/11/2012minha estante
eu arrumei ele em ebook assim quando lançou... eu praticamente louca para ler, e li antes de todo mundo kkk

Anygna 21/12/2023

Fechou com chave de ouro
Cheio de referências dos outros livros, final feliz e bem fechadinho (até com os filhos de cada um! Já vou procurar fanfics).
Apesar dos personagens que morreram desnecessariamente, na minha opinião, foi reconfortante e com a dose certa de ação.
Muito bom, estou feliz que acabou e posso me libertar da série e falar sobre ela nas festas de fim de ano!
Anygna 21/12/2023minha estante
Gostei da moral da história tbm, que mais que nos outros livros foi sobre aceitar a morte e o luto.

Anderson 06/07/2015

HP é literatura, sim!
Enfim, terminei a leitura de "As Relíquias da Morte". Este foi o único livro que não li durante a febre Harry Potter, pois na época eu havia assistido ao filme e perdido o interesse de lê-lo, o que hoje considero uma estupidez. O livro é, como de costume, muito melhor do que o filme (que como todos os outros a história é fraca e sem conexão).
Harry está desesperadamente à procura de respostas e de dar um fim ao inimigo Lord Valdemort. O que mais me toca nessa história é a questão de como uma, só uma pessoa pode acabar com sua vida, fazendo com que as pessoas que você ama sofram, simplesmente pela busca de poder e interesses pessoais. Isso não é muito diferente no nosso mundo trouxa, não. As pessoas tem o poder de nos destruir, bem como Nós temos o poder de lutar contra elas.

HP é literatura, sim! Só quem não leu abre a boca para falar mal de uma história tão bem construída e sensacional!

Bjs,
Larissa 16/01/2018minha estante
Melhor comentário

Fimbrethil Call 29/09/2011

Voldemort ou Harry?
Divertido e empolgante esse livro que traz a conclusão da série do Harry Potter, uma aventura que não dá pra largar, será que o Harry morre? ou é o Voldemort? Muito legal, adoro ler e reler esse livro.

Alberthoot 22/04/2009

O melhor
Gostei bastante. Não acho que a JK tenha se superado, mas dentre os titúlos da série achei um dos mais interessantes. Sei que existem erros "chulos" que acabaram passando despercebidos, mas mesmo assim acredito que o livro tenha amarrado bem a história e que (isso para os melhores entendedores) tenha deixado bem clara a relação Harry - Voldemort. Detestei o último capitúlo, mas como dizem por aí, nada é perfeito :D

Luis476 05/04/2024

Emocionante?
Não esperava ficar emocionado com o final do livro. Tem muito variação de velocidade na leitura o que pode ser um desafio pra que gosta apenas de um estilo!