Reflexões sobre a Anarquia

Reflexões sobre a Anarquia Maurice Joyeux




Resenhas - Reflexões sobre a Anarquia


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Diego 06/08/2012

Uma atualização da anarquia
Joyeux coloca neste livro a necessidade de se desprender da ortodoxia na leitura dos textos dos anarquistas históricos numa de tentativa de acompanhar o tempo histórico atual.

Em seu ponto de vista, quando a revolução industrial se deu, criou um cenário de forte divisão social em uma sociedade que ainda tinha grande parte de seu comércio e produção feito de forma artesanal, por conta disso, todos os autores daquele período conseguem pensar em uma sociedade sem a indústria capitalista. Porém, em pleno século XX, quando o consumo se massificou, pregar a destruição da indústria é tirar das pessoas comuns a capacidade de obterem objetos que lhes trazem confortos, pregando a política econômica da escassez, onde apenas os mais ricos teriam acessos a estes bens. Além do que, o capitalismo se adaptou às lutas proletárias e não há hoje em dia mais aquela visão de classe que os operários muito oprimidos tinham em fins do século XIX. Pelo contrário, hoje em dias as pessoas se sentem ofendidas quando são colocadas junto aos oprimidos e muitas vezes se sentem ombro a ombro com seus patrões e se oporão com veemência aqueles que desejarem lutar contra o capitalismo e a "qualidade de vida que ele proporciona".

Outro ponto interessante que aponta é que não são as massas que são revolucionárias, mas as situações históricas, por conta disso, os revolucionários ao invés de terem a ilusão de que é capaz mudar a sociedade através de reformas dentro do sistema devem ter em conta que embora não vivamos num momento revolucionário, eles devem estar prontos para atuarem nos momentos de ruptura que ocorrerem de modo a apontar na direção de uma outra forma de organização social.

Tais princípios que orientariam esta transformação social, a liberdade e a igualdade, embora não possam ser vividos plenamente na sociedade atual, não devem ser guardados como algo que se deva tentar apenas num futuro remoto, as pessoas devem tentar aplicar tais princípios em sua vida cotidiana, se aproximando dos centros de tomada de decisão e mesmo que sempre sejam derrotadas, ainda sim serão vistas e poderão se tornar referências em um momento de ruptura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR