Histórias de Arrepiar

Histórias de Arrepiar Robert Westall

Resenhas - Histórias de Arrepiar

Jeff Ettore 19/05/2014

Vale a pena ler
É um livro sensacional, com seis contos curtos mas de qualidade muito grande. É um livro pequeno que pode ser lido em um único fim de semana ou em apenas algumas viagens de ônibus ou metrô. A escrita flui muito bem, as páginas viram muito rápido e os personagens são facilmente reconhecidos como pessoas comuns que qualquer um de nós pode encontrar por aí. Resumindo,um livro muito simples e muito bom.

site: alicenascorrentes.blogspot.com.br

Alexandre.Tardin 08/04/2019

“Histórias de Arrepiar” (Robert Westall):
Nada melhor do que ser um garimpador de sebos para descobrir uma obra como essa, uma grata surpresa para mim. Robert Westall pode até ser conhecido e popular na Inglaterra, mas aqui no Brasil não o conhecia, e fiquei muito feliz em ler essa obra de sua autoria. São seis histórias de arrepiar (algumas nem tanto...), mas são todas muito bem escritas e fiquei muito feliz em conhecer esse autor. Bons arrepios para todos...

“Robert Westall é um autor indignado: indignado com o presente, indignado com o passado... Westall é movido pela fúria.” (The times Literary Supplement).

1º) “Casa Vazia”: Um estudante resolve cabular uma aula e acaba parando em uma casa vazia. Ao entrar nela a porta acaba se fechando sozinha atrás dele, e aos poucos ele vai se deparando com uma nova realidade em seu interior. Obs.: conto de muita qualidade, está entre os melhores do livro, na minha opinião o segundo melhor.

2º) “Dia da Caça”: Um dia é da caça, o outro é do caçador... Nesse conto um homem é habituado a caçar texugos em troca de dinheiro, e acaba sofrendo uma represália de um texugo vingador. Surreal essa história.

3º) “Linha Cruzada com a Morte”: Na minha singela opinião esse é o melhor conto do livro, pois o autor consegue criar uma atmosfera de suspense com um final inusitado. Tudo se passa na sede dos Samaritanos, que era uma instituição de voluntários que funcionava para atender ligações de pessoas deprimidas. Porém no plantão de natal, em sua véspera mais precisamente, era difícil arranjar alguém para ficar. Quem sempre ficava era Harry Lancaster, mas quando ele se aposentou tirou uma folga de seis meses dos Samaritanos, e quando retornou pegou um cargo mais leve, o de tesoureiro. Sendo assim um jovem casal é encarregado de passar a próxima véspera de natal, e mal sabem eles que irão vivenciar uma situação inusitada.

4º) “Warren, Sharon e Darren”: Excelente conto onde Sharon conhece Warren, um punk que não tinha nenhuma pretensão de crescimento na vida. Mesmo assim eles se apaixonam e acabam se relacionando; e após um evento estranho que ocorre com eles, ela acaba engravidando, e Darren nasce na vida do casal. Além disso, Warren muda completamente de comportamento e passa a ser um homem de negócios ultra responsável, abandonando completamente sua vida de punk. Mas como um mestre legítimo da fantasia, Robert Westall ainda proporcionará muitas surpresas nesse fantástico conto.
Obs.: um momento mágico desse conto foi quando Darren escutava seu disco clássico predileto, isso com apenas quatro anos de idade, e era a “Cavalgada das Valquírias” de Wagner. Ele gostava de escutá-la muitas vezes seguidas, até chegar a um ponto de irritar sua mãe.

5º) “Tio Otto”: O tempo pode pregar peças... O conto se passa com uma visita de um tio excêntrico que faz uma visita a uma antiga aluna e a seu filho, e depois disso começam a acontecer episódios estranhos em um parque próximo das casas deles. Com certeza é o conto mais fraco desse livro, mas a fantasia está inerente durante toda a sua narrativa.

6º) “O Relógio da Casa Vermelha”: O filho trabalhava com seu pai que tinha o seguinte pensamento: “Ler era para os sonhadores, os vagabundos. A única coisa importante era aquilo que um homem consegue fazer com as mãos”. Mesmo assim o garoto lia de tudo que encontrava, mas ele tinha dificuldades em ler pois não havia biblioteca em sua escola de aldeia, e sua cabeça morria de fome. Só não morreu literalmente de fome, pois Tip que era o comerciante para quem seu pai vendeu os livros de seu avô vinha tomar chá em sua casa de noite, e acabava passando esse conhecimento para ele. Tip trabalhava organizando leilões de objetos empenhados, e o garoto foi trabalhar com ele. Mas algo inusitado acontece quando ele se depara com um relógio de mogno quebrado, que era de um major falecido, e esse militar mesmo depois de morto o pede para consertar seu relógio, pois este ainda “tem um trabalho a fazer”. Também podemos ressaltar a mudança de comportamento do pai do garoto para com ele, pois mesmo sendo muito ignorante possui um carinho grande pelo seu rebento.
Obs.: Durante uma noite o garoto que não era mais garoto passava uma noite de insônia, e pensou o seguinte: “No mar, como aprendi nas aulas de biologia, os peixes devoram um ao outro para viver; na terra, os leões comem os antílopes, as raposas comem as lebres. Mas eu nunca tinha percebido que os homens devoram outros homens.”

Grande livro, e são daqueles que você não esperava nada por ele. Fantástico!!!