Como Nascem os Monstros

Como Nascem os Monstros Rodrigo Nogueira

Resenhas - Como nascem os Monstros

Rafael Almeida 07/02/2022

Oprimidos e opressores
Como eu tinha pesquisado sobre a violência policial no Rio de Janeiro para a faculdade no ano passado, já imaginava encontrar algumas das situações apresentadas neste livro. Porém, para minha surpresa, é um mundo totalmente diferente quando visto pela perspectiva do policial, que está constantemente vestindo a farda da morte e da opressão e, ao mesmo tempo, enfrentando problemas nas estruturas policiais.

Sendo um romance não ficcional, o autor traz detalhes cruéis e verdadeiramente impactantes sobre as rotinas de policiais desse estado. Informações sobre corrupção, assassinato, política e, especialmente, visões pessoais recheiam o livro, trazendo a vida real à cena.

Para ler "Como nascem os monstros" é preciso coragem. Em variadas partes seu estômago não suportará tanta nojeira e desumanidade. Em outras, seu pensamento crítico será instigado e, com certeza, contribuirá para uma leitura melhor.

Ler este livro foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Dificilmente uma obra escrita mexe tanto comigo como esta conseguiu. Mesmo que demore - pelo tamanho do livro ou pelo impacto narrativo -, leia. Não vai se arrepender!

Rafael.Mendes 06/06/2020

Como Nascem os Monstros
Leitura envolvente, recomendo. Fala sobre a história de um soldado do Estado do Rio de janeiro.
AndrA.Luiz 04/01/2022minha estante
Realmente é bastante envolvente e fluida a leitura. A história é pesada e retrata o dia a dia de um soldado da PMERJ e seus desafios para sair vivo ou livre dessa aventura perigosa que é ser militar estadual nesse estado cheio de tantos problemas. Vale a pena a leitura.

Alysson 27/09/2020

"Como Nascem os Monstros"
No livro escrito por Rodrigo Nogueira, EX soldado da PMERJ preso, o autor narra a história do protagonista "Rafael",(acredito eu que para não complicar mais a sua situação com a justiça), misturando suas próprias histórias e de outros ex companheiros de farda. A intenção do autor é mostrar aos leitores como um cidadão normal, jovem e idealista entra na PMERJ e acaba sendo transformado em um monstro, por causa da desvalorização estatal em relação a classe, da hierarquia militar que suprime os que estão a baixo da hierarquia e também da conivência por parte da população, pois como o autor descreve no livro, não tem como ter o corrupto sem o corruptor e sempre tem alguém disposto a pagar para não ter o carro rebocado, ou pra não levar uma multa ou até mesmo pra não ser preso. O livro tem fortes descrições dos crimes realizados pelo protagonista a tal ponto que faz o leitor se sentir na pele do policial, pela riqueza de detalhes deixa a certeza de que não são simples histórias contadas de boca à boca e sim que o autor estava lá e as presenciou. O autor também não poupa esforços em criticar o sistema militar, que pelo ponto de vista dele, foi simplesmente copiado do exército e não prepara policiais e sim soldados que são treinados para matar. Esse livro é ótimo para abrir um debate sobre segurança pública e sobre a atual estrutura das policias. o fato do livro dispor de relatos reais deixa claro a ineficiência do atual sistema que não teria como esconder, nem se o autor dissesse que se trata de algo ficcional.

Rafael Cormack 15/08/2016

9,5/10
Tem alguns julgamentos absurdos, tipo a parte q ele diz q "qd o pm entra na corporação ele não entra pensando em extorquir, sequestrar ng. No máximo dar uma tiros em bandido afinal eh disso q as crianças brincam." Oi? Então eu jogo GTA pq tenho um desejo incubado de roubar carros e atropelar prostitutas?

A visão simplista de que usuário sustenta o tráfico também incomoda. Por que não levantar o debate da legalização ao invés de jogar toda a culpa de um sistema podre nas costas do usuário?

Mas no geral são relatos viscerais e aterradores de como o jogo é viciado e não há perspectiva de mudança.

É assustador perceber que a justiça, as pessoas, todo um sistema que deveria existir para servir à população possa ser utilizado pra propagar tanto mal e benefício de poucos.

Como diz a abertura do livro, não há inocentes.

Bruno.Oliveira 27/06/2023

Como Nascem Os Monstros !
É Um Intenso e Perturbador Romance Não Ficcional, Escrito Por Rodrigo Nogueira, Ex-Policial Militar, Preso desde Novembro de 2009, Ele Lança Mão de Suas Próprias Experiências Para Contar a História do Soldado Rafael, Treinado Não Para Policiar más Para Eliminar o Inimigo a Qualquer Custo. O Protagonista Inicia Sua Trajetória na PMERJ Sonhando em Servir e Proteger, Aos Poucos, A Convivência Com Colegas Mais Velhos, Curtidos no Dia a dia da Frente de Batalha entre Polícia e Bandido, O transforma Em Guerrilheiro Urbano, Livre Para Saquear Territórios Conquistados e Eliminar Pessoas Quando Julgar Conveniente, Fomentando o Círculo Vicioso de Violência e Morte Que Tem Pontuado as Ações Policiais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Tatiana455 15/02/2022

Um livro intenso e perturbador, onde o protagonista inicia sua trajetória na PMERJ, sonhando em ?servir e proteger?- como dizia o slogam de propaganda do governo estampado nas fichas de inscrição para o concurso. Aos poucos, a convivência com colegas mais velhos o transforma em guerrilheiro urbano, livre para saquear territórios conquistados e eliminar pessoas quando julgar conveniente, entrando num caminho perigoso e cruel, do qual não se tem volta.

Mariana 08/05/2021

Todo carioca deveria ler
Como Nascem os Monstros é um romance não-ficcional escrito por um praça da PMERJ, o ex-soldado Rodrigo Nogueira, preso desde 2009 por um crime que ele alega não ter cometido. Ele descreve a vivência do personagem Rafael Figueira desde a infância até o momento de sua prisão. Expõe toda a fragilidade da PMERJ como uma instituição falida e não muito diferente do tráfico e da milícia, com quem frequentemente se alia para vender armas, drogas ou fazer acordos. Fala sobre os crimes cometidos por policiais, desde tirar dinheiro de motoristas infratores até torturar e assassinar cruelmente supostos bandidos já rendidos. A sensação que dá ao terminar de ler esse livro é de total desesperança. Ainda assim, recomendo fortemente a leitura a todos.
ju 08/05/2021minha estante
já vou adicionar a lista!

Tamara Octaviano 29/12/2022

Livro perfeito pra gente parar de tratar a polícia com essa dualidade entre "bem ou mal", "heroi ou vilão"

riquew 09/04/2020

O que Elite da Tropa deveria ser
Acredito que boa parte das pessoas que assistiu Tropa de Elite se empolgou com o filme, quis combater, quis se alistar na PM devido a empolgação de ser um novo capitão Nascimento, se duvidar até comprou o livro Elite da Tropa, que não é ruim, mas esse aqui conta uma história mais real, de alguém que realmente estava na linha de combate do início ao fim de sua curta carreira.
Não sou bobo de acreditar que tudo é real, muito menos de que tudo é inventado, porém realmente acredito na transformação da pessoa. Que pode entrar na instituição, como o autor diz, para dar tiro em ?Band? , ou até mesmo para ter uma situação financeira mais estável, e que aos poucos vai se conformando com situações que não deveriam ser normais, começa com a corrupção chegando até o homicídio.
Não é, e nunca será normal, um jovem de 18 anos que se alista na Polícia, querer matar alguém, porém devido a toda a realidade do país, isso acaba sendo ensinado e absorvido pelos recrutas, e é nisso que o autor vai se perdendo e cada vez comentendo maiores atrocidades, até encontrar na situação que se encontra hoje, encarcerado.

Marcos.Paulo 22/06/2021

Desanimador
Este livro deveria ser resumido à cartilhas para serem entregues aos turistas que visitam o Rio de Janeiro!

Ruan Carlos 15/01/2014

Queria Parabeniza o autor pela obra,com ela voce reflete e lembra de uma frase do capitão Nascimento em tropa de elite 2 - A Policia militar do Rio de Janeiro tem que ACABAR. Não tem como um Mocinho com seu espirito de Justiça sobreviver dentro de um BPMRJ e isso ele dexa bem claro na obra e sem conta como a populçao reage quando ouvi falar de algum policial corrupto e como agi quando esta de frente com um.

Um Livro como esse só falta divulgação encontrei por acaso na internet e sem comentar a dificuldade pra comprar.
didh 14/03/2015minha estante
Vc tem a versao digital? ja faz algum tempo q eu procuro e nao acho..

Leandro Barros 29/04/2015minha estante
Nesse site tem esse livro e muitos outros...

Fernanda R 10/09/2016minha estante
Tem que acabar o militarismo, assim, quem é bom, não é obrigado a se sujeitar a tudo. Fora que é o jeitinho brasileiro. O jeitinho brasileiro tem que acabar.

Edvaldo Bezerra 11/08/2020

Impactante
Como nascem os monstros retrata friamente de como é segurança pública do estado do Rio de Janeiro.

Todas as situações trazidas no livro nos monstram uma instituição da Polícia Militar centenária como a grande maioria do país, desvalorizada, sucateada e o pior corrompida. Uma corrupção que já é iniciada no curso de formação perdura pelos anos de combate depois de pronto.

Além também de uma justiça falha e também corrompida ou então quando não, que busca encher apenas o ego do magistrado.

Como Nascem os Monstros é o melhor livro policial que já li, pois em nenhum momento o narrador se mostra o mocinho, ou tenta vangloriar algum personagem. Trás a verdade nua e crua de um jovem que tem um sonho e o conquista, mas que em seus anos de carreira é corrompido pelo sistema e ao final paga um preço.

Como Nascem os Monstro para mim, transformou o livro Elite da Tropa (que deu origem ao filme Tropa de Elite) um gibi da turma da Mônica.

Erika 15/01/2014

Pra quem gosta de Elite da Tropa, Carandiru, Falcões - meninos do trafico e afins, recomendo a leitura.
Sérgio 09/12/2014minha estante

"...Segundo pesquisa da Marplan, divulgada na Revista Veja, em 1970, 60% dos paulistas e 33% dos cariocas estavam a favor do Esquadrão da Morte. Dos que apoiavam as ações da polícia, mais da metade considerava os elementos
mortos irrecuperáveis. O próprio governador de São Paulo, Abreu Sodré, chegou a declarar, durante entrevista na antiga TV Tupi, que o Esquadrão da Morte não
existia. ?Isto é invenção (...) o que existe aqui existe em qualquer lugar do mundo: a polícia precisa se defender para que nós não morramos nas mãos dos marginais. Porque na hora que a polícia não fizer isto, os marginais entram nas nossas casas para violentar nossos lares?..." (LIVRO: ESCRAVOS SOCIAIS E OS CAPITÃES DO MATO - CHACINA DE VIGÁRIO GERAL)

Dudu 31/07/2020

Revelador
"Não se pode esquecer jamais que quem produz os juízos são os homens, homem com funções importantíssimas  mas apenas homens, e não seres infalíveis e incorruptíveis; e que sofre as consequências dessas imperfeições do sistema é o lado mais fraco, o segmento da sociedade que está em descrédito, e pelo qual a maioria reserva a verdadeira repugnância".

O livro do ex-policial Narra a trajetória do garoto pobre com problemas familiares e seu trajeto de vida até chegar a PM do Rio de janeiro. Uma das corporações estatais com maior nível de corrupção do Brasil.

A forma de escrita de fácil leitura, nós leva a conhecer todas as artimanhas dos policiais, na busca diária para obter um dinheiro extra de forma ilícita.

Interessante ver o autor fazer citações de grandes filósofos, como Nietzsche, Rousseau, Platão, até brincar com gênero literário como textos teatrais.

O grande mote do livro é nos mostrar que tanto a criminalidade praticadas por grupos como os traficantes, e a de policiais corruptos tem uma origem certa, a desigualdade social, o capitalismo e o sistema neoliberal.